FIAT Uno Fire 2003: Eletroventilador não arma

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: A ventoinha  deste Fiat Uno não estava armando e o carro estava com a água do radiador fervendo e vazando pela tampa.

tampa radiador uno fire defeito

CAUSA: Conferimos o sensor de temperatura d’água com o auxilio de um scanner e o mesmo estava funcionando perfeitamente, a bomba d’água e a válvula termostática também estavam funcionando e mesmo assim estava com super aquecimento. Ao observar que a água do reservatório estava vazando pela tampa, partimos para ver se havia vazamentos no sistema de arrefecimento, e ao retirar a tampa notamos que a mesma estava com a válvula de pressão quebrada.

SOLUÇÃO: Foi trocada a tampa do reservatório de água do radiador, e o problema foi resolvido.

tampa uno fire 1A tampa do reservatório é de suma importância para o funcionamento do sistema de arrefecimento, pois é necessário uma pressão especifica para que o mesmo funcione corretamente. As tampas da fiat pode confundir muito pois os modelos antes do fire usam uma pressão de 1 bar e o fire usa de um 1.4 bar sendo que visualmente as tampas são idênticas. Por isso tome muito cuidado com a troca desta tampa.

 

Comente no DICAS MECÂNICAS.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Uno

Comentários

64 Comentários para “FIAT Uno Fire 2003: Eletroventilador não arma”
  1. pedro disse:

    palio fire 2002/2003 estou com o poblema de alimentação vç pode me ajudar?
    toda vez q o combustivel chega a um quarto no tanque ele não pega na partida, eu tenho que desconequetar a mangueira da flauta girar a chave para sair um pouco de combustivel e depois conequetar a mangueira na flauta e da partida pra o carro pegar.
    o interesante é que se o carro estiver funcionando mesmo quando chega a 1/4 ou abaixo o carro não para a não ser se eu desligar o carro e se eu voltar ligar ele não pega mais ja passei por algumas oficina e nada .

  2. edilson disse:

    amigo estou c uno fire 2003 com problema vc pode me ajudar? quando acelera ele não dezenvouve é como se estivese queimando grosso, consumindo combustivel. foi feito retifica do cabeçote subestituil catalizador linpeza dos bicos e pemaneseu do mesmo jeito.

  3. ery disse:

    fiat uno fire não dispara a celeração, que pode ser??
    foi feito teste de velas, bomba de com, em fim ate cabeçote!
    que pode ser?

  4. Eduardo Oliveira disse:

    Bom dia

    Estou com um barulho parecendo um grilo na traseira do meu fiat uno fire ano 2003, ja procurei de todo jeito e ainda nao encontrei, vcs poderiam me ajudar? Alguem ja conseguiu descobrir o que era ? O barulho é muito chato. Somente descobri que é do lado do carona. Ja rebaixei os bancos e ainda continuou. Sera que é da lataria ?

    Abs

    • Guilherme Lopes disse:

      eduardo,
      pode ser falta de lubrificação em algumas peças da suspensão.

      • Eduardo Oliveira disse:

        Guilherme, para ser sincero, nao sabia que deveriamos lubrificar esta parte. Voce poderia me dar exemplos de quais partes da suspensao posso lubrificar? e o que utilizo? Posso usar graxa mesmo?

      • FRANCINO MENESES FILHO disse:

        TENHO UNO MILLE FIRE 2002, E O MESMO ESTAVA COM O MESMO BARULHO. fOI SÓ ENGRAXAR O LOCAL ONDE ENTRA O CABO DO FREIO TRASEIRO, E O BARULHO SUMIU. E BEM NO CANINHO ONDE ENTRA O CABO. SÓ COLOCAR GRAXA COM O DEDO MESMO, E JÁ ERA.!!!!!!!!!!!!

    • Juliano disse:

      Olá Eduardo, tive umproblema semelhante e acho que posso ajudar. No meu caso o “grilo” tava em uma das dobradiças do tampão traseiro, foi preciso retirar a borracha e reapertar o pino que é de pressão. foi a calso e marreta mesmo. ficou bom, matei o “grilo”, dê uma olhadinha no tampão traseiro se tiver folga é o mesmo problema. Espero que possa ter lhe ajudado.

    • Marco disse:

      Amigo, o meu é um Uno mille Fire 2003/2004 e também estava com esse mesmo barulho chato, porém depois de muitos questionamentos descobri que o problema estava na base do amortecedor da tampa de mala que estava trincando um pouco.

  5. Fabio disse:

    Olá. Eu não entendi de que forma o ventilador parou de funcionar devido ao problema da válvula de pressão. O funcionamento se deve a que o ponto de ebulição tenha diminuido, ou seja, a água ferve em menor temperatura (devido ao aumento de pressõ no sistema e mesmo volume)? O meu também está com ventilador desarmado, mas a água ferve. O problema é que o sensor de temperatura acende, logo a temperatura deve ter mesmo aumentado. Mas o eletroventilador vez ou outra liga… pode ser mal contato? Onde estariam posicionados estes contatos no carro? Uno 97. Grato. Excelente site!

  6. Eduardo Oliveira disse:

    Valeu Galera!!

    O problema era no cano de freio mesmo!!! resolvido.rssss

  7. mario disse:

    posso instalar um painel com marcador de temperatura no uno mille fire basico?

  8. claudio disse:

    Tenho um fiat uno fire 2001/2002 e a barra de transmissão onde fica a coifa do lado do passageiro quando faz uma curva muito acentuada sai do lugar e o carro fica sem tração e conseguentemente não vai para lugar nenhum.Um colega falou que botando uma roela na barra resolve o problema. Ele falou que outra solução era alongar a barra onde fica a coifa,mas outra pessoa disse que não é bom fazer isso ,pois pode dar problema no monobloco do carro..
    Desde já, agradeço as opinioes.

  9. jarbas disse:

    tenho um fiesta zetec rocam 1.0 2003 ,e ja fiz ;plainei cabeçote /troquei junta do cabeçote/ troquei bomba dagua/,tirei a valvula termostatica,/limpei e varetei o radiador e nao tem vazamento de agua .
    simplesmente a agua na mangueira de cima do radiador ferve e na mangueira de baixo do radiador esta fria .e eu vi o rapaz varetando o radiador ,ficou limpo .o que tem mais a fazer nesse caso sendo que ele as vezes trabalha certo esquentando as duas mangueiras .e a temperatura fica no meio do marcador.
    obs;a ventoinha esta funcionando normal quando as duas mangueiras estao quenets ela arma no meio certinho ,mas quando so a de cima esquenta a ventonminha nao funciona .me ajude a entender esse carro e desde ja muitop obrigado .

  10. Paulo vitor disse:

    Olo, tenho um fiat uno mille fire ano2001 modelo 2002 e todo vez que saio de 1 marcha a roda do lado direito estrala mas nao é a homocinetica, ja procurei o barulho mas nao acho e depois disso a roda fica batendo o que deve ser

  11. silvana disse:

    tenho o mesmo problema do paulo vitor , toda vez que vou sair coloco a primeira e depois a segunda numa subida pouco ingreme faz uns estalos na roda direita meu mecanico olhou e disse q nao tem nada nem homocinética mas então o que é ? agradeço pela ajuda ….

  12. EDER disse:

    O uno 2003/2003 ñ tem marcador de temperatura com ponteiro, teria como colocar um marcador de temperatura mecanico nele para q o motorista possa esta vendo esse marcador?

  13. paulo galdino disse:

    tenho sara picasso 2001 a 4 dias o carro comecou baixa agua do radiador toda e comecou a

    sair fumaca do cano de descarga e esta saindo agua meu motor esta funcianando normal

    o oleo do motor nao esta misturado quando ligo carro fico olhando o reservatorio eu vejo a

    agua borbulhar que devo fazer

    obrigado

  14. Roberto Merli disse:

    Olá moçada! Tenho um FIAT UNO EP 1996 1.0 e a ventoinha não está disparando quando necessário, causando assim um super aquecimento (claro). Vcs poderiam me dar alguma dica ? Obrigado

  15. eduardo disse:

    tenho um mille fire 01/02 e o mesmo esta sem potencia e consumindo muito ,foi trocado o plugue eletronico e ficou bom.depois coloquei um stp do preto e o carro ficou engasgando e sem potencia.

  16. Marco Antonio disse:

    Tenho um Uno Mille Fire 2002.

    Ele apresenta um defeito que já tirou o sono de muitos mecanicos e ainda não coseguimos um diagnostico preciso.

    Este defeito só se dá no inverno (ou em dia muito frio), quando estou na estrada, após aproximadamente 30 min de viagem, acende no painel o indicador do bico injetor direto e a ventoinha liga direto sem parar o funcionamento volta ao normal só quando paro o carro e o desligo por mais de 1 hora ou quando entro na cidade e o tempo já está um pouco mais quente.

    Ja parei na estrada com o motor ligado para ver se o ar que sai da ventoinha está muito quente e para minha surpresa o ar está bem morno.

    As opiniões são as mais diversas, mas as mais plausiveis que ouvi são, problema com o sensor termostático ou a valvula termostática que está deixando um escape de agua fria.

    Gostaria de uma avaliação de sua parte.

    Agradeço sua atenção

    Obrigado.

  17. CARLICIO REIS disse:

    Tenho um uno mille fire 2003 – Percebo que ele aqueci bastante o motor e a agua do carburador sempre muito quente, gostaria de saber se os motores fire é normal aquecimento e se a água do carburador deve ser sempre trocada com aditivo.

  18. Eduardo Grigoletto disse:

    Tenho um Uno EP ano ano 1995 modelo 1996, adquiri este veiculo a mais ou menos um mês, o mesmo apresentou problemas de vazamento de água e super aquecimento, levei a um mecanico de minha confiança, o mesmo verificou todas as mangueiras, não encontrando nenhum problema com as mesmas, mas fazendo novas averiguações, verificou problemas de vazamento no radiador, na bomba d´água e no chamado cebolão, sendo que todas essas peças foram devidamente trocadas em sua originalidade, incluive a tampa do radiador, mas mesmo assim continua apresentando problemas de aquecimento. Quando estou a uma velocidade média de 60 ou 70 Km hora, a chamada ventuinha, só aciona quando o ponteiro da temperatura chega próximo aos traços vermelhos do marcador de temperatura, ficando sempre nessa região do marcador, agora quando estou em uma rodovia em que a velocidade média é de 100 a 120 Km hora, a coisa piora, chegando ao super aquecimento ou seja fervendo, então entrar em uma rodovia de alta velocidade nem pensar, diante desse problema, pediria se vcs pudessem me dar alguma resposta para resolver esse problema. Só para informar que não existe mais vazamento nenhum de água.

  19. leo disse:

    estava com o mesmo problema … isso é mal contato do fio da ventoinha amigo … pode olhar o fio encaixo da fita isolante devem estar descascando ou mal soldados .. verifica lá abraços

  20. joão batista disse:

    olá galera,tenho um uno fire 2002;quando eu piso no freio está fazendo um barulho +ou – assim:
    tó tó tó tó tó tó,já levei em dois mecânicos e não conseguiram resolver o problema.
    e que barulho chato!!!
    conto com a ajuda de vocês.

    desde já grato!

    obs:o barulho é no freio trazeiro somente do lado direito.

  21. Roger Pinto disse:

    Eae pessoal beleza? Cara, tenho um uno fire ano 2003, que ferveu o motor por causa de problema com a válvula termostática. a mesma foi substituída mas, agora está baixando, o nível da água, muito rápido. O que pode ser?
    Abraços

  22. Anderson disse:

    A tampa do fiat uno fire tem que ser 1.4 bar. Mas porque então já sai de fábrica 1.0 bar?

  23. eduardo disse:

    OLÁ PESSOAL ESTO COM VAZAMENTO DE ÁGUA NO MEU CARO , FIAT UNO FIRE 2003/2004 .O VAZAMENTO É DO LADO DIREITO PRÓXIMO A POLIA , EU TOMEI UM SUSTO QUANDO VI AQUELA ÁGUA ESCORRENDO POR CIMA DO FILTRO DE ÓLEO MAIS NÃO ERA , SERÁ QUE ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA?

    OBRIGADO Á TODOS.

  24. MARCELO disse:

    Por favor,o uno mille fire,1.0 ,8v ,2003 ,possui cebolão de ventuinha do radiador?

  25. jose disse:

    eu tenho uma uno2001 gasolina e gasela as vez fica morrendo na lenta o q deve ser isso,tambemesquenta muito

  26. Israel Teixeira disse:

    Estou com um problemão: tenho um uno mile fire 2005/2006 que as vezes aquece o motor, percebo que o ponteiro da temperatura ultrapassa a temperatura ideal então abro o capô e noto que a ventoinha está acionada porém, muito lenta, quando desligo e ligo a chave novamente quase sempre a ventoinha volta a rodar normal e aí a temperatura normaliza. Alguns mecânicos me falaram que pode ser a central eletrônica desprograma, o comutador da ignição etc, já troquei até a junta do cabeçote e não resolveu nada. Esse carro tem ar condicionado, porém, adaptado já comprei o carro desse jeito, mas rodei um bom tempo sem problema algum. O que pode ser esse problema.

  27. adriiana disse:

    olá amigo preciso de ajuda tenho uma uno 91 ,foi trocado as duas coifas da barra de transmissão,mas o vazamento de óleo continuou mas com uma quantidade maior,o mecânico falou que preciso trocar a barra de transmissão que está gasta e conforme a coifa se movimenta o óleo vaza,o que faço,não acho essa barra de transmissão em lugar nenhum,me ajude por favor…

  28. adriiana disse:

    oi me dê outra informação,quando vou passar a marcha na 1 e na ré,está com dificuldade de entrar ai preciso pisar na embreagem duas vezes,o que pode ser .já falaram que é normal.

  29. joão disse:

    galera
    tenho um uno mille com um problema descarregando bastante agua pelo escapamento porem
    a agua do radiador não beixa o que pode esta ocorrendo?
    obrigado a todos que poderam me da uma dica valeu..

    • Guilherme Lopes disse:

      João,
      Varios fatores podem provocar este sintoma, os mais comuns são:
      Umidade relativa do ar muito alta
      Combustivel com uma porcentagem de alcool superior ao normal, ou seja, gasolina batizada.

  30. gilmar disse:

    tenho uno fire 2001 e hoje ele parou a ventoinha ela arma nem se eu ligar o ar condicionado . e se ligar direto ela arma ela e nova o q pode ser? me ajuda.

  31. adalberto olimpio disse:

    meu carro e uma fiorino 1993 deu um esquento e foi trocada a junta do cabeçote ao colocar agua no reservatorio a mesma sai pelo escape obs.ventilador nao funciona carro nao consegue da partida

  32. Luciano disse:

    Tenho um uno ex 99,quando ligo o ar condicionado a ventoinha não entra,o que pode ser,fiz uma direta pra testar o ar ,daí gela legal,já vi fuzivel,ta normal,sera que que é o relé?

  33. pedro disse:

    Tenho 2 fiorinos anos 2002 e 2003, e elas estão aquecendo e param, tenho que esperar elas esfriarem e consigo ligar novamente e ela fica normal, não é aquecimento por falta de refrigeração, mas é outro tipo de aquecimento que nao descubro, e ela vai perdendo força e tenho que reduzir a marcha pra ela tenta novamente ganha força, é muito estranho!

  34. Ronilson S Silva disse:

    tenho um uno 2000 smart, ja troguei o sensor de rotação ea sonda lambda, regulei a pressão do bico ejetor, mas ainda continua acedendo a luz de pane e quando ela acende o carro encasca, ja passei o scanner e não descobre, quando ela aquece é que acontece esse fenomeno, mi disserem que pode ser o sensor de temperatura. Sera que é verdade?

  35. Fabricio disse:

    Ola tenho um fiat uno 2005, ele ta com um problema quando para o carro que ventoinha dispara o marcador de temperatura sobe e fica no area vermelha, depois de 2 minutos ele desce e fica marcando 90 raus o que pode ser isso, sera se estou com problema no sensor de temperatura?

  36. marcelo disse:

    antes da uno (2010) eu tinha uma marajo88 e notei que o acionamento da buzina no volante não é tão sensível quanto o da marajó,por isso muitas vezes fico tentando acionar a buzina e não consigo no momento necessario,li a orientação de manutenção da buzina neste informativo mas antes de mechar gostaria de saber se este é um problema ou o comando é mais rígido mesmo.obrigado pela atenção.

  37. augusto disse:

    Boa tarde. Tenho uma fiat uno 2003 fire, estou com um problema muito estranho.
    Eu coloquei um marcador de temperatura na uno, sempre observei e a ventuinha sempre armava nos 92 ou 93 graus nao passava disso.Passo um tempo ela continua armando so que a temperatura nao para de subir tem hora que a temperatura chega aos 100 graus. O senhor tem alguma dica pra me dar. Mt obrigado boa tarde.

  38. Adrian disse:

    ola amigo, estou com um problema no uno 96, ele baixa a água do radiador e ferve . e a ventoinha so arma de vez em quando. ps. o mecânico não consegiu solucionar o problema.

    • givaldo disse:

      Certamente tem um vazamento, consegui acertar o meu da seguinte firma: completei a água, rodei com o carro ate esquentar consideravelmente, parei abrir o capo e percebi q as mangueiras estavam resecadas. com o aquecimento e a pressão, vazava pelas brasadeiras. Espero ter ajudado…

  39. jesse disse:

    Olá pessoal estou com um fite uno 98, e pelo fato de não esta acostumado com este tipo de carro: notei que o ponteiro de temperatura esta sempre na metade do marcador;percebo também que a ventoinha arma e desarma muito rápido certo; notei também que o sensor tem três fio se a maioria tem dois,gostaria de uma dica se possível.

  40. alan santos franco disse:

    boa tarde , to com uno fire 2004 que nao que acionar a ventuinha troquei o cencor. coloquei o escaner e ele nao o reconehecel como faço para programalo

  41. Maicon disse:

    bom dia
    Tenho um Uno Mille Fire 2004
    Tenho 2 perguntas a fazer…
    a 1ª é a respeito de um barulho de grilo no fundo do carro entre o banco e o porta mala. o que pode ser esse barulhinho?
    a 2ª é a respeito de um barulho do lado direito na roda. Quando viro o volante para qualquer lado dá uns estralos. o que pode ser isso?
    Obrigado

  42. givaldo disse:

    Olá pessoal, tenho um uno mille ano 93 e a ventoinha só arma quando desligo o carro e isso vez em quando , alguem pode ajudar

  43. givaldo disse:

    Depois de trocar os braços oscilante dianteiro do uno. Ficou com um pequeno estalo quando saio com o carro e um estalo bem alto quando freio o que pode ser? Alguem ajude-me

  44. Marcelo disse:

    olá !! tenho um fiat uno 2004 que comprei recentemente , e quando ligo ele pela manhã ele faz um barulho estranho como se tivesse raspando alguma peça do motor do lado direito eu já troquei a correia dentada , e a bomba d,água e o barulho continua o engraçado é que depois de 10 a 15 minutos quando ele esquenta o barulho some por completo , ainda não testei a bateria para ver se quem sabe pode ser a correia do alternador , alguém já viu algum caso parecido????

  45. Alan Ramos disse:

    Estou com problema com meu uno 98 mille sx,
    esta superaquecendo ja troquei a válvula termostática, e a cebolinha e mesmo assim continuou
    o problema, me informaram que se eu arrancasse a válvula, o carro não iria esquentar mais,
    tirei ela fora e mesmo assim o problema persiste, e o pior é que quando ele superaquece, descarrega a bateria não consigo da partida, ja troquei a bateria e acontece a mesma coisa.

    alguém tem alguma dica ? não sei meu mecânico falo para trocar o alternador inteiro, troco ??
    sinceramente não sei o que fazer !

    Att..
    Alan Ramos

  46. Giorgio OLivieri disse:

    Boa tarde gente boa ! Gostei muito de ler sobre os defeitos e sugestões para resolve-los nos carros de alguns leitores ! Tambem tenho um Fiat Uno 95 – carro muito inteiro .Estou com um problema no sistema de arrefecimento ,o motor consome aguá, não encontro vazamento , já troquei ,bomba d`água ,tampa do radiador, válvula termostática,mangueiras ,válvula do ar quente,fiz teste de estanqueidade ,mas mesmo assim preciso completar o reservatório do radiador várias vezes durante uma viagem ! Não noto nenhum vapor no escapamento !
    Tendo lido vários problemas semelhantes ao do meu Uno ,a única alternativa que me resta,é substituir a junta do cabeçote ,talvez a pressão aumente dentro do sistema devido a junta ter um ponto (pequeno) queimado,aumentando a pressão interna no sistema e expulsando a água na tampa do radiador .Na última viagem que fiz,notei que o radiador expulsou água pela tampa.
    Será que estou pensando corretamente ?Por favor se alguem souber ,peço que me responda,obrigado!

  47. joao disse:

    tenho um fiat idea 2007 esta vazando agua e percebo que tem bolhinhas na agua e ventoinha nao
    esta disparando elguem tem algunha dica fico agradecido

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: