FIAT Tempra 2.0: Dificuldade na partida e consumo excessivo de combustível

Publicado por Guilherme Lopes 
DEFEITO: Este FIAT Tempra vai afogando até o motor morrer, depois tem dificuldade em pegar novamente, dando um forte cheiro de gasolina e um alto consumo de combustível.
 
CAUSA: Fizemos primeiramente o teste pressão e vazão do combustível, estando tudo okmotor_do_ tempra 2.0. Logo após entramos com o rastreamento  da injeção eletrônica  via scanner e foi constatado que o defeito era no sensor de temperatura da água, pois o mesmo estava em curto, mesmo com a informação do scanner é sempre bom fazer os testes com o multímetro pois também podem haver curtos no chicote que ocasionariam o mesmo código de avaria.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do sensor e o carro voltou a funcionar normalmente.
Gostaria de chamar a atenção para a troca deste tempra_sensor_temperatura_da_agua sensor, ele se encontra em um local de difícil acesso para as ferramentas convencionais, sendo necessário as vezes fazer a retirada da carcaça da válvula termostática completa , para assim fazer a substituição sem correr risco de danificar a peça ou até mesmo outros componentes que estão ao seu redor.

Comente nossas dicas.

 Abraços!!

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Tempra

Comentários

368 Comentários para “FIAT Tempra 2.0: Dificuldade na partida e consumo excessivo de combustível”
  1. Geraldo disse:

    Bom dia. Quando viro a chave do meu tempra 95 2.0 16V As vezes não acende as luzes do painel, e ao continuar girando a chave, costuma dar partida. Após dar partida funciona normal. Tem alguma dica por favor?

  2. wesley luiz disse:

    bom dia o meu tempra 93 16V serie ouro anda normal apos algum tempo começa a ficar sem aceleração as vezes morre e outras vezes afundo o pe no acelerador e ele vai dando uns soco atedeslanchar novamente e dai a pouco começa a falhar denovo,e que poderia ser
    Obs:ja foram trocado a bomba de combustivel,as velas cabos de vela,rotor tampa do distribuidor,sensor de temperatura da agua,filtro de ar,rele da bomba.obrigado pela ajuda

  3. carlos alberto alves cantuaria disse:

    tempra turbo pega depois logo em seguida morre e quando tenta andar com ele vai pulando e troteando da impressao de estar fora de ponto, ou com bobina ruim velas ttrocadas bomba de combustivel filtros tanque , e nao resolveu o problema o carro foi chipado mas funcionou bem depois que começou, verifiquei que a correia dentada estava fora de ponto acertei ficou com a aceleraçao forte so que nao mantem o que pode ser?

  4. valdir disse:

    tenho um tempra 2.0 16v ano 94, meu carro tem gnv,ae alguns dias pra cá ele começou a engasgar: voce pisa fundo e ele nao responde vai pegando velocidade aos poucos,já fiz limpeza de bicos e o mecanico me disse que estavam bons,no gnv ele nao faz isso,alguém tem alguma dica o que pode ser?

  5. marcio laves disse:

    os vidro do meu carro nao sobe o que eu faço

    • G. Lopes disse:

      Marcio,
      o primeiro passo é conferir os fusiveis, e se tiver levatamento de vidro automatico confira o fusivel da central do lv.
      no mais é somente um eletricista de auto para te ajudar.

  6. Milton disse:

    Boa noite amigos eu queria saber ser alguém tem o avanço do distribuidor do tempra 94 carburado.

  7. LEONARDO P GOMES disse:

    CIVIC,AMEAÇA A FUNCIONAR MAIS NÃO FUNCIONA:o veiculo veio até a oficina no guincho,e propietario disse que chegou em sua casa normal.no outro dia de manha o carro deu uma pequena “pesada na partida´´ e não pegou mais.após alguns testes,notamos que no momento da partida,os sinai dos bicos e das bobinas eram normal,mais em seguida enfraqueciam.mesmo mesmo jogando combustivel direto no corpo de borboleta não pegava!!então resolvi conferir o sincronismo da correia dentada.e a mesma havia“PULADO 2 DENTES.pois a mesmo estava “BAMBA OU COM BAIXA TENÇÃO.subistituimos a correia e sincrinizamos o motor,e o mesmo voltou a funcionar normalmente.OBS: O MODULO DE INJEÇÃO DO HONDA CIVIC,USA UMA ESTRATEGIA QUE SE O MOTOR SAIR DE ALGUMA FORMA DO “PONTO´´ELE BLOQUEIA PARTE DOS PULSOS DOS BICOS E BOBINAS, PARA NÃO ATROPELAR VALVULAS.

  8. Rogerio disse:

    Bom dia. Tenho um tempra 94/95 2.0 16v gasolina e quando esquenta muito no transito a rotação vai caindo até o carro morrer e quando dou na partida novamente o carro não pega e tenho que esperar o motor esfriar pra ligar novamente e o consumo dele também está muito alto. Obs.: Se der um tranco nele ele pega novamente e quando esta frio liga normalmente e a rotação fica entre 9 e 10.000 rpm. Obrigado

    • G. Lopes disse:

      Rogerio,
      de uma conferida na parte eletrica do carro como cabos positivos e aterramento e confira tambem a bobina.

    • Tatiana disse:

      O meu Tempra 99 16V estava com o mesmo problema, mesmo depois de trocado: correia dentada, velas, limpeza de bico, atuador de marcha lenta. Enfim o mecânico descobriu que a mangueira do radiador estava furada, até ai td bem, sai da oficina ele estava ótimo, fui pra faculdade, e qdo estava chegando em casa o problema voltou. No outro dia pela manhã, resolvi verificar a água dele e estava vazia, com vazamento, colocando água resolveu o problema, só faltou encontrar o vazamento. Mas o problema era esse mesmo, água…..

    • daniel disse:

      de uma olhada no sensor da temperatura da agua fica embaixo da valvula termostatica .ele passa informacao para central que algo esta errado . o sensor deve estar em curto dar uma confirida nos cabos que estao ligados a ele ……. beleza

    • diego disse:

      Rogerio…… o meu também estava com o mesmo problema…. quando esquenta ele morre e depois não pega, só pega no frio…. o meu troquei o modulo de ignição… e resolveu na hora… mas o ideal é você colocar original “magnet marelli” se colocar paralelo ele funciona um tempo depois pifa de novo…

    • valdomiro fuck disse:

      meu com um problema idetico c

  9. jose mecias gonçalves disse:

    tenho um tempra 1996 8v i.e

    há 1 mês o carro estava falhando e o catalisador chegou a ficar em brasa, e para resolver o problema fiz a troca de uma bobina de ignição que estava queimada (bobina usada) (ele tem duas bobinas), agora poucos há alguns dias atras começou com problema que depois de andar com o meu carro, quando ele esquenta e depois de desligado, quando volto a dar partida, ele não pega de jeito nenhum, tenho que aguardar até esfriar, e ai sim ele pega e anda normalmente. o que devo fazer? detalhe: no tranco ele pega mas prefiro nao arriscar no tranco será de novo a bobina?

    • higor costa disse:

      tenho um tempra 95 16v seri ouro que esta com um problema ja esposto por outro participante e nao encontrei uma resposta meu carro anda muito bem mas quando desligo ele nao pega de imediato tenho que esperar um tempo para que ele funcione lembrando no tranco ele pega mas evito de usar este recurso. obrigado a todos e se auguem tiver a resposta para o meu problema pode me ajudar pelo email. higorhbrepresentacoes@hotmail.com .

    • beto disse:

      com certeza seu catalizador está entupido,antes de comprar solta á parte da frente do catalizador e vira o carro se pegar, tem gue subistituilo…

  10. Ricardo disse:

    meu tempra stile 95 anda bem mais depois de algum tempo andando ele começa falhar e da uns estouros oq pode ser ?

    • G. Lopes disse:

      Ricardo,
      teste o sistema de ifinição (principalmente a bobina) e pressão e vazão da bomba de combustivel.
      faça os testes em quanto o defeito se apresenta.

    • karlos disse:

      amigo, se você tem um veículo q tenha bobina simples fique atento a temperatura dessa peça, geralmente uma carga alta saindo do alternador pode aquecer as bobinas.

      se seu motor funciona com duas bobinas, verifique o estado de suas bobinas.

      se o sistema de ignição estiver ok peça ao seu eletricista para verificar a amperagem de carga do seu alternador

    • edson disse:

      problema de ignição tem que ser feito a troca de velas cabo de velas e bobina e ajudaria tbem a troca do filtro, estou significa falha de centelha

  11. rovilson disse:

    ola boa tarde gostaria que alguem se pudesse me ajudasse com um problema que tenho em um tempra sw 95 1.4 moro em portugal por isso nao sei se tem no brasil este carro
    o carro vai bem so que do nada acende aluz e ele comeca a falhar desliga o carro volta ligar ele fica bom apaga substitui a sonda lambda o sensor de temperatura co coletor de admissao e o problema continuou tirei o termostato pois o carro ficava frio substitui o mesmo pois o anel de borracha tava rasgado deixava passar a agua o montei sangrei e ele ficou bom inclusive em andamento manteve a temperatura boa so que a luz continua a acender de vez em quando notei que o carro estava parado a luz acendeu e o carro desligou se alguem puder dar me alguma dica fico agradecido

  12. msrcio disse:

    como um proprietario de tempra, a maioria dos sintomas relatados e devido a problemas na bobina de ignicao que quando esquenta e um inferno muito veiculos,tiveram suas bobinas trocas por outras do motor ap da wv um abusrdo.
    ate pq a bobina original nao e dificil de ser encontrada.
    verifiquem tambem o sensor map e o maf do mesmo ao lado dentro do distribuidor.que tambem acarreta esses problemas devido a resecamento da peca.
    so mais um detalhe verifiquem o escapamento pra ver se nao entupimento do mesmo.
    pois caso acontece o veiculo vai perdendo forca ate morrer e nao ligar mais.

  13. Anderson disse:

    Senhores
    tenho um tempra 93 2.0 16v gasolina o carro tem dia que nao pega na partida de manha cedo as vezes estou no transito o carro comeca com uma falhação tenho que ficar acelerando como se fosse falta de combustivel já traquei vela e sensor de temperatura andei alguns dias o carro ficou bom mais depois comecou tudo nevamente estou quase ficando louco.

  14. waldemar disse:

    oi, tenho 2 problemas,tenho um tempra 95-8v a gas, no gas funciona bem, mas quando passo pra gasolina ele falha e quando acelere ele começa a afogar.
    outra problema, quando desligo o carro, depois de 12 h +- ligo ele pega, mas se eu deixar o dia todo desligado, ao tentar ligar da sinal de bateria descarregada e a luz do painel fica fraca.
    obrigado.

  15. waldemar disse:

    oi Lopes, fiz 2 perguntas no domingo dia 18/07/2010 além de ter as respostas, as 2 perguntas que fiz, não estão mais postadas.
    o que houve?
    obrigado

  16. Rogerio Alves disse:

    Tenho um Tempra 96, 2.0, 16v, ele funciona normalmente, não aquece, a te mperatura é normal, o consumo de combustível é bom, 10km por litro na cidade, só que tem dias que ele teima em apagar, é chegar em um quebra-molas(lombadas), chegar em uma sinaleira ou entrar em um esquina ele apaga, NÃO É TODOS OS DIAS, MAS QUANDO COMEÇA NÃO PARA, e pega bem é só virar a chave e ele pega mas se facilitar ele apaga, o ruim é no trânsito, é só pisar na embreagem e ele apaga. Isso sempre na reduzida, como já foi dito ( quebra molas, sinaleiras, esquinas).

    • p2g disse:

      Rogério vc resolvel seu problema com a lenta do tempra?tenho o mesmo problema a meses.Ninguém resolve>Mande resposta para me email (fabriciop2g@hotmail.com).Agradeço!

      • darci disse:

        mandei resposta com a solução para este problema mas, não vi a mesma impressa no site, qual será o motivo? Desde ja agradeço.

        • julio cesar disse:

          Darci me manda no e-mail correakc@bol.com.br a solução do problema do Tempra apagando quando troca de marcha por favor

          • Ronaldo Santos disse:

            Bom dia! Srs… teria como enviar para o meu e-mail de que forma conseguiram sanar esta falha do tempra apagar nas reduções de rotação. Tenho um SX 16V 1997 que já fiz de tudo… troca de sensores, limpeza de tbi, troca de filtros já passei por 3 oficinas diferentes e o carro continua apagando, não e sempre mas de vez em quando apaga. Agradeço (ronaldo.open@gmail.com)

          • Julio Cesar Correa disse:

            Cade o pessoal que resolveu o problema do apagão do Tempra preciso resolver esse problema chato dos apagões

          • Guilherme Lopes disse:

            Julio Cesar,
            recentemente resolvi um problema parecido e no meu caso era o comutador de ignição (contato de ignição).

      • Nunes disse:

        …è simples, basta uma limpeza no corpo de borboleta e no atuador de marcha lenta. Abraços!!

    • darci disse:

      tenho um tempra 97 que tinha o mesmo problema, demorei mas consegui resolver somente depois de mandar limpar desde a tubulaçao da TBI (entrada de ar da borboleta) saida de vapores do óleo para o carter, pois os canos estavam entupidos com um óleo branco como nata.

    • darci disse:

      somente para completar, meu tempra é 97 mod 98 16 v 2.0 e garanto 100% que vai resolver os problemas de apagar quando debriar para reduzir marchas em esquinas e semaforos, pois este problema é indentico ao que eu tinha, o carro apagava de repente somente em marchas ao reduzir.boa sorte.

      • Marcio disse:

        Exatamente. Acabei com o problema de “morrer” em baixa rotação fazendo a mesma coisa. Sempre deixando o carro engrenado, podendo até reduzir as marchas, ao entrar em esquinas ou sinais de trânsito, Mas o importante é deixar engrenado, a meia-embreagem. Ele não vai morrer, e quando o carro estiver quase parando, você pode colocá-lo em ponto-morto que ele não vai morrer. No ínicio é chato, mas depois acostuma fácil. Não tem jeito, esse carro é movido a rotações, mesmo parado ele quer sair na frente !!

    • Tarcisio disse:

      Olá amigo tempreiro!
      O meu tempra tb tava assim, minha perna esqueda tava ficando mais musculosa do que a direita de tanto controlar a situação na embreagem.
      Resolvi tudo quando troquei o sensor de marcha lenta e regulei a aceleração.
      Boa sorte….

  17. eric r. mano disse:

    boa noite, tenho um tempra turbo ano 95 2.0 8v e ele apresentou o seguinte defeito : fui ligar o carro para sair ele pegou e morreu em seguida e não pegou mais, o meu mecanico veio ver testou vazão de comb. ok, pulso dos bicos ok, centelha do cabo da bobina ,tampa dist. ok, o ponto do veiculo ok, corrente especifica para bicos e ele nao deu certeza mas disse que podia ser o sensor de rotação + o melhor era conseguir outro para testar , outro dia ele veio novamente e ia colocar o escanner mas antes revisou novamente mexeu no chicotevdo sensor e virei o motor e ele pegou ai ele garantiu que era mesmo o sensor comprei troquei e o carro pegou normal ai no outro dia deu o mesmo sintomas novamente ele vira redondo injeta comb. ficando o cheiro e não da explosão como fosse corrente, vc pode me dar algum outro caminho pq nao sei + o que fazer , tambem faz 5 meses que fiz todo motor e meu irmao fez o teste da centelha da bobina e achou muito fraca, mas o meu mecanico disse não ser na bobina o problema , fico no aguardo abraço, espero que vc tenha algum caso semelhante para me dar um caminho, boa noite.

    • diego le jorge disse:

      meu caro da uma olhada no modulo de igniçao,pode ser chicote ou propio modulo de ignição,porque o meu tamben estava assim e foi costatado que o problema era la.fiz a substituição da mesma e o carro voltou a funcionar normal

  18. MARIO PACHECO disse:

    bom dia! Tenho um Tempra SW modelo 1995 . O sitema de arrefecimento do carro não funciona ( ventoinha do radiador)na oficina me disseram que era a central de condicionamento. troquei a central e a ventoinha não funciona,e ainda o carro esta gastando mt e as vezez o motor falha, dando umas engasgadas. Se puder me dar alguma dica,
    agradeço.
    Mario.

  19. milton disse:

    tenho um templa sw 95 8v, ele apresenta o seguinte problema: ao dar a partida de manha o carro funciona redondo mas depois que esquenta começa a falhar,marcha lenta irregular, as vezes eleva a rotação,marcador de temperatura esta marcando que o motor esta fervendo mas a temperatura do motor esta em 95°.
    o veiculo perde potencia na subida
    foram trocadas as seguintes peças:o sensor de temperatura, velas, cabos, limpeza dos bicos, filtro de combustivel, bomba de combus.
    foi verificado a pressão da bomba.

    • olá caro amigo eu tive esse mesmo problema ,mas resolvi com uma coisa simples ;tire á mangueira do radiador de baixo vá no reservatorio de agua tire á mangueira grossa e nao á fina pegue uma mangueira de agua da rua e deixe correr uma 1/h e meia para tirar toda a sujeira e mesmo com á agua correndo de uma partida de 10mts voce vera que a temperatura nao aumentara e de pois que ocorrer isso monte tudo se prosequir verefique a cebolinha de temperatura valeu milton pois aconteceu a mesma coisa com meu tempra

    • Marcio disse:

      esta perdendo potência porque está muito aquecido. Verifique as válvulas de temperatura e todo sistema arrefecimento, pode tb ter ar no sistema.

  20. rodrigo disse:

    Oi,tenho Tempra ouro estava funcionando normalmente andei uns 8 km com ele.Notei ao dar a partida esta ascendendo a luz de óleo no lugar da bateria.Dei a partida não pegou deu sinal que a bateria estava arriada.Dei no tranco ele pegou.Encostei-o dei umas aceleradas e desliguei.Dei a partida em seguida ele pegou depois de uma hora mais ou menos Dei a partida e ele não pegou nem no tranco.Fiquei na mão.
    Parentemente esta encharcando tem alguma coisa a ver?
    Agradeço Muito obrigado

  21. pedro.kaiser@hotmail.com disse:

    tenho tempra 2.0 16 valvulas, esta sem compressao no 3 e 4 pistao , as valvulas empenaran , que pode ter acontecido,.
    como colocar no ponto
    obrigado boa noite

  22. Alex Ramos disse:

    Ola , Tenho um tempra 93 8v a gasolina . O carro ja havia aprensentando problemas ao ligar . As vezes ligava só na cha e outras vezes não , tinha que injetar cagolina manualmente no carburador. Nesse final de semana ande pouco com ele e encostei na parte da Tarde. Quando fui andar anoite com ele , liguei o carro e esquentei , logo em segui sai , derrepente o carro morreu , e não quiz ligar mais , tentei dar o tranco e não quiz pegar. Pensei que era a bateria , mas não era mandei carregar a bateria , coloquei no carro e quando vou dar partida , parece que não tem força pra girar o motor e nem liga , fica um baralhu parecido ( Eu viro a chave e Faz assim Tec , Viro novamente e o meso Tec continua.
    Pergunto: Pode ser a Bobina ??? ou outra Coisa??. Obrigado.

    • ezequiel disse:

      sim e tec pode ser motor de partida precisando de reparo uns 80 contos, ele nao querer pegar pode ser a bomba de combustivel pedindo outra uns 40 contos e 20 minutos do seu tempo

  23. Alexandre Tosi disse:

    Boa noite, tenho um tempra stile 97, o carro fica muito dificil de pegar, e quando ando com ele começa a falhar cilindro, fica quadrado, e vai perdendo força até apagar, daí pra ligar denovo demora, pega e morre até que uma hora resolve pegar e funciona redondo, começo a andar e volta os mesmos sintomas até apagar novamente, já troquei: velas e cabos, sensor de rotação e sensor de temperatura da agua, fluxo de ar, sonda lambida e até o módulo centralina, e nada, continua do mesmo jeito, agora mandei regular valvulas, pois me disseram que poderia estar com valvula presa, e já medi pressão dos cilindros, tudo ok e o carro continua do mesmo jeito. O que mais posso fazer pra ver ele funcionando certinho?? Detalhe: até a tubulação da pressurização troquei, pois alegaram que se tivesse com vazamento de pressão bagunçaria a leitura, coloquei tudo tubulação de aluminio de 2,5″com mangotes de silicone e vedados com silicone preto, mas nada resolvido.

  24. joel martins disse:

    Tenho carro tempra 2.0 16 v ano 93 ,retirei valvula termostatica do carro ele não pegou mais quero uma dica para resolver o poblema.

    • Guilherme Lopes disse:

      Joel,
      com certeza o problema não tem nenuma ligação com a valvula o que ter acontecido é ter ficado algo desligado, com o conector da bobina, o aterramento da central o qualquer outra coisa que seja vital para o funcionamento.

      • joel disse:

        Caro amigo, já veio varios mecânico especialista em enjeção eletronica mais não conseguiu resolve meu poblema eu tenho conhecimento na mecânica mais parte elétrica não entendo quase nada andei testando conequitores todos estão com corrente ,testei sensor de rotação esta´bom se sonda lombde este´ruim cerro não pega.
        me dar algumas dicas para que eu resolvo esse poblema preciso desse carro para trabalha.
        muito obrigado pela atenção.

        • Guilherme Lopes disse:

          Joel,
          realmente seu problema é sinistro.
          não foi ligado bateria invertida ou não ocorreu algum curto?
          já foi conferido todos os fusiveis?

  25. ANTONIO disse:

    Boa tarde, gostaria que me fosse dado alguma informações se possível. Tenho uma Tempra SW 95, já algum tempo percebo que quando o carro atinge uma determinada temperatura, principalmente no transito onde se força mais e não viajando, o carro fica mais fraco, tanto no gás como na gasolina, requer uma maior aceleração e sem muito sucesso, ficando inclusive um pouco mais barulhento, parece que está sufocado. Pensei em algumas possibilidades como BOBINA, SONDA LAMBDA, CABOS DE VELA e CABO DA BOBINA. Faz sentido?Qual causa mais provável?
    Um abraço.
    Antônio

  26. ary nunes disse:

    tenho um tempra 16 valvulas ano 97 duas bubina
    estou com problema na partida parese que esta
    fora de ponto ,ja conferi correia dentada ,mas naõ
    e ponto .o que poderi ser ? mas um detalhe ele
    naõ da marcha lemta

  27. madruga7925 disse:

    ola amigos ,espero que alguem possa me ajudar,é o seguinte eu tenho um tempra 8 valvulas ano 95 e de vez em quando vou dar partida nele e ele não da nem sinal de virar o motor ,as luzes do painel acendem normalmente, a bateria ta boa e ai dou um tranquinho de leve ele pega e volta a ficar normal,,,,por favor me ajudem !!!

  28. Eloy disse:

    tenho um tempra 97 que tem um barulho na frente parte de baixo que não para, já troquei buchas, batente, coxim, e o barulho não para quando estou numa rua reta sem desnivel(lisa) ele não faz barulho nenhum , em rua com ondulaçoes e desnivel faz o barulho como se tivese tudo solto em baixo do carro. alguem pode me dar uma dica?

    • Marco Antonio disse:

      Pode ser as borrachas do escapamento que estão ressecadas ou partidas, dê uma olhada.

      • Antonio Cruz disse:

        Amigo, da uma olhada no suporte da caixa de direção, pois o tempra tem esse mal… Trincam … dão o barulho simplesmente se vc for fazer uma vaga po exemplo… ou seja, forçar mt a direção! Caso não seja isso, olhe também os coxins do Motor… O meu tempra me deixou com a pulga atrás da orelha…. por conta disso! Um abraço.

    • madruga7954 disse:

      ola amigo meu estava com mesmo defeito e era uma borracha que vai na ponta da barra estabilizadora e essa borracha é conhecida como pintinho de macaco vai uma em cada ponta da barra ok!

    • Anderson disse:

      Cara, já to no segundo tempra e o que pode estar no barulho é o protetor do cárter mal fixado daí com as ondulações fica batendo.

    • madruga7925 disse:

      ola é o seguinte me tempra estava com um problema igual e era uma bucha que vai na ponta da barra estabilizadora essa borracha é conhecida como pintinho de macaco.obs:vai uma em cada ponta da barra ok!

    • javmaia disse:

      Possívelmente o cano de descarga está solto. Normalmente trocando o Brinco Africano resolve.

    • Benildo disse:

      Olá amigo, mande trocar a borracha dos finais do estabilizador dianteiro. São duas luvinhas que ficam no final do estabilizador.

    • Daniel disse:

      Bom o meu estava tipo assim e ringindo muito, ele estava com o painel (abaixo do radiador) trincado, mandei soldar resolveu o problema.

    • Marcio disse:

      tb sofri com este barulho. O problema é que entre o assoalho e o cano de descarga existe uma peça metálica “protetora”. Essa peça com o tempo começa a encostar no cano e aí faz um barulho danado; Para resolver é só levantar o carro, utilizar uma ferramenta tipo chave -de-fenda para separar essa peça metálica do cano. E sempre repetir isso, pois com o tempo o barulho volta. Não tem nada a ver com a suspensão.

  29. Danilo Costa disse:

    Bom dia, Tenho um tempra 94.95 16v 2.0 com ar condicionado, reparei que uma das ventoinhas do radiador não liga, a do lado direito olhando para frente do carro, o que pode ser, será que está correto assim.

  30. SANDRO disse:

    Boa Tarde, tenho um Tempra 93 gasolina 8V carburado, eo problema é seguinte; depois de ter rodado por algun tempo com ele, eu paro, e depois ao sair em 10 ou 15 minutos depois , ele corta o combustivel, depois de ficar inúmeras vezes na mão, descobri que o problema era a bomba de gasolina (mecanica) pois era so resfria-la com uns 2 litros de agua fria, o mesmo pegava e funcionava como se nada tivesse acontecido, eo ciclo se repete esquentou-parou-jogou agua-funcionou, ja troquei a bomba de combustivel umas 4 vezes por bombas de diferentes marcas e modelo e realmente nao sei o porque isto ocorre, gostaria de saber se e possivel instalar bomba eletrica se fica realmente bom , ou instalar um cooler proximo a bomba?????

  31. Flavio disse:

    tenho um tempra 2.0 16v 1996, deu pau no motor e a retifica condenou, oque fazer agora, ja que o numero do motor se encontra no bloco? onde encontrar um bloco ou um motor? como faço para legaliza-lo no meu carro? agradeço qualquer ajuda.
    flempke@ig.com.br

  32. ALEXANDRE disse:

    Meu tempra IE 8V, está com pouca força. Fiz a medição de compressão, onde o 3º cilindro deu “zero”de compressão, porém, qdo retiro o cabo de vela deste cilindro a rotação cai. O carro possui uma lenta uniforme, não queima óleo, velas secas. O que pode ser ?

  33. joffer disse:

    Bom dia, tenho Um tempra 98 hlx 16v 2.0, ele estava normallll, vim trabalhar, estacionei o carro, blz, de madrugada tive que retirar o carro da onde eu deixei,. e o carro nao ligava.. apenas acendia a luz do painel mas o carro nem dava sinal do motor.. nem o alarme ativava mais.. to aki desesperado.. oque deve ser??

    • olá Joffer tenho um tempra 97 sx vai ai uma dica que aconteceu com meu carro igualzinho ao seu, parei em um posto de gasolina,desliguei o carro 2 minutos e depois não quis mais pegar e quando fui desligar a bateria para colocar outra ele ainda ativou o alarme já que seu alarme é original.pois bem tive que rebocar o carro e no dia seguinte levei a uma oficina de um amigo meu,ele fez o teste na minha bateria e não tinha carga porem não estava com defeito,e deixei a bateria na carga lenta,e colocou a bateria dele e o carro pegou, porem,não estava chegando carga na bateria, fez o teste no alternador e estava mandando carga,então fez o teste no chicote que sai do alternador passa pelo motor de arranque e vai até a bateria e descobriu que ele estava ruim passando pouca carga para a bateria ou seja o carro só funciona enquanto tem carga na bateria trocou o cabo e pronto ficou zero.mandei algumas vezes uma duvida sobre meu carro e ninguem respondeu espero ter te ajudado e espero que você responda as minhas.

    • João disse:

      Amigo, verifique a carga da bateria, fusiveis, motor de arranque, combustivel. Tenta dar um tranco.. bem na manha pois se quebrar a correia é prejuizo!

  34. Marco Antonio disse:

    Boa Tarde, tenho um Tempra 99 8v IE, o carro ta com o consumo muito alto +- 4km/l e as vezes quando passo num quebra molas mais devagar ou paro num sinaleiro o carro apaga e tenho que liga-lo de novo. O que pode ser? obrigado

    • Jose Antonio Flores da Rosa disse:

      tenho um tempra 2.0 ie ano 1995 comprei era economico mas a correia dentada arrebentou em lenta torceu as 8 valvulas depois da tampa feita toda nova e montada ao funcionar não apaga a luz da injeção com 1 litro e 800 miligramas de gasolina fas 7 km oque poderia ser revizado moro em santana do livramento RS tempra aki quen compra é louco pode ser zero km os mecanicos olham e dizem pa que bomba não dão garantia e nem queren mexer nem mesmo as autorizadas obrigado aguardo resposta.

  35. keila disse:

    Ola boa noite , tenho um tempra serie ouro 93,
    qdo giro a chaves ele nao liga o motor de arranque esta funcionando o que pode ser? alem que ele estava funcionando qdo parou nao ligou mais e estava eliminando um cheiro muito forte de gasolina gastando muito combustivel e qdo manerava o carro ele perdia a força .por favor vc pode me ajudar? desde ja agradeço

  36. Luiz Fernando disse:

    Olá. Meu tempra 2.0 16v 1998 apresenta os seguinte defeito: a lenta oscila mesmo com o motor aquecido, provavelmente entre a normal e uns 1050rpm. Quando ando com ele, ao trocar de marcha as vezes ele da uma acelerada sozinho, fica em 2000rpm e vai descendo a rotacao ate normalizar. Acontece tambem de ao reduzir a velocidade por exemplo para passar uma lombada, mesmo tirando o pé do acelerador ele continua acelerando, na maioria das vezes preciso pisar na embreagem na metade da frenagem. E tambem se ando com ele por exemplo em primeira marcha numa reta e solto do acelerador, ele teria q andar suavemente certo? mas ele da uns socos na aceleracao. Eu ja troquei o sensor da lenta (motor de passo), ja fiz limpeza completa do sistema de injeção, todos os filtros sao novos assim como velas e cabos de vela.

  37. valdemir disse:

    tenho um tempra 97 SX completo ja fiz de tudo mas ele apresenta problema na queima de combustivel todos os aparelhos acusa sonda lambda, aqual ja foi trocada,bicos,sensores que eu faço?

  38. valdemir disse:

    tenho um tempra 97 SX o mesmo fica oscilando na lenta ja fiz tudo para normalizar o defeito como troca da sonda lambda,sensores,correia dentada,limpeza dos bicos e ao colçocar o aprelho para fazer a leitura e zerar o modulo o mesmo continua a acuzar a sonda lambda pode ser o chicote do modulo ate a sonda?

    • Guilherme Lopes disse:

      Valdemir,
      pode sim ou até mesmo um problema na propria central, mas gostaria de lembrar que na maioria dos casos em que a sonda é acusada no rastreador o problema não esta nela mais sim em outras peças que podem provocar uma leitura da sonda fora do normal.

    • Benildo disse:

      Olá amigo, verifique a mangueira do sensor mape, pode está furada. Verifique tambem: ” velas e cabos”.

  39. Julian disse:

    olá tenho um tempra stile 95 e acho o consumo dele muito excessivo na cidade marca em media 5km/l ja troquei a sonda lambda mas o problema continua. O que posso fazer para resolver isto?

  40. Marcos Rogério disse:

    Tenho um tempra ano 1995 16V 2.0 completo, o problema é o seguinte: quando estou andando com o carro sem o ar condicionado ligado, o mesma fica normal, mas quando ligo o ar condicionado, o mesmo começa a falhar e muito, quando acelero, começar a dar trancos. O que pode estar acontecendo?já troquei a bateria, fiz revisão nos cabos de velas, fiz tambem revisão no alternador e tambem em todos os negativos e positivos.

    Obrigado

  41. luiz carlos dos santos disse:

    ola tenho um tempra 94/95 serie ouro, queria uma ajuda é que meu carro não segura a lenta toda a vez que saio com o carro ele fica apagando oque pode ser
    me ajude por favor

  42. gerson disse:

    tenho um tempra 96/97 8v meu carro bebe muinto,ja levei em auguns mecanicos e me falão que não tem nada na injeção,ja troquei ma das bubinas dele sera que pode ser de novo a bobina ou sensor bico bomba,gostaria de alguem que tenha uma resposta para m ajudar.

  43. gerson disse:

    meu carro estar bebendo muinto e agora estar com um barulho meio que roco no motor perto das bobinas e cabio suando oque pode ser aquardando resposta

  44. alemao disse:

    ola boa noite tenho um tempra 95 2.0 16v meu carro esta morrendo quando paro em um sinal ou quando vou por ponto morto para fazer uma curva ja troquei sensor de marcha lenta e nao adiantou.oque faço ………..!! outra coisa e que esta esquentando de mais e rapido oque pode ser!!!!!!!!!!!!!

  45. rafael disse:

    tenho um tempra 95 faz pouco tempo q comprei mais ele ta fraco a primeira dele ta muito fraca parece um carro 1.000 mais quando ele enbala ele anda muito o que devo fazer para melhorar o carro

  46. gerson disse:

    ola a todos tenho um tempra 96/97 sx estou tendo um poblema co ele pois ele estar bebendo muito.ja levei a varios mecanicos e cada um dar um diaguinóstico deferente,e com esta brincadeira eu ja gastei muito dinheiro.gostaria que auguem me desse uma dica ,e tambem gostaria que auguem me informasse com eu posso faser para que aguem ler a minha pergunta pois ja enviei varis e não tive resposta estarei aguardando obrigado.

    • Carlos disse:

      Tenho um tempra 96/97 – 8v Está com consumo muito alto média 5km/l já troquei quase tudo
      velas, limpeza tbi, sondas, bomba. Rastreado e nao consta nada de errado , mais o consumo continua alto.

      alguém excspertise pode me ajudar

      grato

      • Tiago disse:

        Usa kit verão né? Se usar, compra um cebolão novo e coloca de volta aonde tava, faz uma limpeza do sistema de arrefecimento e, caso o seu não tenha, instale uma valvula termostática nova.

  47. Jolvaine disse:

    Bom dia! Tenho um Tempra 1993 8v carburado – Acabei de fazer o motor, trocar carburador zerado, o motor funciona belezinha porém quando bato na partida o motor fica com a lenta anormal bem abaixo de 500 rpm, quando o motor chega a 80 graus a lenta fica acima de 1200 rpm e toda vez que a ventoinha aciona o carro fica ocilando. O carro esta com consumo elevado e faz uns 10 dias que o motor foi feito inteiro. O que pode ser me ajudem por favor. Abraço.

  48. Antonio Machado Pereira disse:

    Olá. Tenho um Tempra ano 97 HLX 2.000 16v. Meu únco problema é o seguinte: O carro não tem arrancada. Você acelera até o fundo faz baraulho e não “dispara”. Em uma arrancada até um carro 1.000 passa de mim, com vantagem. O que pode ser?. Compressão do motor está acima do excelente. Bomba de combustível com a pressão exata. Ponto conferido várias vezes, Obs, Este veículo não tem distribuidor. e está bebendo também com a descarga bastante preta. Velas, todas elas com o elemento branco e seca, sem passagem de óleo. Se alguem souber e puder enviar a solução para o meu problema, ficarei muito grato: amp.jda@ibest.com.br AGRARDO.

  49. adilson disse:

    tenho tempra 2.0 16v 94/5 , ele esta sem valvola termostatica. uns dizem que devo ficar sem a mesma, outros falam para colocar ! o que devo fazer? e se posso fazer adptaçao com outra valvola logo na saida da valvola danificafa, qual seria a temperatura ideal da valvola?

    • RODRIGO disse:

      adilsom a temperatura certa deste carro e entre 85 a 90 graus acima de 95 a 100 e porque o motor esta sendo exigindo um esforço ecesivo tipo aclives acentuados ou em dias de sol quente em transito lento enfim,o certo e quando o termometro marcar 95 as ventoinhas devem se armar passados dos 100,chegando no vermelho ja e superaquecimento.

    • RODRIGO disse:

      ADILSOM A TEMPERATURA DESTE MOTOR O CERTO E DE 85 A 95 GRAUS PASSANDO DE 95 CHEGANDO A 100 E PORQUE ESTA SE EXIGINDO UM ESFORÇO MAIOR DO MOTOR POR EXEMPLO;ACLIVES ACENTUADOS,DIAS DE SOL QUENTE NO VERAO,OU EM TRANSITO LENTO ENFIM;O CERTO E COLOCAR A VALVULA TERMOSTATICA PORQUE E ELA QUEM MOSTRA A TEMPERATURA DA AGUA DO RADIADOR EM FRIA,MORNA,QUENTE,OU MUITO QUENTE,PASSANDO DE 100 CHEGANDO A 120 NA FAIXA VERMELHA JA E SUPERAQUECIMENTO. RODRIGO

  50. Luciano disse:

    Olá, tenho um Tempra 2.0 8 V i.e, que parou de injetar gasolina e a luz da injeção do painel também não acende, assim ele não dá partida de jeito nenhum, se puderem ajudar, agradeço…

  51. Liana disse:

    Tenho um Palio 2005 1.3 Flex. Ele ta com um barulho, acho q é na barra estabilizadora, já troquei os dois coxins da ponta da barra estabilizadora, mas o barulho continua. Lubrifiquei as buchas centrais da barra estabilizadora e nada! O curioso é que se ele fica sem rodar um dia o barulho passa, só volta a fazer depois de uns 30 minutos depois q começo a andar com o carro. O barulho parece como se um pneu estivesse raspando em algum lugar, mas claro, não é isso.

  52. Leo disse:

    Ola , tenho um tempra ouro 16v , coloquei na garagem 3 dias depois fui usar e nao pegou depois disso , minha duvida e a bomba de gasolina faz barulho que esta funcionando ( mais nao pega o carro) , a mesma pode estar com problema ou possivel outra coisa ? aguardo , valeu !

  53. alexandre disse:

    Tenho um tempra 96ie e esta funcionando no alcool de um tempo pra ca ficou um pouco gastão sera que é devido ter passado a alcool e ele falha um pouco tambem, desde ja agraço a todos por qualquer sugestao.

    • Guilherme Lopes disse:

      Alexandre,
      eu particularmente sou contra este tipo de adaptção, pois começam a surgir defeitos variados e na sua maioria relacionado com a alteração que foi feita.

  54. Braiano disse:

    Quando ando muito com o meu Tempra ano/95 16V, tenho que esperar esfriar para que ele pegue novamente. O que pode ser. Aguardando abrigado.

    • jhek disse:

      quero disser que tenho uma tempra 16v 2.0 , o motor tem 2 semanas que foi feito,veio da oficina com um possível problema de bateria, comprei uma bateria nova o carro deu partida normal mas quando esquenta ele não dá partida tem que esperar esfriar pra dá partida.alguém pode me ajudar?

  55. Braiano disse:

    Trata-se de um Tempra 2.0 16V série ouro ano 95.
    Já foi trocada a bateria e trocado o induzido do motor de arranque e o problema continua, será que me enganaram.
    abraços e obrigado.

  56. jean disse:

    Ola pessoal meu carro é um tempra 95 2.0 16 valvulas quero uma ajuda de vocês quendo eu ligo
    o meu carro parece que a aceleração do motor está baixa e fica parecendo que o motor que morrer
    fica um barulho xato e ando vou anda cm ele fica dando soco e morre de veis enquando na rua tipo se eu der uma freiada brusca ou ate msmo pra anda de vagarinho eu acho que pode ser os cabos de velaq mais eu queria uma sujestão para isso vocês podem me ajudar a resolver esse problema
    mandem no meu imail jean.ricardo@live.com agradeço a todos que podem me ajudar

  57. rosangela pm da silva disse:

    tenho um tempra ano 97 gasolina 16 valvulas,ele não quer pegar quando dou na chave,mas basta eu dar uma empurada ele volta a pegar o que será que está acontecendo,e coloco gasolina mas no marcador não sai do lugar.que deve esta errado?

  58. cassio disse:

    Eu tenho um tempra, quando eu ligo a chave dele,ai eli começa a ligar o limpador tanto da frento como o de traz,oq pode estar acontecendo com este carro

  59. Luiz Schwert disse:

    Boa noite amigos , recentemente comprei um tempra 96 8v , ele ja estava com a luz do injetor acesa e estava chipado no alcool mandei reverter para gasolina foi zerada a central e comtinua com a luz da injeção acesa o mecanico disse que o problema é eletrico e não na injeção alem de tudo quando acende os farois ele afoga agora tambem e quando aranco no sinal tenho que acelerar bem mais senão ele afoga tambem , oque pode ser por favor .

  60. Andrew disse:

    Olá amigo!

    Tenho um Tempra Stile 95, está com kit flex, recentemente estava dando problemação durante o acionamento da turbina, quando a mesma enchia até certo ponto e em seguida cortando rotação e segurando o carro. Foi feita a limpeza dos bicos, revisão da injeção, substituição das velas, tampa do distribuidor. Está ok agora, mas o consumo subiu, fazendo uma média de 5 km na cidade. O que poderia ser isso?Qual seria uma possível solução? Obs. o escape está furado, mas não acredito que isso represente tanta diferença no consumo, que estava na média de 8/9 km na cidade.

  61. clodoaldo disse:

    Olá bom dia.
    Tenho um tempra 16v serie ouro ,e esta com vassamentona boia de combustivel ,quando ligo a chave começa a vasar pela boia fica minando muito combustive , o que devo faser como proceder para arruamar esse defeito ok muito obrigado !!!!

  62. clodoaldo disse:

    ok TEMPRA 16 SERIE OURO VASAMENTO NA BOIA DE COMBUSTIVEL !!!

  63. marcio stella disse:

    amigo ve se pode me ajudar tenho um fiat coupe 2,0 16v foi feito motor trocado radiador e ao ligar esta fraco sem força parace estar so com 3 pistoes agurdo amrcio

  64. Angelo disse:

    Amigo você poderia mim enforma ao certo quais os pinos q liga a sonda lambda no modulo de ingnição do tempra 16v 94 95 pois o mesmo foi a gas e torarão os fios a sonda dele é de 4 fios .

    Abraço

  65. Marcos Fernando disse:

    tenho um tempra 94 serie ouro. quando dou no contato acende a luz da injeção e depois apaga logo ai tudo normal. só q depois de uns 15 segundos com o carro ligado a luz da injeção acende novamente e fica o tempo todo acesa.percebi que esta saindo uma fumaça do meu espacamento sei que nao é oleo estou ate com duvidas se é exesso de combustivel.detalhe o carro ficou 3 dias parado e quando ligo no contato a temperatura ja vai pra 70 graus.me falarao de um tal de sensor de temperatura. mais ai que ta onde fica esse tal? achei um despluguei ele e verifiquei no painel e a temperatura abaixou.sera este mesmo que eu tenho que trocar?Abraços A todos

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcos,
      é bem possivel que seja o sensor de temperatura da agua, mas antes de trocar eu recomendo fazer um rastreamento para ter certeza e lembrando que para trocar esta peça é necessario ter alguns cuidados principalmente relacionados a entrada de ar no sistema de arrefecimento, sendo assim o melhor é levar em um mecanico de sua confiança para que ele efetue a troca da peça.

  66. pois é! Já mandei varias perguntas sobre meu tempra 97 8v pois o mesmo estar bebendo muito,e agora para variar estar funcionado só o cilindro 2 e 3,quanto ao cilindro 1 e 4 pode ser a bobina?E o consumo excessivo de gasolina! Que é.Gostaria que me respondão,meu Email é gersonjabes@hotmail.com

  67. lucimara disse:

    bom dia amigo,eu estou com um grande problema com o meu carro tempra ano 94/95 -8v-2.0
    ele e a alcool quando eu comprei descobri que ele e gasolina, ele esta bebendo muito
    e nao tem um desempenho na estrada, ja troquei velas chicotes etc.se eu deixar a bateria com os cabos ele nao sobe os vidro e nem liga o carro descarrega toda a bateria ja levei em varios mecanicos eles nao achao o problema me ajuda

    obrigada,

  68. Mauro disse:

    Tenho um Tempra serie ouro 16v. Ao ligar o carro e sair ele fica falhando direto, daqui unsminutos acende uma luz no painel com simbolo da injeção e o carro começa a andar que é uma beleza e vai enbora sem apresentar mais o problema. Ao desligar e deixar muito tempo desligado apresenta novamente esse problema.
    Moro no sul e notei que com frio grande não ficar dando essas falhas ao sair, depois de um tempo andando e começa a falha e logo en seguida para novamente e não da mais o problema.
    Troquei cabos, velas, limpesa de bicos, alguma ideia do que pode ser?

    • olá Mauro,primeiro você liga o carro e depois começa a fazer os testes nas bobinas.deixe o carro funcionando e desliga o cabo 1 e observa se o carro vai oscilar,em seguida faz o mesmo nos demais cabos,se em um dos cabos no momento em que você desligar o cabo o carro não oscilar ai estar o problema agora se ele não oscilar em mais de um cabo,observa se estes cabos são da mesma bobina se for pode trocar a bobina sem medo que resolve,sempre fazendo o teste na seqüência primeiro os cabos de uma bobina e depois os da outra bobina,depois você me fala. agora lembre de ligar sempre o cabo que você desligou para desligar o outro sempre das seqüências das bobinas,ex bobina 1a4 e bobina 2a3.

  69. warley disse:

    boa noite tenho um tempra 93 16v sere ouro e estou com um pequeno poblema quando ligo o carro ele comesa ocilar a macha lenta e quando coloco a primeira macha e aselero tem algo fazendo ele embolar ai eu debreio e ele vai embora mas quando eu vou reduzir a macha pra passar em um quebra mola o carro more, ja troquei cabos de velas , velas, sensor do corpo de borboleta, limpesas de bico , filtro de combustibel, já levei a bomba de combustivel em um lugar espesializado e esta tudo perfeito , e com tinua do mesmo jeito gostaria que alguem me ajudasse pois meu veiculo e muinto novo sou o segundo do e estou com ele a cinco anos e nao quero troca -lo por causa destes plobemas. desde já muinto obrigado

    • julio disse:

      Caro warley,voce ja conferio se seu motor esta no ponto?
      normalmente quando isso acontece e pq esta fora do ponto,levei varios meses para descobrir isso,trocquei varias peças e o problema permanecia ate que um “Mecanico”resolveu dar uma olhada na correia dentada,onde ele descobriu que o mesmo estava fora do ponto. Problema resolvido

  70. cerilo disse:

    boa tarde!!! tenho um honda civic ano 1999!!!e ele ferve de uma hora para outra ja troquei bomba da agua,radiador,valvula termostatica e a venturinha e ele nao para de fever o que sera que é o poblema
    espero que me ajude
    abrços!!!

  71. José Domênico disse:

    Boa Noite,
    Tenho um Tempra que comprei em Abril do ano passado ele fazia uma media de 8,3 a 8,5.
    Desde de maio deste ano ele esta fazendo 4,5 a 4,7 ja trocamos sonda lambida e continua a gastar, meu mecanico liga ele esta normal derrepente ele fica instavel acelera e fica um cheiro muito forte na oficina! ele desliga e liga novamente e o carro fica normal mas volta a fazer tudo novamente!
    Alguem pode me ajudar???
    ABS

    • Mauricio Albuquerque disse:

      Olá amigo
      Pede para o teu mecânico verificar o sensor de temperatura da água,ele faz o carro ficar gastão,pois manda mensagem errada para o módulo de injeção,fazendo com que os elétroinjetores injetem combustível em excesso.

  72. weliton silveira disse:

    caro amigo tenho um tempra 16v 1994,fiz retifica geral,troquei sensor 7pino da bobina,enfim o carro nao pega de jeito nenhun,o mecanico abandonou ,o cara da injeçao tambem me ajude por favor welington

  73. pedro disse:

    boa tarde ,como coloco as posiçoes dos cabos de velas do tempra 2,0 16 valvulas
    obrigado

  74. rogerio disse:

    meu tempra stile da um estalinho na partida mas nao gira o motor!o que faço???

  75. luisantonio disse:

    boa noite amigos, tenho um tempra 16v 95 e acho que esta gastando muito, faz uma média de 5,3 na cidade o que devo fazer além da limpeza de bico, além disso percebi que ele esta com sua potência normal em poucas vezes, tenho de forçar um pouco em subidas mesmo estando sozinho, o que pode ser?

  76. anderson c s disse:

    oi! eu tenho um tempra 2.0 16v ano 93/94 série ouro ele ta descarregando a bateria
    ja coloquei uma bateria de 80a e não adiantou
    levei em uma auto eletrica e foi feito os testes , tirado todos fusiveis e não foi detectado nada de anormal mas ele consta q tem um curto ja troquei o sensor da temperatura e não adiantou ,pois no escaneamento da injeção apareceu um defeito no sensor, mas conceguiram corrigir o erro e a luz da injeção fica ligado direto e quando vou fazer pegar de manhã ele não fica com lenta ele apaga

    • Benildo disse:

      Olá amigo, verifique a mangueira do sensor mape e a sonda lambida. Seu carro tem alarme? Ele pode estar descarregando á bateria Verifique também.

    • Marcos cabelo disse:

      Boa noite,tenho um tempra 93 16v série ouro,ele apresenta o seguinte problema:o Scanner acusa curto-circuito no sensor de temperatura da água,já foi trocado não resolveu continua o mesmo problema,e com o carro em funcionamento a central manda 12v para o sensor ao invés de 5v q seria o correto,quando aquece ele melhora e para de falhar,porém ta com baixo desempenho,se alguém tiver alguma ideia pra me ajudar,sou mecânico e tenho algum conhecimento em injeção eletrônica,se eu puder ajudar de alguma forma estou a disposição.

  77. victor disse:

    tenho um templa 95 quando esquenta não pega de jeito nenhun

  78. victor disse:

    tem alguem que pode me falar desse problema obrigado

  79. jair freitas biritiba mirim disse:

    Boa tarde, tenho tempra 96, gas, vermelho, 8v, ie, motor bom, silencioso, quase tudo funcionando, tempo atras deu problema em pegar, fez check up, trocou bomba agora flex, o carro está ótimo a não ser que o consuno alto, faz média de 6km na cidade e 9km na estrada, agora o vidro lado condutor, não abaixa, queria ajuda: “o escap falta parte final, da diferença no consumo?..” o que fazr qto ao vidro, onde achar o defeito, lembro que não é nos botoẽs?”… “tem alguma maneira de render mais?… No mais o carro está bom, havia queima da junta de cabeçote mas já foi reparado, ficou ótimo. não falha. Mais a ultima: gnv ou alcool, é recomendado para um rendimento maior?. É viável fazer alguma transformação? Boa Tarde e fico muitio grato por informações e soluções terminando em dizer que o Tempra foi criado, à época era top de linha da FIAT, um carro completo. gosto muito, estabilidade, potencia, pena que não é valorizado. vou reformar todo o meu. até +.

  80. Márcio disse:

    Boa Noite,
    Eu tenho um tempra 95 16v.ouro e estou com um problema ele ficou alguns dias parado e descarregou a bateria, eu dei carga nela mais agora ele acende todas as luzes do painel mais a luz da injeção eletronica nao acende nem despara, alguém pode me ajudar?
    Abraços,
    Att, Márcio.

  81. Anderson disse:

    Ola! Tenho um tempra hlx 97 16v, minha
    ventuinha acionou e nÃo para mais, vi isso
    quando a temperatura não se elevava e reparei
    Que a ventuinha nao desligava, tenho que sempre
    Tirar o fusivel toda vez que paro. O que pode ser?

  82. Paulo disse:

    Tenho um tempra HLX 16v 97 e ele tava falhando e queimando muita gasolina,cheirava forte dentro e fora do carro,aceleração desregulada e fraco.Levei no mecânico e nada de errado ai levei no auto eletrico foi passado o rastreamento da injeção,a SONDA LAMBDA que fica bem no começo do escape tava ruim,troquei e na hora meu temprão voltou a ser o que era antes.

  83. andre disse:

    BOA NOITE, MEU NOME É ANDRÉ TENHO UMA TEMPA 95 8 V. ESTOU COM ALGUMAS DÚVIDAS MEU CARRO DEMORA A PEGAR , E VIRA PESADO ,TROQUEI A CORREIA DENTADA A ALGUM TEMPO E NÃO LEMBRO SE COLOQUEI A RODA FONICA NA POSIÇÃO CERTA, TROQUEI O MOTOR DE PARTIDA , BATERIA , VELAS E CABOS.
    E QUANDO ELE ESQUENTA FICA IMPOSSIVEL DAR PARTIDA , TENHO QUE DESLIGASR A BATERIA . AI VOLTA A PEGAR O QUE POSSO FAZER.
    ATT

    ANDRÉ

  84. DJ NATHO disse:

    BOA tarde tenho uma tempra sw 1995 ja tenho ela a mais de 5 anos comprei este carro ja fez ate 13.8 km na estrada e em media de 8.5 cidade mas agora nao esta dando nem 5km ja troquei velas cabos fiz limpeza de bicos mas nao adiantou as velas estao molhando de gasolina e no escapamento tb esta com cheiro muito forte de gasolina e fumacando muito fumaça branca .sera que pode ser junta do cabeçote ?? desde ja obrigado.

  85. rafael disse:

    pessoal, tenho um tempra 95 série ouro 16 v, o carro é a GNV, no gas ele anda uma belza, mas quando passo para a gasolina o carro varia muito a acelereção alternando entre 10 e 40 o tempo inteiro, dai nem ando na gasolina apenas no GNV, o que pode ser isto?

  86. leandro rubens disse:

    descobri que os freios traseiros do meu tempra 97 8v, nao estavao funcionando., com o teste descobri que dentro daquele pequena peça que “distribui o fluido” estava estragada. me falaram que se eu fazer numa ligaçao direta funciona bem, é verdade??.. vale!!

  87. marcelo disse:

    Tenho um tempra 2.0 16v 97, as vezes quando freio numa lombada ou esquina ele apaga, outras vezes quando piso na embreagem e troco de marcha ele fica em 2 mi rpm e vai baixando aos poucos, além de eu notar as vezes também um forte cheiro do catalizador.
    Já fiz tudo nele, limpeza de bico, velas, cabo velas, motor de passo, deixei a bateria desligada um dia todo, o que pode ser isso me ajudem, meu mecanico não ta conseguindo achar.
    Obs.: tá sem a valvula termostatica.

    • RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS disse:

      MARCELO TENHO UM TEMPRA 95 16V EU TINHA ESTE PROBLEMA NO MEU ACHAVA QUE ERA UMA COISA OU OUTRA ALGUNS MECANICOS FALAVAM UMA COISA OUTRO FALAVA OUTRA EU NAO ENTENDIA,MORRIA NA LENTA AO TIRAR DE QUALQUER MARCHA ELE MORRIA POREM O MOTOR NAO ESTAVA MUITO BOM O CABEÇOTE ESTAVA COM MUITO BARULHO O FAMOSO CRAK CRAK DO MOTOR DO TEMPRA FALAVAM QUE ERA SENSORES BICOS VELAS CABOS ETC:TROQUEI SONDAV,ELAS,LIMPEZA DE BICOS ATUADOR DE MARCHA LENTA E NADA ADIANTAVA DAVA ATE RAIVA.O PROBLEMA ACABOU QUANDO FIZ O MOTOR PORQUE ELE FUNDIU,QUANDO PEGUEI O CARRO JA SENTI DIFERENÇA,UMA VEZ O MECANICO PERGUNTOU SE ELE MORRIA NA LENTA EU DISSE QUE NAO PENSEI QUE NAO TINHA NADA A VER,POREM ESTE DIA EU FUI TIRAR UMA DUVIDA COM ELE SOBRE O CABEÇOTE AI ELE FEZ ESTA PERGUNTA.DEPOIS DO MOTOR FEITO SENTI A DIFERENÇA ELE NAO MORRIA MAIS,PASSADO 4 MESES TIVE QUE FAZER A PARTE DA INJEÇAO;O MECANICO TEVE QUE TROCAR TUDO SONDA LAMBDA,CABOS DE VELAS,LIMPEZA DE CORPO E BORBOLETA LIMPEZA DE BICO,FEZANALISE DE GASES ETC:ELE TAMBEM ME DISSE PARA MIM COLOCAR ALCOOL COM GASOLINA DESACREDITEI COLOQUEI 5LITROS DE ALCOOL E 5 LITROS DE GASOLINA,NAO ACREDITEI O CONSUMO DO CARRO BAIXOU MUITO O CARRO ESTA ANDANDO MUITO BEM NAO MORRE NAO FALHA NAO ACELERA SOZINHO CAIU MUITO O CONSUMO O PROBLEMA DE MORRER NA LENTA DESAPARECEU PARECE ATE CARRO NOVO DO ANO ACHEI UM BOM MECANICO,ESTES MOTORES SAO MUITO COMPLEXOS TEM QUE ESTA BEM REGULADO PARA NAO CONSUMIR MUITO O MEU FICOU PERFEITO.VAMOS TROCAR MENSAGENS VIA EMAILrodrigoo-PEREIRAVOZ@HOTMAIL.COM.BOA SORTE.

  88. jeferson maciel disse:

    tenho um tempra 99 8v.
    quando ligo ele pega mais logo em seguida morre depois não pega mais tem combustivel mesmo assim tenho que esperar um tempo para ligar.

  89. tiago disse:

    boa tarde, tenho um tempra turbo 95, coloquei a valvula de alivio para dar o expirro, mas ele fica apagando parece que não segura lenta, o que pode ser.

  90. claudinei dias xavier disse:

    ola boa tarde gostaria de saber ,tenho tempra 93/ 8valvulas ta bebendo muita gasolina.faz 4 na mara na cidade .e ta flltando o o sensor que medi a temperatura .e a tanpa do carburado eo filtro de ar esta meia aberta pode ser por isso.me ajunde por favor meu imail claudineixavier2009@hotmail.com obrigado

  91. icaro disse:

    boa noite eu tenho tempra acende no painel injeçao eletronica / ja troquei/ velas / filtro / valvula termosta / sonda lanbda /sensor rotaçao/ modulo / escapamento / frekisivo da snda ?:::::::::::: O CARRO CONTINUA FANHANDO QUANDO ACELERA DICA /////// POR FAVOR

    • leonaedo disse:

      ja troquei bico,velas,sonda lamina.sensor mapim,sensor dse temperatura,motor de passo,sensor de borboleta,catalisador e continua o problema o que mais pode ser ?

      mpra 95 8 v gasolina ,trabalhando mal,sujando velas de combustivel,cheiro de mistura rica forte.

  92. anderson disse:

    tirei a correia dentada do meu tempra ie 8v, e nao achei mais o ponto gostaria de achar sem tirar a roda fonica ja tentei de diversas maneiras

  93. anderson disse:

    tirei minha correia denta da do meu tempra ie 8v e nai consegui ahar mais me ajudepor favor, se tirar a roda fonica do lugar

  94. Jailson disse:

    Tenho um tempra 97 8v e recentemente fiz o motor dele, mas depois de fazer o motor o mesmo ficou muito acelerado, já troquei sensor de marcha lenta, sensor posição de borboleta, Sensor MAP, mas o carro ainda continua acelerado apos ligar a ventoinha ele fica normal.
    Quando ele está acelerado eu retiro a mangueira do sensor map ai ele ficar normal.
    Já levei em três mecânicos não conseguem resolver o problema, vcs poderiam me ajudar.

  95. Valter Sergio Marrega disse:

    Olá,tenho um tempra ouro 94 16v e ontem28/8 fiz uma pequena viagem proxima de casa,o carro foi e voltou bem,à noite precisei sair de novo e ele não pegou mais insisti na partida até arriar a bateria,no dia seguinte pela manhã ao dar uma olhada verifiquei que havia um cabo de sensor quebrado embaixo da bomba hidraulica,comprei um novo,troquei mas mesmo assim não quis pegar,então levei a bateria para dar uma carga e depois vou temtar novamente,seria este conector a razão do problema? se puder me ajude,muito obrigado.

  96. Reginaldo disse:

    Boa noite,

    Possuo um tempra ouro 94/95 16v e o que acontece é que ele sempre consumiu muito combustível, quando fiz o motor por completo e inclusive troquei bicos injetores e sonda lambda achei que resolveria o problema, mas não resolveu. O consumo dele está na casa de 5 a 5,5 km por litro. O que poderia ser? Um mecânico tentou passar o scanner no carro, mas o mesmo sempre dava erro. Se puderem me ajudar, agradeço muito!

    • RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS disse:

      REGINALO TENHO UM TEMPRA 95 16V SEMPRE CONSUMIU ALTO EU ACHAVA AINDA MAIS SOBRE OS COMENTARIOS QUE FAZEM DE TEMPRA. DEPOIS DE DOIS ANOS DE USO TIVE QUE FAZER TODO O MOTOR AO USAR O CARRO PERCEBI QUE JA ESTAVA CONSUMINDO MENOS;DEPOIS DE QUATRO MESES DE USO PRECISEI FAER A INJEÇAO COMPLETA,O MECANICO DISSE QUE ESTAVAVA CONSUMINDO MUITO ELE TROCOU A SONDA LAMBDA,CABOS DE VELAS, FEZ LIMPEA DE BICOS E DESCARBONIZAÇAO DOS MESMOS;FEZLIMPEZA DE CORPO DE BORBOLETA,FEZ ANALISE DE GASES REGULOU MUITO BEM,ELE ME DISSE PARA MIM USAR ALCOOL COM A GASOLINA NAO CONFIEI MUITO POIS NUNCA COLOQUEI ALCOOL NO MEU CARRO,ARRISQUEI COLOQUEI 5 LITROS DE ALCOOL E 5 DE GASOLINA PARA FAZERA INSPEÇAO,NAO ACREITEI O CARRO ANDOU BEM NAO FALHOU NAO MORREU O CONSUMO CAIU MUITO QUE NAO ACRETIO A LUZ DA RESERVA ANTES SO VIVIA ACESA AGORA COM20 REAIS ANDO MUITO DA PARA RODAR BASTANTE EM MARCHA LENTA NAO MORRE NAO FALHA NAO ACELERA SOZINHO O BARULHO DO MOTOR MUITO SUAVE NEM ACREDITO AINDA QUE MEU TEMPRA ESTA BOM ,BEM REGULADO. ACHEI UM BOM MECANICO OLHA QUE FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ARRUMEI COM ELE. VAMOS TROCAR IDEIAS SOBRE O TEMPRA MANDE MENSAGENS PARA O MEU EMAILrodrigoo_pereiravoz@hotmail.com BOA SORTE.

  97. Eduardo disse:

    Olá, meus amigos.Tenho um tempra, hlx 2.0 16 valvulas ano 97; minha bateria zerou tirei para dar uma carga, quando tentei recolocala o alarme de fabrica dispara e não consigo desliga-lo.Alguém sabe o procedimento para RESSETAR O SISTEMA.VALEU

  98. Gilberto disse:

    tenho um tempra 96 2.0 16v e as vezes o conta giros para de funcionar mas volta sem mexer em nada ,gostaria de saber se prejudica o funcionamento do carro ,pois eu nao notei diferença quando acontece isso.o q poderia ser , mal contato,nao sei ,aguem podia me dizer se ele é ligado no alternador ,no modulo ou nas bobinas,obrigado.

  99. andré reis disse:

    bom dia meu templa 93 2.0 esta falhando eu acelero e esta parecendo um trator piso na embreagem e o carro morre tenho que ficar acelerando o carro quando paro tbm se não ele morre o que poderia ser ?e para pegar tbm de manha é dificil poderiam me ajudar obrigado. andré reis são bernardo do campo

    • CIDINEI PEREIRA DOS SANTOS disse:

      eu tinha o mesmo problema comprei um carburador recondicionado troquei e agora e so alegria meu temprao esta roncando igual a um leao economico meus problemas acabaram e eu nao passo mais raiva estou de bem com a vida e com o meu temprao abraços CIDINEI

  100. marcelo colina disse:

    tenho 1 tempra 93 2.0 16 v o sensor de temperatura do ar esta desligado e ele funciona bem mas a luz do painel fica sempre acesa quando ligo o sensor o motor funciona irregularmente e a luz do painel se apaga o que pode estar acontecendo

  101. marcos santana disse:

    tenho um tempra ano 95 ,8 v 2.0 ,fui pega-lo de tarde e dei a partida e estava sem bateria ,fiz uma transferencia de carga ,e voltou a funcionar bem ,mais porem acelerado ,qdo tiro o pe da embreagem ,ele acelera e so volta ao normal qdo esta andando normal ,oq deve ser ,e o q devo fazer para q lenta volte ao normal ,? obrigado se eu obtiver resposta , so peço a resposta antes de eu consultar algum mecanico daqui onde moro .

  102. antonio disse:

    tenho um tempra 16v 95 ,apos trocar disco e pastilha traseira ñ resolveu o problema do freio de mão (que é muito fraco, ñ consegue segurar o carro) cabo e alavanca perfeitos, ele aciona mas ñ segura.grato

  103. anderson disse:

    tenho um tempra 2.0 16v ano 93/94, preciso trocar a bomba de ignição dele e gostaria de saber se a bomba de outro ano que não seja o dele, irá servir.

  104. paulo disse:

    ola, tenho um tempra 2.0, 8v ,ie 1996 nao consigo fazer dar lenta ja troquei sensor lenta e borboleta ja fiz modulo e nao resolvel, ou fica acelerado em 2000 rpm ou apaga ja levei em varios mecanicos e nenhum consiguio resolver. o que pode ser esse problema. obrigado.

  105. paulo disse:

    ola tenho um tempra1996 2.0 8v ie toda vez vio o volante escapa a marcha que esta engatada o que pode ser isso. obrigado

    • Edinei disse:

      Amigo olha as bases do teu motor devem esta ruim, lembre de uma que esta na parte de baixo da caixa para a carroceria ela tem um parafuso central espero tem ajudado boa sorte.

  106. daniel disse:

    tenho um tempra 16v então ele falha quando eu engato uma segunda e aselero ele falha e depois em alta ele vai bem é só quando troco de marcha,,oque pode ser nesse caso oque tenho de faser,, já troquei vela cabo e lipei os bico troquei filtro de ar tá a mesma coisa,….att

  107. Antonio Ferreira disse:

    Prezados colegas, tenho um tempra sw slx ano 95 16v completo e não consigo achar o ROTOR E TAMPA DO DISTRIBUIDOR, alguem pode me ajudar a resolver onde posso encontrar ou simétricos.
    grato

    Antonio Ferreira
    (98)8742-8968

  108. alessandro disse:

    gostaria de saber onde fica o sensor de pressao do ar tempra 16v 2.0 ano 95 serie ouro se puder me mandar alguma foto, obrigado.

  109. Gilberto disse:

    levei meu tempra hlx 2.0 16v ano 96 em um mecanico para resolver um problema na injeçao e ele me devolveu sem as reles do ar condicionado e agora nao sei qual sao as reles q tenho q comprar ( o ar é com painel de controle digital ).alguem sabe me dizer o n° dessas reles e quais sao elas.obrigado.

  110. Marcos Roberto disse:

    Boa tarde, tenho um Tempra 95 com painel digital, entretanto, as luzes indicativas (portas abertas, porta-malas, stop, check de motor… entre outras) que ficam do lado direito do painel, as luzes vermelhas… estas estão sempre acesas, não sei o que pode ser, pois o carro anda normalmente. Agradeço ajuda se souber.
    Muito obrigado.

  111. Marcos Roberto disse:

    Boa tarde, tenho um Tempra 95 com painel digital, entretanto, as luzes indicativas (portas abertas, porta-malas, stop, check de motor… entre outras) que ficam do lado direito do painel, as luzes vermelhas… estas estão sempre acesas, não sei o que pode ser, pois o carro anda normalmente. Agradeço ajuda se souber.
    Muito obrigado.

  112. Edinei disse:

    Ola tenho uma tempa sw 97 8V, meu carro esta com o funcionamento irregular na partida
    ele pega normal mais fica muito acelerado durante um tempo depois cai e da uma lenta normal e em seguida volta a subir vlw abraço.

    • RODRIGO disse:

      OLA EDNEI! TENHO UM FIAT TEMPRA 95 E TINHA ESTE MESMO PROBLEMA;COM MUITO CUSTO CONSEGUI RESOLVER,VC PRECISA VERIFICAR OS SEGUINTES ITENS;VELAS,CABOS DE VELAS,SONDA LAMBDA,ATUADOR DE MARCHA LENTA,SENSOR DE POSIÇAO DE BORBOLETA,LIMPEZA E DESCARBONIZAÇAO DOS BICOS E CORPO DE BORBOLETA E OUTRA COISA TEM QUE COLOCAR A INJEÇAO NO PONTO COM UM APARELHO QUE NAO SEI BEM O NOME NAO E ESCANER, E UM APARELHO PRORRIO QUE SERVE PARA DEIXAR O CARRO NO PONTO CERTO,PORQUE AS VEZES TROCAMOS MUITAS DESTAS COISAS QUE TE FALEI E NAO RESOLVE NADA SEM COLOCAR A INJEÇAO NO PONTO,OMEU TIVE MUITA DOR DE CABEÇA MAS ACHEI UM BOM MECANICO QUE DEIXOU BEM REGULADO E OUTRA; GASOLINA SO DE BOA PROCEDENCIA E QUALIDADE E TANQUE SO DA METADE PARA CIMA,ANDAR NA RESERVA CAUSA MUITOS DANOS E A SUJEIRA DO TANQUE VAI PARAR NOS BICOS LEVANDO TUDO OQUE E SUJEIRA.O MEU EU TENHO CUIDADO MUITO E NAO ME DEU MAIS DOR DE CABEÇA.BLZ!ABRAÇOS.QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAILrodrigoo_pereiravoz@hotemail.comESPERO TER TE AJUDADO.

  113. wualison disse:

    já notaram que 90% dos problemascitados são de ocilação na rotação do motor na lenta, rotação aumenta sozinha 2000, vai abaixando lentamente sozinha, se for parar num semaforo tomar cuidado para não morrer devido a baixa rotação do motor. Ja gastei muito dinheiro e tive muita dor de cabeça. Os mecanicos não descobrem, o raster não acusa nada. Me ajudem não sei mais o que fazer. Será que vou ter de vender o carro………..

  114. ORION disse:

    Tenho um Tempra 8v 2.0, se eu deixar o carro parado durante dois dias, ele descarrega a bateria. Já foi tirado para teste o relê da trava elétrica, o relê do desembasador, desligou o broqueador e o alarme e continua descarregando a bateria. Inclusive cheguei a trocar a bateria. Por favor me ajudem, ja passei em quatro eletricistas e ninguem acha o defeito. Meu obrigado.

    • RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS disse:

      ORION ESTE PROBLEMA EU TIVE NO MEU,QUANDO COMPREI LOGO NO TERCEIRO DIA FUI LIGAR DE MANHA E NADA SIMPLISMENTE ESTAVA COMEÇANDO UM GRANDE PESADELO LEVEI NA AGENCIA AONDE EU COMPREI O VENDEDOR TROCOU A BATERIA POR SINAL DE PESSIMA QUALIDADE,O PROBLEMA CONTINUOU FUI LA TROQUEI DE NOVO E CONTINUOU ,NAO AQUENTAVA MAIS ISTO ERA UMA TORMENTA POIS TODAS AS VEZES QUE EU IA LIGAR O CARRO JA TINHA ATE MEDO ME SENTIA MAL A VIRAR A CHAVE PARA DAR PARTIDA E NAO TINHA CARGA A BATERIA TINHA QUE RECORRER A OUTRAS PESSOAS PARA FAZER CARGAS NAO AGUENTAVA MAIS.FUI A VARIOS ELETRICISTAS DE AUTOS FAZIAM OS TESTES E NADA ACUSAVA E A TORMENTA CONTINUAVA VARIAS VEZES DEIXEI DE USAR O CARRO PORQUE IA LIGAR E NADA,UM DIA LEVEI A OUTRO ELETRICO DEIXEI ATE LA E UM DIA PARA O OUTRO PARA FAZER OS TESTES E O CARA ME DISSE QUE NAO TINHA NADA ROUBANDO CARGA ESTAVA ATE ALTA A VOLTAGEM QUE DA NO TESTE O CARRO ATEDEU PARTIDA E PEGOU NA HORA LA NA OFICINA PARECIA ATE QUE ELE FAZIA ALGUMA PIRRAÇA PARA ME AFRONTAR, TIVE QUE DEIXAR O CABO DESLIGADO A NOITE PARA TER CARGA DE MANHA; OS ELETRICISTAS DIZIAM QUE NAO ERA O ALTERNADOR ESTAVA CARREGANO BEM EU NAO ENTENDIA,UM DIA TIVE QUE COMPRAR UMA BATERIA MOURA DE 75;6 SO PARA VER SE ERA A AMPERAGEM E DOIS DIAS DEPOIS QUANDO SAI DE MANHA DO SERVIÇO POIS TRABALHAVA A NOITE PARA A MINHA SURPRESA CADE A CARGA? PAGUEI CARO NA BATERIA,NAO ACREDITEI NAO AGUENTAVA MAIS ESTE PESADELO ,CONTINUAVA A FAZER OS TESTES E NADA ESTAVA ROUBANDO A CARGA DA BATERIA A SORTE QUE EU DEIXEI A BATERIA QUE TROQUEI DE ESTEPE PARA DAR CARGA QUANDO ISTO ACONTECESE, QUE RAIVA CHEGARAM A ME DIZER QUE PODERIA SER ALGUM RELE QUE FICAVA LIGADO AO DESLIGAR O CONTATO NAO ENTENDIA,CHEGUEI A MANDAR DESLIGAR O SOM ACHANDO QUE ERA O SOM,NAO ERA;PASSOU O TEMPO UM DIA FUI AO BRAS NA VOLTA QUANDO FUI GUARDAR O CARRO OS VIDROS NAO BAIXARAM O PAINEL VELOCIMETRO TODOS NAO FUNCIONARAM O COMPUTADOR DE BORDO APAGOU DEU UMA PANE,LEVEI NO ELETRICISTA ELE OLHOU OS FUSIVEIS NAO ERA;DEIXEI O CARRO ELE OLHOU ERA UM CURTO BEM GRANDE ATRAS DO PAINEL EU ACHO QUE A CARGA DA BATERIA SE DESGOTAVA DELE ERA ALGUMA COISA ANTIGA QUE VINHA DALI ELE CONSERTOU PEGUEI O CARRO DEIXEI A BATERIA LIGADA PASSOU O 1,2,3,4,5,6,7,8,9 DIA E QUANO DAVA PARTIDA DE MANHA LIGAVA NA PRIMEIRA COM BOA RESPOSTA NAO ACREDITEI EU ACHO QUE O PROBLEMA VINHA DALI ,SE MANIFESTOU DE UMA PANE E ELE ARRUMOU SEM SABER QUE TINHA CONSERTADO UM PROBLEMA QUE ME ATORMENTAVA MUITO ,PARECE COM O SEU PROBLEMA, HOJE PASSOU SE UM ANO MEU TEMPRA FICA COM A BATERIA ATIVA DIRETO LIGADA,TENHO SOM COM LUZ ANTI FURTO CONSOME CARGA,TENHO ALARME FICA ATIVO USO O SOM COM O MOTOR PARADO E NAO DESCARREGA DE JEITO NENHUM FICA ATE DE TRES A CINCO DIAS SEM EU DAR A PARTIDA E QUANDO EU COLOCO PARA FUNCIONAR DEPOIS DESTE PERIODO ELE PEGA COM BOA RESPOSTA COM MUITA CARGA NA MOURA VAMOS TROCAR IDEIAS MANDE MENSAGENS PARA O MEU EMAILrodrigoo_pereiravozhotmail.com,VAMOS FALAR DO NOSSOS TEMPRA BOA SORTE.

  115. andre disse:

    amigo queria saber como tirar aquela peca q vai no comutador da partida. obrigado.

  116. andre disse:

    amigo queria saber como tirar aquela peca q vai no comutador da partida..e o nome daquela peca e+- o valor meu tempra é 95.obrigado

  117. vanessa disse:

    tenho uma tempra 97, esta com alguns problemas,mas o pior e que agora a marcha não ,para passar a marcha,tenho que desligar o carro passar a marcha e ligar, gostaria de saber o que pode ser , tenho que trocar peça.

  118. vanessa disse:

    e uma fiat tempra sx 16vano 97 -a marcha não passa, para passar tenho que desligar o carro para passar e ligar denovo, antes ela passava agora so passa assim o que pode ser este problema,tenho que trocar a peça, qual o nome da peça.

  119. jonas disse:

    boa noite comprei um tempra 94 / 95 injecao eletronica carro ta fazendo 2 km com um litro o que pode ser feito??? grato …

  120. CIDINEI PEREIRA DOS SANTOS disse:

    Observando varios comentarios de carros principalmente dos tempras pois tem algumas peças que as pessoas nao dao tanta atençao para elas e custam barato cerca de qurenta reais so que esqueçem que a vida util de uma vela e de 10,000 mil kilometros para serem trocadas algumas duram muito tempo mais a garantia delas sao para deiz mil km e as velas do motor sao peças vitais para um bom funcionamento dos motores pois e dai que faz a queima do combustivel injetado no motor e cada uma das velas faz a faisca que aciona o pistao e notando tem muitos carros com o motor fraco ou funcionado 3 pistoes as vezes os problemas estao so nas velas e dai o carro esta fraco ou afogando direto e o gasto com as velas e minimo so se deve prestar atençao que cada tipo de conbustivel tem a sua vela propria a vela do carro a alcool nao e a mesma do carro a gasolina uma vela danificada compromete o funcionamento e o desenvolvimento do veiculo espero que esta informaçao ajude as pessoas a terem seus temproes andando bem

  121. carolinaducatbastos disse:

    tenho 1tempra turbo cando eu pizo para lenvamtar avelocidade ele nao vai so vai depois de alguns segundoa oque sera.

  122. Marcio disse:

    Alguém poderia me dar uma dica? tenho um tipo 2.0 8V, quando ligo o carro fica acelerando sozinho entre 1500rpm e 2200, variando, está bebendo muito e as vezes sem força, o que pode ser?
    aguardo respostas.

  123. marcus disse:

    tenho um tempra 98, e o mesmo esta queimando a bobina de igniçao, p/ resolver o p´roblema foi instalado uma resistencia na linha de alimentaçao da mesma, porem acho que o veiculo ficou fraco, pergunto interfere no funcionamento? e o porque queima so de uma pois a uc fornece a mesma voltagem p/ as duas.

  124. Gilson cleber disse:

    BOM DIA , EU TENHO UM PALIO MODELO 2003/2004 E O MOTOR DELE ESQUENTOU E A VENTOINHA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO E ÁGUA DO RADIADOR FEVER. PODERIA ME ORIENTAR? QUAL SERIA A CAUSA PROVAVÉL E A SOLUÇÃO?

  125. Rafael Stevam disse:

    olá eu tenho um tempra 2.0 16v ouro,mais eu troquei a bobina do lado de baixo tem pouo tempo,o painei acende quando quer,a luz da ingeção no painel está acesa,e ele tah bebendo muito no computador de bordo dele fala que a media que ela tah fazendo é 8.5,eu troquei a mangeuira de ar mais a magueira do respiro de oleo está quebrada.me de dicas aí… grato…

  126. Rafael Stevam disse:

    a media que mostra no computador de borbo,é realmente o que ele está fazendo???? o meu tah marcando 8.5 mais o ex dono dele garantiu que ele faz 10 tranquilo na cidade.

    • RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS disse:

      RAFAEL PELO OQUE VC ESTA DIZENDO, EOQUE EU POSSO TE RESPONDER E O SEGUINTE:A LUZ DE INJEÇAO ACENDE INDICANDO FALHA NO SISTEMA DE INJEÇAO, NO ENTANTOVC PRECISA VERIFICAR OS SEGUINTES COMPONENTES: SONDA LANBDA SE NAO ESTA ENTERRADA, OS SENSORES POSIÇAO DE BORBOLETA, ATUADOR DE MARCHA LENTA,SENSOR DE BOMBA DE AGUA,LIMPEZA DE BICOS INJETORES E CORPO DE BORBOLETA.ENFIM E MUITO COMPLEXO ESTE MOTOR TIVE MUITOS PROBLEMAS COM O MEU,ESTE MESMO,UMA VEZ ESTA LUZ FICOU MUITO TEMPO ACESA NAO PREJUDICOU O FUNCIONAMENTO DO CARRO MAIS UM DIA LEVEI PARA O MECANICO OLHAR ALGUNS DISSERAO QUE TINHA QUE FAZER TODO O MOTOR,MAIS LEVEI EM OUTRO MECANICO E ELE ESCANIOU NO COMPUTADOR E ACUSOU SENSOR DA TEMPERATURA DA AGUA ELE COLOCOU NO LUGAR E A LUZ APAGOU,O MEU CARRO E 16V OURO 95,NO COMEÇO DE JANEIRO TIVE QUE FAZER TODA INJEÇAO ESTAVA CONSUMINDO MUITO COMBUSTIVEL,TROQUEI A SONDA; TEVE QUE FAZER LIMPEZA DE BICO E CORPO DA BORBOLETA,TROCOU O CABO DAS VELAS,RECOLOU O CONSUMO DE COMBUSTIVEL E FI TAMBEM ANALISE DE GASES FICOU TUDO REGULADO E O CARRO ESTA OUTRO O CONSUMO CAIU QUE ME SURPREENDEU O MECQANICO FALOU PRA MIM USAR ALCOOL COM GASOLINA A MESMA PROPORÇAO,FIQUEI COM MEDO MAS ABASTECI 5LITROS DE GAS E 5 DE ALCOOL,OCARRO ANDOU MUITO BEM NAO DEU DIFERENÇA ALGUMA O CONSUMO CAIU BASTANTE NAO FALHOU NEM NADA O CARRO ESTA 10,TIVE QUE GASTAR 600REAIS MAIS COMPENSOU,ESTE CARRO REQUUER MUITO CUIDADO NISTO, NAO E UM CARRINHO GOL ,CORSA,PALIO,ETC:ESCREVA PARA O MEU EMAIL:rodrigoo_pereiravoz@hotmail.com,VAMOS TROCAR ALGUMAS COISAS QUE ACONTECE COM O TEMPRA?BOA SORTE.

      • Rafael Stevam disse:

        olá rodrigo,tudo bem? sou eu de novo… olha eu levei num mecanico para ele ver essas coisas que vc me falou quando ele deu uma olhada tinha um cabo solto perdo da bobina,e eloe colocou e a luz acendeu… mais ainda estou notando que ele tah bebendo um pouco… como eu tinha te falado o computador de bordo dele marca por media 8,5 por litro.é exata essa soma do computador???e outra quando eu acelero um pouco mais ele está cortando… isso pode ser cilindo sem funcionar?? quando eu acelero ele faz um barulho de uma coisa solta acima da correia… da quele lado tipo um teque teque teque… tenho medo de levar em qualquer oficina pq os caras pode querer me engabelar… vc pode me ajudar pra mim ter mais ou menos uma noção do que est´[a acontecendo… todo mundo fala que esse carro é problematico,mais eu me apaixonei por ele e estou cuidando muito dele naum quero vender por agora… estou muito satisfeito…o motor dele rodrigo foi feito a primeira vez tem pouco tempo… ele era de um velho… o carro tah inteiro…mais tipo eu andei dando und coros nele e agora ele tah aontecendo isso… cortando quando eu acelero mesmo…. ou eu te add no meu msn blz mandei o convite aceitala blz… abraço…

  127. alberto disse:

    ola, tenho um tempra 97sx nunca me deu problema, porem a 6 meses ele começou a parar de funcionar o ventilador do ar, limpador, seta e vidros todos ao mesmo tempo. no inicio eu puxava a alavanca do farol alto ele voltava afuncionar tudo e qdo soltava parava tudo novamente. No mes passado meu outro carro precisou ficar na oficina por 2 dias e tive q usar o tempra. para nao ficar no escuro puxei energia do farol de milha que e o unico q funciona e coloquei no farol. e para minha surpresa qdo ligo o farol de milha tudo q nao estava funcionando volta a funcionar. ar, vidros, limpador, setas e farol. o q será q esta acontecendo. Me ajude. ja troquei comutador e nao resolveu

  128. Hélio disse:

    Olá Amigos, boa tarde.

    Tenho um tempra hlx 97 com 73.000kms, é meu desde novo. Procuro tratá-lo muito bem
    Estou c/ um probleminha no ar condicionado: o compressor deixa de funcionar e depois
    demora p/ voltar a funcionar. Já testei todos os relês e fusíveis ok!. Esse modêlo tem filtro
    de cabine?
    Abraços.
    Hélio.

  129. valmirio disse:

    eu tenho um tempra 95 8 v ao subir morro ele fica fraco e morre alguém sabe oq pode ser..?

    • Mauricio Queiros disse:

      Boa noite Valmiro, bem as possibilidas podem ser varias, fica meio complicado dar uma ideia, mas seria muito bom verificar o basico no carro, como pressão e vazão de bomba de combustivel, mangueira de sensor map parcialmente quebrada assim o ato de vc forçar o motor o proprio balanço dos coxins poderiam deixar a mangueira do map, caso parcilamente quebrada dar este defeito, verificar sensor de borboleta, pois pelo que entendi vc da plena carga no pedal e não vai e se der meio pedal responde melhor, e outro detalhe bem interessante em FIAT de modo geral é sonda lambda, no mais saindo da parte eletronica que não fica so no que citei, teria a parte mecânica, como queima de óleo, neste caso problemas de aneis e cabeçote onde se tem um perda de potencia natural com estes sintomas, espero ter ajudado com algo, de qualquer maneira estou a disposição (11) 8840-5157

  130. RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS disse:

    OLA TENHO UM FIAT TEMPRA 95 OURO 16V TIVE PROBLEMA COM UMA DAS VENTOINHAS UMA DELAS PAROU DE FUNCIONAR TIVE QUE COMPRAR OUTRA DEPOIS LEVEI O CARRO NO AUTO ELETRICO E ELE OLHOU TUDO OQUE PODERIA ESTA CAUSANDO O DEFEITO. ELE FALOU QUE ERA A CENTRAL DE COMANDO DO ELETROVENTILADOR AR CONDICIONADO NAO ESTAVA PASSANDO CORRENTE POARA UM DOS RELES .FIZ O TESTE COM OUTRA CAIXA DE COMANDO NAO ERA,DESMONTEI O CORPO INTEIRO TROQUEI A VENTOINHA QUE COMPREI,FI O TESTE E QUANDO O SISTEMA DE REFRIGERAÇAO ENTROU EM ACIONAMENTO PARA MINHA SURPRESA FUNCIONOU; SO QUE NO OUTRO DIA FUI TESTAR DE NOVO E NAO FUNCIONOU MAIS,OLHEI OS FIOS QUE ALIMENTAO ELA E NAO NFUNCIONOU;OQUE SERA QUE PODE SER?

  131. joister disse:

    amigo tenho um tempra stile 95 preciso dos sincronizados da 1 e 2 onde posso encontrar?a turbina aceita valvula de alivio? posso chipar ele sem trocar o combustivel pra alcool?
    fica melhor?
    obrigado

  132. Nerivagno disse:

    Eu tenho um temra 2.0 16v ano 1994,o problema é que ele cortou a corrente das velas e da bomba de gasolina,alguém tem alguma ideia do que possa ser????há desde já verifiquei todos os fusíveis ,sentralina reles.

  133. claudio felipe disse:

    tenho um tempra sx 97 quando ando com ele percebo que ele esta fraco alguem pode me ajudar o que pode ser muito obrigado.

    • RODRIGO disse:

      OLA CLAUDIO! PELA A SUA PERGUNTA JA DA PARA TER IDEIA!VC PRECISA VERIFICAR TODOS OS COMPONENTES QUE ENVOLVEM A INJEÇAO ELETRONICA PRINCIPALMENTE A SONDA LAMBDA,LIMPEZA DOS BICOS ESTAO OK? CABOS E VELAS; SENSOR DE POSIÇAO DA BORBOLETA ATUADOR DA MARCHA LENTA, FILTRO DO COMBUSTIVEL,LIMPEZA DO CORPO DA BORBOLLETA ,PONTO DA INJEÇAO ESTA CERTA? ESTES MOTORES SAO BEM COMPLEXOS TEM QUE ESTAR TUDO REGULADO PARA TRABALHAR BEM, E TEMPRA NAO ACEITA E NEM AGUENTA GAMBIARRAS TEM QUE ESTA TUDO OK O MEU E 95 OURO JA TIVE ESTES PROBLEMAS MAS AGORA ESTA TUDO PERFEITAMENTE BEM GASTEI BASTANTE MAIS AGORA ESTA OK!BELEZA VERIFIQUE ISTO BLZ!QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO PELO MEU EMAILrodrigoo_pereira voz@hotemail.com.

  134. antonio disse:

    gostaria de saber se o tempra 16v 94/95 tem pre filtro de combustivel e como troca-lo ou desentupi-lo…o carro morre por falta de combustivel , detalhe achei que era a bomba pois roncava, mas apos trocar bomba e filtro a bomba continua roncando e falta combustivel…me falaram que o pre filtro estava entupido, mas tirei a bioa e ñ vi pre filtro nenhum, vi somente um cano ligada a uma peça (parece um chafariz) e é fixo dentro do tanque…como desentupir…grato

  135. Francisco Cesar disse:

    Tenho um tempra 97 2.0 16v central g7 2abf, no gás funciona bem, na gasolina ele solta uma fumaça preta. obs: já foi trocada a sonda lambida, tem alguma dica? Obrigado

  136. Luciano disse:

    Olá amigo, só gostaria de saber o seguinte: ao trocar a bomba de combustivel do tempra, é necessário ergular ela?

  137. Jacques disse:

    Boa tarde, Tenho um tempra sw 97 8V. essa semana fui em uma oficina e trocaram a bomba de água, correia e esticador. só que percebi um consumo maior de combustivel e meu carro pede a 5ª á 80 KM e em uma decida de 5ª marcha ele fica segurando como se eu estivesse de 4ª marcha, não sei oque fazer e nem como reclamar. você tem alguma ideia do que pode ser esse problema?

  138. marcos zampieri disse:

    boa noite.
    Tenho um tempra turbo 94/95 e o problema é o seguinte. quabdo faço retomada com o motor entre 1.000 e 2.000 rpm o motor vai morrendo, se eu tirar o pe do acelerador e deixar na marcha lenta, o motor continua funcionando, mas se eu apertar o acelerador com o carro ainda engatado ele morre.
    quando eu começo a acelerar ele em terceira, quarta ou quinta marcha, quando a turbina enche entre 3.000 e 5.000 o motor co’meça a falhar, morre, acelera, morre, acelera, se eu alivio o pé do acelerador ele para de falhar mas a velicidade nao aumenta.
    O que faço com esses doi problemas??? me ajudem.. meu msn korkoran_10000@hotmail.com
    Aguardo resposta.
    obrigado.

  139. marcos zampieri disse:

    desculpem, mas meu mas meu e-mail correto é. korkoran_1000@hotmail.com

  140. marcos disse:

    bom dia alguem pode me ajudar meu carro tempra 95 8v ie foi trocado tudo sensor marcha atuador mas de vez em quando ele fica acelerador como no gnv e gasolina vou regulo redutor de gnv ele volta normal mas quando mudo para gasolina fica acelerado mas depois de um tempo desligado fica normal o que poderia ser grato

  141. joãosilva disse:

    Ola…tenhoum tempra 9516v ouro,a luz de injeçao pisca quando ligo a chave
    mas não acende.dai não pega,passamos oa parelho diz…falha no bloco. vae…e sensor camma
    onde fica isso…me ajudem.obrigado.

    • RODRIGO disse:

      JOAO O MEU TEMPRA E 16V ANO 95 PELO OQUE EU SE A LUZ DE INJEÇAO NAO PISCA ELA SE ACENDE NA HORA EM QUE SE DA A PARTIDA E SE APAGA TAO LOGO O MOTOR ENTRE EM FUNCIONAMENTO,SEU ACENDIMENTO ESPÓRADICO SIGNIFICA ALGUMA ANOMALIA NO SISTEMA DE INJEÇAO COMO POR EXEMPLO SENSORES, E QUE ESTE MOTOR TEM MUITO!ELE E MUITO COMPLEXO,JA TIVE PROBLEMAS COM ESTA LUZ DE INJEÇAO MAIS ESTES SENSORES QUE VC DISSE NUNCA OUVIR FALAR.SO UM BOM MECANICO PODERA RESOLVER ESTE PROBLEMA.QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO NO MEU EMAILrodrigoo_pereiravoz@hotemail.com.ABRAÇOS RODRIGO

  142. EU TENHO UM TEMPRA ELE ESTAVA COM UM MODOLO CHIPADO PARA AOOLCOM SO QUE EUEU TROQUEI E ELE ESTA ORIGINAL AGORA MAIS ELE ESTA CONSUMINO MUITO ESTA FAZENDO 2.5 POR KILOMETRO
    VCS PODE ME AJUDAR ELE E 95 2.0 8V

  143. jose carlos disse:

    tenho um marea 99 2.0 ja tem 2 anos apos um ano que ele estava comigo começou a ferver ja troquei radiadou jatroquei cebolao ja troquei reservatorio de agua e continua a ferver ele nao tem a valvula termostatica ja veio sem descobri tem pouco tempo alguem tem uma dica de como eu resolvo isso eu resentimente tive que retificar o cabeçote troquei tudo e continua a ferver ultimamente estou exprimentando um cebolao de gol com menos graus mais mesmo assim ele ferve ja arrumei a resistencia do ar que fica perto do radiador ele esta agora com a ventuinha girando mais menos eu desliguei o giro forte porque estou com o cebolao de 2 pinos tirei o cebolao de 3 pinos alguem pode me ajudar a resolver isso obrigado ok

  144. Rinaldo Cesar Fracchia disse:

    Olá amigos,tenho um tempra 95/95 i.e 8v e agora deu para marrer quando desacelero para parar em semáforo, lombadas,fazer conversões em ruas ,etc.Quando para em semáforo tenho que segurar na aceleração senão a rotação cai e o carro apaga,quando vou fazer conversões ao reduzir a marcha a rotação cai bruscamente e é preciso segurar na aceleração para não morrer.êle estava ótimo e de repente desestabilizou.O que faço?

  145. Nerivaldo disse:

    GOSTARIA DE SABER PORQUE QUE O TEMPRA 93 SO ACENDE LANTERNA E FAROL ALTO A LAMPADA E FUSIVEIS ESTAO OK????

  146. josue disse:

    ola tenho um tempra 97 2.0 16v quando esta com o motor frio a lenta fica normal mas quando esqueta a lenta fica osilando e as vezes o motor apaga ja troquei a sonda motor passo velas cabo de velas bubinas e naum adiantou

  147. Cicero Ramos disse:

    Meu mecanico disse que posso usar a bomba dagua no tempra 8v no meu tempra turbo stile,Mas em lojas e sites as bombas sao diferentes e ele disse que é apenas questao de instalar corretamente.
    Procede isso???

  148. josué disse:

    ola amigo tenho templa 93 aluz do bico acesa ele ta bom
    ms quando apaga fica ruim começa dar socos e perde forçaquando ta chovendo nem
    acende fica muito ruim pra andar meda 1 dica porfavor obrigado

  149. Éber disse:

    Olá bom dia, tenho um Tempra 98/99, 8 válvulas e de uns tempos pra cá o ponteiro que marca a temperatura do motor começou a pular, batendo pra lá e pra cá, você pode me dizer se isso eu mesmo posso consertar? Gostaria também de instalar computador de bordo no meu carro, esse serviço pode ser feito por um eletrecista? Obrigado pela sua ajuda.

  150. ronnie disse:

    boa noite quantos km e bon troca a coreia dentado tenpra ano 95 muito obrigado e qual e a coreia recomendada porque ten muita coreia paralela que os vendedor fala que e original qual e a marca certa

  151. Olá gostaria de saber, qual o bico certo que devo usr no meu tempra 95 8 válvulas mono ponto…..

  152. Tenho um tempra 95 8 v ie minha unica dor de cabeça e o vazamento de oleo de motor q apareceu recentemente ja troquei o carter e o problema continua se alguem tiver uma dica me manda por favor.

  153. Tenho um tempra 95 8 v ie minha unica dor de cabeça e o vazamento de oleo de motor q apareceu recentemente ja troquei o carter e o problema continua se alguem tiver uma dica me manda por favor.

    • leandro honorato disse:

      ola amigo ja tive este problema !!! o defeito era o ante chama que ficava na mangueira !!! fica escomdido se ele tiver imtupido nao vai adiantar vc tirar os vazamentos !! eles sepre volta !!

  154. Aqui vai uma dica tempra falhando ao fazer uma curva acentuada ou a uma freada brusca pode ser a bomba de combustivel a mesma nao mostra sintomas antes de parar de funcionar. um abraço a todos tempreiros vanio guarulhos SP

  155. Tempra carrao o mal e a manutençao REGULADOR de sapata traseira uma peça de mais ou menos 16 ctm custa em media R$130,00 original e foda mas o carro e d+ e ou nao e?

  156. TEMPRA ñ é pra quem quer, é pra quem pode o carro é uma revolução dos anos 90,quando eu tinha 15 anos,era louco por um tempra,+ou- quando ele foi lancado HOJE tenho um 95 2.0 8 v carrrão mas apesar de velhino um carro de manutenção cara. E AI?

  157. Cleber Fabiano disse:

    Olá , bom dia tenho um tempra 16v ano 1993 e foi feito uma converção de gasolina pra etanol que apresenta o seguinte defeito ele pega com dificuldade e quando esquenta ele não pega de jeito nenhum só se der um tranco pega mas assim que se toca no acelerador apaga e não pega mais se puderem me ajudar serei muito agradecido abraço.!

  158. jadson disse:

    tenho um tempra 98 ouro em otimo estado so tenho um problema a 2 macha fica escabulino oq pode ser.

  159. Adriano Braga disse:

    tenho tempra 98 16v com gnv, bem, meu carro anda muito tem uma ótima aceleração e o final é ótimo, mas o consumo dele esta alto por volta de 7.5 a 8.0 sem pisar muito, mas o que me encomoda bastante é a marcha lenta dele só fica em 1.050 giros tanto no gnv quanto na gasolina, as vezes dispara até 2.000 giros e vai abaixando devagar principalmente quando quente, muito devez enquando morre na desaceleração tipo para passar em um mquebra-molas ai é o problema no gnv ele pega na hora mas na gasolina ele não adianta que não pega, a bateria arreia e nada. alguem tem alguma ideia. motor é novo mas ele ja faziisso antes e ja troquei tudo da injeçao…. obrigado desde de já pela ajuda que vier..

  160. ola, tenho um tempra 2.0 16v hlx 1997 ele esta assim vc da partida ela funciona normal alguns minutos depois a rotação do motor sobe de 1000 rpm para 3000 vc sai com o carro para no semaforo tem que deligar; meu fica muito acelerado ai vc liga novamente baixa a aceleraçao e chega até morrer o motor não da pra enteder e tambem acewnde a luz de injeção de vez em quando e quando esta parado ligado vc senti um cheiro muito forte sei la . parece gasolina com gas chega a arder os olhos meu . gostaria que alguem me desse uma dica do que pode ser . nossa meu tempra e muito bonito curto muito este carro me respondaõ por favor obrigado……….

    • rodrigo santos disse:

      alexandre td esta indicando q vc esta tendo probmas com injeção primeiramente faça uma revisão com o escaner para saber oq q é oq envolve a injeção são a sonda lambda,sensor de temperatura,sensor de posição da borboleta,atuador da marcha lenta bicos injetores,limpeza do corpo da injeção corpo da borboleta,velas e cabos e tmbm verifique se nenhum chicote de sensor esta em curto td isto faz parte de sintomas q vc mencionou mais o melhor é escanear primeiro ja tive estes probmas c o meu tempra ouro 16 95 este motor é muito complexo ele requer cuidados e tem q estar sempre bem regulado!

  161. julio cesar disse:

    tinha um tempra e esse carro e um lixo tudo dificil mexer nele tudo e apertado e emcaresse muito a mão de obra e quase ninguem mexe nele esse carro e uma bomba um verdadeiro lixo vendi depois de 3 anos tentando vender com um carro desses ou um hiv e melhor o cara pegar um hiv porq com o hiv ele passa pra frente e o tempra naum

    • Nunes disse:

      JÚLIO,BOA NOITE!
      ISSO ACONTECEU PORQUE OS ANTIGOS DONOS FORAM UM LIXO COM OS CUIDADOS DO CARRO,ELE É O ESPELHO DO DONO, O QUE O VEÍCULO É, É CONSEQUNCIA DA PECINHA ENTRE O VOLANTE E BANCO DO MOTORISTA.TENHO UM HLX 97 IMPECÁVEL E NÃO TROCO POR QUALQUER CARRINHO 0KM, PORQUE SE EU QUISER COMPRAR UM GOL, POR EXEMPLO, EU VOU EM QUALQUER BURACO E ACHO AOS MONTES, PORÉM UM, TEMPRA HLX, 2.0 COM AR COND. DIGITAL AUTOMÁTICO, DIR. HIDR. FREIO A DISCO NAS QUATROS, TRAVAS, VIDROS E RETROVISORES ELÉTR, ALARME DE FÁBRICA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE NAS 4 RODAS, CORTINAS ANTI-SOL NO PARABRISA TRASEIRO, RODAS 15 DE MAGNÉSIO DE FABRICA, COMP. DE BORDO RETROVISOR ANTI-REFLEXO….. E OUTRO TROSSENTOS ITENS QUE NEM NAS FERRARES VEM MAIS,. EU NÃO ENCONTRO EM LUGAR ALGUM.
      GRANDE ABRAÇO!

  162. leandro honorato disse:

    ola tenho 1 tempra 2.0 16v ano 95 ,a mangueira aonde fica o ante chama se partiu, coloquei uma nova mais sem o ante chama !!! dai o carro nao quiz mais ligar,a luz da injeçao eletronica ficou a acender no painel !! oque eu devo fazer ???

  163. eduilson disse:

    meu tipo esta carbonizando as velas .troquei o sensor de temperatura mas continua gastando muito combustivel que faço

  164. Adelbar disse:

    tenho um tempra 2,0 8v ele comesou a ngasgar ana aus trancos e vas 5km por litro o que pode ser ´por favor alguen pode me ajudar

  165. tiago disse:

    amigo tenho um tempra 99 mais oq acontece, o painel dele original ele vem o relogio ou enves do rpm, mais eu botei um panel com rpm e eu queria saber oq eu fasso pra botar pra fucionar agradeço..

  166. Pedro F.Z.Dias disse:

    Meu Tempra SW 94/95 está com a luz da injeção acessa… as vezes ela apaga. Já conferi, velas,cabos de velas, bicos injetores,corpo de borboleta,sensor de borboleta,sensor de marcha lenta, e verifiquei os fios dos conectores… está tudo ok! Só que ainda aparece a luz de injeção no Painel, mesmo passando o Scanner, o Sistema está OK…
    Será que alguém pode me dar uma dica???
    desde já agradeço suas Colaborações…
    Obrigado…
    Pedro F.Z.Dias-ESTEIO-RS

  167. Julio Cesar Correa disse:

    Meu tempra hlx 16v apaga nas desacelerações de vez em quando alhguem tem a solução?

  168. regees disse:

    tenho um tipo 94 ele esta encharcando as velas de gasolina esta fazendo em media 4km por litro o que faço?

  169. reginaldo disse:

    tenho um tempra 96,gasolina,ele está andando muito,mas nao estou aguentando o tanto que ele esta gastando.parece que esta dando uns 6,5km/litro,ele é de 8v.velocidade que viajo é de 120km/h

  170. fabio disse:

    tenho um tempra 2.0 16v ano 96/97 ,estava tirando da garagem quando morreu e não quis pegar mais ,observação ele não acende no painel a luz da injeção , não funciona a bomba de combustivel nem tem faisca,vcs podem me ajudar com esse problema ,agradeço………….

  171. PAULO disse:

    BOA TARDE A TODOS!!! AMIGO, TENHO UM TEMPRA TURBO 95 ONDE ENCONTRO OS ANÉIS SINCRONIZADORES DA 2a e 3a MARCHAS???

  172. Agnaldo F Correa de Oliveira disse:

    Bom dia meu é Agnaldo, tenho um Tempra Ouro,2.0 ,16 v, ano 94. Estou com o seguinte problema:
    o carro não funciona de jeito nenhum, tanto frio como quente, já foi feita uma regulagem eletrônica, limpeza de bico, troca da bobina, sensor de partida e motor de partida. Tem corrente nas velas, bobina, mas o motor não explode, isto é, não funciona. Já foi verificado ponto e correia dentada estão ok.Espero uma resposta ou dica técnica dos mecânicos de vocês! É urgente, pois gosto demais do meu Tempra !!!!

  173. Cláudio Machado disse:

    Boa noite, tenho um Tempra 8v 93 gasolina.
    Parado no semafaro de vez em quando a rpm fica oscilando de leve como se o motor estivesse acelerando sozinho.
    Com o carro frio demora pra pegar. Esses dias o carro afogou e me deixou na mão, mas ai foi culpa minha de ficar acelerando na hora de ligar o Temprão.
    Gostaria de saber mais sobre seus sensores, uma boa auto-eletrica seria o caminho?

    Obrigado pela ajuda, grande abraço.

  174. andre disse:

    ola,tenho um tempra ouro 2.0 16v,eu estava andando com o carro ai dei uma acelerada mais forte o carro morreu e nao pega mais.
    o alarme de fabrica,ta cem controle,quando o alarme toca so de voltar o contato para tras ele desliga a cirene ,noteto fica piscando a luz vermelha ,teria q virar a chave e apertar o botao ai desativar o alarme,sabe como desligar ,ou qual é o fio do corta.obrigado

  175. Rene Ramos disse:

    meu tempra serie ouro 2.0 16v nao pega e ja troquei o motor de arranque 3 vezes mas ele so pega no tranco e tambem ele nao engata a 2 e 4 marcha oque posso fazer

  176. jonathan disse:

    ola amigos tenho um tempra 95 ie 8v ele esta com um problema não consigo descobrir oque é as ando com ele normal por semanas mas sempre depois de algum periodo dum dia para o outro some toda carga da bateria do nada ja estalei ate duas baterias novas mas não resolveu o altenador esta normal não aparenta ter nada em curto na parte interna do veiculo se alguem teve um problema parecido e poder me ajudar fico grato,desde ja agradesço!!

    • rodrigo disse:

      jonathan tive este mesmo problema com o meu tempra ele é serie ouro 16 v 95 fiz de td co meu os testes o teste do alternador bateria nova e td mais um dia os vidros pararão de funcionar o painél completo td ai levei no auto elétrico ele olhou td e viu q atras do painél tinha um fio em curto ele consertou ai deixei a bateria ligada passou uns dias e não descarregou e nunca mais tive pbm com bateria verifique pode ser fiação

  177. Jean disse:

    boa noite tenho um fiat tempra 16 valvulas 1994 com gnv gostaria de saber se vcs tem alguma dica para eu resolver o problema dele de uns tempos para ca troquei a sonda lambda pois causou um curto que queimou o módulo ( central ) troquei o módulo o cara que mexe em módulo me vendeu um do tipo 2.0 8 valvulas pois ele pegou legal mas só que as vezes ele pega no gnv e fica falhando parece que esta em 3 cilindros e fica um cheiro de gas muito forte e o cosumo ficou muito alto faz 10 km com 1 metro kubico de gás depois vou andando até que ele para de falhar e as vezes ele não faz isso já estou cansado de ouvir opiniões furadas de curiósos e não acaba em nada se puderem me ajudar fico muito grato !

  178. Luiz Carlos disse:

    Boa tarde alguém ja trocou ou sabe se dar para trocar o painel do tempra 93 para o painel do 95

  179. Anderson Monaris disse:

    Olá amigos, tenho um Tempra SX 16v 97 e gostaria de saber, afinal de contas ,qual a REGULAGEM IDEAL DA FOLGA DAS VALVULAS DE ADMISSAO E ESCAPE DESSE VEICULO!!
    Uns dizem que fica entre 0,25 e 0,35mm a da ADMISSÃO e 0,35 a 0,45 as de ESCAPAMENTO, mas afinal qual seria a mais correta pois percebi que depois que tive que fazer um reparo no cabeçote do meu tempra há uns meses atrás, além de ele ficar c/ o funcionamento diferente ele começou a CONSUMIR MAIS COMBUSTIVEL E BATER UM POUCO DE VÁLVULAS.
    Gostaria que se alguem soubesse desta informação me REPASSASEM O MAIS RÁPIDO POSSIVEL POIS MEU CARRO ESTA EM UMA OFICINA P/ RETIRAR O CABEÇOTE E GOSTARIA DE SABER DA INFORMAÇÃO CORRETA!!

    Grato pela atençaõ e fico no aguardo de uma resposta de quem puder me ajudar!

  180. Daniel disse:

    Tenho um Tempra 2.0 turbo, quando passo de 3 mil giro e começa a acionar a turbina ele acende a luz de injeção e da uma ratiada no carro perdendo potencia, já troquei bomba de combustivel , testei outra central e o problema continua o que pode ser??

  181. valdo disse:

    meu tempra 8v caburado esta vazando oleo de cambio e coloca ele vaza todo o que pode ser

  182. givanildo dos santos disse:

    onde frica e como trocar ou completar o oléo de cambio do tempra 93 série ouro

  183. Leidy disse:

    Olá Ronaldo. Precisamos muito da sua ajuda. Meu sogro tem um Tempra carburado série ouro 2.0 8v, e já está quase pondo fogo nesse carro. O carro está com o seguinte problema. não tem força p andar, mas o pior é que quando acelera ele começa a espirrar. Acelera e quando desacelera ele dá tipo uma espirrada onde sai tipo uma linha de fogo. Já foi trocado as velas e já foi verificado o ponto. Aguardo sua resposta.

    • rodrigo disse:

      amiga vcs ja fizerão limpeza do carburador completa ja trocou velas e cabos velas resistivas?feridicou a sonda lambda se existir é claro,se ele é carburado esta mais facíl de resolver e 8 valvulas é mais facíl ainda de resolver os 16 são mais complexox ok verifique estes itens.

  184. Leidy disse:

    Precisamos muito da sua ajuda. Meu sogro tem um Tempra carburado série ouro 2.0 8v, e já está quase pondo fogo nesse carro. O carro está com o seguinte problema. não tem força p andar, mas o pior é que quando acelera ele começa a espirrar. Acelera e quando desacelera ele dá tipo uma espirrada onde sai tipo uma linha de fogo. Já foi trocado as velas e já foi verificado o ponto. Aguardo sua resposta. O que fazer????????

  185. warlei ramos disse:

    bom dia amigos tempreiros,preciso da ajuda de voces,meu tempra 95 8v falha ao subir morro ja troquei bomba de combustivel,regulei pressao da bomba,velas e o carro continua dando esse defeito o que pode ser? me ajudem

  186. Michael disse:

    Bom dia amigos,tenho um tempra 94/95,16v série ouro, fiz o motor, alternador,motor de partida, cx. de direção, etc,às vezes, quase sempre ele trava na partida, parece pesado,principalmente com o motor quente, parece até bateria fraca,mais está boa,se puderem por favor me ajudem.Obrigado.

  187. erik disse:

    Olá. Tenho um Tempra ano 97 HLX 2.000 16v. Meu únco problema é o seguinte: O carro não tem arrancada. Você acelera até o fundo faz baraulho e não “dispara”. Em uma arrancada até um carro 1.000 passa de mim, com vantagem. O que pode ser?. Compressão do motor está acima do excelente. Bomba de combustível com a pressão exata. Ponto conferido várias vezes, Obs, Este veículo não tem distribuidor. e ja foi trocado motor de passo, sensor posição borboleta, sonda lambda, velas cabo de velas, e tem hora se falha, ninguem consegue resolver. Se alguem souber e puder enviar a solução para o meu problema, ficarei muito grato

  188. Alan Ricardo disse:

    Boa noite a todos, tenho um tempra 2.0, 94/95 16v, injeçao com distribuidor, serie ouro, o carro começa a falhar cilindro, quando tiro a tampa do distribuidor dentro dela os polos se unem, fica um caminho marcado na tampa de um para o outro, entao troco a tampa e ele funciona mais um tempo e entao volta a falha novamente, dai tenho que trocar de novo para o motor parar de falhar (cada vez que troco a tampa elas estao durando menos) ja coloquei umas 10 tampas. Ja troquei a bobina-coloquei a do gol (bosch)-, as vela, capos de velas tambem da bosch. Meu carro nao aquece, o ponteiro de temperatura vai ate o meio so, eu troquei o cebolao original por um que arma com temperatura mais baixa, ja nao sei mais o que faço para que pare de danificar a tampa de distribuidor, me ajudem por favor.

  189. adelita da silva disse:

    tenho um tempra ano 94 modelo95 quando a ventuinha liga se desligo a chave ela para de funcionar sendo que teria que funcionar mesmo desligando a chave o que faco

  190. Gilson monteiro disse:

    tenho um tempra 97 2.0 16v e ele esta abaixando muito a agua do radiador, tenho que completar o reservatorio a cada dois dias mais aparentemente não visualiso nenhum vazamento o que pode ser alguem pode me ajudar.

  191. Lucas Freitas disse:

    BOM DIA A TODOS, Meu tembra quebrou o lugar aonde coloca a chave ali para ligar, Tambor eu acho, ele quebrou na hora que fui da a partida e ficou ligado, sera que terei que trocar o conjunto completo ali? ou aquela parte ali é por partes, troca somente oque quebrou? nao consigo mais desligar o carro, tive que tirar o cabo da bateria

    muito obrigado pela atenção, e desculpe o desentendimento é que como mecanico e eletrecista eu sou um otimo programador ;D

  192. Valdo disse:

    Meu tempra 95 após algum tempo rodando começa falhar até morrer e só pega novamente depois de muito tempo. Tenho percebido que o relé de ignição aquece muito. Já troquei o relé de ignição, o sensor de rotação e não adiantou.

  193. Hamilton Nunes disse:

    Estou em uma localização onde não encontrei mecânico e queria trocar o filtro de gasolina.
    Como faço.
    Tempra 2.0 8V 95

  194. Hamilton Nunes disse:

    Estou em uma localização onde não encontrei mecânico e queria trocar o filtro de gasolina.
    Como faço. Onde ele fica
    Tempra 2.0 8V 95

  195. danilo disse:

    Olá pessoal estou com meu tempra 93 carburado álcool, quando eu ando ele esquenta e desliga tenho que esperar esfriar pra dar partida ai ele pega (obs : a ventoinha fusiona bem ) o que pode ser ?

  196. jessica disse:

    boa noite tenho um tempra 96 16v ,ele esta dando excesso de gasolina e por isso eu nao posso passar ele no CONTROLAR ,e ele esta consumindo muita gasolina . se vcs puderem me ajudar eu agradeço… pois eu não sei mais o que fazer!!
    obrigada!!!
    aguardo resposta!!!

  197. gilmar cassolli disse:

    ola ! boa noite amigos !! tenho um tempra ano 1997 modelo hlx 2.0 16 val gasolina , o problema dele eo seguinte, comprei com o cabecote estourado foi retificado por inteiro, trocado velas cabos bobinas limpado bicos injetores, ele tem corrente normal nas velas combustivel ok mas não pega de jeito nenhum, alguem tem alguma dica do que pode estar ocorrendo ????

  198. Assis disse:

    Olá!! Pretendo substituir o filtro de ar original por um esportivo; qual modelo devo usar (não falo de marca comercial,masde vazão/fluxo de ar) para não perder rendimento? Grato

  199. PEDRO disse:

    BOA TARDE . TENHO UM TEMPRA 2,0 16 VALVULAS SERIE OURO,
    MAS TEMPERATURA DELE SOBE MUITO .LIGA A VENTUINHA PERTO DO VERMELHO
    QUAL A TEMPERATURA NORMAL DELE ,K LIGA E DESLIGA , DEPOI K ESQUENTA NAO PEGA , OBRIGADO TENHA UMA BOA TARDE

  200. weber pereira disse:

    tenho um tempra 1993 2.0 16 valvulas de uns dias pra ca ele tem parado derepente quando doou,
    a partida ele demora a pegar como se nao fosse corrente nas velas levei no mecanico ele passaou o carrro por um detector ai fiz a troca do sensor da borboleta e a sonda lambda mas continua a pressentar o mesmo defeito ….qual pode ser o defeito

  201. SIRO disse:

    bom dia. Tenho um tempra série ouro 2.0/16v ano 94 ( Gasolina ); o mesmo, estar disparando a refrigeração da água com 100 graus de temperatura; estando frio, o ponteiro inicia na cor azul, mas logo sobe pra mais de 90 graus; noto que algo ñ estar certo.! ñ ah vazamento de água em parte alguma, mas percebo que ele estar baixando a água do reservatório. peço que me informe o que pode ser; e o que é necessário fazer para que tudo volte ao normal.. desde ja, agradeço pela resposta..

  202. SIRO disse:

    outra informação: a luz da injerção estar acendendo e apagando; mesmo estando ligado em alta velocidade e baixa velocidade… por favor me oriente o que vem a ser isso.! Obrigado pela resposta.!!

  203. DIVO disse:

    Olá tenho um tempra sw 2.0 95 8v ie troquei correia dentada tensor de correia e o carro não pega mais ai troquei o regulador de preçao de combustivel que estava com problema sensor de temperatura mesmo assim nao pega da faisca enxarca as velas e nao vai ja troquei distribuidor completo cabos e velas o problema começou quando desconectei o sensor de rotaçao com o motor em funcionamento e ele moreu ai nao pegou mais me ajudem por favor OBRIGADOOOOO

  204. wantuir santos disse:

    meu fiat tempra ano 95 esta cortando combustivel o que eu faço

  205. wantuir santos disse:

    ja troquei cabo ,vela,filtro de combustivel troquei rele

  206. ernani kubo disse:

    Bom Dia!! Tenho um tempra 16v 97, ja levei ele a varios mecanicos e ninguem consegue resolver o problema! Quando vou passar por uma lombada, semaforo ou quando deixo ele ir andando engatado, sem pisar no acelerador ele começa a dar soquinhos, a tal ponto que tenho que pisar na embreagem! e todos os mecanicos em que levei, disseram que e normal!!

  207. Andre Domingues disse:

    Boa tarde,

    comprei resentemente um tempra turbo, porem em 1º quando acelero ele responde rapido, já mudando para a 2º marcha o mesmo perde força e morre,para que ele não morra eu tenho que acelerar bem devagar e mesmo assim ele dá uma pipocadas……outra dúvida, o tempra não esta segurando a marcha lenta se eu ligar e não ficar acelerando ele morre , o que devo fazer….vc poderiam me ajudar?

    forte abraço.

    André.

  208. kleber disse:

    tempra encharcando as velas de combustivel foi trocado velas cabos ate a tampa do distribuidor carburador revisado mas continuo cofm poblema sera que pode ser esse sensor ou so nos modelos com engecao eletronica obrigado agradeco se poder me ajudar

  209. elias disse:

    ola bomdia estou com um poberma com meu termpa 16v 93 seri ouro eu ligo achave enao manda faiscas nao velas foi feito o motor dele ligo a chave e da so um sinau de faisca na bobina e quando da a partida naomanda faisca nas vila e nen o cabo da bobina

  210. marco antonio vieira disse:

    Ola amigo tenho uma templa sx 2.0 16V, no gnv pega legal, mas na gasolina o contagiro fica oscilando, (acelera e desacelera o tempo todo) oque poderia ser… agradeço total atençao….

  211. antonio alves disse:

    ola amigo. meu tempra estava falhando em alta por um tempo e agora ele falha na segunda e quarta, dificilmente ele falha nas outras. alguem tem uma dica pra esse problema, se tiver eu agradeçom desde j´a

  212. eduardo disse:

    ola tenho um tempra94 serie ouro 16v.gostaria de saber se alguem pode me ajudar.quando eu estou andando do nada acende uma loja no painel de um bico,mas quando ela acendeo carro de da um soco tipo quando uma pessoa larga a embreagem de vez

  213. Gustavo disse:

    Alguém pode me ajudar sobre como ligar a mangueira do suspiro do óleo do meu tempra ano 1993, carburado e 8v.

  214. Tenho uma Tempra SW 95/95 com 83.000 km sou o segundo dono muito nova porem ela esta dando alto consumo, quando passo dos 100 KM acende a luz do segundo estagio já levei a 3 oficinas e não conseguem arrumar, carro esta no ponto, limpeza de bico, troca da sonda-lambida, já foi feito tudo, não acusa nada no aparelho, quem já teve este tipo de problema si poder ajudar. Obrigado

  215. OSVALDO LUIZ DOS SANTOS disse:

    minha temprasw aqueceu estorou a mangueira reservatório /bloco/bomdágua,apos recolocar tenho marcha lenta mais variaveis leituras pelo caster,ao acelerar ela embola e não dispara o motor , não tem agua no oleo, mais chuvisca na descarga,talvez estege queimando pela valvula de descarga,seras que podes acrecentar algo que me esteje faltando no meu raciocinio. sera que a queima da agua estisparar e me dando leituras erradas e fazendo ela não disparar.desde já agradeço.OSVALDO

  216. Leandro disse:

    Boa tarde. Tenho uma tempra SW 2.0 8v, ela pega normal e depois costuma dar umas acendidas na luz de injeção do painel e falhar na mesma hora, as vezes morre e não pega. ja troquei reles da bomba, cabos de vela, bobina de ignição, sensor de rotação. o problema as vezes parece estar nos reles, mais ja foram substituidos e continua a mesma coisa.

  217. osvaldo luiz dos santos disse:

    tenho tempra sw aqueceu estourando a mangueira dágua depoisde trocada o motor funciona em lenta mais não dispara como se no carburado o chuveirinho tivesse intupido, não passou agua para o oleo mais chuvisca na descarga , alterando as leituras do aparelho,será que queimou a junta ? obrigado desde já pela dica.

  218. osvaldo luiz dos santos disse:

    amigos esqueci de informar que a luz da injeção esta acesa e que ja troquei o sensor de temperatura do ar .

  219. amigo gostaria de ver se vc pudesse me ajudar estou com um tempra 99 8v motor novo foi feito compreto mas ficou sem força vc pode m dar alguma dica oq pode ser des de ja te agradeço

  220. cesar alves disse:

    Ola, tenho um tempra 93/16v, e como moro em porto alegre nos dias frios ele sai corcoveando até esquentar um pouco, existe algum sensor que possa estar causando este problema ???

  221. marcia gregorio 48 disse:

    Oi….tenho um tempra 95 16 w….peguei o carro na garagem,ele deu partida mas quase nao pega,tipo se a bateria estivesse ruim,fez isso por duas vezes,após eu parar o carro no mercado qdo voltei,ele acende tudo no painel,vidros eletricos funcionando só que viro a chave e ele nada de dar a partida e nem sinal de barulho nenhum…..tive que fazer pegar no tranco….o que pode ser..Obrigada
    espero que me responda grata….Marcia

    Responder

  222. Cleber disse:

    Meu Tempra 2.0 16v queimou a bomba de gasolina porque ele também é GNV, daí o fio da bomba entrou em curto e desconectou, não consigo localizar o relé da bomba. Quero saber onde fica o relé da bomba.

  223. bruno disse:

    Ola tenho um tempo 8v 96 apos ligação do ar condicionado ele esta com a lenta acelerada cerca de 15x rpm dai ele diminui p/ uns 12x 13x rpm . O ar gela bem mas o consumo subiu muito, antes fazia cerca de 7,5 k/l agora ta menos de 5 k/l , vou calcular a media certinha. Lembrando q tenho q trocar muitas peças pq pequei ele a pouco tempo. Nunca deu problema execeto a temperatura do motor q nao funciona no painel e nem as luzes do painel. Será que estes ajuste do ar fudeo com meu carro :/ . Vlw

  224. Pancho disse:

    Olá amigos, tenho um tempra 95 ie 8v e toda vez que conecto o tubinho do canis ter ao TBI ele fica morrendo na lenta, desconectei para conseguir andar sem problemas. O que pode ser, alguém pode me ajudar?

  225. Humberto Neves disse:

    Eu tenho um Tempra com problemas de super aquecimento.
    Já tirei a valvula termostatica, coloquei kit verão, desentupi a mangueira do retorno do reservatório, troquei bomba d´agua. Agora ele aquece quando eu ligo o ar condicionado. neste calor eu não posso ligar o ar, o que fasso?

  226. jose disse:

    tenho um tempra 93 2.0 16 v ele tem um problema nao sei se e falta de combustivel eu coloquei 25 l de gasolina aditivada rodei 12 km ai ele afogou e nao pegou mais quando dou partida o motor de partida gira suave e macio ,,mas o carro nao pega o que pode ser me ajudem por favor estou com ele a pouco tempo nao entendo nada

  227. Ricardo disse:

    Tenho um tempra 8v 96 quanto acelera o carro parado faz barulho ou quando solta está na neutra em movimento, o que poderia ser???? desde já agradeço.

  228. denis disse:

    meu tempra 2.0 16v 93 ta sem forca e sem rotacao a rotacao vc pode pisar ate no final que vai ate duas mil so e afoga quando tira o pe do acelerador no plaino ele anda quando pega uma subida ele nao sobe o que pode ser?

  229. alexandre reis disse:

    tenho um tempra 96 ele esta ´parado desde janeiro gostaria de saber o que faço pois vou comprar um bateria nova e levar no mecanico pra trocar o oleo tem mais alguma coisa que presiso fazer na hora de colcoar a bateria qual fio primeiro positivo ou negativo o que mais tenho que olhar no carro antes de levar no mecanico… obrigado

  230. frank disse:

    tenho um tempra 16v 96 o carro estava otimo derepente parou o motor nao tem compreçao no manometro ta em 3 muito baichooresto fonsiona tudo ja pasei escaner o q deve ser isso ne de uma luz bom dia

  231. temilson disse:

    tenho um tempra 99,ele esta fazendo 6km com 1litro na cidade : no panel dele tem uma luz acesa tipo uma vela com uns chuvereinho as velas ja troquei e continua com o mesma luz.

  232. marcos disse:

    ola tenho tempra 2.0 16v e quando ele aquese o arranque fica muinto pesado e para de
    sair faisca na distribuicao ja fix arranque ja troquei bobina modulo da bobina alguen por favor tem uma dica

  233. cleber disse:

    Boa tarde, tenho um tempra ouro 2.0/16V (ano 94) e sempre fica acendendo a luz de ignição, quando acelero ele “engasga” dai de repente arranca, dá umas falhadas.
    O computador não acusa nada, já troquei velas e limpeza dos bicos.
    Foi suqerido eeprom.
    O que mais poderia ser?

  234. Por favor tenho um tempra 16vl 2.0 serie ouro esta com oseginte poblema ele esta falhando e parece que esta com treis cilindro oque pode ser meu amigo antes de me vender falou que testou bicos e velas e cabos

  235. Por favor se der mande por email . Joao.rodrigo1233@hotmail.com meu tempra esta falhando e estourando e parece estar com tres cilindro meu amigo antes de m vendar disse ter feito teste com bico e velas e cabos por favor me mande resposta obrigado.

  236. Antonio Pereira disse:

    Olá? – Tenho um Tempra 1997 HLX 16v 2.0 – Sem Distribuidor
    Este carro tem a arrancada inicial muito fraca, para um 16v 2.0. Para se ter uma idéia um carro de menor potencial, passa por mim numa boa. Já estou pensando em trocar de carro devido a esta circunstância, que aliás, me desagrada bastante.
    DETALHE: No scaner dá codigo de erro em todas as pesquisas e a luzinha vermelha da ignição é acessa direto, sem apagar ou piscar.
    PERGUNTA: O que pode ser…???
    Aguardo

  237. Antonio Luiz disse:

    tempra Sw95 – esta falhando em todas as marchas em baixa e alta……..freios pastilhas trocados, fluido novo, ao pisar o pedal desce lentamente, sera hidrovacuo???

  238. luis eduardo disse:

    tenho um tempra 96 16v ja troquei quase todos os componentes da injeçâo sou mecanico moro em bage rs ele pega bem e sai bem nao apaga mais quando tu aselera ele parece estar broxa daq apouco tu acelera e ele ta normal

  239. Eder wolff disse:

    Olá, bom eu tenho um tempra sx 16v 96/97, o meu problema é que a sirene do alarme esta disparada mesmo com o alarme desligado, pra não ter o problema por enquanto eu desliguei o fio azul da sirene pois são trez vermelho preto e o azul, as demais funções estão ok nas travas e nos vidros, por favor socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!! valeu.

  240. Eder wolff disse:

    eu esqueci de dizer o alarme do tempra é original

  241. Fernando Lopes disse:

    Tenho Tempra SW 97, certo dia fiquei na rua devido a pane seca. Fui no posto com garrafas e coloquei gasolina no tanque, mas não consegui fazer pegar.
    O que pode ser ?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: