FIAT Palio Week 1.6 16v: Motor com super aquecimento

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este carro Fiat Palio Weekend 1.6 16V estava com um problema de super aquecimento (motor Fervendo)  no sistema de arrefecimento e a ventoinha não armava.

Outras Dicas Do Palio Weekend:

CAUSA: Deixamos o carro em funcionamento até atingir a temperatura de trabalho (Entre 90 e 100°C), o marcador de temperatura subiu rapidamente e logo chegou em uma marca bem superior ao normal, indicando um super aquecimento do motor. Mesmo assim assim a ventoinha não armou. Testamos o sistema do eletro ventilador e tudo funcionou motor palio 16v 21normalmente, ao observarmos as mangueiras e o reservatório de água notamos que o reservatório estava totalmente frio, e a carcaça da válvula termostática estava muito quente, ou seja indicando uma falta de circulação da água. 

Retiramos a válvula termostática e a bomba d’ água e nenhuma das duas Peças apresentou defeito, ao conferirmos as mangueiras e canos d’ água foi visto que a mangueira de retorno do reservatório estava entupida causando assim a falta de circulação de agua pelo sistema de arrefecimento e  acarretando o super aquecimento.

SOLUÇÃO: Foi feito a  troca da mangueira e o problema de aquecimento do motor foi resolvido.

Ficou alguma duvida ou quer acrescentar algo a esta dica? Deixe se comentário no final desta pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Palio Week

Comentários

284 Comentários para “FIAT Palio Week 1.6 16v: Motor com super aquecimento”
  1. marise disse:

    tenho um problema com uma pálio 16 válvulas, a temperatura sobe lentamente, não posso pegar engarrafamento que tenho que parar . já trocamos a ventuinha, conferimos a bomba d´´agua, o radiador não está entupido, o que resta? Já foi retirada a válvula termostática, não sei mais o que fazer!!!!!!

    • G. Lopes disse:

      Marise,
      a dica a cima se encaixa bem no tipo de problema descrito por você, peça para alguem conferir a circulação da agua, existe varios canais no motor que possam estar entupidos fazendo com que o carro esquente.
      Boa sorte com a sulução do seu problema

      • Max disse:

        A regra para o motor 1.6 16V da FIAT é a seguinte: NUNCA RETIRE A VÁLVULA TERMOSTÁTICA!!! Se a sua foi retirada ou perfurada, procure uma nova, de preferência original, e recoloque-a. Só depois disso é que se deve caçar outros problemas, se existirem. A válvula do Palio, como a do Ford Ecosport, não funciona em uma só direção: ela tem um by-pass para o cabeçote, ou seja, se você retira a válvula ou fura ela, ao invés de resolver o problema, estará apenas fazendo com que a água circule direto para o radiador, SEM PASSAR PELO CABEÇOTE. Recoloque a válvula e dê uma boa geral no radiador, na válvula do ar quente e nas mangueiras e conexões, porque de tanto rodar em temperatura/pressão altíssimos, seu sistema deve estar bem fragilizado. Se o seu mecânico falar que é só cortar a ponta da mangueira que esgarçou, não acredite!!!

        • Edevaldo de oliveira junior disse:

          Bom dia meu amigo.
          tenho um brava 2003 sx 1.6 16 valvulas, acontece o seguinte o eletroventilador sempre entra em funcionamento assim que dou partida, ou seja antes da temperatura ideal de trabalho.
          O que pode ser tal coisa? o que faz com que a ventoinha sejá acionada? o sensor de temperatura que deveria acionar o mesmo? bom a temperatura ele marca direitinho, será que ele pode ter um defeito parcial, isso se ele for o responsavel. essa carro tem cebolão no radiador? já procurrei e não encontrei. tem um sensor na carenagem de plastico do eletroventilador que namda um fil direto para um rele de 12V 30A ele é responsavel pelo acionamento do mesmo?

        • Davi disse:

          Amigo, também tenho uma Palio Weekend 1.6 16V . Imagino que eu já tenha feito de tudo para resolver o problema do carro ferver. comprei um radiador novo, reservatorio novo, mangueiras.. não tenho problemas na bomba dágua e já precisei fazer a retifica do cabeçote. bom, não sou um expert em mecanica.. alias, longe disso. Mas o mecanico retirou a valvula termostatica.. Bom, a situação atual é a seguinte. O carro ferve depois de 15 minutos em alta velocidade.. vira uma panela de pressão. Abro a valvula e aguardo por uns 10 minutos sair todo o ar . Não esquenta no engarrafamento.. o não descobri o que pode ser, tão pouco os 3 mecanicos pra onde levei o carro. Agradeço qualquer orientação.

          • janeth disse:

            pode ser que a ventuinha nao esteja armando, verifique os fisiveis da ventuinha e verifique tambem o reservatorio dagua, pode estar com pequeno furo

          • arlindo disse:

            deixe seu carro ligado até esquentar e espere a ventoinha ligar, se ela não ligar, o problema está nela.pega um fio liga os dois terminais do cebolão. pronto provavelmente ela acionará..se não funcionar , o defeito deve estar no relê….você nâo deu detalhe se a ventoinha dispara… pode ser a válvula termostatica travada, não abre para vir agua fria do radiador.

        • EMERSON disse:

          TENHO UM FIAT BRAVA SX 16V ANO 2002 – QUANDO EU LIGO O CARRO A VENTOINHA DISPARA NÃO CHEGA NEM AQUECER O MOTOR, A VENTOINHA PERMANECE LIGADA !! JÁ TROQUEI OS RELES, FUSIVEL E RESISTOR DO RADIADOR, O SENSOR DE TEMPERATURA MOSTRA TEMPERATURA NORMAL !! QUAL É A SOLUÇÃO ?

    • Felipe Scagliarini disse:

      Tenho uma palio weekend 1.6 16v 2002, hoje por um acaso acabou fervendo, de inicio fiz o procedimento normal, esperei esfriar, liguei novamente o motor e completei a agua… após alguns segundos ferveu de novo, mexi no sensor de temperatura, esse estava com mal contato e a ventoinha nao estava ligando… de inicio problema resolvido, refiz o processo, esperei esfriar e talz… aparentemente tudo normal andei mais ou menos uns 600 mts e a temp voltou a subir, sorte que estava perto da casa de um amigo, que me ajudou, ele me disse que precisava “sangrar” o ar, (quando o carro ferve, e se abre a tampa do reservatorio entra muito ar la dentro, fazendo com que a agua na corra pelo radiador) é a mesma coisa quando acaba a agua de casa e vc deixa a torneira aberta o ar entra e nao deixa a agua sair! fizemos o tal sangramento – do lado esquerdo do radiador existe um especie de torneira, é como se fosse um parafuso philips de plastico, abre ele, liga o carro, completa a agua e deixa a agua escorrer um pouco pelo parafuso , feito isso é só fecha-lo … problema resolvido! pelo menos por enquanto ,acabou custando a junta do cabeçote por causa do aquecimento!

      • gean disse:

        vc tem que abrir o dreno, situado no radiador, vai sair o ar que ficou no sistema enquanto vc recompleta a agua com o motor ligado

        • gean disse:

          A água do radiador do meu Palio Adventure 2000 1.6 8v, está baixando, fui verificar, constatei que ela vaza pelo dreno do ar condicionado situado embaixo do painel, já troquei a válvula de envio e retorno de água quente e não resolvel o problema, gostaria de saber se o problema está naquela peça que recebe as mangueiras com água quente que fica embaixo do painel, de onde sai o dreno.

    • Elias Alves disse:

      Olá, eu tenho um Pálio week stile 97,e ele apresentava o mesmo defeito.
      Quando estava em baixa rotação, como engarrafamentos ou estradad de chão, a temperatura elevava-se muito chegando ao ponto de ter de parar para que ele esfriasse.
      Levei ao mecânico e ele trocou o cebolão do radiador, uma especie de comutador que aciona a ventuinha do radiador, o problema foi sanado, mas rapidamente voltou a aquecer, o mecânicoavaliou todo o sistema de arrefecimento e não detectou nada de anormal.
      Levei o carro a um eletricista de autos para ver se ele percebia algo diferente e ele informou que o problema ERA o cebolão que não estava funcionando da forma correta.
      Ele trocou o cebolão e o carro voltou ao normal, vou esperar mais uns dias para ver se o problema não volta.

    • mauro disse:

      ve se a mangueira de retorno da agua não esta entupida

  2. fernando disse:

    tbm estou com problema de super aquecimento, + no meu carro a agua circula , aventuinha liga + mesmo assim é só parar no engarrafamento pra temperatura começar a subir… se alguem puder me ajudar, desde ja agradeço!!!!!!!!!!!!

    • G. Lopes disse:

      Fernando,
      pode haver algum problema na bomba dagua com desgaste ou quebra das paletas. É comum acontecer.
      Procure seu mecânico pois não é recomendavel andar com o carro quando se tem problemas no sistema de arrefecimento.
      boa sorte

    • Patrick b. disse:

      Companheiro tive problemas cmo o seu. Porem acabei q tive de fazer o caçote. Um conselho! Faça uma revisao geral no sistema de arrefecimento(mangueiras bomba d’ agua valvula term. E se possivel de uma olhada na parte eletrica) te digo de cadeira vai sair mais barato. 187,00 retifica do cabeçote 123,00 junta original e 400,00 de mao de obra. Fora q no final das contas tive de trocar as mangueiras e algumas peças da msma forma

  3. fernado disse:

    Lopes,
    muito obrigado pela sujestão, estava mesmo desconfiando da bomba,vou ver isto assim q possivel …..obrigado

  4. renan pires gomes disse:

    meu carro e um palio 1.6 16v a gasolina esta sem a valvula termostatica ,a sua temperatura fica no meio mas ate o carro comecar a esquentar o carro falha,e eu gostaria de saber se isso pode vir causa problemas no veiculo obrigado.

    • G. Lopes disse:

      Renan,
      A valvula termostatica serve para fazer com que o carro atinja a temperatura de trabalho mais rapidamente, sem ela o carro demora esquentar fazendo com que o carro consuma mais combustivel e não tenha um bom rendimento.
      o melhor a se fazer e colocar a valvula.

  5. Luis Carlos disse:

    tenho um siena 99, 1.6 – gasolina – completo, quando a temperatura chega à 70º, graus, se desligar-mos o carro não funcional, ou seja ” não tem partida, apenas as luzes do painel acedem…

    Obs: se der-mos um tranco ele funcional, na maioria das vezes temos que aguardar baixar a temperatura do motor e logo em seguida o carro funcional normalmente.

    ja levei a auto eletrico / mecânico, porem ninguem resolveu o problema

    Att:

    Luis

    • G. Lopes disse:

      Luis Carlos,
      já conferiu o aterramento do carro?
      pelo o que você me descreveu pode ser aterramento ou arranque.

    • Max disse:

      Provavelmente seu motor de partida e arranque estão colando quando o motor atinge temperatura
      a prova disso é que dando tranco ele funciona normalmente,mas como é de conhecimento de todos tranco em carros com injeção eletrônica é prejuízo.
      O que aconselho a fazer é procurar um bom eletricista e trocar o porta escovas do seu motor de arranque para um com capacidade para 4 escovas, o original só suporta 2 , e que seja feita a troca do Bendix e do Induzido,e as próprias escovas também.
      Garanto que voçê nunca mais terá qualquer problema do tipo.
      Seria bom dar uma verificada no aterramento também.
      Espero ter ajudado!

    • IGOR disse:

      MEU AMIGO

      O SEU PROBLEMA ESTA FACIL DE RESOLVER, VÁ ATÉ UM ELETRECISTA E PEÇA PRA ELE COLOCAR UM RELE AUXILIAR DE PARTIDA, É UM RELE SIMPLES E BARATO. OQUE ACONTECE É Q COM O PASSAR DO TEMPO OS CABOS DO ARRANQUE FICAM COM MUITO ZINABRE( TIPO DE FERRUGEM) E AO AQUECER ELES ACABAM ISOLANDO E O ARRANQUE NÃO TEM ENERGIA SUFIENTE PARA DAR PARTIDA.
      OK E BOA SORTE.

    • alan disse:

      substituir o motor de partida: _____OBS: não mande recuperar é uma furada

  6. renan pires gomes disse:

    obrigado pela dica vou providenciar,meu carro dificilmente pega na primeira partida , meu carro e 97 as velas sao originais, gostaria de saber se eu trocasse as velas melhoraria a partida e mais alguma coisa obriado.

  7. Carlos A Nunes disse:

    Tenho uma Palio Weekend , 99 1.6 16v , e de uns tempos pra cá ela começou a falhar, qdo se está acelerando e vc tirá um pouco o Pé ela começa a Falhar.
    Já troquei os cabos de vela, fiz limpeza de bicos, mas, ainda continua falhando.
    ela está sem a valvula termostática. poderia ser a bobina?? grato

  8. renan pires gomes disse:

    6th nov 2009 10:58

    obrigado pela dica vou providenciar,meu carro dificilmente pega na primeira partida , meu carro e 97 as velas sao originais, gostaria de saber se eu trocasse as velas melhoraria a partida e mais alguma coisa e quando dou embreagem com ele frio le morre.

  9. renan pires gomes disse:

    obrigado pela dica vou providenciar,meu carro dificilmente pega na primeira partida , meu carro e 97 as velas sao originais, gostaria de saber se eu trocasse as velas melhoraria a partida e mais alguma coisa e quando dou embreagem com ele frio elel morre.

  10. carlos disse:

    tenho trempra 8v 93 serie prata. ja levei a varias mecanicas e ninguem resolveu o prob..ao rodar ele aquece e para completamente. tendo que esperar esfriar p/pegar novamente por favor ajudeme**

    • G. Lopes disse:

      Carlos,
      já foi testado com outra bobina.

      • marcelo macedo disse:

        ontem esta subindo a serra c meu palio weekend ano 99 1.6 16v e ele começou ficar meio fraco e morreu e dai começou sair fumaça pelo freio de mao esperei esfriar dai tirei as velas duas ja tinha queimado tudo o eletrono daicoloquei 2 reservas q tinha mas usadas e consegui chegar mas sera q e pq esta sem escapamento trasseiro ou n

    • Marceli disse:

      Tive um problema igualzinho ao seu!
      Um dia mexendo nos cabos e conectores,percebi que o cabo de conexao da cebolinha do radiador estava danificado.
      Substitui o chicote e tudo voltou ao normal!
      Verifique tbm as condicoes da valvula termostatica,pode ser que esteja travada e nao abra no momento certo,ocasionando o super aquecimento!

  11. rodrigo disse:

    tudo bom…eu tenho..
    FIAT Palio Week 1.6 16v,esta com super aquecimento ja troquei a vavula termostatica,cebolao,limpeza do radiador.troquei a tampa nada…..continua a mesma coisa,esse palio tem bomba dagua..onde estaria o defeito

  12. Walter disse:

    Meste, me dê uma luz:

    Tenho um Marea 2.4 2002 automático. Nos 15.000 km comigo, a temperatura fica impecavelmente no centro, em qualquer trânsito e em qualquer estrada (indicando VT e bomba boas), EXCETO subindo serra. Em 3 ocasiões subiu até o traço seguinte do marcador (branco ainda, antes do vermelho). Cheguei a trocar todo o fluído (de sintético p/ orgânico, 50% ambos) e fazer uma “boa” lavagem por dentro (com mangueira). O detalhe que pensei hoje é que coloquei uma tela tipo tunning na abertura do para-choque, onde capta o ar p/ arrefecimento.

    Você teria mais algum palpite?

    • G. Lopes disse:

      Walter,
      se o problema ocorre quando você exige mais do motor, não acredito que seja defeito no sistema arrefecimento. o que pode esta acontecendo e uma má circulação da agua no bloco do motor.
      verifique valvula termostatica e bomba dagua.

  13. Walter disse:

    Só mais um detalhe: o funcionamento da ventoinha é perfeito, velocidades 1 e 2 (com AC, que uso direto)

  14. mailso leal disse:

    meu carro ford ka 1.0 endura esta a 5 meses com problemas de super aquecimento, e não concegui resolver o problema ainda. já troquei bubo do radiador retirei valvula termostatica, troquei junta limpei radiador e não adiantou.
    o que eu faço?

  15. Carlos A. Brandao disse:

    meu palio weekend 1.6/16v ao atingir a temperatura de trabalho,se for desligado nao pega mais,o motor fica mto pesado.ja mandei olhar o arranque,mas nao foi constatado nenhum problema c o msm.o q poderia ser?
    obrigado!

  16. ana maria veloso disse:

    eu tenho um escosport,ele ta com defeito seguinte, marcador de temperatura do carro ta subindo com muita frequencia, vai foi trocado a valvula termostatica do carro e nada continua a msm e parece que quando esta perto de ferver a ventuinha arma, ele jah foi no mecanico 2 vzs e nada o que pode esta havendo o carro?
    e outra coisa isso enfluencia tb na bateria do carro? sera que o cabeçote do carro pode estar com defeito tb ? obrigada por mim atender valeu!!

    • G. Lopes disse:

      Ana,
      o sistema arrefecimento deve ser testado por completo, valvula, bomba, reservatorio e mangueiras ai sim se não for resolvido você pode pensar em cabeçote.

  17. ana maria veloso disse:

    ah lembrando que jah foi trocado, fez limpeza no radiador, e trocou a tampinha do reservatorio de expansao do carro.
    valeu!!! obrigada

  18. LEONARDO P GOMES disse:

    OLÁ G LOPES BOA NOITE:ESTAVA COM UMA PATATI 1.0 16 V 2002 MOTOR AT,QUE NO TRANSITO LENTO,ELA NÃO PARAVA DE FERVER.FIQUEI COM ELA NA OFICINA POR 2 SEMANAS TODA E NÃO CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA!!. TROQUEI TDO E MAIS UM POUCO.RADIADOR,BOMBA DÀGUA,CANO DÀGUA,RETIREI O CABEÇOTE,TRQUEI SENSOR DO RADIADOR,RETIREI A VALVULA TERMOSTATICA,O GRANDE PROBLEMA,É QUE ELA NÃO CIRCULAVA AGUA NA MARCHA LENTA. E ENTRANDO EM CONTATO COM ALGUMAS ASSISTANCIAS TECNICAS,VEIO UMA RESPOSTA QUE EM TERMOS NÃO ME “CONVENCEU´´.MAISSS…..EU FIQUEI COM O PÉ ATRAZ PORQUE JÁ TINHA FEITO TDOOO.ME FALARAM QUE O PROBLEMA PODERIA SER NOS CANAIS DO BLOCO DO MOTOR!!VEIO ATÉ UM TECNICO DA “WALLER´´E FICOU MUITO SURPRESO COM ISSO.E A PROPRIETARIA DO VEICULO ME INFORMOU QUE,ESSE VEICULO JÁ FOI NA AGENCIA POE ESSE MOTIVO UMAS 3 VZS E NÃO FOI SOLUCIONADO O PROBLEMA.VC TEM ALGUMA IDÉIA OU CONCORDA ,EM QUE O PROBLEMA PODE ESTA NAS CANALETAS DO BLOCO DO MOTOR?

  19. LEONARDO P GOMES disse:

    HA…. E NÃO ACHEI NEHUM TIPO DE DESGASTE NO BLOCO,CORROSÃO,OU ALGO SIMILAR!!OUTE COISA,ATÉ ACHEI QUE PODIA SER FALHA NA RETIFICA DO CABEÇOTE!!MAIS APLIQUEI PRESSAÕ NAS CAMARAS DE ESPLOSÃO DO BLOCO E NADA!!

  20. divino disse:

    Tenho palio week. 98 a ventolina liga fica so 4 segundos e desliga sem refrigerar o motor ,ate ferver. Mas quando ligo o ar condicionado ela funciona normalmente, ja levei em 2 mecanicos troquei varias peças e nao descobriu o problema. Alguem teve problema parecido que possa me ajudar.
    Desde ja agradeço.

  21. Gilvan Rodrigues Gonçalves disse:

    Tenho um Pálio Wekeend 1.8 8v 2004/2005, do nada ele vazou toda água do reservatório de arrefecimento causando super aquecimento. Levei a oficina autorizada da Fiat e eles disseram que a válvula termostática deverá ser substituida e com isso deverá ser trocada também a correia dentada. Minha dúvida é o seguinte: Troquei a correia dentada a um mês atrás e o serviço está na garantia, vou ter que pagar a correia dentada novamente? É preciso trocar a correia?

    • G. Lopes disse:

      Gilvan,
      para trocar a valvula é necessario retirar a correia mas se você ja trocou a correia a pouco tempo não se faz valer o que eles dizem.
      troque somente a valvula, a não ser que tenha sido detecdado algum defeito na correia ou no tensor.

  22. rodrigo disse:

    valeu pela dica …era mesmo a junta queimada…meu carro esta na retifica..vamos ver ser resolve o problema ;;;;

  23. Fabiano disse:

    Boa noite Lopes, eu estava tendo um problema com meu carro um palio 1.6 16v estava aquecendo, a ventoinha nao ligava e foi feito varias coisas como troca de bomba d´agua, limpeza e troca de colmeia do radiador e mesmo assim ele continuou aquecendo me disseram que ele estava com ar no sistema,eu trabalho com o carro e precisava pegar pista e hoje ele parou comigo na pista resultado aqueceu demais o motor desci do carro um cheiro forte de oleo , o carro parou não pegava mais, vou pedir para o mecanico ver amanhã cedo mas o que pode ter acontecido,queimou junta de cobeçote? E o que mais terei que fazer para resolver todos esses problemas e o carro voltar a andar

    • G. Lopes disse:

      Fabiano,
      pela gravidade do caso provavelmente pode ter havido mais problemas alem da junta queimada. Infelizmente você só vai saber depois do motor aberto.

  24. Fabiano disse:

    Boa noite Lopes, eu estava tendo um problema com meu carro um palio 1.6 16v estava aquecendo, a ventoinha nao ligava e foi feito varias coisas como troca de bomba d´agua, limpeza e troca de colmeia do radiador e mesmo assim ele continuou aquecendo me disseram que ele estava com ar no sistema,eu trabalho com o carro e precisava pegar pista e hoje ele parou comigo na pista resultado aqueceu demais o motor desci do carro um cheiro forte de oleo , o carro parou não pegava mais, vou pedir para o mecanico ver amanhã cedo mas o que pode ter acontecido,queimou junta de cobeçote? E o que mais terei que fazer para resolver todos esses problemas e o carro voltar a andar.

  25. Wilson Salgado disse:

    Tenho uma palio weekend 1.6 16v, quando ando muito com o carro e se paro em qualquer lugar, o carro não pega mais, acende todo o painel mas nem da sinal de partida, ja mandei fazer o motor de partida mas continua a mesma coisa, me de uma luz pois gosto do carro e não aguento mais esse problema.

  26. divino disse:

    G.lopes ja foi trocado cebolão, já mandei varetar radiador, troquei resistência da ventoinha, troquei valvula termostática, relé do cebolão, levei no eletricista e ninguém descobre o defeito. Obrigado pela atenção.

  27. Fábio disse:

    Tenho um Palio EDX 97 1.0 e ele esta fervendo, liga ventuinha qdo. esta perto do ultimo grau do aquecimento, ja troquei bomba d´agua, sensor de temperatura e um sensor da ventuinha, oq. deve estar acontecendo, ar no sistema do carro, bomba nova com defeito?

  28. Wellington Paes disse:

    Tenho um Palio 1.6 16 v. ano 99.
    O carro está aquecendo. Quando a agua começa a circular no sistema a ventuinha arma, porém logo após o sistema dá ar e para a circulação, voltado a esquentar. Detalhe já foi retirada a valvula termostática

  29. Fernando Poubel disse:

    Troquei tres bicos ingetor o carro estas acelerando sozinho desligo imediatamente, o que pode ser.
    Grato.

  30. Cleberson disse:

    uma fiat Brava 1.6 16v, após levar o carro a uma revisão de injeção ele começou a ferver, detalhe é que o mecanico em momento algum mecheu na agua do radiador.A ventoinha eta ligando normalmente, porem quando menos espera ele ferve.

  31. Alejandro Monestier disse:

    Caros Srs.; Tenho um Siena 1.0 99/00 6 marchas (não é Fire) e agora a temperatura esta subindo muito rapidamente (em poucos minutos) ate a metade do marcador… a diferença é brutal se comparado com o tempo necessario anteriormente… (ela se mantem +/- estavel na metade).
    Já fiz a limpeza e troca do fluido do sist. de arrefecimento em uma concessionaria (eletroventilador ok ) reservatorio quente e retorno parece ok!
    Porque a temperatura esta subindo tão rapidamente?
    obrigado!

  32. Ricardo disse:

    Olá Pessoal, Tenho um Fiat Palio EDX 96, ele começou a aquecer , levei para o mecanico e ele falou que era junta queimada, trocamos a junta e mesmo assim continuou aquecendo, trocamos a valvula termostatica, o cebolão, verificamos o radiador e mangueiras. Nada adiantou. Socoroo alguem sabe aonde pode estar o problema?

    • G. Lopes disse:

      Ricardo,
      foi verifica a tampa do reservatorio, pois é bem comum existe dewfeito na tampa o que ocasiona o super aquecimento.
      principalmente se a tampa for paralela.

  33. Alejandro Monestier disse:

    Caro Sr. G. Lopes,
    A preocupação com o aumento muito rapido da temperatura é devido a que esta se mantem +/- “estavel” no meio, ou seja, na verdade já observo que esta passa algumas veces da metade, alem de “sentir” que o calor do motor é maior que o habitual… tenho este carro a 5 anos e tenho certeza que não é apenas resultado do verão… alem disso a luz da injeção esta acendendo cada vez mais seguido e quando isso acontece o carro da pequenos solavancos como engasgando com perda de potencia… acabei de trocar sonda lambda e fiz limpeza de bico(128.000 km).
    Estes 2 fatos vem ocorrendo a uns 2 meses…
    Gostaria de saber quando a luz da injeção acende quais são as possiveis falhas que ela esta indicando e quais são seus sensores para isso…
    Desde já muito obrigado !

  34. Renato Evangelista da Silva disse:

    tenho um siena 99 1.6 16v pela segunda vez queima junta de tampão a primeira vez foi com meu filho numa viagem, e ele teve que guinchar o carro até uma oficina pelo o mesmo ter fervido ,saía agua na descarga igual uma bica.tudo bem o problema foi resolvido gastamos 835 reais deram garantia so que o carro vem sempre fervendo e eu sempre nas oficinas de minha confiança obs: pois o conserto foi fora da minha cidade a 120 km .trocamos o cebolão e problema paraceu ressolver no dia 24 sai, com ele e voltou a ferver fui na oficina novamente e o mecânico me diz que a valvula estava travada ,mandou que retirasse a mesma e por infelicidade minha, o carro esta ruim para pegar , continua ferrvendo e saindo a mesma bica d’agua, resumo: fora confirmado pelo mecânico que novamente queimou a junta de tampão e terei que fazer o mesmo serviço outra vez, a minha pergunta é por quando fizeram o serviço não fizeram a troca da valvula termostática. O que devo fazer ?

    • G. Lopes disse:

      Renato,
      se o seriviço ainda esta no prazo de garantia vale apena ir na oficina onde foi feito o reparo e fazer este mesmo questionamento, pois trocar a junta é facil descobrir o que causou o problema é que é mais complicado.

  35. Juliano Piva disse:

    Bom dia, tenho um palio week 1.6 16v, e começou a dar problema de aquecimento, foi ao mecanico e foi trocado a válvula, cebolão, e retirado ar colocado fluido, gostaria de saber se é normal a temperatura subir um pouco da metado do marcador, sendo que em dias quentes chega a ficar em quase 3/4 do marcador mas a ventuinha liga aí retorna um pouco acima da metade.Outra coisa quando desligo o carro e a temp. já esta alta a ventuinha não liga com o carro desligado, sendo que quando ligo posteriormente a temp esta lá encima, oque posso fazer?

    Grato

  36. junior disse:

    oi meu palio ta aquecento muito depois que eu fiz o cabecote e estar sem a valvula tesmotatica o mecanica disse q podia ser te novo o cabecote .so trcamos a venturinha e nada
    evamos a uma retifica eles falaram mque o cabecote estar abaixo do nivel
    o que fasso
    obrigato

  37. junior disse:

    valeu obrigado

  38. lilia disse:

    Socorro ….pelo o amor de Deus.Tenho um corsa99/2000 e o meu amado esposo fez a burrada de colocar agua no reservatório e não tampa-lo. Andamos bastante , percebi um barulho estranho daí começou a fumaçar mais totalmente leigos só vimos a merda feita quando chegamos em casa. A agua havia fervido e derramado por cima do motor.Enfim , quando ligo o carro a luz já fica vermelha, mais dia 16/12 tive que sair as pressas e sequer olhei se tinha água no caminho ele parou e não pegou mais. CHAMEI UM MECANICO E ELE DEU UM JEITO E O CARRO TÁ PEGANDO NA CHAVE,PORTANTO COLOQUEI AGUA E APARENTEMENTE NÃO VAZOU , PUS PARA FUNCIONAR E DESLIGUEI NO OUTO DIA A AGUA HAVIA SUMIDO, E QUANDO COLOQUEI NOVAMENTE A AGUA VAZOU PARECIA BICA DE UMA VEZ SÓ. O que será ?o mecanico vem buscá-lo amanha e queria umas dicas do que pode ser o defeito para não parecer tão leiga e ser enganada, me responada urgente> Muito obrigada.

    • G. Lopes disse:

      Lilia,
      provavelmente queimou a junta do cabeçote, e de quebra deve haver algum vazamento de agua ou no cano, nas mangueiras ai é só vendo mesmo.

  39. lilia Fortaleza - Ceara disse:

    Esse site é maravilhoso e obrigada por já ter respondido ;o mecanico veio buscar o carro e disse que seria bomba dágua e essa junta do cabeçote , pode ser as duas coisas separadas ou uma tá ligada a outra.Vc tem idéia de qto custa as peças e reparo. É verdade que o conserto não pode ser maior que o preço das peças?

    • G. Lopes disse:

      Lilia,
      em questão de preço eu não entro muito, pois isto varia de região pra região, da qualificação do mecânco e outro detalhes. O que posso te falar é que o serviço pode sim ficar mais caro que as peças, pois existe caso que nem peça se gasta. Isto depende muito do que vai ser realizado.

  40. Rafael Ramos disse:

    tenho uma palio week 1.6 16v 99, quando eu ligo o ar o carro ferve, o que pode ser isso.
    já troquei cabeçote e radiador e continua o mesmo problema, se alguem puder me ajudar agradeço muito.
    obrigado!!!!

  41. Maurício Alves disse:

    Bom dia,
    tenho um Palio 1.8R ano 2006.
    Gostaria de saber se a bomba d’água deve ser trocada com quantos km, pois o meu mecânico informou que deve ser trocada com 80.000 km, isso é verdade.
    Realmente a bomba d’água tem vida útil.

    • G. Lopes disse:

      Mauricio,
      toda peça tem uma vida util, mas cada carro tem especificações diferentes.
      o melhor é recorrer ao manual do proprietario, pois lá tem todas as informações de manutenção.

  42. Maurício Alves disse:

    Bom dia,
    tenho um Palio 1.8R ano 2006.
    Sempre faço a manutenção preventiva, conforme manual do carro.
    O carro está com 60.000km, segundo manual, é a hora de trocar as correias do motor e esticador.
    O meu mecânico informou que seria necessário também trocar a bomba d’água, pois a vida útil é de 80.000 km.
    Consultei o manual e não observei nenhum troca desta peça. Realmente é necessário trocar, ela tem uma vida útil e de quantos km.
    Desde já agradeço pela colaboração.

  43. PERICLES disse:

    Olá pesoal
    Tenho um gol 1000 16v dir. e ar. Ele do nada começa a esquentar.fez um ano que fiz o motor,mas dois meses depois tá td igual. aquecimento e falha na marcha lenta.as vezes tenho que bater a chave todas as vezes que paro no farol..Já levei em varios mecanicos cada um fala algo diferente.

    • G. Lopes disse:

      Pericles,
      em caso de aquecimento não tem muito o que fazer, se deve testar a bomba dagua, valvula termostatica, sistema eletrico da ventoinha e se não vazamentos ou obstruções nas mangueiras. Fora isso somente o cabeçote ou os canais do bloco é que faz o motor ferver.

  44. DIEGO OLIVEIRA disse:

    Ola galera preciso de uma ajuda, pois já levei o meu carro em diversos mecânicos e não resolvem o problema.
    tenho um corsa ano 98/99 e a marcha lente dele fica oscilando muito e depois de algum tempo volta ao seu normal e quando fica desrregulado a aceleração do motor o pedal do freio fica muito duro tanto na gasolina como no gás. Já troquei o atuador de marcha lenta, sensor de temperatura do motor sonda lambda, foi feito limpeza dos bicos, hidrovácuo e não consigo resolver o problema.
    Por favor se puderem me ajudar.
    ATT, Diego

    • G. Lopes disse:

      Diego,
      já foi verificado se não há nada obstruindo a mangueira de ar do hdrovacuo ou se a mesma não esta furada, pois pelo que esta relatando esta me parecendo entrada falsa de ar.

  45. Ricardo disse:

    Olá Pessoal, consegui resolver o problema do aquecimento do meu Palio EDX 96, após trocar junta do cabeçote, valvula termostatica, cebolão, verificar bomba dágua á qual estava funcionando bem, foi verificado que o radiador apresentava rachaduras e estava com sérios problemas de entupimento por causa da ferrugem, após trocar o Radiador o carro voltou a funcionar corretamente, mantendo o ponteiro da temperatura sempre no meio, e ligando a ventoinha quando atinge um ponto acima do meio, ficou exelente. Grato pela atenção!

  46. Alison D. Rodrigues disse:

    Olá,

    Tenho um siena 00/01 1.0 16v, o carro está blz, mas está vazando água na bomba de água. Já mandei arrumar, só que na mecanica o carro não vaza água, depois da andar com o carro e para-lo, demanhã vejo uma poça d`agua de baixo do carro. O que pode ser?
    Segundo o mecanico ele retirou a bomba e passou silicone para coloca-la e ainda vaza.
    Obrigado

  47. Alison D. Rodrigues disse:

    Esqueci de comentar, o motor é fire.

  48. romualdo da cunha porto disse:

    TENHO UM SIENA 1.6 16 VALVULAS , ELE SEMPRE DA PROBLEMAS NAS TAMPINHA DA AGUA NO CABEÇOTE, AGORA COMPLETO A AGUA E APOS VARIOS FUNCIONAMENTO DA VENTUINHA DESLIGO E VEJO QUE O NIVEL DA AGUA BAIXOU MUITO, SE ABRIR A TAMPA ELE JOGA MUITA AGUA PARA FORA DEVIDO A PRESSÃO, PERCEBO QUE FICA FAZENDO UM XIADO DE AR NA TAMPA , SEM ABRI-LA E AOS POUCO A AGUA VAI VOLTANDO E APOS ESFRIAR BEM O NIVEL VOLTA AO NORMAL, ISSO NÃO OCORRIA PASSOU OCORREU DEPOIS QUE ELE FERVEU NA SERRA, E FRIO DEMORA A PEGAR , NA SERRA AO FERVER FOI RETIRADA A VALVULA TERMOSTATICA, FICO RECEOSO DE IR LONGE COM O CARRO, SERÁ QUE QUEIMOU A JUNTA ?

  49. Paulo disse:

    Olá,
    comprei um Pálio 1.8(motor GM)gasolina, ano 2003, em um leilão. Ele veio com o motor depenado (sem bicos, TBI, módulo/central de injeção, etc). Até agora, tive informações que o sistema de injeção dos veículos corsa/meriva/strada/stilo, gasolina ou flex, servem para o motor do Pálio 1.8 gasolina 2003. A minha dúvida é se estas informações são verdadeiras. Gostaria de saber se as peças do Astra 1.8 servem para o motor do Pálio 1.8, já que é um motor GM. Grato!

  50. Sérgio Alves dos Santoa disse:

    Bom Dia!
    Tenho um palio weekend ano 98 1.6 16v o problema dele é que ele esta muito amarrado sem muita força na 1ª e 2ª marcha só deslancha da 3ª em diante.
    Ja foi feito a descarbonização do motor mas o problema continua sem contar com o consumo alto de combustivel.
    gostaria de saber se o catalizador pode apresentar esse tipo de defeito ou não ou pode ser outa peça do carro.
    aguardo resposta para uma possivel solução
    Obrigado

  51. marcia disse:

    tenho um brava fiat, A LUZ DE OLEO DO MOTOR ESTA ACENDENDO QUANDO ESTOU EM MARCHA LENTA, AO ACELERAR A LUZ APAGA.
    O MECANICO AINDA NÃO ACHOU O PROBLEMA. O QUE PODE SER?

  52. glauber disse:

    tenho um palio ed 96,apresentou um problema de aquecimento de temperatura,dai foi trocado o bulbo da temperatura e ai foi resolvido,ligando o ventilador na temperatura normal.passando um tempo apresentou o mesmo problema,foi trocado novamente o bulbo mas ele não ligava o ventilador e ai o motor apresentava uma temperatura e no reservatorio outra,foi limpo o radiador,mangas,etc..ventilador testado,e não adiantou nada,não liga,não há vazamento de agua p dentro no oleo,um detalhe ele n possui valvula termostatica desde que comprei.mas no fim foi colocado um bulbo de 86 graus menor do que o dele que e de 90 ele voltou a funcionar.ele e gasolina.qual será o problema real dele?obrigado.

  53. Rubens Junior disse:

    Tenho um Siena 97 1.6 16V e assim como muitos aqui vinha sofrendo muito com o aquecimento do motor em trânsitos lentos, era só pegar engarrafamento que o carro super-aquecia e eu tinha que parar para não ferver. Após levar em alguns mecânicos sem resolver, tentei eu mesmo descobrir o que poderia estar acontecendo e depois de duas mudanças resolvi o problema, seguem as dicas:
    - troca da tampa do reservatório de água, se ainda for o original é provável que esteja com perda de pressão, portanto é recomendável trocar, recomendo que seja original.
    - conferência/troca do resistor e dos terminais do mesmo – na carcaça do ventilador encontra-se uma peça chamada resistor(resistência), no meu caso ela não tinha queimado, mas havia ocorrido oxidação dos terminais, com isso a ventoinha ligava por pequenos períodos e o carro acabava fervendo.

  54. Ingrid disse:

    Tenho um pálio fire 1.0 2006.. tava apresentando superaquecimento, troquei a valvula termostatica e ele funcionou normal por 3 semanas.. voltou a superaquecer, o mecanico disse que a tomada estava quebrada e aque havia ar, tirou o ar e trocou a tomada… sai da oficina, cheguei em casa o carro estava super aquecido denovo.
    obs: a mangueira esta normal.. fusiveis tbm.
    abraços.

  55. José Wilson Alves disse:

    Olá senhores,

    Tenho um Palio Weekend, ano 2001, motor 1.0 gasolina/GNV, motor fire 16 válvulas e ar-condicionado, depois que troquei o aditivo do reservatório de água, ele está apresentando um problema de vazamento interno, logo acima dos pedais, tanto que vez por outra, estando em movimento, sinto pingar o famigerado líquido quente em meu pé direito e o nível do reservatório baixa muito rápido.

    DETALHE: A pouco tempo, troquei a válvula termóstática, bomba d’água, fiz retífica do cabeçote, troquei tampão do cabeçote, juntas e afins, bobina e por último o radiador.

    Bem ele não aquece, a ventoinha trabalha corretamente e nem perde potência, porém o vazamento continua, por favor me ajude! acha que pode ser no sistema do ar-condicionado? ou o quê pode ser?

    Desde já agradeço,

    Wilson Alves

    • jorge disse:

      meu amigo eu estava com esse mesmo problema, eu desmontei onde vai o radiador do ar quente e nele constatei que era dois aneis de borracha que ficam ressecados com o tempo no meu caso foi isso no seu pode ser o radiador do ra quente que ta ruim. abraços

  56. PEDRO IGOR disse:

    ola tenho um gol g3 1.0 16v e gostaria de qual melhor dica a fazer pra mim ganhar potencia desde já agradeço

  57. Erick disse:

    ola !! Tenho uma Palio Weekend 2000 e estou com problemas de aquecimento. Foi trocado valvula, bomba d agua, sensor de temperatura e a ventuinha esta funcionando. Quando estou andando, a temp fica no meio ou mesmo abaixo mas quando pego transito ela chega ate quase o vermelho escrito ‘H’. Quando chega nesse ponto a ventuinha volta a acionar e ele volta rapidamente ao meio ou um pouco acima… o que pode ser isso… O carro nao baixa agua tambem… Me ajudem. Obrigado

  58. Cintia disse:

    Tenho um gol power 8v 2002 ele anda normal derepente ele corta e morre, o que pode ser?Logo assim ligo ele de novo ele funciona normal.

  59. Helton Sousa disse:

    ola tenho um palio el 96, atualmente esta apresentando falha na bomba d agua, com o carro frio parado ocorre pingos na bomba, e com o carro em movimento esse vasamento para e o reservatorio continua normal,pude observar isso quando coloco agua no reservatorio com o carro frio começa a vazar e apos algulmas voltas paro o carro abro o capus e nao observo o vazamento. Ainda nao levei no mecanico, devo trocar a bomba d agua?

  60. Osvalte m. Maziero disse:

    Tenho uma Meriva 1.8 16v., e quando faço viagens em rodovias que preciso exigir mais do motor, logo se manifesta a temperatura, quase chega no último risco antes do vermelho, apesar da ventuinha fazer a evolução de sua rotação. Isso vem me desanimando e tirando o meu prazer de passear com a Meriva, não sinto mais segurança. (obs: quando tenho que parar nos postos de abastecimento, os frentistas chegam até sangrar o sistema dizendo que está com ar ou bolha, eu nunca ví cousa parecida). Oque poderá ser?
    obrigado

  61. Osvalte m. Maziero disse:

    Tenho uma Meriva 1.8 16v., e quando faço viagens em rodovias que preciso exigir mais do motor, logo se manifesta a temperatura, quase chega no último risco antes do vermelho, apesar da ventuinha fazer a evolução de sua rotação. Isso vem me desanimando e tirando o meu prazer de passear com a Meriva, não sinto mais segurança. (obs: quando tenho que parar nos postos de abastecimento, os frentistas chegam até sangrar o sistema dizendo que está com ar ou bolha, eu nunca ví algo assim). Oque poderá ser?
    obrigado

  62. Magno disse:

    Olá amigos!Tenho um palio edx 97.ele esta sem a valvula termostatica e sempre da entrada de ar no radiador.Funciona uma beleza enquanto estou em transito rapido,porem e pegar transito lento e o marcador passa do meio e ferve e da entrada de ar.O que pode estar acontecendo? Me ajudem por favor!!

    • Guilherme Lopes disse:

      Magno,
      provavelmente ma circulação da agua, ou por defeito na bomba dagua ou no prorpio radiador ou até mesmo uma junta do cabeçote queimada.

  63. JURACI LIMA disse:

    TENHO UM FIAT PÁLIO WEEKEND ANO 2001/02,QUE ESTÁ COM PROBLEMAS DE AQUECIMENTO,E POR ESSE MOTIVO JÁ FOI TROCADA A JUNTA DO CABEÇOTE HÁ UNS 6 MESES ATRÁS,PORÉM PERCISTE O PROBLEMA.JÁ TROQUEI A TAMPA DO RESERVATÓRIO,VÁLVULA TERMOSTÁTICA,O QUE ACONTECE É QUE MESMO QUANDO A VENTUINHA DISPARA VAZA ÁGUA PELA TAMPA,UM DETALHE É QUE O MARCADOR NÃO PASSA DO NORMAL.MEU MEC. DISSE QUE PODE SER BOMBA DÁGUA,SERÁ?
    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO PARA O MEU PROBLEMA.

  64. Marcelo disse:

    Olá, tenho um siena 1.6 16v q tem um problema frustante: dificuldade na partida. O motor gira bem, mas sempre pega na segunda ou terceira partida. Mesmo depois de ter convertido a gnv o problema continuou. Comento sobre o gnv, porque no meu caso a partida é feita direta no gnv, excluindo a partida na gasolina. Já revisei todos os sensores e nda. Passa´se o scanner e não se acha nenhuma falha. Me dem uma ideia do que está havendo. Muito obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcelo,
      foi conferido a pressão e vazão da bomba de combustivel?

      • Marcelo disse:

        Então, foi testado isso também. Mas como havia comentado antes, ele pega diretamente no gnv, eliminando a partida a gasolina. Mas o defeito é o mesmo. E quando levo ao mecãnico o que acontece é que ele pega todas as vezes. Tipo, ele funciona com dificuldades, mas se vc desligar e tornar a ligar no mesmo instante, ele pega todas as vezes. Já testei umas 50 vezes. O defeito torna a apresentar quando o deixo parado por uns 15 minutos. Ele pega com diculdades e depois fica blz. Fico quase louco com isso, porque sou vendedor externo e o intervalo de tempo é justamente de uns 15 minutos entre um clinte e outro. Agora se deixo ele esfriar o motor completamente, ele sem diculdades. O motor de arranque não é pois ele vira blz. Aterramento e cabo positivo já reforcei. Já estou entrando em parafuso com ele. Agradeço a resposta.

  65. Éric Messias disse:

    Olá,

    Tenho um Palio EDX 1.0 que voltou agora do mecânico e a ventuinha só aciona um ponto acima do normal e não fica ligada até a temperatura voltar ao meio. Meu mecânico disse que pode ser o painel (???) que não está marcando direito mas eu dúvido (nunca ouvi falar disso). O carro começou a aquecer depois que eu tirei parte da água do radiador e coloquei aditivo (que a muito o carro não via). O mecânico já trocou: bomba d’agua, cebolão do radiador e agora quer trocar o painel. O que pode ser e o que devo fazer?!

  66. renato cesar disse:

    ola boa tarde estou com um problema serio no meu siena sporte mtv 1.6 16v ele vinha tendo uma oscilaçao na lenta quando peguei ele entaum fiz uma revisão geral troquei correia dentada,velas,bobina,cabos,kit da tbi e dos bicos e coletor,passei scaner,testei o sensor de posição da borboleta,subistitui o motor de passo e ainda ele permanesse com flha na ace3leração alguem por favor pode me ajudar desde ja agradeço,

  67. plinio disse:

    Pessoal depois q fiz o cabeçote do meu palio WEEKEND1.6 16v 98 ja quebrtou a correia denta 5 veses nesse ano, ja coloquei a junta de alumino pra o cabeçote ficar no tamanho original ja troquei todos os rolamentos mas continua quebrando, alquem pode me ajudar?

  68. Kaique disse:

    Tenho um brava 1.6 16v a duvida é quando a temperatura chega no meio do marcador a ventoinha é acionada,porem a temperatura não baixa continua cravada na meio com isso a ventoinha é acionada constantemente a cada 1minuto e meio ela arma e arma tão forte q a rotação do carro cai chegando as vezes morrer,isso é normal? isso começou a ocorrer depois q o carro ferveu por vazamento de agua e mal funcionamento da ventoinha,foi feito cabeçote e a ventoinha foi trocada

    • Guilherme Lopes disse:

      Kaique,
      só a temeratura não passar do normal e a ventoinha esta armando e desarmando corretamente, paumas para o seu carro pois o sistema de arrefecimento esta funcionando perfeitamente.

  69. Augusto Cezar disse:

    Bom dia, tenho um palio weekend sport ano 98 16v, gasolina e gás, tive um problema na correia dentada, tive de fazer retifica de cabeçote, e substituição das válvulas, troquei os cabos de vela pois estavam centelhando, ou seja, fiz o que o mecânico pediu,
    venho observando que o carro, depois que saiu desse conserto, percebi que o carro sempre que ando no engarrafamento a temperatura sobe, passa do marcado do meio, fica entre o meio e o superaquecimento, o carro acelera sozinho quando paro no sinal ou reduzo a marcha, logo depois a correia da direção hidraulica e arrefecimento, arrebentou, ficando enguiçado pois a temperatura se elevou, fui de novo no mesmo mecanico, e ele substituiu a correia, mas o problema de aquecimento e aceleração continua, to preocupado, pois vou e volto do trabalho com o carro, e venho percebendo que quando desligo o carro a ventoinha não arma (isso é normal???), ele me disse que teria que colocar o carro na gasolina pois lubrifica o motor, e o gás resseca e pode dar este tipo de problema, mas mesmo assim continua acelerando até 3000 giros do nada. quando ligo o ar condicionado então, ai é que começa mesmo, pode me ajudar, lembrando que tudo isso começou após a correia dentada desfiar.

  70. Isaac disse:

    Bom dia. Tenho um Palio Weekend 1.6 16V 99.O motor jah foi feito,trocados motor de partida, bomba d’agua,bateria,correia dentada e mangotes.Mesmo com boa perte do motor “novo”, ele nao pega quando quente.Quando frio pega normalmente, mas ao esquentar nao, tem de deixar esfriar primeiro.Fica como se o motor de partida não tivesse força de girar.Ah, tem um probleminha tambem na aceleração do carro,pq quando ligo as vezes ele fica em 3000RPM.Quando acelero, a rotação nao cai logo em seguida,diminue aos poucos.Ex.:3000RPM,2500RPM,2000RPM,1500 e finalmente fica em uns 1200 RPM.
    Agradeço a ajuda.Muito bom esse site.

    manutencao@novakoasin-ce.com.br

    • Guilherme Lopes disse:

      Isaac,
      já foi feito a instalação de um rele auxiliar de partida?

    • jean disse:

      Amigo troque o sensor de rotação, é esse o seu problema

    • Isaac disse:

      Olá pessoal.Voltando aqui p dizer que finalmente consegui consertar o carro.Como disse antes,o carro nao conseguia girar pra pegar quando quente.Nao sei se há alguma ligação,mas o problema estava no radiador sujo,reservatorio da agua com uma rachadura minuscula que só percebemos quando limpamos o radiador (fez a pressão da agua subir e vazou agua pelo reservatorio) e um furo bem pequeno na borracha que leva agua pra parte de cima do motor (uma que tem um parafuso p tirar o ar do sistema).Nao imagino qual a relação do sistema de arrefecimento do carro na sua partida.Alguem pode me explicar pq o motor de arranque nao tinha força de girar?Pergunto pq eu mesmo achei a solução p o problema,mas nao sei o motivo do problema.
      Obrigado a todos….

  71. ELIZABETH disse:

    Boa trade. Primeiramente quero parabenizá-lo pelo site e agradeçe a sua iniciativa. Tenho um PALIO WEEKEND 1.6, 16 V 1997 Gasol Gás, troquei cabeçote, correia, todo o sistema de gás e gasolina, o carro está como novo. Como é um carro que esquenta muito, mantive um comando manual de ventoinha e o automático. O carro estava ótimo, porém hoje nenhum dos dois sistemas de ventoinha armam. O carro roda e esquenta muito e aí, tenho que parar. Estou precisando evitar um mecânico. Aqui onde moro tudo para esse modelo de carro é uma fortuna. Já fiz tudo que está indicado no seu site para o problema e depois rodei 200m, esquentou muit e a ventoinha não arma. Poderia, me ajudar?

    Muito obrigada

    Elizabeth

    • Guilherme Lopes disse:

      Elizabeth,
      se a ventoinha não esta armando nem manualmente é bem provavel que a mesma estja com defeito ou com falta de alimentação positiva, provocada por uma queima de fusivel ou algo assim.

  72. Robson / Santos- SP disse:

    Tenho uma palio weekend 16v 99/00 Fiz o cabeçote dela, depois tive que fazer de novo, ainda bem que estava na garantia, ela continua fazendo um barulho estranho, troquei o esdruxo, não sei se é esse mesmo o nome, e o barulho diminuiu, mas as x volta, só que agora ela esquenta demais e não aciona a ventuinha, só manualmente, mas mesmo assim o carro esquenta e a água some! Quando esta na marcha lenta as x ele da uns tranco e acelera sózinho, gostaria de umas dicas, pq gosto muito do carro, mas já estou pensando em vendê-lo, pq já gastei muito…

  73. Evan Santos disse:

    Eu tenho um Siena 2003 1.8, viajando do Rio pra São Paulo, ferveu o motor.. fui guinchado até o Posto mais próximo, lá um mecanico viu q/a ventuinha não tava funcionando, fez uma ligação direta, mas logo percebeu q/a temperatura não baixava. Fui guinchado até São Paulo e o mecânico de lá trocou a BOMBA D’AGUA, VALVULA TERMOSTÁTICA, TAMPÕES DO MOTOR… depois que sai da oficina fiz o teste CONTROLAR/PMSP passou no teste e voltei pra o RIO sem problema nenhum…

    Um abraço

  74. DEduardo disse:

    Tenho um Palio W. 1.6 16 V , estou no interior, ja comprei a Bomba d’agua para troca, já conseguir tretirar os quatros parafusos com muita diiculdade, so que não consigo retirar a bomba d’gua do compartimrnto. como posso fazer para remove-la e colocar a nova. será que tenho que elevar o motor? qum souber me ajude.

  75. Eduardo disse:

    tenho um palio 1998, 1.6. 16 V. como faço para retirar a bomba d’agua do local de trabalho, pois não tem espaço entre o motor e o monobloco?? se alguem souber me ajude. muito grato, .

    Edaurdo

  76. Eduardo disse:

    tenho um palio 1998, 1.6. 16 V. como faço para retirar a bomba d’agua do local de trabalho, pois não tem espaço entre o motor e o monobloco?? . grato, .

    Edaurdo

  77. Diego de Souza Nunes disse:

    Tenho uma Palio Weekend Adventure 2000 1.6 8V Motor Argentino, gostaria de alguma dica, pois minha Palio tem o seguinte problema: Quando ando em baixa rotação, cerca de 2000rpm ela engasga como se fosse faltar gasolina, se debriar e tirar o pé do acelerador ela normalmente volta quando chega na marcha lenta mas as vezes, muito raro mas ela apaga. Já em alto giro, cerca de 3000 a 4000rpm ela só fica mais fraca, parece um carro 1.0, só que quando ela engasga ela fica gastadeira já reparei que nas vezes que ela engasga com mais freqüência ela faz cerca de 8km/l, e quando ela fica um bom tempo sem engasgar ela faz de 9,5 a 10km/l. Já foi trocado nela: Velas, filtro de gasolina, mengueiras de abastecimento e retorno da flauta, bomba de combustível( a qual estava realmente fraca). Gostaria de alguma ajuda, por favor.

    • Erik disse:

      Amigo, tenho uma pálio igual a sua 1.6/8v que aparenta o mesmo problema, preciso trocar o retorno da flauta, vc conseguiu compra-lo separado? pois não consigo encontrar, nas lojas vendem apenas o conjuto completo. Grato

    • ARINALDO ELOI disse:

      Amigo. Meu carro é igualzinho ao seu detalhe por detalhe, inclusive esse defeito que inclusive ja me fez quase me acidentar pois quando vamos sair no sinal ele dá um tranco e o carro que está atras de nos pode entrar na nossa trazeira. Bem, um mecanico experiente daqui me garantiu que eram as bobinas – troquei as duas, coloquei originais e o resultado foi zero. depois me falou do sensor de rotação do volante, troquei tambem (130,00), diminuiu o defeito por uma semana e voltou novamente. te pergunto se ja conseguiu sanar este defeito e o que teve que fazer. desde ja agradeço a cordialidade se me responder. Um abraço.

  78. Nina disse:

    Boa noite meus amigos, tenho um bendito Palio Adventure 2002 1.6 16v, começou um superaquecimento nele que infelizmente não consigo resolver o problema, vamos para o que fiz: coloquei Radiador Novo, a ventoinha arma em tempo certo, a mangueira de retorno não está entupida e já fiz cabeçote na retifica, já tiramos o AR do motor, coloquei bomba d’água. Achei que o problema era elétrico, que o carro tivesse com alguma pane me dando informação errada de superaquecimento. Mas como a água continua fervendo no reservatório, acredito que o problema é mecânico mesmo. O que mais pode ser além disso? O que eu faço? Obrigado a todos.

    • Valdo disse:

      Nina, tudo q aconteceu com vc tb aconteceu comigo e o resultado foi erro do mecanico q retificou o cabeçote mas NÃO TROCOU AS PASTILHAS resultando em vazamento de agua para descarga estragando-a completamente e com isso meu carro voltou a ferver e carro com 16V basta ferver uma vez para queimar as juntas do cabeçote, um mecanico competente faceou novamente o cabeçote, trocou as juntas e reinstalou a valvula termostácica pois carro 16v NÃO se retira a valvula e finalmente trocou as pastilhas e carro ficou ótimo.
      Boa sorte.

    • sidney disse:

      observe se não houve inversão dos fios que liga o ventilador( ventoinha). se caso o ventilador girar o contrario da este problema.

  79. sergio disse:

    meu palio 1.0 98 esta aqueçedo muito ja troquei bomba d agua e a vemtoiha fucioa ormalmete , ja diserao para tirar a valvula termostatica , isto seria a soluçao.?

  80. junior sp disse:

    OLA TENHO UM PALIO 1.6 16V E ESTOU COM PROBLEMAS DE AQUECIMENTO,TROQUEI A BOMBA D’AGUA A VALVULA TERMOSTATICA ,ATÉ O CANO DE AGUA FOI TROCADO,MAS NÃO CONSIGO TIRAR O AR DO SISTEMA,JÁ LEVEI AO MECANICO TIRAMOS O AR EELEFUNCIONA POR UM TEMPO , MAS LOGO ELE FERVE NOVAMENTE,JÁ REPETIMOS ESSA OPERAÇAO VARIAS VEZES.
    POR FAVOR SE PUDEREM ME DER UMA AJUDA!!

  81. Jose Donizeti disse:

    Após escorrer a agua que estava muito suja do meu Palio EDX 1.0, a temperatura começou subir muito, da a impressão que a agua não esta circulando no motor. A ventoinha esta ligando, mas com a agua suja, a temperatura não passava de 1/4, agora esta chegando no meio do mostrador, e a mangueira esta ficando bem quente. Vale dizer que com o motor desligado e colocando agua no reservatório ate que seja vista, e ligando em seguida o motor,a agua não baixa o nível.

  82. diego disse:

    meu carro palio 97 8v ferveu,esperei esfriar mas quando fui dar partida o carro não funcionou não pegava reparei que quando viro a chave não faz o barulho de injetar gasolina será q é a bomba ?

  83. Jair Barreto - Natal-RN disse:

    Guilherme, tenho um siena 1.8EX Gasolina, ano 2003 103cv e apresentou o seguinte problema:
    Não sei se houve coincidência, pois foi a após a troca do último bojo (scap) e carga de gás do ar condicionado, veja bem quando o motor atinge a temperatura de trabalho a ventuinha dispara ou quando liga o Ar que a ventuinha dispara direto, joga o ar quente para lataria do carro, precisamente no paralamas direito e na barra onde apoia o capô de uma forma que não podemos nem tocar na lataria de tão quente que fica. Levei o carro para um mecânico amigo bem conceituado e ele ficou espantado pois não sabia dizer o que era, pois o marcador de temperatura está marcando normalmente, o ar condicionado está funcionando normalmente, não tem vazamento de água em nemhum lugar. Este mecãnico pediu que levasse o carro até uma concessionária fiat e eu levei para minha surpresa as respostas que me deram não foi realmente o que eu esperava, foram as seguintes: há não sabemos o que é, pode ser a válvula termostática, pode ser o radiador ou pode ser a bomba dágua, chamaram um eletricista e quando ele veio disse para o pessoal que estava verificando não tem problema nenhum em relação a parte elétrica, voltei ao meu amigo mecânico e falei pra ele o que tinha acontecido na concessionária e ele me disse que nada daquilo tinha fundamento pois estavam funcionando e a temperatura estava normal, daí ele verificou a descarga do veiculo pra ver se estava obstruido e o ar quente estava ficando dentro do capô mais também estava normal. E aí o que você me diz?

  84. Miguel Lima disse:

    boas
    tenho uma palio weekend 70td. O ponteiro da temperatura sobe só mesmo um pouquinho, quase nao mexe.! Mesmo em viagens longas… O carro está a consumir muito combustivel. Será a valvula da temperatura?
    Obrigado

  85. eduardo disse:

    BOM DIA TEHO UMA PALIO WEEKEND 2002/2003 1.3 16 V QUE ESTA VAZANDO AGUA DEVIDO AO TBI GOSTARIA DE SABER SE VENDE ESSA PEÇA SEPARADA OU TEREI QUE COMPRAR O COLETOR DE ADMISSAO?

  86. celso sanches disse:

    Olá, tenho um siena 98 16v, ele esta com problema de superaquecimento, só liga a ventoinha qdo o marcador de temperatura esta quase no vermelho, ai ela desliga e não liga mais, o carro ferve em seguida.
    Já tirei o ar do sistema através de sangria, troquei o cebolão, verifiquei a valvula termostatica e continua com o mesmo problema, amanhã vou levar em um mecanico para verificar a bomba dágua, alguém sabe de mais alguma coisa que eu possa fazer?

  87. celso sanches disse:

    O Problema foi resolvido, o mecanico desmontou a bomba dágua e não era, ai tirou a valvula termostatica e zerou!

  88. ERNESTO DE MACEDO disse:

    TENHO UM PALIO WEKEEND 99 E ESTA COM UM VAZAMENTO NA DIREÇÃO HIDRAULICA QUE ANTES ERA BEM POUCO OLEO DERRAMADO MAS AGORA ESTA VAZANDO MUITO E SERÁ QUE AINDA DA PRA RODAR COM O CARRO VERIFICANDO SEMPRE O ÓLEO OU TENHO QUE RESOLVER RÁPIDO ESTE PROBLEMA ??TEM ALGUM RISCO DE ACIDENTE QUANDO FALTAR O ÓLEO DEREPENTE??? SERÁ ONDE É O VAZAMENTO ??NAS MANGUEIRAS JÁ VERIFIQUEI E NÃO É !!!ME AJUDEM !!!ALGUÉM TEM DICAS ???

  89. Wanessa Leite disse:

    meu carro palio 1.6 16v 97 começou com um problema de estar batento valvula levei em uma retifica onde me orientou trocar oleo e filtro de oleo e colocar bardal junto com oleo que iria diminuir o barulho e tb p/trocar o rol tensor aux. e o tensor fiz melhorou parou o barulho só q um tempo depois o carro passou a esquentar e o reservatorio de agua rachou trocamos e tb o cebolao eo o fusivel da ventoinha depois de 1 mes rachou a canaleta do radiador trocamos tb e de novo os dois cebolao e o foi refeito o chicote da ventoinha q tinha derretido .depois do conserto o carro continuou esquentando e um mecanico falou q pode ser junta de cabeçote ou valvula termostatica e ainda me disse se for junta cabeçote eu terei q plainar o cabeçote ou trocar gostaria de sua ajuda pois não sei mais o q fazer será q é mesmo junta cabeçote?pois a ventinha esta desparando normal

  90. Marcelo Bento disse:

    Amigo, tenho um ford ka 2003, a ventoinha não está armando, já troquei o sensor de temperatura, quando eu desconecto o sensor e ligo o carro apos dez segundos a ventoinha fica ligada, o mecanico me disse que pode ser uma resistencia que fica na base do radiador, ou uma valvula que fica na tubulação do ar condicionado, preciso de uma orientação, pra ter uma noção do ocorrido. abrigado.

  91. josafa disse:

    Recentemente retífiquei o cabeçote,troquei juntas,etc, que precisou, porem o carro está vazando óleo no escape?
    Motor AP 1.8 GOL 89
    POR FAVOR;gostaria de saber se um motor depois que ferve, ainda tem soluçao?
    aguardo resposta.
    josafá

  92. Eliana Cruz disse:

    Há 2 semanas comprei um Uno Mille EX 1998/1999. Super bem conservado. Com apenas 35.000 Km rodados. Carro de pessoa conhecida. Carro de garagem.
    Tudo estava bem. No sábado mostrei o carro para um amigo olhamos o motor tudo Ok.
    No domingo usei o carro, choveu um pouco, quando voltei para casa senti um cheiro de queimado. O ar ( circulação do ar estava ligado ), veio um cheiro de coisa queimada. Vi que no painel onde tem um carro desenhado acendeu um luz vermelha. Guardei o carro e no dia seguinte após dar a partida a luz não acendeu, mas 5 minutos depois estava acesa novamente.
    Ontem chamei o mecanico para ver. Ele constatou que o reservatório de água estava vazio. Achei muito estranho pois um dia antes eu vi que o reservatório estava cheio. Como pode a água sair? Será que furou alguma mangueira? O mecanico ainda não disse o que é. Estou aguardando, mas passo o caso para vocês que podem apontar o que realmente pode ser para que eu não caia em estória da rebimbela da parafuseta que custará uma fortuna.
    Obrigada.

  93. Simão disse:

    Tenho um Palio weekend 99, e estou com problemas de arrefecimento. Coloco água de manhã, dou umas voltas e verifico e já não há mais nada. Já foi trocado um cano que leva para o motor que estava com um furo, mas ainda sim continua baixando água. Não aparece nenhum vazamento. Aparentemente esta tudo seco. Gostaria de uma ajuda. Obrigado.

  94. Shirley disse:

    Boa tarde!
    Tenho um Palio 99/00 que está com super aquecimento. Já foi trocada a bomba d’agua, retiraram a válvula termostática, trocaram o cebolão e a ventuinha. O carro ficou uns 3 meses sem esquentar e agora voltou o problema: a ventuinha não está armando e o carro esquentando.
    O carro esquenta, principalmente, quando está na 1º marcha (em subidas fortes ou engarrafamentos). O mecanico disse que tem que “planar o cabeçote”… Mas ouvi dizer que o motor é a última coisa a ser mexida!

  95. paulo disse:

    ola amigo,tenho um siena 98 1.6 16v a ventuinha sempre ligou quando o ponteiro da tempeatura chegava ao meio agora ele esta passando do meio para ligar meu carro tem ar cond a ventoinha não liga no primeiro eságio só no segundo quando o ponteiro passa bem do meio,troquei o bulbo do radiador enão ta adiantando liga bem depois de meio e desliga rápido o momento que ela liga a temperatura pega a cai maisrapidamente ela ja se desliga; amigo ja ando traumatizado de mecanicos curiosos por isso quero uma opinião para ir ao mecanico mais ou menos sabendo grato aguardo sua resposta.

  96. Denis disse:

    Caro colegas, se alguém puder me ajudar e ficarei grato. Tenho uma fiat strada 1.4 flex 2009, e ultimamente ele vem apresentando problema de arreficimento do motor, o problema inicial que constatei é que a ventoinha não liga, e quando ela liga fica normal a temperatura. Ainda não levei em nenhum lugar, daí gostaria de saber o que pode está acontecendo.
    Quanto meixo no rele as vezes ela liga;
    A água fica super quente no reservatório;
    Nunca vazou água pela tampa do reservatório;

  97. paulo disse:

    Olá boa tarde, tenho um Siena 99 1.o MPI que está me dando um trabalho de superaquecimento, já fui no mecânico, troquei cebolinha, cebolão, bomba d’agua, na primeira semana após o conserto tudo normal, depois novamente deu superaquecimento voltei no mecânico ele me disse que era a tampa do reservatório troquei a mesma ele verificou a junta do motor normal, troquei a tampa do reservatório nos 02 primeiros dias normal aí voltou a dar superaquecimento.

    O que pode ser para que eu possa resolver definitivamente este problema ? Será que tem mangueiras entupidas. ?
    Desde já agradeço

  98. NOEMI disse:

    OLÁ TENHO FIAT BRAVA SX 1.6 16V 00 ELE ESTA COM UM PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO, JA LEVEI EM VARIOS MECANICOS, MAS NENHUM SOLUCIONOU O RPOBLEMA, NO ULTIMO QUE LEVEI ELE RETIROU A VALVULA TERMOSTATICA, MELHOROU POR UNS DIAS MAS DEPOIS VOLTOU A ACONTECER O MESMO PROBLEMA, TROQUEI O RESERVATÓRIO DE AGUA QUE ESTAVA COM O BICO QUEBRADO E A MANGUEIRA QUE ESTAVA COM UM FURINHO, MAS MESMO ASSIM CONTINUA AQUECENDO, O RESERVATÓRIO DE AGUA FICA SUPER QUENTE E A AGUA RETORNA TODA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER OU PROCURAR POR FAVOR PODERIA ME DAR UMA AJUDA. AGUARDO RESPOSTA.
    GRATA

  99. Alice França disse:

    Meu Palio (98) está com uma borra no reservatório de água. Ás vezes branca, mas começou a ficar escura, como óleo. O mecânico mandou colocar um aditivo, me parece que o nome é esse mesmo. O marcador de temperatura mostra que o carro está sempre legal, porém o cheiro de queimado é grande, parece aquecido embora o marcador esteja sempre abaixo da metade. A borra não sumiu com o aditivo. O que pode estar acontecendo? O problema é que o mecânico diz que tá tudo normal com o carro, mas eu não to achando que tá normal não… Uma pessoa conhecia me falou que isso pode fundir o motor.. Alguma dica?? Favor não publicar o meu e-mail

    • Guilherme Lopes disse:

      Alice,
      o melhor é começar a monitorar o nivel de oleo e ver se o mesmo não esta baixando rapidamente. Pois isto pode ser um indicio de que algo não esta normal.

  100. Noemí Santos disse:

    Por favor me ajudem!

    Tenho um palio ed 97. Há 2 semanas a lua da temperatura subiu, esquentou…esprei esfriar e levei num eletricista. Ele detectou um vazamento embaixo do motor (como se fosse de um cano de aço), tb sugeriu trocar acebolinha pois o ventilador tava armado direto mesmo com o carro desligado. A cebolinha a e peça foram trocadas. O mecânico disse que fez uma limpeza no radiador com uma mistura de água e querosene, justificando que estava muito sujo e aditivos poderiam piorar a situação.
    Porém, o ventilador disparou de novo…o eletricista sugeriu fazer um (relé) na válvula termóstática..levei pro rapaz do ar condicionado, ele fez.
    Essa semana, a luz da temparatura disparou de novo e rapidamente subiu água quente do motor e fumaça…levei o carro num reboque até uma grande oficina de Fortaleza. Lá disseram que o ventilador tinha parado de funcionar e primeiro tinham que fazer o reparo: preço: R$ 260,00..mas disseram que só poderão dar o diagnósitco defintivo quando depois de reparado testarem o sistema de arrefecimento, o que pode aumentar ainda mais a minha despesa…

    Pergunto: essa justificativa da oficina tem sentido?
    Precisava repara o ventilador antes mesmo pra detectar de fato onde está o problema???

    Agradeço as respostas, desde já…

    • Guilherme Lopes disse:

      Noemi,
      realmente se a ventoinha esta com defeito é necessario resolver este problema para depois prosseguir com os testes, ou seja, testar o sistema de arrefecimento.

  101. SILVANO disse:

    OLA LOPES.
    TENHO UM PALIO WEEK 1.6/16 ANO 2001/2001,NO DOMINGO DIA 08/05 SAI COM O CARRO PELA MANHA APOS ANDAR 15KM A TEMPERATURA NO PAINEL COMEÇOU A SUBIR E PASSAR DO NORMAL,PAREI E ESPEREI ESFRIAR LIGUEI O CARRO E COLOQUEI MAIS AGUA PARA RESFRIAR,E TROQUEI A QUENTE TOTAL POR UMA FRIA DA TORNEIRA,TIRANDO A MANGUEIRA QUE ENCAIXA NO RESERVATORIO E DEIXANDO A AGUA QUENTE SAIR,COM ISSO A BOMBA ESTA FUNCIONANDO BEM,AI ANDEI E COM ISSO A VENTUINHA FUNCIONOU BELEZA,APOS ANDAR 4 KM VOLTOU A FERVER,PAREI NOVAMENTE E ABRIR A TAMPA DO MOTOR CHEGUEI O RADIADOR E ESTRANHEI QUE ELE ESTAVA TOTALMENTE FRIO ,SERA QUE PODE SER A VALVULA TERMOSTATICA.

  102. FRANCISCO PLACIDO disse:

    MINHA ESPOSA COMPROU UM GOL BOLA 99 2000 1.0 AT . O PROBLEMA E QUE A LUZ DO OLEO COMECA A PISCAR APOS UM TEMPO EM MACHA LENTA ATE PERMANECER ACENDER DIRETO E O MOTOR COMECA A TRELAR .
    1º FOI TROCADO BOMBA DE OLEO, RETIRADA DO CATER, LIMPESA DE PENEIRA, DESCARBONIZAÇAO DA PARTE INFERIOR DO BLOCO, TROCA PREVENTIVA DA CORREIA DENTADA E ESTICADOR , DESCARNIZAÇAO DA PARTE SUPERIOR DO CABEÇOTE, TROCA DA VALVULA DE PRESSAO DE OLEO, MAS O PROBLEMA CONTINUOU.
    2º TROCA DE TUNCHOS E EIXO DE COMANDO DE VALVULA, ESTE, ESTAVA AVALIZADO. O FURO DO CABEÇOTE PROXIMO AO DISTRIBUIDOR ESTAVA ENTUPIDO COM BORRA DE CARBONIZAÇAO, FUI DESOBRISTOIDO O FURO, MAIS CONTINUA O PROBLEMA. FUI INFORMADO QUE O PROBLEMA SERIA NOS TUNCHOS, JA TROCADOS, MAS NO DIA SEGUINTE AO CHEGAR NA OFICINA, A INFORMAÇAO ERA QUE, O PROBLEMA ERA NO CABEÇOTE, NO ALOJAMENTO DOS TUNCHOS COM FOLGA NAO SEGURA PRESSAO DO OLEO. PERGUNTO AOS AMIGOS: DEVIDO O DESGASTE APRESENTADO NO EIXO DE COMANDO, NAO SERIA MELHOR VERIFICAR TAMBEM O EIXO DO MOTOR ? ALGUEM JA PASSOU POR ALGO SEMELHANTE? QUAL SOLUÇAO? DIZEM QUE TEM COMO RETIFICAR O FURO DOS TUNCHOS. E VERDADE?

    OBRIGADO PELA ATENÇAO

    • oi Francisco Placido eu tenho tambem um gol bola motor 1.0 mi ano 99,estou com o mesmo problema,trocamos as bielas e limpesa do pescador nada,trocamos a bomba de oleo nada.
      quando o motor aquece começa acender a luz do eleo e os tuchos faz barulho,me disseram que so trocando o cabeçote e se não for ?, se vç ja resolveu pode me ajudar eu agradeço.

  103. roberto disse:

    ola! tenho um palio EDX 97 1.0, em pouco tempo com ele ligado, o painel marca aquecendo no maximo, o ventilador despara e o aquecimento nao para, a mangueira do radiador fica super aquecida e o reservatório d`agua parece que vai explodir de tanta pressão. o que está acontecendo?

  104. Jefferson Feitosa disse:

    Caro Guilherme Lopes, possuo um Pálio Fire 1.3 ELX, ano 2004 completo, (AR, DIREÇÃO HIDRAÚLICA, VIDROS E TRAVAS ELETRICAS), hoje com 98.000km rodados, e está apresentando um barulho que está me deixando encucado, começa quando dou partida e aparece esse barulho como de uma MATRACA (extralos continuos) porém o barulho é baixo, e aumenta quando logo se passa as marchas no desenvolvimento da aceleração e ao passar por alguns locais como rua extreitas que rebate o som, nota-se bem o barulho, e tenho observado outros Pálios que por mim passam, que alguns, se percebe esse barulho, pergunto a vários mecânicos, mas sempre tenho respostas evazivas me deixando sem saber como agir, se é um problema que se necessite reparo urgente ou algo especifico em algum componente que não se prejudique muito o funcionamento do carro. Fico muito grato se você descobrir sobre algo, fico aguardando uma breve resposta!!

  105. Pedro Ricardo Viana disse:

    Ola , tenho um Siena 2000 6m , depois de lavar o motor o carro queimou o sensor de temperatura , o qual eu troquei mas a temperatura ficou louca ..marca sempre no vermelho e passei no computador pra ver a temperatura esta normal ..entra a ventuinha em 90º …mas percebi que algumas vezes esta demorando pra entrar a ventuinha …o radiador é novinho …oque pode ser ?ar? ja tirei varias vezes , troquei a tampa do reservatorio , não baixa agua …, não tem agua no oleo ….como vou saber se é junta de cabeçote ?oque devo fazer ?

  106. Sergio disse:

    Olá a todos, gostaria de parabenizar a iniciativa de vocês em ajudar a pessoas com pouco conhecimento como eu.

    Tenho um palio weekend stile 2000 gasolina/gnv, tenho notado que a gasolina esta sumindo sem usar, uso apenas o gnv, levei ao mecanico e fui informado q o problema era no regulador de pressao, que levou tambem a troca da flauta e que no final tive que trocar um dos bicos que apareceu quebrado. Feito isso tudo o carro ainda continua somindo gasolina. Alem desse problema, achei um vazamento de agua na parte superior da valvula termostatica, a parte que tem uma burracha, gostaria de saber se tem como trocar essa borracha ou trocar a peça toda e se esse vazamento de agua pode ter influencia no consumo de gasolina.

    Obrigado,

  107. Tiago Vargas disse:

    Olá, comprei a umas 2 semanas um palio elx 1.6 16v 97, comecei a notar q estava gastando mta gasolina, o mecanico disse q era normal por ser um motor potente, porem alem do consumo excessivo de combustivel o carro esquenta muito rapido, dou uma volta na quadra, e agua ferve em seguida, fui ao mecanico novamente, me disse q era normal para o motor 16v q era até bom q esquentasse rapido, pois bem, o nivel de óleo sempre varia, as vezes mto alto ou mto baixo, agua tenho q reabastecer a cada 2 a 3 dias, o ponteiro de temperatura esta no frio sempre 0º, sei q esta funcionando pois após ter andado um dia todo com o carro ele chegou ao nivel normal… enxi o tanque do carro para ver a média de consumo, quando eu havia rodado 130km o ponteiro ja estava na metade, levei o carro a outro mecanico e expliquei a situaçao, ele simplesmente abriu o capo liguei o carro, ele acelerou firme e apertou uma mangueira, pediu para q eu verificasse, quando ele acelerou a mangueira inchou, disse que o problema era no cabeçote, que a junta tava queimada… nao entendo nada sobre, perguntei o valor e ele me informou que em media de R$1.400,00 a R$1,800 … alem disso o carro pinga óleo no chão da garagem, e nao conseguirao dscubrir da onde é, tem algum perigo andar com o carro assim? quais sao as soluçoes? isso resolve meu problema com o gasto de combustivel?? Obrigado
    Abraços

    • Marcos disse:

      Ola, bom para falar a verdade em primeiro lugar o que você tem que ver é a forma que fez a compra do carro, se em concessionária eles são resposnsaveis por qualquer avaria que vier acontecer no periodo da garantia, fique de olho nisso e não se deixe enganar de forma alguma, assim como, ser persuadido por responsabilidades passadas a outrem… Entendeu!
      Agora vejamos, se você adquiriu o carro no escuro confiando em pessoas, bom… ai a coisa muda e infelizmente ai o preju é seu e sem choro.
      1º Nunca fique com a primeira opnião, procure diversos profissionais e ao encostar o carro não vai dizendo que você acha que é junta, pois vão te enrolar principalmente se for mecanico picareta, que cá entre nós é o que mais tem.
      Junta de cabeçote infelizmente esse reparo não é muito barato, mas também não chega a tanto, vai subistituir junta e não popularmente dizendo “fazer o motor” .
      Tem que abrir o cabeçote propriamente dito, a junta chega a fundir no cabeçote e entao não da apenas para substituri a junta tem que matar o cabeçote a zero ou seja retificar e tudo o mais e tambem ver se este não esta danificado seriamente ai meu amigo senta e chore.
      2º Analize bomba d’agua, mangueiras e regrinha para motor Fiat 16 V nunca deixe sem valvula termostatica, pois sua vida vira um inferno e não acredite em burros que vão escrever que essa pecinha tanto faz como fez… Ela tem muita serventia em seu carro principalmente se for “BY PASS” ai amigo sem ela você pode fazer cabeçote, motor o que for que não vai adiantar o carro sempre vai ferver, gastar demais e o motor nao estabiliza. Começa estourando mangueiras de agua, depois fervendo constantemente e chegando a dar retorno de agua para o reservatorio de espansão o que faz com que você tenha vontande de jogar o carro barranco a baixo “experiência propria”.
      3º Faça limpeza de bico injetores, corpo de borboleta e verifique o chicote e o atuador de marcha lenta.
      4º Vasamento pode ser varias possibilidades, desde juntas do motor até acredite o protetor do carter que usa porcas de vedação onde os burricionais quando a colocam de volta não as observam e colocam porcas por cima e não tiram as originais dos orificios e da-lhe vazamento de oléo.
      Depois desse livro espero ter ajudado em algo e desejo que você tenha uma boa sorte e logo – logo esteja usufruindo de seu carro.

  108. Walney disse:

    Bom dia… é o seguinte: meu carro é um siena fira 2002 16v, depois que a correia dentada arrebentou e foi feito todo o serviço de válvulas e cabeçote o marcador de temperatura ficou desregulado, ou seja, ninguém mexeu no painel mas antes de ligar o veículo o ponteiro fica do lado oposto da marcação C (zero) e quando o carro está em movimento já com uma certa temperatura ele sobe até o C (zero) mas não passa desse ponto. O que pode estar ocorrendo? Observando que os ventiladores estão funcionando normalmentente, o carro aquece ele arma como se estivesse 100%. Desde já agradeço por quaisque ajuda.

  109. oi Francisco Placido estou com o mesmo problema quando aquece começa bater tambem bomba de oleo e limpeza do pescador no carter ja foi feito e nada o meu tem ar fora isso ele tem um problema de vez em quando a temperatura almenta e a ventuina não dispara pedem para trocar o termostato de temperatura do radiador aqui chamamos de (bulbo) troca e volta ao normal so que em alguns meses ou semana volta a dar de novo o problema na ventuina.primeiro vou resolver isso pode ter alguma relação o meu caso porque exatamente quando aqueci faz esse barulho.
    vou pedir para fazer uma revisão na parte de resfriamento e eletrica da ventuina bulbo e etc.
    eu acho que o motor nao esta resfriando corretamento e o oleo em algumas partes do cabeçote deve esta cecando ai vem o barulho.

  110. andre disse:

    ola,tenho uma palio week.1.6 16v: a marcador subiu pra cima do meio e a aceleraçao oscilou para mais e a ventuinha liga mais desliga rapido.notei que a agua tinha secado, coloquei novamente nao baixou mais,so que o problema do aquecimento ainda continua.quando acelero a mangueira de agua que vai no motor estufa . pode me ajudar?

  111. Mauricio disse:

    Boa Noite Lopes…
    estou com uma dúvida com relação ao marcador de temperatura da Fiat Palio, 2006/07:
    acontece que já algum tempo, o ponteiro do marcador atinge somente 1/4. Sei que o normal é atingir a metade do marcador. O que estaria acontecendo?

    Obrigado pela atenção.

    mauricio

  112. vinicius disse:

    tenho uma palio 1.0 2002 fire, ja fiz de tudo mais o carro ñ para de ferver. ja troquei a tampa do reservatorio, ja comprei uma valvula termostática nova, ja troquei as pastilhas, ja troquei o proprio reservatório de agua, verifiquei as mangueiras, a ventuinha, ja fiz de tudo , to achando até que é uma macumba ou olho grande, pois ñ consigo resolver o meu problema, ja levei em tudo que é mecanico mais ninguem consegue resolver esse problema, só me falta eu vender o carro, pois ñ sei mais o que fazer, me ajudem, HELP!!!!!!!

  113. julio mendes disse:

    Oi,tenho um palio 98/99 ex e ele começou a dar problemas com a temperatura , troquei bomba d`água e o fato foi resolvido , mas alguns meses depois voltol a ferver ,troquei o cebolao varias vezes porque a vantoinha nao armava , ate que ele voltou a dar problemas na imigrantes fiz uma ligaçao direta e vim embora com a temperatura la embaixo ,no outro dia me indicaram um mecanico e fui la imediatamente e ele constatou o que o outro mecanico nao ,la troquei cabeçote e todas as mangueiras do sistema , o carro ficou fantastico ,isso foi em fevereiro , mas a 5 dias atras voltou a dar o mesmo defeito , la vimos que estava pingando agua de uma torneirinha do radiador e isso ocasionou uma entrada de ar impedindo circulaçao de agua ,TINHA AGUA NO RESERVATORIO MAS ELA NAO CIRCULAVA [ A AGUA FICAVA FRIA ] um probleminha minimo que poderia me fazer gastar mais 800,00 ,ele tirou toda a agua e colocou com o carro ligado ea torneirinha aberta para sair o ar vedou a torneirinha eo problema foi resolvido ,o carro esta otimo.valeu , e descupa pelo texto enorme.

  114. Danilson da Rosa disse:

    Olá amigos

    Preciso de ajuda, pois comprei uma PALIO WEEKEND STILE 1.6, 16V 1997 gasolina e gás, e não consigo andar com ela, porque quando esta fria pega que é uma maravilha, mas depois que aquece, se apagar ou desligar só pega depois de esfriar (20 minutos) e enquanto não esfria se tentar ligar parece estar, sem força, sem bateria. Se deixar ela parada e ligada é só esperar o motor aquecer e ela se desliga sozinha. A ventoinha esta ligando normal. A temperatura do motor esta boa. A bateria esta boa. Já mandei mexer no arranque troquei algumas peças saiu do eletricista andando bem, mas no outro dia ia sair com ela e deixei aquecer antes de sair e ela apagou de novo e não da partida enquanto não esfria. Não tenho como andar pois ela apaga onde tiver.

    Alguém tem idéia do que pode ser

  115. wilson disse:

    tenho palio weekend 16 V 2002 1.3 . Quando subo a Anchieta , já quase do meio para o final o carro morre, como se tivesse acabado gasolina. Se perceber que começa a falhar colocado no ponto morto nao morre, mas tb não dá para prosseguir , Há que se esperar cerca de 10 minutos aí tudo bem seguir viagem . Na descida e no plano OK nada acontece . O que se passa aqui , por favor?

  116. alexandre disse:

    Boa noite. Tenho uma palio wek 99 completa com ar cond, mas atualmente ele funciona só no ar frio, podes me dizer algo a respeito. Ps: fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento do veículo, pois achei que estava com a mangueira do ar qt entupida, faz sentido, obrigado, Alexandre.

  117. Osvalte M. Maziero disse:

    Solução do problema, apesar de não ter obtido nenhuma informação a respeito do meu questionamento em 4 de outubro de 2010 às 19:31 , ficou resolvido de uma vez por toda, sendo os passos seguidos: 1) Procurei um mecânico de verdade, com conhecimentos técnicos e de pouca conversa. 2) A causa do problema era simplesmente a incompetência do mecânico anterior em não distinguir uma junta de motor 8 válvulas de 16 válvulas, sendo que a meriva é 16 válvulas o incompetente colocou uma junta de 8 válvulas, vindo a sufocar todo o sistema de refrigeração e causando sérios e caros prejuízos.

  118. Sanderson disse:

    Boa tarde

    Tenho uma Strada Adventure 1.8 flex, estava tudo bem com o carro, porém de uma hora para outra passei a sentir um forte cheiro de queimado e observei uma fumaça, como vapor saindo do motor. Desliguei o carro dei uma olhada e constatei que a aguá estava normal e o oleo também, após algum tempo dei a partida normalmente e rodei mais um pouco com o carro. Percebi que a temperatura começou a subir e a ventoinha nao estava armando. Parei o carro novamente, esperei o engarrafamento acabar e segui novamente. O cheiro de queimado e a fumaça de vapor cessaram, porém o superaquecimento continuou e a ventoinha não armou, além de ascender a luz indicadora laranja no painel com o desenho do motor. Quando finalmente cheguei em casa fui verificar os fusiveis, e constatei que o fusivel número 4 do vão do motor estava queimado. Comprei um fusivel novo, que ainda vou substituir, porém tenho receio de que alguma outra coisa tanha danificado no carro. A queima desse fusivel de 60 Am. pode ser a causa do problema relatado?

    Obrigado

  119. Carol disse:

    Boa noite tenho um gol 1.0 2006 o carro estava em perfeito estado e meu mecânico me aconselhou a colocar aditivo e agora ele não para de ferver…ele já mexeu novamente pois acredita q seja ar…mas não adiantou me ajude por favor utilizo demais o carro!!!

  120. Marcelo disse:

    Tenho palio adventure 2000. A ventoinha liga fica so 4 segundos e desliga. Depois de uns 30 segundos liga de novo por 4 segundos e por ai vai, superaquecendo o motor. Mas quando ligo o ar condicionado ela funciona normalmente. Meu motor fundiu uma vez que não vi o superaquecimento e tive que fazer bloco, junta e cabeçote. Depois disso foi trocado todas as cebolinhas de água do motor, do radiador e do óleo. A circulação de água ocorre normalmente. Foi trocado bomba d’agua, feito limpeza do radiador, verificado mangueiras, etc… Acredito que o problema seja na elétrica. Tem como trocar o temporizador, relé ou alguma central elétrica que cuida dessa parte?

  121. ricardo disse:

    ola ! to apavorado nao sei + oq faço com o meu palio 1.0 edx 98 ta esquentando d + ja troqueii a bomba d aqua , tampa do reservatorio e nao adianto nada agora ta ate dando um barulho diferente no motor quando eu acelero meu mecanico disse q ta fazando agua em algum selo no motor sera q vou ter retificar o cabeçote por favor me dem uma dica

  122. Luciana Neves disse:

    Bom dia tenho um siena 2000 1.0 8v que esta fervendo, já troquei o radiador, retirei a válvula termostática já que o mecãnico disse que não precisava dela, o radiador esta novo, troquei a tampa do reservatório e o carro continua fervendo, não sei mais o que fazer. alguem pode me ajudar???

  123. carlos magno disse:

    tenho um palio 2001 16 valvulas e estou com o segunte problema , toda vez que a temperatura chega em 90º o painel de estrumentos apaga e so volta a funcionar quando o carro esfria
    ja troquei bomba dagua sensor de temperatura valvula termostatica ventoina do radiador radiador e nada resolve o problema do desligamento do painel desliga tudo rpm velocimentro temperatura e marcado de cobustivel

  124. pedro manhuaçu disse:

    tenho uma palio wekende 98-16 v viajando queimou a junta do cabeçote começou a falhar . luz do painel nao acendeu, agua do radiador tava cheia, nao tinha agua no oleo,como faço pra q nao ocorra de novo esta situaçao pois ja troquei a junta ?

  125. edu disse:

    qual e a temperatura normal da palio weequend,olhando no ponteiro de temperatura,seria + ou – no meio?

  126. alexsander disse:

    olá, amigo. tenho um fiat brava sx 1.6 16v ano 2000 aconteceu o sequinte : estava no transito quando observei a aceleraçao oscilando a temperatura estava quase no vermelho,parei e esperei esfriar ,retirei o conector do cebolao e liquei o ventilador direto. com o carro ligado completei a água com a temperatura no meio onde normalmente fica o ponteiro, resolvi sequir a diante. quando acelerava a temperatura subia,quando tirava o pé a temperatura voltava( o ponteiro pro meio) parei novamente e fui verificar se a água estava circulando, com o carro ligado em ponto morto verifiquei que a água do reservatorio estava fria desliquei o carro e chamei o reboque e levei no mecânico, que depois de resolver o problema me disse que era uma mangueira que estava entupida e que o carro não tinha a válvula termostática. até ai blz o carro ficou como antes. um mês depois pequei um engarrafamento de uns 6km quando estava perto de casa observei um vapor saindo do capô, o marcador de temperatura estava um ponto antes do vermelho e a ventuinha não armou como na primeira vez sera que é mangueira entupida novamente? o que faço? obrigado!

  127. casado com uma pirua palio wekend disse:

    Meus amigos, boa tarde, olha eu tenho um palio wekend, que na hora da compra o garageiro deu garantia de 90 dias (motor e cambio) segundo ele, estava novo e que podia viajar tranquilo, só que na primeira viagem, fiquei na mao, o infeliz superaqueceu, sem ferver o radiador (agua), deu um fumaceiro, pensei que estava pegando fogo. Moral da historia, fiquei a pé, ha 850 km de casa, a noite, sem telefone, sem recurso, ninguém parava pra mim, muita bagagem pra carregar e o pior, tive que deixar o tal do palio wekend na estrada, nao funcionou nem a pau e o garageiro que deu a garantia, disse que se der superaquecimento, nao tem garantia, ainda disse que pra ele apenas fazer uma perícia, sem chance de conserto, eu tenho que trazer o veículo até a sua garagem e só pra voces terem uma idéia, o frete mais barato que encontrei, fica por 1600,00 (um mil e seiscentos reais) e ninguém quer comprar o troço, ainda mais com o motor estourado. Me ajude ai, por favor, me dê uma luz, como resolver, porque o desgraçado do garageiro, nao assumiu….. e agora ?

    • sandro disse:

      casado com uma perua, a melhor solução é você retificar o cabeçote do weekend, pois provavelmente, somente ele queimou, caso não consiga recupera´lo, compre um usado nos ferros velhos ( 600,00 R$) e revise toda a perua que ela estará pronta p/ outra.

  128. francisco lima disse:

    tenho 01 palio ed 98/99 o ventilador que fica na frente do motor não está funcionando o que pode ser ? troquei a bomba d’agua recetemente. não posso rodar com ele poucos metros que o motor ja fica muito quente, me ajude com urgencia por favor.

  129. Estou com problema Palio Wekend Adventure 1.6 16 valvulas 2003, que e o mal funcionamento ratiando ao acelerar e o principal problema e que ele ao atingir a temperatura maxima para acionar a ventuinha ela liga e o carro apaga, dai nem sempre ele pega de novo tem que esperar a ventuinha parar de fuincionar. Ja tentei varios mecanicos e eletricista nao achou defeito.
    Foi trocado (Sensores de temperatura cabos de velas, velas, bobina, bicos limpos, reparo bomba gasolina e ainda nada.) preciso de uma dica, Obgd. Fabio

  130. Anderson Magalhaes disse:

    tenho um fiat stilo 1.8 ano 2007 tenho ele desde zero nunca precisei colocar nem 200ml de agua mais teve um dia que a temperatura começou a subir levei ao meu mecanico e ele constatou que havia um vazamento na bomba d’ agua troquei a mesma mas apos a troca o reservatorio começou a ferver com a agua no nevel e o marcador no painel trabalha no meio “normal” o sera isso?

  131. ronaldo disse:

    tenho um palio 97 , e não posso encher o tanque de gasolina , porque se eu encher e andar dá pressão e começa a escorrer gasolina por baixo, e se eu abrir a tampa onde se coloca gasolina, ai para de derramar em baixo e corre pela tampa em cima . O que pode serr isso? gostaria que me desse uma dica.

  132. Manoel Antonio Martins disse:

    Bom dia! Espero que vocês possam me dar uma luz, pois já me socorri em vários lugares mas até então considero ter sido em vão.
    Trata-se de um Iveco Daily motor 2.8 turbo. O Radiador está perfeito, já troquei a valvula termostatica, cebolão do radiador, reservatorio de expansão, tampa do reservatorio, os dois sensores de temperatura que vai proximo a helice da ventoinha. Isolei o ar quente, pois dava vazanmento na valvula e cansei de trocar a valvula e assim resolvi inutiliza-lo, pois sempre vazava e a agua fervia devido ao vazamento.
    -Já testei a ventoinha , ligando direto fazendo um um jamper e atraca na hora, o que demonstra que o sistema está correto.
    -O veiculo quando em uso normal, dia a dia, mantem a temperatura de 95 graus que é a temperatura de esforço maximo conforme fabricante.

    Nesse final de semana fui para o litoral, via anchieta na descida o ponteiro ficou em 70 graus e mesmo com transito foi uma veleza. Na volta transito feroz e no final da serra, por sorte, o ponteiro bateu lá embaixo, a luz começou a piscar mas logo acabou a serra e o ponteiro não subiu mais a esse ponto.
    Já não sei mais o que trocar.
    só não troquei um sensorzinho que fica atras da mangueira que está encaixada no cano que vai a valvula termostatica, esse não troquei e também não mexi na bomba d’agua

    Rodando no dia a dia não sinto a agua baixar, o liquido do arrefecimento está limpo até demais de tanto eu limpar o sistema.

    Sempre procuro ler os topicos de vocês e acho bastante esclarecedores. Espero que possam me orientar.
    Desde já agradeço.

    Manoel Antonio Martins

  133. marcos / mogi disse:

    tenho um palio 97 ed sempre em temperatura alta ( CALOR ) ele ferve aventuinha na funciona preciso parar e fazer o sangramento no radiador . qual sera o problema?

  134. nilson brum disse:

    tenho um palio week 1.6 16v 98/99 e pela segunda vez trancou o capô, e desta vez não consigo abrir, alguma dica o que pode ser? o que fazer?
    obrigado pela ajuda.

  135. Gaucho disse:

    Boa tarde,

    Amigos, tenho um brava SX 99 1.6 16 v. O mesmo teve um aquecimento por causa do radiador e tive que fazer toda a junta e cabeçote. Além disso, já troquei o radiador,cebolão, mangueiras e coloquei um valvulá termostática nova.
    O problema é que o ponteiro fica um ponto acima do meio, a ventuinha liga normal, mas quando ele atinge essa temperatura, ela fica um bom tempo ligada.

    E quando pego a estrada para viajar, o ponteiro não sede nada e a ventuinha fica ligada.

    O que pode ser?

  136. Jorge dos Santos disse:

    É correto meu astra ano e modelo 99 2.0 e 16v,hoje não ter mais a valvula termostática?
    Tinha e meu mecânico á tirou,hoje estou com problema de superaquecimento,será que o motivo foi por eu ter tirado a válvula termostática?

  137. Jorge dos Santos disse:

    Tenho um Astra ano e modelo/99- 2.0 16v há varios dias estou com problemas de superaquecimento,troquei o reservatório de água por completo,radiador,bomba da água,mangueira,junta do cabeçote. Este carro não tem a válvula termostática,será que este problema foi devido a retirada desta válvula? O carro estar funcionando normal,só estou com este problema de superaquecimento,por favor me ajude.

    Obrigado.

  138. Gilberto disse:

    Boa tarde, meus amigos!
    Tenho um Fiat Tipo 96 com motor 1.6mpi e tem uma válvula de drenagem de ar que liga uma mangueira da carcaça da válvula termostática para o sistema de ar quente do carro e essa válvula quebrou e não consigo encontra no mercado para comprar. Pergunto: Posso substituir essa válvula por um tubo de metal, eliminando ela? Essa válvula tem alguma função imprescindível? Se for muito importante, onde posso encontrá-la? Existe válvula de algum outro modelo que serve no Tipo? Gostaria muito de poder contar com vocês.

  139. REGINALDO PACHECO disse:

    TENHO UMA PALIO WEEKEND STILE 02/03, NÃO É FIRE. O PONTEIRO DO MARCADOR DE TEMPERATURA DO MOTOR SAIU FORA DE ESCALA.. QUANDO O CARRO ESTÁ FRIO ELE FICA PARADO BEM ANTES DO INÍCIO DO PONTO ZERO DA ESCALA. QUANDO O CARRO ESTA RODANDO ELE VAI ATÉ PRÓXIMO DO SEGUNDO RISCO DA ESCALA E FICA ALI. ESSE MARCADOR TEM REGULAGEM? O QUE PODE TER ACONTECIDO E COMO CONSERTÁ-LO?TEMPERATURA

  140. eduardo roza disse:

    tenho um palio fire flex 2007 e a temperatura esta subindo só que o liquido do radiador não esta baixandoe a ventoinha quando liga nao para mais o que pode ser?

  141. ola sr lopes vi pelos comentarios que apesar de ser dificil o sr consegue ajudar muita gente quem sabe o sr nao me ajuda tbm tenho um fiat marea 99 2.0 que so vive fervendo acabou por um descuido meu tive que mandar retificar o cabeçote apos ele estar no lugar troquei radiador umas das mangueiras o sensor de temperatura reservatorio dagua cebolao a mangueira e a que passa atras do motor do marea troquei a valvula termostatica que nao tinha antes so nao troquei ainda a bomba dagua acontece que o carro ficou pior eu nao ando 10km com que ele ja ferve o curioso e que a ventuinha arma e o reservatorio nao abaixa a agua o que deve fazer me ajude so acho mecanico pra trocar peças e caro uns me dizem que tenho que trocar os parafusos que fixa o cabeçote no bloco outros manda eu trocar a bomba dagua e por ai vai afinal o que eu devo fazer pra resolver esse poblema inclivel desse marea 99 2.0 so tenho ele a uns 2 anos dese que comprei eu tenho esse poblema me ajude por favor desde ja fico agradecido

    • MARCOS SALLES disse:

      Tenho um Fiat Pálio Fire 98 1.0 com ar condicionado, que só vive fervendo acabou, por um descuido meu, tive que mandar retificar o cabeçote, apos ele estar no lugar troquei radiador, umas das mangueiras o sensor de temperatura, reservatório d’água cebolão troquei a válvula termostática que não tinha antes, troquei ainda a bomba d’água acontece que o carro ficou pior eu não ando 10km com que ele já ferve. O curioso é que a ventoinha não arma, cebolão queima e o reservatório não abaixa a água (fica inchado) o que devo fazer me ajude só acho mecânico pra trocar peças do caro uns me dizem que tenho que trocar o cabeçote outros manda eu trocar a bomba d’ água e por ai vai afinal o que eu devo fazer pra resolver esse problema incrível desse Pálio 98 1.0 só tenho ele a uns 7 anos e ele nunca me deu problema. Depois da retífica começou a minha sina e ninguém consegue resolver me ajude por favor desde ja fico agradecido.

  142. FABIO disse:

    olá amigos, tenho uma dúvida. meu palio wekend 2004 1.3 8V. ESTAVA ABAIXANDO A AGUA DO RESERVATORIO, FUI INFORMADO PELO MECANCO PARA TROCAR A VALVULA TERMOSTÁTICA, . ISSO FOI FEITO. AGORA O VEICULO SUPER AQUECE QUANDO ESTA EM AUTA ROTAÇÃO NA ESTRADA. A TEMPERATURA SOBE E PASSA DO MEIO CHEGA QUASE NO VERMELHO. AÍ TENHO QUE TIRAR O PÉ OU DAR UMA PARADINHA PARA A TEMPERATURA BAIZAr e notei que a agua do reservatorio tb baixa quando isso acontece. mas isso só acontece em auta rotação, se eu andar por perto devagar isso nao ocorre. o que poderá ser podem me ajudar???

  143. Wolverine disse:

    TENHO UM BRAVA COMEÇOU COM A ACELERAÇÃO OSCILANDO E LOGO DEPOIS ESQUENTA A PONTO DE CHEGAR NO HOT , UMA VEZ ACONTECEU ISSO, FIQUEIO FUDIDO METI O PÉ, PULOU DENTE E ESTOROU CORREIA , VALVULAS PRO SACO, FICOU 2.100, A GORA 1 ANO DEPOIS ESQUENTA DENOVO, OQUE SERÁ??? E A VENTOINHA NÃO LIGA.

  144. tercio pontes disse:

    Boa noite. tenho um palio 99/00 1.6 8v mod. argentino gas.O carro esta sem força fora do normal esta aquecendo demais a ventoinha só liga com 105º bem acima do meio, o painel já foi verificado e esta normal, a ventoinha não aciona com a válvula termostática, só aciona quando o reparo de dentro da válvula termostática é retirado deixando a água passar direto, mesmo assim a temperatura fica fora do normal com 105º. ja foi trocado o radiador,cebolão e sensor de temperatura, já foi verificado pelo computador scanner e a temperatura marca 85º.

  145. luiz disse:

    ola amigos aguem pode me explicar tenho um gol 2003 de uns dias pra ca ele estar pingando uma boa quantidade de agua por um buraquinho que tem no bojo

  146. anderson disse:

    tenho um palio 1.8r 2006/07 e ele está apresentando muito aquecimento mesmo depois de estar muito tempo desligado a temperatura sobe muito rapidamente por isso acho que o motor do carro não apresenta a temperatura que está sendo marcada, a ventoinha está armando normalmente, a água está retornando ao reservatório normalmente, e não há entrada de ar no radiador será que meu carro está com problema no sensor de temperatura uma vez que quando eu estou em declive a temperatura baixa e quando em aclive a temperatura sobe ?

  147. fabiano disse:

    ai, blza… o amigo q tem o palio week q pega bem frio e aquecido nao pega o seguinte … o calor do motor faz o induzido do arranque imantar e trancar…nao faça tentetivas de dar partida assim q pode ficar mais caro… mandei fazer o arranque, eu gastei rs 120,00 e fico bom.

  148. fabiano disse:

    seguinte pessoal, tenho um palio week 1.6 16v 97, q liga a ventuinha normal dpois do meio do marcador, apos o ponteiro cai pro meio, um pouco abaixo … porem a agua ferve qndo paro o carro e verifico o reservatorio. valeu…

  149. oldair disse:

    tenho um siena ex fire 2001 , que apresentou aquecimento a ventoinha não armou , a minha pergunta e este carro siena tem cebolão ou e sensor pois procurei o cebolão e não achei. e como eu testo o eletroventilador. agradeçodesde ja.

  150. Ellen disse:

    Tenho uma Palio97 1.6-16v ele começou a ferver, troquei o reservatório e a valvula termotastica depois disso ele ferveu mais 2vezes e depois a agua começou a sumir fiquei uns 2meses assim, tinha que colocar agua umas 3vezes por semana até que um dia a junta do cabeçote queimou, já fiz a junta(especial), troquei os selos e a aguá continua sumindo. O que pode estar acontecendo?

  151. Paulino alexandre disse:

    Òla amigos boa noite estou com um problema , tenho um pallio weeked 16vl. 1.6 ano 99 , quando ando muito com ele e a temperatura chega aos 90º o carro não pega mais , pois quando faço uma chupeta com outro carro ele pega , por favor o que fazer

    • roberto disse:

      com o super aquecimento o bloco se dilata, então o motor fica pesado, ou espera esfriar ou troca a bateria por outra de maior amperagem( 70 amp) ele pega com a chupeta devido a sua bateria não ter mais força pra fazer rodar a partida, se ela descarregar com a tentativas fica ainda mais imposivel de ele pegar, a não ser com a chupeta mesmo.

  152. Ervaldo Felix Marcondes da Silva disse:

    Lavei motor do palio weekend 16v e agora nao pega qual a solução para meu poblema?

  153. dery disse:

    tessor da correia dentada palio wekend 97 qual e o tessor original ocarro fuçiona bem mais o tessor estar movendo e com isso o carro sai de tenpo

  154. Ralph disse:

    Tenho um problema no meu pálio 98 1.0 . O motor ele não superaquece, mas a ventuinha não entra no primeiro estágio , já entra logo no segundo estágio e não desarma mais . Quando desligo o carro ela ainda fica uns 3 minutos ligada. Fico com medo de sobrecarregar a bateria e diminuir a vida útil dela . Sei que isso não é normal . Abri para ver se era a válvula termostática e descobri que o meu carro não tinha , o último dono deve ter arrancado . Alguém pode me ajudar ? Há outra coisa , para que serve aqueles dois sensores no bloco da válvula termostática ? Verifiquei que um deles está com fio arrebentado . O que fica roscado no bloco . Conto com sua ajuda .
    grato
    ralph

  155. wesley disse:

    ola tenho um Palio 1.8r 2007 começou a 1 semana esse prblema esta acusando no painel super aquecimento mais a temperatura n esta subindo ta no nivel correto, levei na oficina troquei a agua do reservatorio coloquei aditivo e ficou normal ligado depois fui andar com eli acusou o mesmo problema, mais ainda n vi a valvula termostatica sera q deve ser isso.?

  156. Bruno disse:

    Bom dia,

    Ontem peguei uma chuva na marginal e fiquei 1h e meia com o carro, na quele anda e para…
    quando cheguei em casa a temperatura estava no nivel máximo, e saindo um pouco de fumaça do motor…e notei que a ventuinha não acionou de forma alguma…

  157. José Wilson de Andrade disse:

    Bom dia! Tenho um Pálio Wekeend 1.6 16V, e no dia 29/12/12 me deixou na mão, ao efetuar uma ultrapassagem, reparei que a luz do óleo acendeu então diminuí e resolvi parar, ao parar vi que estava enfumaçando lá no capô, abri o capô e vi que a tampo do reservatório do radiador havia perdido, ou seja ferveu, esperei por mais ou menos meia hora e aos poucos fui colocando água até completar, mesmo sem tampa, fui para casa e lá eu arranjei uma provisória, cheguei a andar com o carro no domingo dia 30/12 p/ ir ao mercado 800 mt de casa e sempre de olho no nível da água. Já no dia 31/12/12, precisei dar uma saída ao mercado, e não foi possível pois dei várias partidas até que a bateria descarregou. Será que sentei na graxa com a queima de junta de cabeçote? Se foi a junta e tiver que tirar o cabeçote p/ dar passe, quanto + – vou ter que desembolsar? Por favor me deixe animado e diga que pode ser um probleminha fácil de resolver.

  158. marcio oliveira disse:

    Ola, tenho uma weekend 1.6 16 v com problema de superaquecimento. Foi feito varios dos procedimentos acima e nada conferia, ate que notamos uma leve ” sujeira” da cor do aditivo que uso pra limpeza do radioador. Acontece que em cima dda valvula termostatica tem um parafuso do tipo L ( para alguns chave alien) e como esse tipo de parafuso tem o encaixe oitavado, quero dizer com isso que e grande o encaixe pode acumular agua, e foi isso que aconteceu, estava vazando agua pelo parafuso. Segundo o mecanico a solucao e limpar bem esse para fuso e fechar com poxipol. espero ter ajudado

  159. Abilio Lima disse:

    se alguem puder me ajudar gostaria de saber qual poderia ser o problema do meu gol 1.0 16v que esta sem valvula termostatica e bomba de agua em boas condiçoes mas mesmo assim esquenta e chega a ferver apenas quando esta na lenta!!!! abraços

  160. Simone disse:

    Bom Dia
    Tenho um Palio Weekend Sport 97, e o mesmo apresentava o problema de super aquecimento do motor, já tinha levado ma auto eletrico onde foram feitos todos os testes e não apresentava nenhum problema, levei ao mecanico onde o mesmo trocou as bronzinas do motor e solucionou o meu problema, fica a Dica

  161. Marcos Paulo disse:

    Prezados,

    Sou o infeliz proprietário de um Fiat Siena 1.6 16v MPI Stile 1998. Meu carro arrebentou a correia dentada e quebrou o que é de praxe nesses casos. O conserto é muito caro, na casa dos R$ 4 mil.
    Tive a ideia de trocar o motor e registrar a troca no Detran. Queria a dica de um mecânico sobre quais a adaptações necessárias para fixar um motor Fire 1.4 2012 de uma pálio no habitáculo do meu Siena.
    Queria saber se a lista de itens também está completa: terei de trocar a injeção, chicote, módulo, caixa, semi-eixos e o motor. Falta alguma coisa? Consegui tudo por R$ 5.000,00 e é um motor 8v mais novo, só não confirmei a compra ainda porque quero me certificar que ao montar terá espaço, apesar do meu motor batido ser enorme.
    Se puder me responder por e-mail fico grato.

  162. ricardo ribas disse:

    boa noite amigo
    tenho uma fiorino 2008 fire flex com gnv 1.3
    ja foi trocado radiador ,bomba dagua .cabeçote, sensor da temperatura e o eletroventilador so que num certo ponto da estrada numa serra que e usada a terceira e quarta marcha a temperatura passa um risco pra cima do meio ;ela tem ja fui em 3 mecanico consciderados bom eles nao sabem oque faser se pude me auxilhar amigo fico grato

  163. rodrigo disse:

    o meu palio é 1.0 e ele esta com o ponteiro um risquinho do meio,pouco tempo mandei trocar junta de cabeçote e plainalo…..é certo passar o ponteiro do aquecimento do meio um risquinho?meu palio é 97/98…

  164. manoel disse:

    Boa tarde. tenho um palio 97 edx o ponteiro da temperatura começou a subir alem do normal, o carro fica super aquecido, radiador,mangueiras e a ventuinha aciona normal mas ponteiro não abaixa, minha bomba estrava com pequena vazamento, foi trocada bomba, sensor de temperatura (controla marcaçao ponteiro) mas ainda continua subindo a temperatura o que eu faço.

  165. Allan disse:

    Por favor alguem ai sabe onde eu poso encontrar o tanque de combustivel do Palio wekeend stale 1998, pois aqui na cidade onde eu moro não encontrei ainda

  166. tiberio disse:

    MEU IRMÃO TEM UMA PALIO ADVENTURE 1.8 E ELA APRESENTOU UM PROBLEMA QUE ESTA
    TIRANDO O JUÍZO DOS MECÂNICOS DA FIAT E DA MINHA CIDADE. VEJA SÓ, ELA COMEÇOU DO
    NADA A ESQUENTAR SÓ QUANDO ELE PARA E PASSA UNS 15 MINUTOS PARADO COM A AR CONDICIONADO LIGADO A TEMPERATURA DO CARRO COMEÇA A SUBIR E IMEDIATAMENTE O
    AR CONDICIONADO DESLIGA AUTOMATICAMENTE E SUPERAQUECE E JÁ NA ESTRADA A TEMPERATURA FICA NORMAL. O QUE PODERÁ SER?

  167. alessandro henrique disse:

    Bom dia,tenho um Siena 98 Elx 1.8,motor argentino,o carro começou a acionar a ventuinha e 1 e1 minuto,do que o motor aparentemente esta na temperatura certa,ou seja,não esta fervendo,só que este a acionamento em seguida esta me deixando preocupado,me de uma ajuda,oque deve esta acontecendo. Um abraço para toda equipe.

  168. MARCOS disse:

    Ola tenho Palio Weeken adventure 1.8 8v flex 2005

    FICA DIFICIL LIGAR PELA MANHA ,QUANDO PEGA SAI MUITA FUMAÇA BORRAS PRETAS COM FORTE CHEIRO DE SOLVENTE E FICA RAIANDO NÃO ABRE O GIRO AS VELAS FICAM PRETAS COM MUITA SUJEIRA , AI TENHO QUE TROCAR AS VELAS MESMO QUE TENHA COLOCADO ELES NOVINHAS. JA MUDEI DE POSTO DE GASOLINA . DA ULTIMA VEZ COLOQUEI UM ADITIVO FICOU MELHOR UM POUCO MAS AGORA VOLTOU TUDO OUTRA VEZ .GRATO PELA AJUDA.
    MARCOS.

  169. miguel disse:

    Oi, eu tenho uma Palio Adventure 1.6 / 16 v…estourou o mangote, rodei cerca de 5 Km em uma rodovia e o ponteiro de super aquecimento subiu acima do normal, parei carro, o motor estava fumaçando, tirei a tampa do motor e coloquei um ventilador, ja em casa para esfriar mais rapidamente, não liguei mais o carro…o que pode ter acontecido?

  170. edmilson disse:

    tenho um palio weekend 2001 1.6 16 v – e toda vez que ligo o ar refrigerado o assoalho do carro fica todo molhado.

  171. J.Leite disse:

    Ventilador do ar condicionado liga sozinho no Fiat brava sx 1.6 16v 2003. Basta ligar a chave, alguém sabe o que pode ser? Há um tempo fiz um by-pass do radiador de ar quente pois o mesmo furou, isso tem algo a ver?

  172. gleison disse:

    tenho um siena 1.6 16v 1997 a minha esposa viajou com ele para uma cidade proxima +ou- 90km ao chegar la depois de uns vinte minutos com o carro parado ela tornou a sair apos percorrido cerca de 600 metros o carro jogou toda agua fora pela tampa do reservatorio de agua o que pode ter ocorrido e o que acarretara esse fato

  173. Obadias N Frazão disse:

    tenho um palio weekend 1.6 16 v que esta sem força o carro bateu o motor na mão do antigo dono
    ja fizemos o cabeçote, trocamos o comando de valvula os tuchos so que ainda esta sem força

    gostaria que me orientasse o que devo fazer mais

  174. reginaldo neves lima disse:

    tenho um palio 1.0 mpi que ele e gastao ja sei mais ultimamente ele ficou pior e que percebi o marcador de temperatura se o carro ta em um transito a temperatura trabalha um pouco abaixo do meio e nao cai se vc acelerar um pouco ele começa a cair fica abaixo de 1/4 eu ja troquei 3 valvula termostatica sensor de painel cebolao de radiador eo sensor de temperatura do modulo nada resouveu se alguem poder ajudar agradeço se nao vou colocar fogo nessa merda

  175. marcos disse:

    bom dia ,tenho uma fiat palio 02 fire . a um mes vem apresentando um defeito a temperatura do motor cai totalmente e ventoinha arma e ao mesmo tempo a luz de injeção eletrônica acende e depois de 3 minutos tudo volta ao normal .ja fiz um limpeza no sistema de arrefecimento e nada adiantou .estou desesperado me ajudem att marcos

  176. Mauro Jeferson disse:

    Amigo, tenho uma palio 97 que fez cabeçote, trocou a junta, troquei a tampa do reservatório de água, troquei o sensor de temperatura, o sensor de ventuinha, e está sem a valvula termostática. qual o próximo passo? me indicaram colocar novamente a valvula pq tem carros que não aceitão ficar sem, e também passar no captor para ver se o relógio está trabalhando corretamente, outra é varetar o radiador…….o que faço? já gastei uma nota.

  177. João Batista disse:

    colega tenho um fiat/brava hgt 1.8 16v e o mesmo esta de vez em quanto passando do normal o aquecimento da agua do reservatorio chega abaixar muito e sempre eu espero o carro esfriar e completo a agua mais não pode ficar andando com ele muito tempo que volta a subir a temperatura novamente o que vc acha que pode ser este defeito mangueiras não estão vazando mais acontece uma coisa muito interessante as mangueira de cima do carro ficam quentes e outra abaixo dela fica fria a agua parece que a agua das mangueras de baixo não estao circulando no motor ? o que pode ser ne´…abraço e bom trabalho.

  178. Willian Deleon disse:

    Olá, tenho um palio 98 EDX – e gostaria de saber a posição exata da “borboleta” da mangueira de retorno do reservatório de água, ela fica totalmente aberta, totalmente fechada ou meio termo?

  179. Bom dia, no dia 08-08-2013 fiz o cabeçote da minha palio weekend trabalhei quinta-feira e sexta-feira guando foi no sabado o meu carro aqueceu detalhe tirei todo Ar do sistema, a ventuinha esta armando e não esta sumindo água, aminha palio é 1.4 flex no que vocês pode me orientar fico muito grarto já não sei maais o que fazer porque o meu carro é um taxi estou muito desanimado com esse carro não consigo acha o meu problema.

  180. Alex disse:

    Tenho uma strada 1.6 16v e gostaria de saber onde fica a válvula termostática .
    Grato .

  181. Ronaldo disse:

    tenho um palio adventure 1.8 8v que esta aquecendo em pouco tempo tem momento que a temperatura esta lá em cima do nada ela começa a cair tem momento que ela vai subindo até chegar no vermelho já troquei bomba de água troquei válvula temostatica hoje troquei a tampa do radiador pois observei que a própria estava vazando um pouco gostaria que vc me desse uma luz

  182. hugovictorr disse:

    boa noite eu tenho um palio 97 1.6 16v e eu ja troquei o radiador troquei o cebolao e so anda super aquecido oq eu devo fazer. obrigado

  183. LUIZ CESAR FERNANDES disse:

    TENHO UM PALIO W ADVENTURE 2002 GASOLINA E GAZ E TENHO TIDO VARIOS POBREMAS
    JA FIZ MOTOR DUAS VEZEZ ELE TEM FICADO ACELERANDO DE MAIS ,EU JA TENHO ELE DESDE 2008 MAS NUNCA FIZ LIMPEZA DE BICOS E TEM CONSUMIDO MUITO COMBUSTIVEL,
    ANDOU FERVENDO MAS ACHO QUE DESCOBRI PORQUE ACONTECIA ISTO NAO DEVEMOS ABRIR A TAMPA DO RESERVATORIO DE AGUA DO RADIADOR C/ ELE QUENTE AI PASSEI A VER AGUA LOGO CEDO ,ESTA ACELERAGEM DAR TANTO NO GAZ COMO NA GASOLINA MAS ,SENTI QUE NO GAZ QUANDO QUERO ANDAR MAIS RAPIDO ELE ENGASGA E DAR UNS TIROS ,O QUE PODE ER ISTO

  184. LUIZ CESAR FERNANDES disse:

    TENHO UM PALIO W. ADVENTURE, DESDE QUE COMPREI EM 2008 NUNCA FIZ LIMPEZA DE BICOS ELE E A GAZ E GASOLINA QUANDO ESTA NA GASOLINA FICA ACELERADO ,E NO GAZ PERDE A POTENCIA E COMEÇA A DAR TIROS O QUE PODERAR SER ISTO ,JA FIZ MOTOR POR DUAS VEZES E TEM CONSUMIDO MUITO COMBUSTIVEL

  185. Adriano disse:

    Tudo bem pessoal. Tenho uma palio weekend adventure 2003 1.6 16v e estou tendo um problema com ela que vários mecânicos não conseguem resolver. Quando estou em maior velocidade tipo acima de 90Km ao acionar o freio com uma maior pressão ou seja quando preciso parar mais rápido, começa a vibrar a direção, dá a impressão que tudo lá embaixo está tremendo! Já troquei os discos, cubos, pastilhas, revisei o setor, rolamentos, pneus novos, conferi suspenção, balânciamento, troquei coxins, amortecedores , óleo de freio e mesmo assim a tal vibração ao usar o freio em alta velocidade persiste! Logo quando mais precisamos da eficiência do freio ele apresenta falha e tira a estabilidade com esta vibração. Ah, não tem ABS não!
    Alguém já passou por isso ou tem alguma dica ou solução para o meu caso?

  186. eduardo disse:

    comprei uma palio weekend ano 00 . 8 valvulas esse motor é bom? pq ja me falaram q fiz merda comprando esse carro. pq?

  187. thiago ferraze disse:

    tenho um siena 1.6 16v com ar
    coloquei um kit verao no carro,pois o carro arma normal a ventuinha mais depois q esta quente ela para de armar … so colocando direto a ventuinha… thiagoferraze@yahoo.com.br

  188. emerson disse:

    ola, meu palio ano 96 1.6 16v foi trocado o sensor de rotação, agora ele não mantem a lenta, acelerando ele funciona normal, mas na lenta ele se apaga, o mecânico já testou tudo que pode, já não sabe mais o que testar, o escâner não acusa anomalia alguma.

  189. Bedrick Nicoli disse:

    Pessoal boa tarde.

    Tenho um Brava SX 1.6 16v – 2001 / 2002. Tenho um problema constante com a marcação da temperatura dele. Quando estou em estrada, ela não sai do meio, mais se pego um transito engarrafado, a temperatura vai nas alturas, chega até no primeiro ponto vermelho do painel, mais ai ventoinha arma, e desce perto do meio, só que não mantém, fica subindo e descendo toda hora. As vezes acontece da ventoinha armar também e o ponteiro não voltar pro meio, tipo só da uma abaixada, questão de uma casa e depois sobre novamente. Será que podiam me ajudar. Já troquei tudo nele..

    Grato.

  190. Jonathan disse:

    estou com um grave problema eu tenho um siena 98 1.6 16v eu posso andar normal com ele direto so que qando eu paro o carro o reservatorio de agua dele comeca a inchar demais e vazar agua pela tampa OBS ja levei ao mecanico ele me informou que era a junta do cabecote queimada fiz a troca da junta do cabecote a retifica do cabecote troquei a bomba d’agua a troca do radiado a troca do reservatorio de agua a troca um monte de vez ja da tamapa do reservatorio a valvula termostatica foi retirada pois o estado dela se encontrava normal e a parte eletrica se encontra em perfeito estado a ventuinha alarma tudo certimo pessoal me ajudem pois nao sei mais oque fazer ja levei no mecanico mais de quatro vez e nada resolvido oque pode ser .

  191. Giovane Faria disse:

    Olá, boa noite!!! Talvez voces possam me dar uma luz. Minha Palio weekend Adventure 2002, o ponteiro da temperatura sobe , passa do normal, continua subindo, a ventoinha arma, desarma e a temperatura continua alta. O que será que acontece?

  192. junior disse:

    Pois bem.. tenho um palio weekend 1.0 16v , e esta super aquecendo . a ventoinha funciona . mas continua fervendo.. manda uma luz mestre..
    abraço..

  193. Alejandro Monestier disse:

    Srs, tenho um Siena 1.0 99/00 6 marchas estava funcionando bem ate trocar o radiador com um pequeno furo que me fazia repor a agua do nivel minimo ao maximo uma vez por semana e a temperatura passava um pouco da metade quando subia uma ladeira.

    Troquei o radiador, resistencia, “limparam” o eletroventilador e 1 litro de Radiex MCT (mesmo q ja vinha usando).
    RESULTADO: Temperatura e nivel da agua do reservatorio aumentam rapidamente ate encher todo o reservatorio e começar a borbulhar e vazar pela tampa! Nunca vi o reservatorio tão quente! completamente fora do normal. Vejo a agua entrando no mesmo pelo retorno. Não vejo que o ventilador funcione, mas mesmo que funcionasse a temperatura do reservatorio é absurda!
    Pelo menos a temperatura no painel não chegou a 3/4…. por sorte…
    COMO SABER SE JA NÃO DANIFICOU A JUNTA DE CABEÇOTE?
    Obrigado a todos!

  194. tony esdras disse:

    bom dia gente

    tenho um fiat uno 2003 , e ele estar aquecendo muito . sempre tenho que ligar direto , olhei a parte de fuzil quando troquei um fuzil o ventilador disparou pela manha quando somente encaixei , verifiquei que o negativo estava ligado direto da bateria , quando desliguei da bateria o negativo imediatamente ele desligou porque o carro estava frio , pensei que teria resolvido o problema , mais liguei o veiculo e esperei esquentar para ver o disparo do ventilador , o carro esquentou novamente e não disparou , fui a caixa de fuzil e ele estar bem , então pergunto? porque estar aquecendo se estar com corrente e porque eu so ligo o negativo direto da bateria o ventilador funciona , com essa ligação direta , sera que a cebolinha não estar mandando o negativo , porque o positivo já sabemos que tem corrente , alguém pode me ajudar?

  195. tony esdras disse:

    bom dia gente me ajudem

    tenho um fiat uno 2003 , e ele estar aquecendo muito . sempre tenho que ligar direto , olhei a parte de fuzil quando troquei um fuzil o ventilador disparou pela manha quando somente encaixei , verifiquei que o negativo estava ligado direto da bateria , quando desliguei da bateria o negativo imediatamente ele desligou porque o carro estava frio , pensei que teria resolvido o problema , mais liguei o veiculo e esperei esquentar para ver o disparo do ventilador , o carro esquentou novamente e não disparou , fui a caixa de fuzil e ele estar bem , então pergunto? porque estar aquecendo se estar com corrente e porque eu so ligo o negativo direto da bateria o ventilador funciona , com essa ligação direta , sera que a cebolinha não estar mandando o negativo , porque o positivo já sabemos que tem corrente , alguém pode me ajudar?

  196. erick henrique disse:

    amigo bom dia, meu brava e o seguinte eu ando com ele ai ele atinge a temperatura normal, so que quando a ventuinha arma a temperatura no painel sobe ate chegar no vermelho so que ai eu paro o carro desligo a chave e torno a ligar o carro de novo a temperatura volta ao meio de novo eu continuo andando e arma de novo e sobe de novo e o carro fica aucilando. o que pode ser

  197. Diogo disse:

    Ola comprei uma Palio Weekend Style 16v 2001, e tive um problema no radiador o mesmo furou e como esta garantia a loja trocou, mais depois passei e ter problema de aquecimento e quando esquentava muito e agua vazava pela tampa do recipiente que armazena a agua do radiador levei devono a oficina da loja e eles pura e simplesmente trocaram a tampa e dizendo que a mesma estava com problema, fui viajar e ocorreu tudo de novo, levei denovo a loja e eles me informaram que tinha queimado a junta de cabeçote devido a super aquecimento, e que iriam trocar a junto e o problema seria resolvido em definitivo, agora a garantia acabou e o problema voltou denovo se ando muito ou fico parado ele super aquece e a agua volta a vazar pela tampa, já não aguento mais pagar guincho, o que devo fazer???????????Qual seria o real problema ou será que a loja só me enrolou, por enquanto vou preservar o nome da loja da Fiat, mais vou levar em um mecânico meu de confiança e se ele me confirmar que nada foi feito pela loja e eles me enrolaram irei entrar na justiça.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: