FIAT Marea 1.8 16v sx: Marcha lenta oscilando

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Fiat  Marea estava com a marcha lenta oscilando e com um alto consumo de combustível.

motor 1.8 16v

CAUSA: Este defeito é bem comum no Marea, e quase sempre o o problema esta no sensor de temperatura da água. Desta vez não foi diferente quando fizemos o rastreamento do sistema de injeção eletrônica com o auxilio de um scanner observamos que o sensor estava informando uma temperatura fora da normalidade, fazendo com que a U.C.E. enriquecesse demais a mistura.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor e o carro voltou a funcionar normalmente.

 

 

sensor tpscarcaça da valvula termostatica 2sensor tps 2

Já lhe ocorreu algum defeito parecido?

Mande seu comentário…

Abraços.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Marea

Comentários

376 Comentários para “FIAT Marea 1.8 16v sx: Marcha lenta oscilando”
  1. Edson Marques disse:

    troquei a correia dentada, como eu coloco o motor do marea 1.8 no ponto.

    • pablo disse:

      Para vc colocar no ponto e preciso usar duas travas que vão no comando de valvulas e isso e para pessoas especializadas..

      • wilder henrique disse:

        ae vc falow tudo ta principalmente 2.4 20v e pra quem sabe mexer ….

        • André Eng. Mec disse:

          Meu amigo te darei um conselho, procure uma oficina que tenha a ferramenta
          RAVEN 141001
          Código Antigo: não disponível
          Nome: Conjunto com 2 ferramentas, para posicionar em PMS os eixos dos comandos de válvula do Marea 2.0 20V Turbo.
          Família: Motor
          Peso: 0,27 kg
          RELACIONAMENTO COM VEÍCULO
          • Marea 2.0 20V Turbo 1998/…
          RELACIONAMENTO COM FERRAMENTA
          • 101515 – Suporte para sustentação de motores de veículos de passeio. (novo modelo confeccionado a partir de jun/2004, com perfil retangular e 2 ganchos de içamento)
          • 121011 – Ferramenta de retenção das polias dos comandos de válvula do Escort, Mondeo, Corsa, Vectra, Zafira, Meriva, com motores 16V, Marea 16V e 20V, motores Fiat Fire 8 e 16V.
          • 141358 – Suporte com rosca de M14 x 1,25, para relógio comparador (10mm de curso) utilizado para a verificação do PMS do 1º cilindro do Palio, Brava, Marea e motores de 16V e 20V com vela central, em geral.
          • 141372 – Chave especial (perfil RIBE), com encaixe de 3/8″, para os parafusos da tampa superior do comando de válvulas do Marea (todos), parafusos do motor de arranque do Palio 1.0/1.5 e parafusos do platô de embreagem do Palio e Marea.
          • 141375 – Ferramenta para travar o volante dos motores Fiat 1.8 16V e 2.0 20V do Marea.

          Se o reparador não fizer de acordo com o que realmente a FIAT recomenda, você vai ficar com problemas, e leve em alguém que realmente que conheça, pegue informações com outras pessoas, eu tenho um Marea 1.8 16 v quem faz a manutenção nos meus carros é eu, não deixo ninguém futucar para fazer besteira, então vai pagar caro mas vale a pena, você levar em oficinas que realmente sabem o que estão fazendo, se fizer besteira são 20 válvulas e mais a retífica do cabeçote que terá que fazer….
          Pense bem, entra no youtube e você verá mais informações
          Um abraço e parabéns pelo carrão

      • israel disse:

        tenho um marea 1.8 16 v busco uma orientaçao sobre o que estar acontecendo
        o carro fonciona depos que para falta corrente e nao pega mais ja estou tres meses assim
        espero uma resposta

        • diogo disse:

          boa tarde tive o mesmo problema e no meu caso era o sensor de rotação.

        • Carlos disse:

          Aconteceu comigo semana passada, seguinte peça para o eletricista trocar o fio da bateria , peça para refazer. Aproveita troca também os conectores da bateria.
          O meu foi trocado e até agora nao deu mais problema.

        • Toni disse:

          Olá, Mário Aqui é o Toni De Curitiba, Viu Faz o Seguinte: A Hora Que Foi Tirado o Cabeçote Foi Tirado Também Um Fio Terra, Chamado Fio Terra Do Cabeçote. Procura Aí Esse Fio Terra Vê Se Ele Está Bem Apertado ou Ele Pode Estar Fora, Tem Que Por Esse Fio Terra no Cabeçote Senão Não Vai Passar Corrente e Não Vai Funcionar. Eu Tenho Um Marea Sedan Hlx 2.0 20v Aconteceu a Mesma Coisa Depois de Motor Feito Tudo Novinho Funcionei Ficou Ligado 5 minutos e Desligou e Não Funcionou Mais. Só Era Mesmo o Fio Terra do Cabeçote. Espero Ter Ajudado. Um Abraço!

          • paulo barbosa disse:

            amigo eu tbm estou com mesmo poblema apos trocar cabeçote,sensores nao da sentelha tem como mi esplicar onde fica esse fio terra do cabeçote?obrigado

        • mario disse:

          Ola
          Estou passando pelo problema da marea não pegar de jeito nenhum, e já faz 1 ano, gastei tudo o que tinha e neste mes gastei mais um pouco

          Caso seja possível, por favor , te peço mande resposta do que vc fez para solucionar o problema, abç

          • Ewerton disse:

            Olá amigo verifique sensor de rotação e ponto de sincronismo (correia dentada), os mecanicos deixam fora de ponto, eu tenho Auto Elétrica e quando aparece p/ mim aqui o mesmo encontra-se fora de sincronismo.

    • Po galera meu marea nao ta cortando giro … O ano do marea é 98/99 ele vai ate o final e nao corta o giro o rpm vai ate o final o motor parece q vai vuar q pode ser isso ??

    • fausto disse:

      tenho um problema com um marea 1.8 16v, às vezes demora dar a partida, as vezes dá uns trancos tipo engasgando, troquei bomba combustível não adiantou, verifiquei valvulas, bicos engetores e nada. verifiquei que a alimentação da bomba de gasolina só chega 8v, e parece que teria que chegar 12v a 14 v. alguem teria uma solução ? o que eu deveria verificar para normalizar essa alimentação? obrigado

    • bruno disse:

      oi amigo tenho stilo 2,4 20 valvula , eu queria saber pq toda vez q eu ligoa primeira vez do dia ele acusa n paine pressao baixa so q a pressao no painel esta normal

  2. Roberto Freitas disse:

    Bom dia.
    Comprei um Marea ELX ano 99/00 2.0 20v, assim que peguei o veículo, troquei o óleo, filtros, limpei o sistema de arrefecimento, porém começou a fazer barulho de castanhola. O antigo proprietário havia trocado todas as correias e esticadores, mas comentou sobre o sensor de rotação. Por fim troquei tal sensor mas quando o carro chega a temperatura na metade do curso no painel, as castanholas voltam. O que fazer?

    • G. Lopes disse:

      Roberto,
      pessa para seu mec/ãnico rastrear o carro o conferir se a temperatura do motor condiz com a do painel, pois é bem comum estas “castanholas” quando motor esta com uma temperatura acima do normal.

  3. Claudio disse:

    Olá tenho um fiat tempra16v ano 97 a gasolina já troquei algumas senão quase todas as peças da injeção eletronica, porque a marcha lenta ocila e quanto estou reduzindo a velocidade o motor morre, fazendo alguns testes com o sensor de massa de ar descobri que quando retiro a mangueira do sensor o motor não falha, basta colocar a mangueira de volta a injeção fica istável, só que já troquei o sensor funcionou por algum tempo depois voltou a falhar, será que tenho que trocar o chicote do sensor map. obrigado.

    • G. Lopes disse:

      Claudio,
      se quando você trocou pela primeira vez deu certo pode ter ocorrido da peça nova esta com defeito, tente testar a sua peça em outro carro e veja se o problema se transfere para outro carro

    • Leonardo disse:

      A gasolina guando de qualidade ruim, ela solda uma borra branca, possibilitando o entupimento de filtros e bicos injetores, isto também e prejudica o bom desempenho da bomba de gasolina. Sucesso!

    • cesar disse:

      tive um problema desses e era escapamento que nao dava vazão nssseçaria

  4. Jean Christian pires disse:

    eu peguei um problema parecido um marea 1.8 16v que misturava óleo na agua e quando resolvi o problema a marcha lenta ficou oscilando.

  5. rodrigo disse:

    comprei um marea 2.0 20v, quando o motor esta quente, a temperatura no painel fica acima do meio, isso é normal nesses carros? as vezes o motor engasga, fica estourando quando acelero e depois volta ao normal, o que será?Obrigado.

    • G. Lopes disse:

      Rodrigo,
      se a temperatura esta acima do normal é bom da uma verificado, agora se o ponteiro passar um pouco do normal não se preocupe

    • geovane dos santos disse:

      a sua marea pode estar fora do ponto,ela pode estar ate no ponto da correia mas nao no ponto da ingniçao,peça seu mecanico passar a lampada para conferir!

    • marcelo m. disse:

      ola amigo tenho um marea 2.0 20V, e quando comprei ele, tinha esse problema da temperatura do painel ficar acima do meio, a solução que encontrei foi trocar o cebolão, pelo certo, que no meu caso foi um da marca mte, e de cor preta, depois disso passou a funcionar normalmente… espero ter te ajudado…

  6. n. souza disse:

    fiat tipo 1.6 – temperatura

    quando o motor esta em funcionamento a temperatura chega em 92 gr e dispara a ventuinha caindo a temperatura p/ 90 gr , mas quando deligo o motor e mantenho o contato aceso percebo que a temperatura continua subindo chega a 92 gr ,não dispara a ventuinha e chega a 95 gr ou até um pouco mais.
    será que alguem pode me da uma dica.

    desde já obrigado.

    • G. Lopes disse:

      N. Souza,
      o que arma a ventuinha é um interruptor lozalizado no radiador e o que envia a informação de temperatura é um sensor no motor.
      Tendo estas informações fica facil resolversua duvida:
      quando se desliga o motor a agua para de circular, fazendo com que a agua que esta no motor continue absorendo o calor que esta no mesmo e fazendo com que a temperatura no painel continue subindo. Por outra lado a agua que esta no radiador não esta em contato direto com o motor fazendo com que a tmperatura no radiador não suba tanto e as vezes até mesmo caia, sendo assim o interruptor que arma ventuinha não dispara pois o mesmo precisa atingir uma temperatura especifica que no seu caso é e 92 graus.

  7. Lucimar gonçalves dos santos disse:

    vamos vr se alguem pode me ajudar.
    tenho um marea 2.0 20v e esta c/ problema de temperatura, troquei mangueiras,mandei limpar o radiador cebolinha nova ,valvula termostatica tdo novo! sangrei o ar do motor mais ele esta pegando mta pressao que chegou a estourar as mangueiras sera que pode ser cabeçote espero que ñ,desde ja obrigado.

    • G. Lopes disse:

      Lucimar,
      infelismente pode ser. Procure um bom mecânico para conferir se ha algum problema.

    • Wiliam Rodrigues disse:

      meu camarada isso pode ser a bomba d àgua ou radiado furador, se atente com a temperatura. vlu!!!

    • alcy disse:

      boa noite,não é querendo te desanimar mas pode ter certeza que qeimou a junta de cabeçote.Falo porque já passei por isso.boa sorte.

    • adriano disse:

      passei exatamente por isso depois de muitas trocas de sensores de temperaturas painel de temperatira duvidoso, e outras coisas mais, por ultimo varetei o radiador , parcialmente entupido ficou zerado mesmo vc trocando o radiador precisa ser varetado boa sorte

  8. Marcelo Bernardino Chagas disse:

    Tenho um marea 1.8 sx e tive que fazer o motor, coloquei todas as peças originais, porém depois que o motor estava pronto, ele ficou oscilando em baixa rotação (como se fosse um carro antigo a alcool), falhando na hora da arrancada (como se não tivesse força suficiente para arrancar, disparando derepente), e não sei mais o que fazer, pois ja troquei sonda lambda, fiz limpeza de bico, até ja mandei verificar se o motor estava fora de ponto. O mecanico disse que realmente estava e regulou o ponto do carro, porém em mais ou menos 2 dias o motor voltou a falhar. Será que pode ser apenas o sensor de temperatura como no caso acima??? se alguém tiver alguma dica, por favor me avisem pois ja não sei mais o que fazer!!!

    Grato.

    Marcelo Bernardino Chagas – Rio do Sul – SC

    • Julio Balboa disse:

      Amigo seu problema é 99% de chance de seu carro estar fora do ponto,pois se a fasagem da polia tiver ficado fora um milimetro,isso pode acontecer

    • Adair de lima guimaraes disse:

      Ola, marcelo estou com mesmo problema,ja solucionou o seu me passa oi preciso de ajuda. daizinhoguimaraes@yahoo.com.br Valeu OBRIGADO

      • maikon disse:

        Ola, marcelo estou com mesmo problema,ja solucionou o seu me passa oi preciso de ajuda.ja gastei uma grana troque,fiz o cabeçote troquei todas válvula ,velas ate bobina sensor da sonda lambda o carro sai do mecica ótimo no dia seguinte os mesmos problemas já estou ate desanimado do carro alguém me ajuda por favor

  9. Jessé Amaral disse:

    Buenas, tenho um marea hlx 99 e estou com problema de aquecimento. \ja troquei radiadorm ventoinha, valvula termostatica e nada resolve. Fica no meio o tempo todo e derrepente passa do meioe se eu nao conseguir correr vai as alturas.Algumas vezes ja chegou a acender a luz da ingeção eletronica. O estranho e que nao e sempre. Muitas vezes fica uma semana sem apresentar nada e derrepente sobe…do nada. Nao gostaria de vender o carro por causa disso. Alguem pode me ajudar??

    • ALEX CARDOSO disse:

      Amigo sou mecanico e estou na sexta marea todas ate hoje esquentaram e nao consegui resolver e ja gastei um troco…. hoje tenho uma marea hlx 99 2.0 20v. a 5 anos e como nao resolvi e ninguem resolvia coloquei um botao em um lugar de facio acesso, porem quando o ponteiro passa do meio ligo a ventuinha pelo botao, assim ficou pratico. Faz uns tres anos que nao mexo em temperatura e nem troco mais agua…… MAREA ESQUENTANDO ISTO E CANCER.MALIGNO.. ALEX CARDOSO. JVILLE SC. 47 92047927.

    • DAbreu disse:

      Amigo, mande ver a valvula termostática, pode ser que ela esteja travando…

    • Cristian disse:

      amigo meu carro tambem faz isso. verifike o seguinte quando a temperatura subir. ligue o ar condicionado e verifike se ele volta. o meu é assim ja verifikei tudo e o mecanico me disse que é isso mesmo. qq coisa me add cristian.twi@hotmail.com. tenhu um 2.4 2001

  10. LEONARDO P GOMES disse:

    OI LUCIMAR!! PODE SER CABEÇOTE SIM!!MAIS ANTES FAÇA O TESTE SE ESTÁ CIRCULANDO AGUA NO SISTEMA,SE O ELETRO VENTILADOR ESTÁ FUNCIONANDO AS DUAS VELOCIDADE,(ALTA E BAIXA)PODE ATÉ MESMO SER CIRCULAÇÃO DE AGUA(BOMBA D`AGUA)COM O ROTOR GIRANDO EM FALÇO)E O ELETROVENTILADOR LIGA EM UMA VELOCIDADE SEM O AR,E COM O AR LIGADO ,A SEGUNDA VELOCIDADE.SE NÃO ESTIVER LIGANDO A PRIMEIRA VELOCIDADE,PODE ESTÁ AÍ SEU PROBLEMA.E PRA TESTAR SE É CABEÇOTE,PEDE PRO SEU MECANICO TIRAR AS VELAS,APLICAR UMA PRESSÃO COM BICO DE AR NOS CILINDROS E VERIFICAR SE A AGUA DO RESERVATORIO DO RADIADOR VAI BORBULHAR!!O TESTE É MUITO SIMPLES!!

  11. Alfredo Lopes Filho disse:

    Comprei um Marea 2.000/2000, 2.0 ,20V, a luz do oleo fica acesa, direto, o oleo foi trocado e esta no nivel?

  12. Edmison disse:

    tenho um palio 1.6 16 valvulas e oscila demais a marcha lenta , levei em varios mecanicos e nao resolveram ,o que pode ser ?

    • G. Lopes disse:

      Edmisson,
      este é um defeito que pode ser causado por varios fatores, seria preciso mais infirmações para te dar um palpite.
      quais os teste ja foram feitos?

  13. Bruno disse:

    Ola tenho um marea 99 elx preciso saber aonde vai o rele do ABS, podem me ajudar?

  14. fabio roberto dos santos disse:

    motor estora no escapamento au atingir 2ooo rpm e tambem comesa a cortar pulso o escaner acusa dois codigo de falha rotcao e sensor de faze porem ja troquei os dois e nao adiantou nada e ainda continua estourando
    socorroooooooooooooooooooooooooooooo

    • G. Lopes disse:

      Fabio,
      de uma conferida no sincronismo da correia.

    • carlos eduardo disse:

      ola fabio boa tarde
      tenho uma marea week sx e esta com o mesmo sintoma da sua falha no motor ,corte de giro, estoura no escape e tbm ja troquei o sensor de rotaçao e de fase mas nao descobri o q q era sera q vc pode me ajudar obrigado e fico no aguardo

    • Cristiano disse:

      Ola tb tenho este problema com a minha Alfa 155, ela da uns estouros, desliga derrepente, e quando ligo volta ao normal por algum tempo. Não sei mais o que fazer já troquei vários sensores e não resolveu. Amigo se vc conseguir resolver o seu problema me avise por gentileza.
      Obrigado. cristiano_p@ig.com.br

    • eduardo casaro disse:

      ola fabio td tranquilo mano estou com o msm problema seu meu amigo ja troquei tds esses sensores tanbem e não para o defeito vc ja descobriu o defeito do seu se sim me da uma ajuda ae mano

      • Fabricio m. disse:

        testa bomba de gasolina….tinha um problema parecido, só q depois de uns 5 min o carro ligado, quando acelerava forte dava esses pipoco, era falta de combustivel, dava corte em 3mil rpm

  15. leonardo lima disse:

    olá, gostaria de saber como faço a sincronia da correa dentada do marea 1.8 16v , pois o carro chegou em minha oficina ja fora do ponto, aguardo resposta obrigado

  16. marcos ferraz disse:

    Olá,tenho um marea 2.4 e as vezes acelero ele parado e a marcha lenta cai para 500 rpm,outra hora sobe para 1000,e tambem quando estou na baixa começa a cortar,e quando acelero de terceira marcha por exemplo,a hora que vou tirar o pé,ele da um pulo.Alquem poderia me ajudar?Já gastei 10 mil no carro e não aguento gastar mais.Desde já meu muito obrigado e que Deus abençoe.Abraço.

    • marcio disse:

      CARA O MEA TAVA IGUALZINHO QUANDO TROCA DE MARCHA ELE DA UM TRANCO
      TROQUEI VARIOS SENSORES E NADA LIMPEZA DE BICO E NADA ACHEI O DEFEITO A CASO
      RETIREI A TAMPA DO CARTER QUE TINHA UM VAZAMENTO E LOGO VI Á ´´RODA FONICA´´ ELA QUE DA PULSO NO SENSOR DE ROTAÇAO QUEBROU 2 DOS TRES PARAFUSO TROQUEI APENAOS OS PARAFUSOS E FICOU ZERO

    • NATANAEL disse:

      OLÁ AMIGO.

      ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA QUE VOCÊ RELATOU. APÓS FAZER O MOTOR O CARRO COMEÇOU A MANTER A MARCHA LENTA ACIMA DE 1000 OU DESCIA PARA 500. DEPOIS DE GASTAR COM LIMPEZA NO TBI E MOTOR DE PASSE, APERTEI SEM QUERER A MANGUEIRA DE FLUXO DE AR E A ACELARAÇÃO VOLTOU AO NORMAL. SÓ LIMPEI A VALVULA DE FLUXO DE AR E A MARCHA LENTA FICOU PERFEITA. CONTINUA AINDA ENGASGANDO DEPOIS QUE ESQUENTA E NA BAIXA. ACHO QUE É ALGUMA BOMBINA COM DEFEITO.

  17. oseias da silva pessanha disse:

    Estou para comprar um marea 2.0 weekend Elx,mas acho que o antigo dono não cuidava bem do carro.Quando eu o ligo escuto um barulho como se estivesse”cerrando” .Quando o cara me deu o carro,o mesmo estava sem água e òleo e a alavanca da marcha esta mole.Podem me ajudar?

    • G. Lopes disse:

      Oseias,
      acredito eu que você não vai fazer um bom negocio, pois o marea já é um carro que tem a manutenção cara e ainda no seu caso já esta apresentando este tipo de problema.
      sai fora desta.

  18. Eder disse:

    Pessoal preciso de uma ajuda, tenho um Marea 2.0 20V Ano 99, acabei de trocar o radiador e agora depois que o carro esquenta ele não liga mais. Quando o carro ta frio voce da na partida e ele pega na hora, mas depois que esquenta não pega de jeito nenhum. Ah e ele não ferve. Alguem pode me ajudar. Será que é a bomba de combustivel?

    • Jhow disse:

      Amigo estou com mesmo problema acredito que nao seja bomba de combustivel pois troquei todo meu sistema de combustivel e nada ainda, caso estiver conseguido resolver seu problema me de a solução que usou, no mais Deus te abençoe.

      • marcio disse:

        CARA CERTEZA QUE E O SENSOR DE FASE PEGUEI UM MAREA QUE TAVA PRECISANDO DE UMA GERAL
        A 1 SEMANA QUE ACONTECEU ISO COMIGO QUANDO O CARRO ESQUENTA NAO TEM QUE FASA PEGA
        ESPERO QUE AJUDE FRMZ

        • wrm disse:

          pode ser sim teste muito simples cuidado se sua mareia e 1.8 o filtro de combustivel fica dentro da bomba de gasolina e simples tirar o refil se seu mecanico nao for curioso se quebra o filtro vai sai 1400 se seu mecanico for bom sai 89,00

    • joselito disse:

      Boa noite amigo. pode ser o senso de rotaçao, fase o tenperatura. sensor de rotçao em curto, E bon que vc mande rastriar com o capito 2000.

    • marcio disse:

      CARA CERTEZA QUE E O SENSOR DE FASE PEGUEI UM MAREA QUE TAVA PRECISANDO DE UMA GERAL
      A 1 SEMANA QUE ACONTECEU ISO COMIGO QUANDO O CARRO ESQUENTA NAO TEM QUE FASA PEGA
      ESPERO QUE AJUDE FRMZ

      • carlos disse:

        alguns problemas podem ser resolvido com o uso de aditivi parar agua doradiador com monoetilenoglicol ,mas infelismente existem marcas que se dizem de boa qualidade que colocam no seus rotulos que contem este produto que eleva o ponto de fervura da agua para 130graus ,para saber se o aditivo tem esse monoetileno ,colocque um pouca na oalma da mão se ele esquentar e prodoto de boa qualidade se não esquentar vc esta comprando gato por lebre

      • carlos disse:

        alguns problemas podem ser resolvido com o uso de aditivi parar agua doradiador com monoetilenoglicol ,mas infelismente existem marcas que se dizem de boa qualidade que colocam no seus rotulos que contem este produto que eleva o ponto de fervura da agua para 130graus ,para saber se o aditivo tem esse monoetileno ,colocque um pouca na palma da mão se ele esquentar o prodoto de boa qualidade se não esquentar vc esta comprando gato por lebre

  19. ANDERSON disse:

    Comprei um marea 2002 hlx 2.4 20V automatico, porem o carro esta com o seguinte problema, quando o carro esquenta ao desligalo ele nao liga mais, tem q esperar em torno de 3 horas, dai bater aranque e pega ate esquentar novamente, alguem sabe me dizer o q pode estar causando este problema, ha, e quando ele nao pega acende a luz da injecao no painel, em quanto ela esta acesa o marea nao pega. Alguem pode me ajudar?

    • G. Lopes disse:

      Anderson,
      pode esta havendo problemas no sensor de temperatura da agua, ou até mesmo na bobina.
      mas se a luz de injeção esta ascendendo é só fazer o rastreamento no momento que o defeito ocorrer, para que o scanner pegue o defeito na hora.

    • Reginaldo Ferreira disse:

      Eu estava com um problema parecido com o seu, mandei trocar o sensor de rotaçao, ja fazem dois meses e ate agora nada de falhar…

    • Bom dia,
      Tenho um Stilo Abarth 2.4 20v (mesmo motor do Marea 5cilindros). Quando eu rodava por mais de 30min, ao desligá-lo e ligá-lo, o mesmo só acendia o painel. O motor não pegava.
      A solução foi trocar somente o AUTOMÁTICO DO MOTOR DE PARTIDA (não o motor de partida), que custa em torno de R$80,00 e é fácil de trocar. Fica embaixo do motor.
      Ficou 100%. Não tem nada a ver com sensor de fase.

    • Bom dia, tenho um Stilo Abarth 2.4 20v (mesmo motor do Marea 5cilindros). Quando eu rodava por mais de 30min, ao desligá-lo e ligá-lo, o mesmo só acendia o painel. O motor não pegava.
      A solução foi trocar somente o AUTOMÁTICO DO MOTOR DE PARTIDA (não o motor de partida), que custa em torno de R$80,00 e é fácil de trocar. Fica embaixo do motor.
      Ficou 100%. Não tem nada a ver com sensor de fase.

    • bigu disse:

      para os que ainda tiverem esse problema….sem medo, pode trocar o sensor de rotação, tiro e queda…o mesmo não acusa no raster…abraços…

  20. Anderson disse:

    Problema resolvido, sensor de rotacao estava com problema, 300,00 reais a peca paralela e 700,00 original na fiat, fui pra paralela, hehehehe, valeu pelas dicas.

  21. Edson Macedo Leite disse:

    Tenho um Marea 2.0 20v Hlx 1999, e o mesmo está fazendo 5.3 km com litro de gasolina na area urbana, já levei em alguns mecanicos e eles trocaram as velas o filtro de gasolina e fizeram as limpesas de bicos e o meu carro continua fazendo a mesma kilometragem, gostaria de saber a opnião de vcs.
    Esté consumo está correto. Obrigado pela Atenção.

  22. Joao Zunino disse:

    Tenho um marea ’2001 1.8 16v, e ele engasga ao arrancar… normalmente quando frio ele da uma embrulhada e vai normalmente…mas do mais anda normal…. e tem também aquele barulho que parece que o motor esta batendo quando liga….

    • Marcelo Bernardino Chagas disse:

      Acontece com o meu a um ano já! E ainda não consegui resolver o problema!
      A ultima que me disseram é que poderia ser atuador de marcha lenta! porém ainda não fui ver!
      Se conseguir resolver favor me responda!
      Grato
      Marcelo Bernardino Chagas

    • RONALDO disse:

      _verifica se ele possui uma capsula peneumatica no lado direito do motor na admissão,se possui pode ser ela que não abre o suplemento de ar .

    • Rudson fernandes disse:

      amigao meu esta com mesmo problema vc concigui resolver seu

  23. Marlon disse:

    Olá, tenho uma marea 03/03 1.8 16V. O motor foi feito por completo devido a erro do mecânico na montagem da junta do cabeçote. O carro ficou pronto mas escuto barulhos de valvulas o tuchos e quando frio logo cedo, o carro parece estar trabalhando com 3 cilindros apenas. Não é este o problema. Após aquecer um pouco ele volta ao normal mas falta torque.
    Alguem pode me ajudar?

    • Emerson disse:

      Provavelmente é o variador de fase que está com problema. Meu Marea tinha o mesmo problema. Troquei o variador e o veículo voltou ao normal.

  24. demilsom disse:

    tenho uma marea 1.8 16v sempre nas serras ela ferve parece q a agua naum ta circulando sera q é a bomba dagua ?

  25. charles disse:

    ola
    comprei um marea 2.0 20v 99.2000
    a algumas semanas ela estourou uma mangueira com o transtorno eu pedi ao meu mecanico que trocase todas p q ele falou que poderia ser pq elas eran originais ai eu troquei todas de uma vez + agora o meu marea sempre esta fervendo e ele para esta gerando um serto vapor estourando as mangueiras.
    eu ja troquei bomba d`agua a coumeia do radiador.
    o que eu facço obrigado uma boa noite

    • paulo disse:

      Amigo o meu tb esta como o mesmo problema foi feta a troca da bonba de agua, junta do cabeçote, comeia do raiador, a valvula que mantem o motor na mesma temperatura dai agora o mecanico condenou o cabeçote vamos ver ne
      desege sorte se funcionar t falo.

  26. Paulao disse:

    Tenho um marea 2.4 2001/2002 que após fazer serviço de cabeçote e trocado bronzinas de biela e fixas a rotação ficou louca!!oscilava com o carro parado de 1500 a 2500 rpm.O scanner naum acusou nada e nem o mexânico sabia a causa.Têm alguma dica do que pode ser?Será que foi erro na montagem pois o motor começou a rajar e findou batendo.
    Agradeço os comentários. Abraços!

  27. william disse:

    boa noite
    tenho uma marea 01 1.8 16v
    estou com problemas ela da uma falha em marcha lenta como se fosse fuga de corrente isso ocorre tambem ate os 3000 rpm
    ja troquei velas , ja limpei bicos , ja troquei as bobinas pra testar
    ja fiz o cabeçote completo tambem
    obrigado pela atenção

    • claudio soares cardoso disse:

      bom dia william, vi sua pergunta, mas não vi resposta. pela data de sua pergunta, acredito que ja tenha resolvido o problema do carro. tenho um carro igual e com o mesmo problema, e gostaria que se resolveu, me passa a dica. te agradeço muito,abração, claudio. (boitatapiloto@yahoo.com.br)

      • johnson disse:

        Boa tarde amigo.

        este problema no marea eu tive a pouco tempo, a rotação variava entry 1500 a 2500 e quando parava em um semafaro o carro fervia, vou lhe dizer uma coisa o Marea é sem dúvida um excelente carro em tudo´so que os mecânico não conhece o carro e fica botando defeito no mesmo,só querem troca peças não sabem de nada só de ver que é marea temem lembra quando saiu o 147 e o mesmo pânico. eu tenho 2,0 20v montei o carro,tive várias experiencias com mecânico e cheguei a uma conclusõao que de marea não entede nada, quando meu carro ficou oscilando a rotação só faltaro mandar trocar o carro,valvula de fluxo,tbi . mecAnismo do cabo de acelerador e outros mais são chutadires se der certo dizem ser o bom de Marea,vou lhe uma dica que não vai gastar 1 centavo se voce poder mexer no seu carro agora senão tiver condições vai a um mecânico e pede para tirar o seu sensor de lenta e não ter dó de k80 e d40 ate perceber que a lamina do sensor estiver trabalhando livre,se naõ conserguir desmonta a parte externa do sensor (em ukltimo caso) tem que jogar o k80 e movimentar a laminina para ir soltando a sujeira só jogar e não fazer este procedimento não vai adiantar. o meu esta funcionando 100 por cento.outro furo que eu peguei do chamados mecânico é quando o carro naõ quer pegar logo falam em sensor de fase rotação e outros e mandam trocar só original não tem nada haver pode comprar o paralelo e colocar sem medo de ser felix, pois na verdade não precisa nem troca-lo é só tira e limpar o sensor de rotação , pois depois de algumas partidas sem sucesso ele derama um pouco de óleo na ponta do sensor de rotação que é suficiente para o carro não pegar mais. e voce mesmo faz este serviço basta ter em maos uma chave nº 10e seu problema está resolvido fica em abaxo do motor de partida. limpou zerou.vidro trseiros não sobe nem abaixa. primeira coisa que os tais mecânico mandam fazer trocar centralinas ou motores queimados pois por não conhecer o carro e a fiat foi inteligente nisto colocou um capcitor para proteção que salva o motor da nmaquina de vidro.se seu carro estiver com este problema é facil é ligar o fio do capacitor direto no vermelho ou azul ( se for os fios vermelho e preto liga no vermelho se for preto e azul liga no azul ou se for azul e vermelho liga no vermelho)

        “não desanima do Marea desanima do mecânico que voce arrumpu, o Marea volto a dizer é um exelente os mecânico que são apenas trocadores de peças, na liguagem da aviação são chutadores não tecnicos.”
        sem mais um abraço.

        lyndon johnson

        mecânico de avião. ” o Marea é um avião”

        • SANDERSON SANTOS disse:

          ESTOU COM UM PROBLEMA SERÍSSIMO NUM BRAVA QUE COMPREI NODIA 26 DE DEZEMBRO DE 2013, NEM ANDEI NO CARRO FOI REBOCADO PARA OFICINA NA CORDA ELE APRESENTA UM PROBLEMA QUE QUANDO LIGA ELE UMA VEZ OU OUTRA ELE ESTOURA LÁ NA FRENTE,E NISSO ELE ESTOUROU O COLETOR,TIVE QUE CORRER ATRÁS NO FERRO VELHO E SÓ ME VENDERAM O CABEÇOTE COM TUDO QUE CUSTOU R$1.0000,00 COM O COLETOR, COMPREI ESSE CARRO NO DIA 26 DEZEMBRO DE 2013 E NEM TIVE A SENSAÇÃO DE ANDAR NO CARRO AINDA,O CARRO É SEGUNDO DONO E ESTÁ COM 70.000KM AUTENTICO O MECÂNICO É UM BOM MECÂNICO SEMPRE RESOLVEU OUTROS PROBLEMAS DE OUTROS CARROS MEUS,MAIS ATÉ AGORA NADA COMPREI O CARRO QUE EU GOSTEI DO CARRO MAIS NEM ANDEI AINDA E ELE BOTOU O COLETOR NOVO QUE EU COMPREI JUNTO COM O CABEÇOTE O CARRO LIGA MANTÉM SÓ QUE QUANDO O CARRO ESQUENTA ELE COMEÇA A OSÇILAR E O CONTA GIRO FICA OSÇILANDO,CORTANDO O GIRO ELE FALOU QUE FICA COM MEDO DE IR ESQUENTANDO O CARRO E ESTOURAR O COLETOR NOVO QUE EU COMPREI,CONVERSEI COM UM MECÂNICO SÓ DA FIAT E ELE ME FALOU QUE ISSO É PROBLEMA NA INJEÇÃO MAIS ELE NÃO TEM O APARELHO DE INJEÇÃO ME INDICOU OUTRO CARA QUE TEM O APARELHO MAIS EU TENHO MEDO DE ANDAR COM O CARRO ATÉ LÁ E ACABAR ESTOURANDO OCOLETOR NOVO,O CARRO É IMPECÁVEL ERA DE UM SENHOR MÉDICO ELE ME VENDEU POR DESISTÊNCIA DE TENTAR RESOLVER E NÃO CONSEGUIR SOLUÇÃO,VOÇÊ ARRISCARIA ALGUMA SUGESTÃO PARA ME AJUDAR ELE É O MAIS COMPLETO 1.8 16V E NÃO POSSUI GNV NÃO É SÓ GASOLINA,MUITO OBRIGADO UMA BOA NOITE E AGUARDO SUA RESPOSTA.

  28. jose jader disse:

    catirie um uno 95/96 4p simples em um mareia 00/01 em otimo estado de conservaçao, ele ficou sem muito usso desde 2006 ate entao, os documento estava atrazados foi regularizado trquei correia, limpeza no radiador, revizao na bomba dagua aparenta estar otimo mas ja estao mim deichando preocupado dizendo ser fria possuir um marea estou preucupado pois sou pobre quero um carro para fazer minhas nesecidade nao mim dar dor de cabeça. oque faço devo vendelo ou desfrutar mas um pouco?

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose Jader,
      realmente o Marea tem uma manutenção e reposiçao de peças caras. Mas tudo isso depende do cuidado que você tem com o carro, pois muitas pessoas deixam os problemas com o carro chegar em uma situação extrema, para ai sim fazer algum serviço de manutenção. Lembre que a manutenção preventiva sai mais barata do que a manutenção corretiva.
      Mas de toda forma com seu marea suas despesas vão ser bem mais altas do que com o Uno.

  29. rodrigo disse:

    comprei um marea e 1.8 16v e ele nao anda acho qque ta com problema ta mo ruim pra desenvolver acabei de fazer o motor dele e tive de trocar as velas que o cara esqueceu de trocar mais mesmo assim o carro nao ta andando bem oque que eu faço pra melhor o desmpenho desse carro

    • Guilherme Lopes disse:

      Rodrigo,
      o primeiro passo seria verificar se a pressão e vazão da bomba de combustivel esta de acordo com seu carro. Pois um dos grande fatores para falta de potencia é a baixa pressão da bomba de combustivel.

  30. RONALDO D. FONSECA disse:

    BOM DIA, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO POIS TENHO UM MAREA 20V TURBO ANO 2000 COM APENAS 65000 KM ORIGINAIS, ELE COMEÇOU
    A APRESENTAR ENGASGOS QUANDO FRIO COM MAIS INTENSIDADE E QUENTE COM MENAS INTENSIDADE EM BAIXA ROTAÇÃO , ENTRE 1200 RPM
    E 1600 RPM PARECE VEICULO A ALCOOL, TINHA TRES ( 03 ) BICOS INJETORES COM AVARIAS GOTEJANDO E COM LEQUE FECHADO ,MANDEI REPARAR OS CINCO BICOS E FICARÃO BONS TODOS COM A MESMA VAZÃO
    MAIS O DEFEITO CONTINUA,TROQUEI O SENSOR DE TEMPERATURA POIS
    ACUSOU NO RASTER II,MAIS O DEFEITO CONTINUA E AS VEZES A LUZ DE DIAGNOSTICO ACENDE E ARMA A VENTUINHA NA 2º VELOCIDADE COM O MOTOR TOTALMENTE FRIO E ACUSA SENSOR DE TEMPERATURA E A TEMPERATURA ESTA NORMAL QUANDO QUENTE,JÁ TROQUEI O JOGO DE VELAS ( ORIGINAL ),ALGUEM PODE ME DÁ UMA AJUDA.
    OBRIGADO!!!!!!!

    • henrique disse:

      pode trocar o sensor do ar condicionado, ele quando esta com defeito mantem a ventoinha ligada em alta dando a entender que o carro esta muito qunte !!

  31. Rodrigo Mancarz disse:

    Possuo um Marea ELX 99/00 2.0 20v, o veículo está impecável, cuido melhor dele do que de mim. Ocorreu que ontem 07/06/2010 voltando de viagem peguei uma temperatura que variava de 2 a 6 graus. O que aconteceu foi que a temperatura do motor foi baixando demais, até piscar a luz de problemas no sistema de injeção, com isso a rotação abaixava. Quando eu pegava uma subida e o esforço do motor era maior e a temperatura dele subia, a situação normalizava, mas era só embalar que baixava novamente. Quando lá pelas 10h00min a temperatura estabilizou em 13º, não tive mais problemas.
    Porque ocorreu isso? Refrigeração demais?

  32. almeida (pa) disse:

    bom dia tenho um marea elx 2.0 20val..pra mim ligar ele pela manhã tenho que tira as velas e limpa ai ele pega.já troquei sensor de fluxo de ar,sensor da temperatura e sensor de rotação alguém pode me ajuda.pois acabei de tira as velas p/limpa. bom dia.

  33. erivaldo disse:

    boã noite o problema éééé tenho um marea que só pega com sensor da temperatura desligado.já troquei sensor de rotação,o tal sensor da temperatura é novo é o sensor de fluxo de também e novo.o marea é 2.0 20valvulas 5 cilimdros não sei o faço mais alguém pode me ajuda agradeço desde já.

  34. Vagner Moura disse:

    missão impossivel, como eu faço para conseguir colocar o motor do marea 1.8 16V 2001 no ponto? ja não aguento mais me de uma dica.

  35. Vagner Moura disse:

    preciso colocar um marea 1.8 16V no ponto ja retifiquei o cabeçote pois aqueceu e lascou com ele sei que só posso funcionar o carro depois de colocar no ponto mas meu mecanico ta apanhando e precisa de uma dica. precisa de um medidor ou coisa do tipo?

  36. Vagner Moura disse:

    tambem ja troquei valvulas só me falta o bendito ponto.

  37. vanderlei disse:

    Eu,troquei a junta de cabeçote da marea 20v e quando terminei,fui dar a partida notei que nao vinha faisca na vela,o que podera ser sensor rpm ou sensor de fase.

  38. Rulio disse:

    oi!! tenho um marea 99 modelo sx o problema é o seguinte tiro o carro da garagem e saio pra viajar depois de mais ou menos uns 20 a 30 kilometros rodados ele começa a corta como se tivesse acabando a gasolina , e um dia destes descobri uma coisa interessante quando acontece isto se desligar ele e der um tranco fraco de guarta ele vouta ao normal por algumas horas , mas em marcha lenta ele funciona normal sem morrer!! o que sera o problema?

  39. vans disse:

    Olá, tenho um fiat marea HLX 2.4 20v 2000/2001 a luz de injeção sempre acende quan estou em alta velocidade e fica cortando a velocidade do carro quando começo a acelerar,e agora começou a dar um problema quando estou dando a partida a luz da injeção acende e o carro demora de pegar.

    • FLAVIO disse:

      Verifique se o revestimento interno do capô , la na frente, quando fecha o capô esta mal fixado e impedindo a entrada de ar ….. Solucao faça um recorte e deixe livre a entrada de ar e passe uma cola para fixar o revestimento .

      Abs

      Flávio

  40. giovanni disse:

    tenho um marea 2.0 20v 99 foi feito resentemente uma limpeza de bico trocado o sensor de fluxo de ar e trocado a bomba de gasolina ele está exelente mas quando dou uma acelerada mais forte ele não vai ou guando passo de 100 kl ele não está etendendo ele engasga um pouco asende aluz da ingeção e anda mais será que pode ser o sensor de velocidade? ele não acusa no ratreamento .obrigada

  41. Marcos v. Antunes disse:

    Olá,tenho um marea sx 1.8 2002, com o motor de passo desligado, esta faltando um pequeno chicote para liga-lo,vem até uma altura um chicote com 6 fios mas no motor de passo vai só 4 fios,e não estou conseguindo esse chicote, gostaria de saber quais dos 6 fios vão ligado do motor de passo e a posição de cada um,presciso de uma ajuda, obrigado aguardo uma resposta!

  42. rebelo disse:

    Meu marea ficou 2 anos parado, eu esqueci de desligar a bateria e a mesma chegou a estragar, troquei a bateria coloquei gasolina mais o carro não pega e tambem o pedal da embreagem ficou travado e a embreagem acionada não deixando tracionar o veiculo.
    Algem pode me ajudar?
    Marea hlx 99 2.0 20v

    • Fasano disse:

      amigo , comprei uma marea 2.4 que estava parada a 3 anos e ontem botei pra funcionar, antes , eu retirei as velas e coloquei dentro do cilindro um pouco de queirozene com oleo de motor, deixei de um dia para o outro, a embreagem quando apertei pela primeira vez ele desceu, bombei com a mao e ela subiu novamente , quanto apertei tava travada como a sua , nao sei ´se foi bom a solução mas botei força no pé e descolou o disco do volante do motor, coloquei as velas e pegou na hora , parecendo uma escola de samba , ate carregar os tuchos do comando demorou meia hora ,mas a lenta ta muito baixa e a luz de oleo ta ficando acesa na lenta , ou tentar subir pr aver se resolve , Abraços espero ter ajudado

  43. MARCELO RAMOS disse:

    OLÁ , TENHO UM PALIO 97 1.6 16 VALVULAS ESTOU ANDANDO NORMALMENTE DEREPENTE ELE AMARRA E MORRE AI NÃO PEGA MAIS PARECE QUE CORTA O COMBUSTIVEL MAS CREIO QUE NÃO SEJA BOMBA POIS TESTEI A MESMA E ESTÁ COM COM 3 BAR DE PRESSÃO TROQUEI RELÊ DA BOMBA , SONDA LÂMBIDA , SENSOR TEMPERATURA MOTOR,MOTOR DE PASSO E NADA O DEFEITO PERSISTE MAS UM DETALHE DESLIGO A BATERIA PARA RESETAR A CENTRAL E LIGO O CARRO E ELE VOLTA A FUNCIONAR NORMALMENTE O QUE PODE SER . ( ESTOU FICANDO DOIDO ) HA SIM MAIS UMA COISA A PRESSÃO DA BOMBA DE ÓLEO MARCOU ZERO NO MANOMETRO PODE SER PRESSÃO DE ÓLEO ( NA MINHA OPINIÃO NÃO ) MAS GOSTARIA DE ALGUMA AJUDA POR FAVOR SE POSSIVEL COM URGENCIA.

  44. Fabiano Machado disse:

    Ola, bom dia!primeiramente obrigado por ouvir-nos e meu problema esta em uma marea 1.8 16v que esta queimando o fusivel da injeção eletronica, vc anda normal com o carro, más do nada ele apaga e não funciona mais, e qual é descriçao certa do teste de bico de injeção deste carro?

  45. Marcelo disse:

    Bom dia tenho uma marea 1.8 16v 2002, o carro liga normal mas depois de um tempo a temperatura sobe e a agua não circula, no começo estava circulando mas quando acelero ela para de circula e sobe a temperatura, será que tm alguma a ver com meu conector do sensor pois o mesmo está cm mal contato, ou será cabeçote?

  46. Bianca disse:

    Gostaria de saber porque o meu carro Marea aquece muito, ele é 4.0 ou 2.0 mas não tenho certeza, porque já faz de mêses que ele está no mecânico, e o mecânico não consegue descobrir o que é.
    E na verdade o carro nem é meu é do meu pai e ele pediu para mim consultar vocês.

    Envien a dica por meu email. Obrigada

    • alexandre junior disse:

      OI Tenho uma marea 2.0 20 valvulas é o seguinte nesse carro pode ser um pequeno problema no sensor ou até mesmo o cabeçote primeiro marea esquenta muito mesmo fico direto olhando a temperatura para diminuir ou começar a achar o problema .primeiro passo ver se nao esta misturando óleo na agua (aferrecimento) se estiver trocar (radiador de óleo no popular o nome da peça naum lembro ao certo) nessa peça ja evita fazer cabeçote … marea a temperatura nao pode passar do meio (olhando painel ) se passar esta com problema…. segundo passo radiador entupido (colméia) circulação de agua tem de estar normal… terceiro passo essencial se voce andar mais no perimetro urbano aqui vem a diferença .. tirar válvula termostatica… deixar sem essa peça mesmo fazendo viagens longas o carro esfria muito rapido mas nao falha. e voce fica tranquilo. …. quarto passo verificar se esta ligando ventuinha se nao ligar verificar o sempre cebolão … quinto passo.. vazamento em mangueiras ..isso vai acontecer… ainda mais quando colocar novas … comprar abraçadeiras de boa qualidade… sexto passo todo dia mas isso é sempre mesmo ..verificar água no reservatorio….

  47. Estevao Tiago disse:

    Ola amigao,,,meu Mareao 2.0 20v,,,estava um reloginho, ate ter sido feito uma manutencao no sensor de fase, que havia quebrado o cabo na alimentaçao, nao deixando que o carro pegasse, solucionado o problema, o mesmo voltou a funcionar normalmente, boa partida e tudo mais, mas com oscilaçao na marcha lenta que esta ficando acima de 1000 rpm,,,e bebendo o que nao era de costume, ajuda ai? valeu!!!

  48. Marlon disse:

    Bom dia, tenho uma Marea 2.4 e a sua lenta es variando até 2.000 RPM, mas na maioria do tempo ela fica funcionado em torno de 1.350 RPM. Se a dica for trocar o sensor de temperatura da agua, qual é o sensor? O do painel ou da injeção.

  49. Rene freitas disse:

    tenho marea 1.8 16v, fiz o motor completo e agora ela anda falhando dispara e prende na marcha lenta e alta e as vezes fica dando tiros de ar no escapamento e quando isso acontece o motor desliga eu tenho que ligar na chave. a temperatura e normal.o mecanico nao sabe o que e. me ajudem por favor.

  50. LUIZ CARLOS disse:

    OLÁ GENTE BOA,TEM UM PALIO 1.8 HLX FLEX, QUANDO ESTA FRIO OSCILA MUITO CASO ANDE COM ELE CHEGA ATE MORRE E FICA FRACO, QUANDO ESQUENTA NORMALIZA TUDO, FOI RASTRIADO E NADA FOI ACHADO FEITO TESTE DE COPRESSÃO ESTÁ OK O MECANICO NÃO SABE O QUE É.
    POR FAVOR ME AJUDE

    • wilder henrique disse:

      bem amigo pode ser sensor de temperatura da aqua …. tem que estar avaliando para saber realmente o que esta acontecendo mas …. tudo indica que seja sensor de temperatura da aqua… um bom rastreador vai dar os parametrso ae vai dar uma resposta prescisa …. para solucionar seu poblema vlw boa noite

  51. Manoel Antonio disse:

    Olá!
    Adquiri um Iveco caminhoneta 2003 e tenho passado alguns poblemas. Noto que a températura excede aos 90 graus mas nunca acendeu a luz ou faltou agua. Já troquei o cebolão do radiador, valvula termostatica, eliminei vazamento no ar quente, já troquei reservatorio que apresentava uma fisura e que baixavada a agua e perda de pressão e mesmo assim continua com problema inclusive essa semana chegou a ferver a agua do reservatorio. Já deixei ele funcionando e acima dos 80 graus aciona a ventoinha que é eletromagnetica. Inclusive, jampeei o terminal do cebolão e de pronto a ventoinha liga. Não há aumento de oleo ou agua no oleo. Já estou de cuca quente. Já ouvi comentario que pode ser um tal de sensor da temperatura que fica no corpo da valvula termostatica. Será?
    Espero que vocês com o vasto conhecimento que tem possam me orientar.
    Desde já lhes agradeço.
    Abraço
    Manoel

  52. Rafael Manzano disse:

    boa noite
    tenho uma marea 99 elx 2.0 gasolina quando ela esta fria anda normalmente mas quando esquenta e aciona a ventuinha pela segunda vez o motor fica mais fraco.
    oque poderia ser?
    obrigado

  53. daniel disse:

    bem amigos , tenho uma marea ano99 2.0 20 valvulas manutenção em dia ,, porem quando ela atinge a temperatura de armar a ventuinha , no meio do marcador de temperatura, ela começa a cortar giro e chega até a morrer , já troquei bomba de combs, sensor de fluxo de ar ,nada faz ela andar, parece burro empacado ,, alguem tem alguma dica para me emprestar , devolvo para outro amante de marea!!!!!!!

  54. Marcelo Gomes disse:

    Olá. Tenho um Marea 1.8 16V, 2002 com o seguinte problema: demora à pegar, luz da injeção acende e apaga, conforme ando ou ao dar a partida, consumo em torno de 7km/l, embola em baixa e acelera até 2500rmp e depois cai para 800rpm. Já troquei: refil da bomba (bosch 3 bar), regulador de pressão, velas, um bico de injeção e limpeza nos outros, filtros, óleo, corrêas, sensor de temperatura, limpeza no TBI e limpeza na MAF. Ainda não passei scanner. Teria alguma dica?

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcelo,
      fazer o rastreamento é sempre necessario nestes casos.

      • Marcelo Gomes disse:

        Guilherme, tem razão: o scanner é fundamental. Ainda não tive oportunidade pois nas duas oficinas que fui não tinham o cabo correto para o Marea. Nem precisa dizer que não volto mais nessas… Agradeço ao Reginaldo Ferreira, que comentou por e-mail que poderia ser o sensor de rotação, que ainda não verifiquei. Também ao Leonardo, que falou de gasolina de má qualidade. Informo que troquei a tomada (terminal) do cabo do sensor de rotação, que estava esfarelado, causado pela exposição do calor do bloco do motor. Pode ser coincidência, mas o carro parou de apresentar o problema da marcha ocilando e está pegando mais rápido, ainda falahndo algumas vezes para pegar. O que continua é o consumo alto (6,5 por litro), a luz da injeção acendendo e um novo problema: uma falha, em alta ou com rpm alto, o motor não para de responder (não sobe RPM), memso com pé em baixo, como se tivesse um corte de combustível. Dura uns 8 segundo e volta enchendo o motor. O que pode ser?

  55. vikktor disse:

    tenho um marea e qdo piso no acelerador ele não responde alguem pode me dar uma dica sobre isso.

  56. Everaldo disse:

    ola boa noite!
    tenho uma marea 99 2.0,estava com radiador furado,mandei fazer manutenção,coloquei aditivo,agora a ventoinha nao liga quando aquece o motor e nem o ar condicionado funciona.
    alguem poderia me dar uma dica, de uma hora pra outra aconteceu isso.

    • Marlon disse:

      Olá, boa tarde.
      Eu tive um problema igual, só que com um Gol “quadradinho”. O motor, com o tempo e uso, vai acumulando “ferrugem”. Quando você colocou aditivo, este provavelmente “limpou” o motor, só que jogou tudo dentro do radiador e das partes baixas do motor (por onde circula a água). Com isso, deve ter ficado prejudicando, talvez, o escoamento da água pela radiador e pela bomba d’água, causando esse superaquecimento. Uma boa limpeza no sistema de arrefecimento (radiador e mangueiras) já pode dar uma melhorada. Quanto ao motor, eu não se i te dizer se vale a pena abri-lo para limpar… Espero ter te ajudado. Abraço.

  57. Monica disse:

    Ola , tenho marea 2.4 , porem ja aconteceu algumas vezes de apresentar um barulho qdo esquenta tipo enroscando , trocamos a ventuinha porem ontem o barulho fez novamente , estou com ele a 1 ano e isso aconteceu 4 vezes . O que pode ser ?? Ele volta a funcionar , de imediato , porem se continuamos usando o barulho volta em seguida até esperarmos esfriar .. Na mao no mecanico ligamos aceleramos 180km esquentou mas nao fez o bendito barulho . O que pode ser ?? Alguem nos ajuda..

  58. rogerio holanda da silva disse:

    Boa tarde,tenho um marea 2.0 20v elx ano 1999,quando estar em baixa rotaçao a luz do oleo fica aceza,as vezes quando o carro esta quente e desligo,tem dificuldade de pegar,as vezes tbm fica falhando quando acelero,as vezes fica engulhando.ja troquei a bomba de combustivel,cebolao do radiador e continua o mesmo problema.presiso de algumas dicas por favor.obrigado

  59. Carlos disse:

    Tenho um marea 5 cilindros 20 valvulas 2.0 ano 99, há 3 meses o motor começou a bater biela
    fiz a parte debaixo do motor, porém desde o dia que peguei o carro o motor faz um barulho
    horrivel me parece válvulas batendo, oque devo fazer para amenizar o barulho, posso colocar
    um b12 no motor ou precisa escalar as válvulas, já gastei um valor alto para fazer a parte debaixo
    em torno de 4000mil.
    Aguardo a resposta.

    • Cristiano disse:

      Não coloque B12 ,use somente o oleo recomendado pela fiat que é o semi sintetico 15w 40. se colocar B12 provavelmente gastará mais 4 mil pois o oleo ficará muito grosso e não conseguirá lubrificar todas as partes do motor. B12 é usado somente em motores desgastados, veja bem teu motor está novo pois foi feito uma retifica. Tem certeza que é nas valvulas?? pode ser barulho na caixa de marchas ou embreagem, deixe o motor funcionando na lenta e pise no pedal da embreagem e veja se vai parar o barulho.

  60. kadu disse:

    ola! boa noite eu tenho um marea 1.816v que acontece ele ta na marcha lenta normal quando ligo o ar condicionado a rotaçao cai muito e chega ate morrer o que deve ser ….. grato

  61. paulo disse:

    boa tarde. gostaria se possivel de uma opinião sobre um problema em meu carro. tenho um marea 2.4, 20v 2002 e de uns tempos apra cá, percebi que, em marcha lenta ele trepidava um pouco e começou a sair um cheiro forte do escapamento, alem de o consumo ter aumentado. levei ao mecanico,e ele atestou que o carro estava fora do ponto. peguei o carro e fui viajar. fui e voltei bem. entretanto, uns dias após, estacionei o carro em casa e depois ao sair o mesmo não pegava. a luz da injeção acendia, apagava e acendia novamente. No dia seguinte o carro pegou e levei novamente no mecanico. ao passar o scanner, o aparelho dá um codigo não presente. Após alguns dias peguei o carro para levar na concessionaria, mas no meio do caminho o carro morreu. o mecanico me socorreu e ao colocar o aparelho deu o codigo de sensor de fase e sonda lambda. como está dificil de achar peças no mercado, pode ser este o defeito do carro?
    obrigado

  62. valdir junior disse:

    mare 1.8 16.v
    ele custa a ligar e quando liga fica com a rotação muito baixa ,mesmo eu estando com o pé no fundo. e quando tiro o pé ele apaga.
    o que será?

  63. jefferson disse:

    Bom dia, deixa eu pergunta, no painel do meu marea weekend 1.6 4 cilindro. ele no seu painel acende um luz escrito Km, quando eu to andando no carro ela nao acende, quando o carro da uma andada a mais corre um pouco ela acende e começa apitaa, ae ando de vagar ela nao acende , queria saber o que e isso. sera que alguem possa me ajudaa.Fico grato.

    • Rodrigo disse:

      É o controlador de velocidade. Você provavelmente foi esguichar água no parabrisa, e acionou sem querer (é o mesmo movimento de esguichar, só que bem rápido). Toda vez que ele atingir a velocidade na qual foi acionado, vai apitar…

  64. CARLOS disse:

    Boa noite!!

    Tenho Marea 1.8 16v,faz 02 anos q sou proprietário do mesmo,nunca deu dor de cabeça,somente agora q ele não desliga ar do painel,todos botões estão desligados,mesmo assim fica funcionando,preciso resolver esse problema.

  65. camilla disse:

    Meu Marea 2.4 HLX 2000 – 2001, fiz o motor a 1 ano com o carro frio ele pega ando com o carro paro desligo depois ele não pega, vira vira e não pega , depois de um bom tempo parado dou na partida e ele pega . O que pode ser ? Me ajude .

  66. ANDERSON DUTRA disse:

    AMIGO TENHO UMA MAREA WEEKENG SX ANO 98/99 2.0 20V, O CARRO É IMPECAVEL SOU SEGUNDO DONO, PARECE 0KM, VAMOS LA, PELA MANHA O CARRO PARECE A ALCOOL SÓ FICA BEM DEPOIS DE UNS 5 MIN. LIGADOS, E ONTEM FUI SAIR COM ELE ANDEI UNS 15 MIN. PAREI NUMA PADARIA QUANDO FUI SAIR DENOVO ELE NAO PEGOU DE JEITO NENHUM,
    A BOMBA ARMAVA ,
    NAO ACENDIA LUZ ALGUMA NO PAINEL.
    NAO ESQUENTOU.
    SIMPLESMENTE ELE FICOU + OU – 30 MIN. SEM PEGAR QUANDO ESTAVA JA DESISTINDO VIREI A CHAVE E PEGOU DE ESTALO.
    O QUE PODE SER ISSO ?
    JA PERDI A CONFIANÇA NO CARRO, PODE ME AJUDAR ?

    • ANDRE disse:

      passe o aparelho de injeçao

    • jonni disse:

      procure um reparador que possua um scanner atualizado, e peça para fazer um ratreamento,não somente nos codigos de falha mais verificar as leituras e parametros, com atenção especial ao sensor de rotação, dica se necessário substitui-lo procure um original pois normalmente essa linha de veiculos brava e marea não aceitam sensores de marcas não originais, devido valor resistencia
      diferentes da especificada pelo fabricante.

  67. Elyomar disse:

    Olá amigo, espero que me ajudem, tenho um marea 2002 1.8 16v, acontece que quando ligo ele frio a lenta fica ocilando e não consigo manter uma rotação única, aí quando ele aquece o problema melhora, e as vezes após percorrer uma distancia e desliga-lo ele não vira na primeira, tenho que injetar pra ele pegar, e coincidentemente hoje à noite quando cheguei da rua ao colocálo na garagem percebi que a ventuinha tava disparada mesmo com ele desligado aí tive que soltar o cabo da bateria para ela parar, porém no painel a temperatura no indicador está normal (no meio) POR FAVOR alguém pode me ajudar ?

  68. Luis de Castro disse:

    Tenho um marea weekend ELx ,20 valvulas 2.0Ele auqce,digo, ferve sempre depois de um periodo com o marcador no meio.Ja levei em um eletricista que desmomtou todo o sistema de arrefecimento,tirou ar,bolhas,a ventuinha armou normalmente varias vezes, e a seguir ele voltou a ter a sua temperatura elevada.O que devo fazer? será que é cabeçote,junta?Devo mandar varetar o radiador.Antes de mexer no cabeçote o que devo fazer de ante-mão?

  69. sierra disse:

    Ola amigos! tenho um marea 1.8 sx, o mesmo parou de funcionar os ponteiros do painel de instrumentos, so funciona a iluminação, gostaria de saber si alguem pode mim ajudar! desde ja agradeço (Obrigado)

    • ricardo disse:

      amigao fui tirar um som pesado que veio em minha marea e um fio encostou deu curto que vi,ao ligar nao funcionou nada no painel so as luzes fui ao eletrecista so trocou um fuzivel e normal td em ordem.

  70. helio cavalcante disse:

    bom dia tenho uma marea 1.8 16v a qual foi roubada e me tiraram a centralina do motor gostaria de saber se de outras mareas da ou so dela mesmo ou quem tem ela pra vender pois aqui em bh apesar da fabrica fiat ser aqui nao se encontra nada para a mesma uma pouca vergonha e quando se acha alguma coisa e o olho da cara se alguem souber onde tem uma me avisem por favor agradeço

    • Edilce disse:

      Hélio,

      Esse problema de centralina é sério. Em uma oficina aqui em Recife, me disseram para ter cuidado onde deixar o carro, pois esse é um item procurado, já quenão se encontra para vender, como você mesmo constata.
      Fica a recomendação para os demais. Boa sorte na sua procura.
      O maréa é um carro ótimo, mas a manutenção realmente é cruel – parece mais uma caixa preta; muitos problemas os mecânicos, até de autorizadas não sabem o que é. Pode ser uma coisa ou outra e aí vamos gastando…Cadê a Fiat para nos salvar?!

  71. Roger disse:

    Ola amigos, tenho um marea hlx 99/00 2.0 20v com um grave de aquecimento já troquei bomba d’gua, cebolão, sensor do painel, fiz a limpeza no radiador tirei a valvula termostatica troquei o reservatorio e a tampa e o carro fica normal. parado na garagem o carro fica 2 horas normal na lenta acelerando nao aquece, quando eu vou sair para testar o carro superaquece e quer jogar agua para fora nao sei mais o que faço uns fala que é o fio terra outros fala que é o cabeçote não sei gostaria de um help agradeço a todos abraços…

    • rodinei disse:

      roger vc tem como saber se o cabeçote ja foi retificado alguma vez, esse problema de aquecimento nos mareas 2.0 2.4 20v é comum se o cabeçote não for feito por retificas especializadas em mareas, por q esse cabeçote não pode plainar muito ou seja o minimo possivel pois o meu mecanico tem uma marea 2.0 20v q foi feito o cabeçote e ele ainda não sabia desse detalhe e tem o mesmo problema, trocou todas as peças q vc trocou e até mais e não resolveu, só depois de um tempo q ele ficou sabendo desse detalhe, e a unica soluçao foi deixar a ventoinha ligada direto, inclusive tem uma outra marea de um colega q já esta assim, mas se oseu cabeçote nunca foi feito pode ser q esteja c/ os orificios entopidos, pois o meu marea queimou a junta de cabeçote ontem por isso, confirme esses detalhes c/ o seu mecanico ok.

    • ANDRE disse:

      cabeçote com as galerias de agua entupidas isso pode ser o seu poblema

    • ANDRE disse:

      cabeçote com as galerias entupidas ou junta queimada

    • vanderson disse:

      izole a mqueira de ar quente ligue direto deve resolver

  72. Alberto disse:

    Pessoal,tenho um problema parecido com o do rogério e agradeceria dicas. O carro é uma marea weekend turbo 2002 que:1- com baixa rotação acende a luz do óleo se o motor estiver quente 2- se desligar com o motor quente ,ele não pega mais,tem que esperar esfriar. Nesse caso,se eu quiser usa-lo logo,é só abrir a torneirinha do radiador e renovar um pouco a agua( uma garrafa pet de agua) 3- se ligar o a/c com o carro parado, o motor esquenta muito, só baixando a temperatura se andar com o carro ( as ventoinhas funcionam normal) 4- as vezes, andon do o carro em estradas, a temperatura baixa tanto, que chega a acender a luz da injeção…..Bom acho que é isso…alguem pode ajudar???

  73. Edilce disse:

    Tenho um Marea SX 2002 e ele as vezes que o combustível está no vermelho o ar condicionado pára de funcionar o. Há alguns dias havia feito a limpeza, troca de filtro e carga de gás; mas observei isso, além de um sopro no ventilador. O que pode ser? Com esse calor é complicado ficar sem ar. Há relação de quantidade de combustível com o ar? para que seja cortado? Obrigada

  74. rodrigo falcao disse:

    ola pessoal por favor me ajudem!!! possuo um marea 2.0 20v, ele esta batendo tuchos/valvulas, somente quando esta quente, me disseram pra trocar os tuchos. e outra a temperatura no painel passa do meio e fica perto do vermelho, mas nao ferve, o mecanico falou q tinha de reforçar o cabo da bateria (o positivo), o que vcs acham?? obrigado.

    • Elyomar disse:

      Caro Amigo Rodrigo Falcão.
      Tenho um Marea tb como vc, só que o meu é 1.8, 16v. , porém vai uma dica:
      OS TUCHOS BATEM MESMO QUANDO FRIO, teu problema provavelmente é superaquecimento do motor, isso deixa o óleo superaquecido e consequentemente afinado e com isso não proporciona uma lubrificação correta para diminuição dos atritos das peças dentro do motor, de onde vem o barulho que vc ouve (atrito das peças por falta de lubrificação) ou até mesmo mal funcionamento da bomba de óleo.
      Sugestão: MANDE REVER O SISTEMA DE ARREFECIMENTO se está refrigerando legal, MANDE CHECAR A PRESSÃO DA BOMA DE ÓLEO (lubrificação) CHEQUE O SENSOR DE TEMPERATURA (pode esta informando valores errados para o sistema evitando uma refrigeração correta). OK ?
      Fique tranquilo e leve tua máquina num mecânico realmente, não em um mexanico.
      Espero ter ajudado !

  75. André disse:

    Bom dia tenho um marea1.8 16v ano 2000/01 troquei a correa dentada o rpm parou de funcionar,fui trocar a bateria,quando cheguei na loja o carro estava funcionando,quando troquei a bateria tive que sair de guincho para casa.percebi que a lus do code(painel)nao estava ascendendo ,peguei a chave de emergencia e fiz todos os procedimentos que no manual explicava,o carro começou a funcionar até ai beleza,quando ligo ele fica um tempo funcionando e morre e nao liga mais.(a luz da injeçao fica ascessa)depois de um tempo ela apaga e o carro volta a funcionar,por favor me ajude,ninguem gosta de mexer com esse tipo de carro.Obrigado continuen assim vcs sao show de bola,aguardo uma resposta.

    • Elyomar disse:

      Amigo André, se tudo estava perfeito antes de vc trocar a correia, provavelmente os problemas estão acontecendo por falta de sincronismo dos dentes da correia com os da polia interferindo no funcionamento do sensor e controlador de fases. essas maquinas possuem funcionamento todo controlado por chips e sensores e quando algo está errado esses aparentes problemas são uma forma de comunicação dele com vc. e é melhor vc não insistir antes de levá-lo em alguém que conhece o procedimento (não curiosos) pois a cada vez aparecerão novos probleminhas chatos , até que danos futuros ao motor.

    • ricardo disse:

      ola amigo vc tenki fazer o siguinte tenki zerar o modulo tira o cabo da bateria deixa um dia pro outro e depois coloca e espera as luzes apagar e liga e deixa funcionando um tempinho nao acelara ai v c ve depois vlw espero ter ajudado!!!!

    • ANDRE disse:

      passe o aparelho de injeçao com ele vc vai descobrir se tem algum sensor danificado por ex: sensor de fase ,detonaçao ou rotaçao ate possivel falta de aterramento

  76. ANDRE disse:

    OLA RAPASIADA , SOU MECANICO E PEGUEI UM MAREA 1.8 16 V COM PROBLEMA DE AQUECIMENTO IGUAL O DA MAIORIA DO PESSOAL , O CARRO NAO LIGA A VENTUINHA DE JEITO NENHUM, JA FIZ TODOS OS TESTES POSSIVEIS, TESTEI OS RELES E FUSIVEIS ,VENTUINHA ,MANGUEIRAS ,SENSOR DE TEMPERATURA, CEBOLAO , QUANDO EU FAÇO UM JAMP NO CONECTOR DO CEBOLAO DO RADIADOR A VENTOINHA LIGA ,QUANDO PASSA DOS 100 GRAUS + OU – ELA NAO DISPARA ,TIREI A VALVULA TERMOSTATO , TIREI AS VELAS E FIS TESTE DE PRESAO NO MOTOR COLOQUEI AR NO RESERVATORIO DE AGUA PARA VER SE A JUNTA DO CABEÇOTE ESTAVA QUEIMADA ,ATE AI TUDO BEM. NADA FOI CONSTATADO.
    RESOLVI FAZER O TESTE DE BOMBA DAGUA , COM O CARRO LIGADO EM TEMPERATURA DE TRABALHO ENTRE 90 E 100 GRAUS + OU – NOTEI QUE A MANGURIRA DE ENTRADA DO RADIADOR NAO ESTAVA ESQUENTANDO ,DESMONTEI A BOMBA E NELA TINHA UMA FLANGE QUEBRADA E UMA RACHADURA NO CENTRO DELA OU SEJA A BOMBA NAO ESTA 100 PORCENTO,MAS ACREDITO QUE NAO SEJA SO ISSO QUE ESTA FAZENDO O CARRO FERVER .
    SE ALGUEM TIVER ALGUMA DICA AGRADEÇO DESDE JA , OBRIGADO PELO ESPAÇO …..

    • Elyomar disse:

      Amigo,
      Já esperimentou ver a resistência que controla os 2 estágios da ventuinha ?
      Vc pelo que disse, testou apenas o 2º estágio que o da refrigeração do motor pela circulação do líquido de arrefecimento, que tb pode não armar se houver “AR” no circuito, mas tem também o 1º que é que arma a ventuinha juntamente com o ar condicionado e se o 1º estágio não armar quando vc ligar o ar, provavelmente o problema é dela !
      Ela fica na parte de dentro do radiador para o motor do lado do motorista e é responsável por captar o calor do radiador e controlar o acionamento dos estágios juntamente com o sensor de temperatura.
      ESPERO TER AJUDADO !

      • Marcelo Bernardino Chagas disse:

        Ja postei alguns problemas sobre meu marea,principalmente oscilação de marcha lenta, e engasgando no arranque, será que vc pode me ajudar!?
        Ja fiz todos os testes de vela, sonda, bomba de combustivel, etc… Uma vez coloquei o motor no ponto e melhorou,porém só durou por 2 dias.
        Fico no aguardo!
        Abraço!

        • andre disse:

          Tudo , endica que nao esta tendo a orden de explosao correta .
          Vc e de sao paulo , me liga , ou me mande seu imail ou endereço. que te atendo em qualquer lugar de sao paulo .

    • ANDRE disse:

      consegui resolver era cabeçote

  77. eder martins disse:

    tenho um marea 1.8 16v ano 2000, queria trocar o filtro de gasolina,mas nao acho o danado.ja segui todo o sistema de mangueiras mas nao vejo nada .alguem ja troco ou viu trocar,obrigado!!!!!!!!!!

    • Elyomar disse:

      Amigo Eder Martins,
      Como todo o veículos, o filtro de combustível fica próximo a bomba, tudo para garantir uma filtragem mais eficaz do combustível que vem do tanque. portanto, basta vc localizá-la que vc vai achar o filtro e não adianta procurar no motor que lá não está. Uma dica, geralmente a bomba fica junto ao tanque, a não ser que tenha havido alguma modificação no teu Marea.
      Espero ter ajudado !

      • jonni disse:

        alguns veiculos deste ano, originalmente não possuem filtros de combustivel, externo somente dentro
        do tanque, no copo da bomba, basta retira-la, porem a fiat não fornece mais esta peça, será necessário elimina-lo e adaptar um filtro externo, serviço este que vc deverá procurar um mecânico
        especializado para fazer ok

    • ricardo disse:

      o filtro de combustivel fica na bomba de combustivel ou debaixo do carro na roda trazeira direita

    • wagner disse:

      ola bom dia fica na parte debaixo proximo ao tanque,tem uma chapa que esconde ele é só retirar logo vc ve a bomba ,tomare que eu tenha te ajudado valeu

  78. david disse:

    ola a todos, tenho uma marea 99 2.0 20v e quando ela aquece o ponteiro fica nos 90° e ela corta o combustivel, nao sei se [é a bomba que tambem esquenta e corta o combustivel, ja vi alguns posts sobre lenta da marea e falam do sensor de temperatura da agua, gostaria de uma opiniao
    testei a pressao da bomba qndo ela esta quente e comprovamos que a pressao cai quando a temperatura esta no 90° e ando com o giro baixo, tipo andando de boa, ai eu desligo o carro por um tempo curto e ela volta ao normal mas tenho que sair com o giro um pouco alto e bombeando o acelerador, agora nao sei se troco as duas pecas o sensor e a bomba ou soh um deles, por favor me ajudem

    sou de sorocaba sp

    grato

    • ANDRE disse:

      ja tentou passar o aparelho de injeçao ,com o aparelho vc tem mais certeza e presisao no diagn ostico no momento q o carro chega a temperatura ideal ,
      qualquer coisa manda pra mim q eu resolvo pra vc .

    • wagner disse:

      eu tenho um a1.8 16v e sestou com problema na temperatura,o ponteiro fica no meio, mas de repente sobe chegando bem proximo ao vermelho o que será q pode ser, detelhe e eu ja arranquei a valvula termostatica, sera que pode ser o sensor de temperatura aguardo resposta muito obrigado a todos q possam me ajudar.

  79. Amauri disse:

    Tenho o mesmo problema do Roger, meu carro é um marea ano 99, 2.4 20V.
    Quando o carro está parado ele não aquece, porém quando saio pra testar o carro o ponteiro
    vai nas alturas.
    Será mesmo o cabeçote?
    Alguém sabe o que pode ser?

    Abraço a todos

    • ANDRE disse:

      isamine o sistema eletrico da primeira e segunda velocidade da ventuinha para ver se esta acionando corretamente os dois estagio ,qualquer coisa me chame eu resouvo pra vc.

  80. gerson marques disse:

    tenho um marea 2.020v a tenperatura dele quando liga o ar condicionado ela ta subindo muito o que pode ser ,o cebolaol do radiador e novo notei q a ventuina ta desarmando rapido demis,a junta do motor é nova e a bonba d agua tanbem , quando pega morro a tenperatura sobe me ajude ……..

    • ANDRE disse:

      tente isaminar o resistor da segunda velocidade ,q fica localisado no rdiador ,ou ate o propio rele
      do segundo istagio se ele nao estiver armando com o ar ligado a temperatura sob .
      e isso ai qualquer coisa me chame que eu resolvo belesa.

      • wilson rod disse:

        …inverta o fluxo de agua do radiador usando as mangueiras do marea 2.4, pois o 2.0 tem dificuldade de manter a agua quente no sensor que arma a ventuinha. No lugar da mangueira sair da valvula termostatica e ir para o lado esquerdo do radiador, cv coloca na entrada da direita e a outra no bloco, assim a ventuinha fica mais tempo ligada mantendo o motor na temperatura ideal, pois desta forma a agua quente sai da valvula termostatica direto no sensor!!!

  81. JORGE LUIZ disse:

    BOM DIA !
    TENHO UM MAREA 1.8 2003 , ESTE CARRO PRECISOU SER TROCADO O FLUXO DE AR DELE POIS ESTAVA FALHANDO NA ARRANCADA ELE NÃO DESENVOLVIA E DEPOIS DERREPENTE SAIA COMO UM LOUCO , FOI ARRUMADO MAS DEPOIS DISSO ELE FICOU SEM O AR-CONDICIONADO E O RPM PAROU , A ACELERAÇÃO COMEÇOU A FICAR OCILANDO , O MECANICO DISSE QUE É A CENTRAL DE INJEÇÃO , MAS COMO PODE SER ISSO SE ANTES TUDO ESTAVA FUNCIONANDO ? POR FAVOR ME AJUDA . OBRIGADO

  82. Anderson Gomes disse:

    Olá,tenho um Marea 98/99 2.0 20V e a lenta sempre fica nos 1000rpm,,,,mas de vez em quando o carro apaga do nada quando esta na lenta,o carro é perfeito,não falha,o consumo esta normal,a temperatura perfeita,apenas na lenta quando paro em um sinal por exemplo ele apaga de repente.gostaria de alguma dica,é dificil encontrar mecanicos que vão ditero ao ponto,só acho aqueles que trocam quase todos os sensores,os famosos trocadores de peças,rsrsrsrsr assim fica facil achar o defeito.

    abraços

  83. gabriel filipe disse:

    oi eu queria saber porque o marea almenta o giro muito rapido ?

  84. marcio disse:

    TO COM PROBLEMA DE CIRCULAÇAO DE AGUA DE UM MAREA 2.0 20 V FIZ O CABEÇOTE A 15 DIAS… COMEÇOU A ENCHER O RESERVATORIO DE AGUA ATE VAZAR PELA TAMPA AI A TEMPERATURA SOBE JA TROQUEI RESERVATORIO E TEMPA E NADAMESMO COM A VENTUINHA FORTE LIGADA DIRETO O RESERVATORIO ENCHE ATE VAZAR AGUA NAO TEM MANGUEIRA ENTUPIDA E NEM VAZAMENTO P DAR ENTRADA DE AR,AGRADEÇO A AJUDA

  85. Gege disse:

    Ola Amigos. Também sou um proprietário de Marea HLX 2.0 20V. Meu auto após ser adquirido passou por uma série de reparos… Esses praticamente todos para não sofrer com o futuro. Mas um deles foi de estar falhando. Primeiramente era só quando estava em temperatura normal e em seguida começou em baixa temperatura. (Cebolão do radiador). Em uns 600 km’s resolveu. Mas novamente deu problema. Troquei a Sonda Lambda. Já rodei mais de 3.000 km em 3 meses e está td OK. Agora irá passar por uma limpeza de radiador e verificar o que esta aconstecendo que a temperatura começa aumentar em baixas rotações e transito pesado. Somente quando ligo o A/C que liga a ventoinha a todo vapor é que normaliza.
    Alguns problemas em acender a luz do óleo é a má qualidade do óleo ou borra no motor, tranca a passagem do óleo e impede ao mesmo percorrer suas galerias estreitas. (Problemas de um amigo). Desligue o motor para não fundir que pode ser que a borra saia do lugar (se tiver sorte) e faça uma limpeza urgente.
    Muito Feliz com o Marea, mesmo ter me trazido diversas despesas. preventivas com as trocas de correias esticadores, junta de cabeçote, suspenção em geral, pneus, compressor de ar. Agora com um bom carro por um bom tempo. Sorte a todos e fiquem com Deus.

  86. Marcos disse:

    Ola,

    tenho uma marea 99 e o 1 estagio da ventoinha noau funicoa, o que pode ser.

    Por favor responder no e-mail cadastrado, porque preciso dessa orientação.

    Já troquei os 2 reles que ficam perto do radiador e nada.

    grato,

    Marcos

  87. haroldo disse:

    tenho uma marea 99 2.0 20v 127cv ela liga normal mas quando vai sai ela engasga tem que ficar uns5 a 7 segundos com o acelerador pela metade para ela desembuchar só quando fria oq pode ser, e so em lenta q ela comesa a falhar..

  88. Marcelo Bernardino Chagas disse:

    Por Favor! Alguem sabe como resolver oscilação na rotação do marea 1.8 16v????
    Parece um carro a alcool!!! rotação lenta eu passo vergonha no transito!!!!
    Me ajudem por favor!!!

    • Renato disse:

      Eu tive um problema igual ao seu,levei em varios mechanicos e nada!
      agora ele esta em um especialista em bravas e mareas, amanha vou buscar.

      dicas: tente desconectar o plug do sensor de maf ,fica na lateral do corpo de borboleta.obs( o carro vai ficar sem marcha lenta, e so pra teste) .
      pede pro seu mecanico medir a vazão da bomba e dos bicos.

      amanhã posto aqui o que ouve com meu carro, e o posivel defeito!

  89. vanderson disse:

    tenho um marea 2.0 20 v , a luz da injeçao apagou e nao liga , pode ser a abomba ?

    • rodrigo disse:

      caro amigo !

      tenho uma marea e ja aconteceu esse problema comigo, bem em frente a bateria tem uma caixa de fisivel e reles, la tem 2 dois fusiveis, veja se ñ estão queimados são da injeção, o meu deu certo.

  90. Rodrigo Mancarz disse:

    Possuo um Marea ELX 99/00 2.0 20v, o veículo está impecável, cuido melhor dele do que de mim, ocorre que esses dias estava indo trabalhar e na rodovia a mais ou menos 120km/h resolvi dar uma pisada e ir além, o motor normal, a rotação normal, a potência queria subir mas parecia que algo estava freiando o carro. Naquela semana eu havia abastecido o veículo com gasolina comum, detalhe que sempre abasteço com aditivada nos postos Ipiranga.
    Quando fui novamente encher o tanque aí tornei com a gasolina aditivada e parece que resolveu momentaneamente, pois dias depois mesmo com a gasolina tornou a ocorreu o mesmo.
    Repito: O motor normal, a rotação querendo subir, mas algo freiando o motor.
    Levei em um mecânico de confiança ele passou a tarde fazendo testes e ão encontrou nada.
    Alguém já passou por algo parecido com o Marea?

  91. Wiliam Rodrigues disse:

    Pelo amor de DEUS!!! troquei meu Vectra num Marea ha uns tres dias, HLX 98/99 2.0 20v 142HP
    O carro não esta pegando na gásolina de jeito nenhum e no gás esta sem força, já estou pensando em desfazer o trato ha e a temperatura sobe rapidamente estaciona na metade o por lá fica nem osbe nem desce. adorei o carro é bem confortavel e tem um belo motor espero que me ajudem.

  92. Edevaldo de oliveira junior disse:

    Bom dia meu amigo.
    tenho um brava 2003 sx 1.6 16 valvulas, acontece o seguinte o eletroventilador sempre entra em funcionamento assim que dou partida, ou seja antes da temperatura ideal de trabalho.
    O que pode ser tal coisa? o que faz com que a ventoinha sejá acionada? o sensor de temperatura que deveria acionar o mesmo? bom a temperatura ele marca direitinho, será que ele pode ter um defeito parcial, isso se ele for o responsavel. essa carro tem cebolão no radiador? já procurrei e não encontrei. tem um sensor na carenagem de plastico do eletroventilador que namda um fio direto para um rele de 12V 30A ele é responsavel pelo acionamento do mesmo?

  93. Antonio Marcos disse:

    Bom dia tenho uma Marea 1.8 16 Valvulas faz uns dias começou a fazer um barulho no motor de caminhonete a diesel, levei em algumas Oficinas para saber o motivo ; uns falavam que era Valvulas apenas uma regulagem, outros dizia ser cabeçote, outros diziam ser Tuxo, um falou que era sensor de valvulas ou sensor de fase de valvulas não me lembro bem.
    Esse barulho de caminhonete no motor fica só quando liga aí ele esquenta a ventuinha liga e ele funciona normal silencioso e faz esse barulho chato de vez em quando ,tem vezes que se deixar em ponto morto ela fica silenciosa e quando acelero volta aquele barulho de caminhonete.
    Será que se for Sensor de fase de valvulas e trocar resolve me ajudem a tirar essas dúvidas.
    Mandem as Respostas para meu Email. marcos.mapex@yahoo.com.br

    • Marcelo Bernardino Chagas disse:

      Seu carro não oscila a rotação? Engasga quando vai arrancar? O motor pode estar fora de ponto, o que é bem comum no marea! O que não é bem comum, é encontrar mecanico para resolver, pois o meu ja esta com esse barulho a mais de um ano alem de tudo com os outros sintomas acima, porem nunca fiquei na mao com ele, apenas é chato pq é um baita carrão com esse barulho chato e engasgando como carro velho! Se conseguir resolver me avise!
      Abraço!

  94. elder disse:

    tenho um marea 1.8 16v apos colocar gasolina batzada comecou falhar e ficar ruim de pegar.conclusao limpei tanque,bicos e tbi.agora continua os mesmo problemas.me infomaram que e sonda lambda travada…abracos aguardo

    • Luciano disse:

      Amigo se começou a falhar… verifica se é a gasolina, ou senão verifica estes itens:

      Primeiramente verifique as velas…
      bobinas (supressores) …..
      encharcadas com o óleo e o carro falha
      Verifique a sonda, pra ver se ela ainda tá viva no carro, ciclando de 200 a 800mv + ou – ?
      O sensor de temperatura tá ligado no carro? Usa o scaner pra ver qual temperatura tem lá, por nesse carro é a propria ECU que manda ligar o eletroventilador

      Abraço

  95. carlos disse:

    comprei uma marea ,e quando faço manobra de marcha ré ela vaza oleo da direção hidraulica ,fiz a inspeção das mangueira se não notei nenhum vazenebto por elas ,pode ser a bomba hidraulica , o interessante e que so em manobras de marcha ré vcs ja viram algo parecido ?

  96. fabricio ferreira disse:

    ola amigos amantes ou nao da saga marea pr avariar comprei uma a uma semana e nao sei pq depois q fiz uma limpeza de bicos ela começou a dar cheiro de oleo como se estivesse queimando oleo será q pode melhorar depois de uma troca de oleo ? posso usar produto q retira borra do motor (como fluxo) pois axo q ela esta com oleo muito velho e tb tenho este problema de temperatura mais pelo visto isto é normal né se puderem me ajudar agradeço.modelo 99-00 2.0 20 valvulas.

  97. Glauber disse:

    Olá gente tenho um Marea 01/02 1.8 16v ele fica engasgando quando acelero ele falha nao responde à aceleraçao ta mai fraco, já conferi velas , bicos ,bobina, bomba de combustível nao resolveu. Rastreei o veiculo acusou sensor de temperatura da agua , coloquei um novo fiz a troca e o problema continua. O gente se alguem puder me ajudar por favor me ajudem.Abraços

    • wilder henrique disse:

      bom amigo sou mecanico tenho apenas 16 anos …ninquem da mto valor para akilo que eu falo naum mas ja me deparei com mtos poblemas esse tipo de poblema pequei numa saveiro 2008 1.8 primeiramente fiz uma limpeza de injeçao ee eu achei que era o motor de passo troquei ele .. mas nao adiantou quando vc acelerava ela ela ia com tudo e parava dava uns arrancos com tudo ae troquei o MAP ae sim arrumou tenta ae amigao pode ser ne …flw espero que tenha ajudado com isso flw com Deus ae

  98. EDILSON disse:

    Tenho um marea 2.4 20v 2001, quando eu desligo ele começa a fazer um barulho na bomba de gasolina( tum..tum…tum) fica alguns minutos e depois para, tenho ele a alguns anos nao tem nenhum problema excelente carro, o segredo é mautenção preventiva e utilizar o oleo recomendado.
    alguem pode me ajudar com esse problema!

  99. valdner disse:

    tenho um marea 2.0 20 v. troquei a correa dentada e logo depois meu carro começou a falhar em baixa rotação ate 3000 giros depois para, troquei as velas e nada logo percebi um barulho de fuga de centelha,tirei a tampa que cobre as bubinas e no escuro vi umas luzes pulando em duas bubinas,sera que o mecanico deixou fora do ponto? ou será problema na bubina?SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR,VALEU!!

    • wilder henrique disse:

      bom amigo o que acontece sou mecanico tenho pouca experiencia mas o que acontece e o sequinte confere ae os cabos de velas pois essas luzes que vc esta vendo e centelha que esta pulando pois o que acontece os cabos de velas estao danificados por falta de cuidada na hora de retirar o cabo de vela …. confere realmente o que esta acontecendo antes de trocar os cabos de vela pois eu to falando isso segundo o que vc falow mas para ter uma melhor constataçao do defeito eu estaria que estar proximo do veiculo..flw fica com DEus ae

  100. luciano da silva disse:

    meu marea 1.8 sx 16v a temperatura chega ate o vermelho a ventuina esta funcionado nao tem vazemento me ajuda

    • Luciano disse:

      Amigo…. leve seu carro até a oficina e mande o mecanico fazer um reforço no cabo massa …. pois as mareas tem esse problema, concerteza se não tiver mais nada no seu carro, fazendo este reforço, o problema com a temperatura estará resolvido…. verifique se não esta baixando aguá, pois poderá ser junta do cabeçote.. Este reforço consiste em fazer um cabo igual ao do cabo massa, e ligar uma ponta no polo negativo da bateria e a outra ponta, na carcaça do carro, ok.

      Abraço

  101. antonio jose disse:

    ola!!!!
    eu tenho um marea 1.8 16v ano 2000 modelo 2001. tenho um proplema de arrefecimento, e quando saio com ele esta tudo normal, mas loco ele aquece o ponteiro esta no meio mas , derepente sobe ate prossimo o vermelho ai eu desligo para não queimar a junta , quando coloco a mão nas manqueira do radiador a de cima esta quente e a de baixo esta fria .o mecânico já tirou a vvauvula trocamos todas as magueras a tampa do reservatorio ,trocamoa a bomba dagua por duas vezes mandei revisar o radiador troquei a tampa superio do radiado colocamos a com duas sagria para facilitar mas nada disso resouveu ,o que devo fazer . aquem pode me ajudar , estou pensando em colocar uma vauvula termostatica nova . mas não sei se vai resouver o caro anda bem quando sobe a temperatura eu tiro o ar pela sangria e tudo vouta au normal mas andouns 30 a40 quilometro acontece tudo novamente ,estou pencsando em veder o carro por favor me ajude!!!!

  102. Junior disse:

    Pessoal meu marea sx 1.8 16v 00/01 começou a falhar hj o mecanico disse que a bomba de combustivel tinha 2.0 bar. Trocando a bomba o problema sera resolvido? e o preço, muito caro?
    Me ajudem, obrigado

  103. juliano disse:

    amigos, meu brava hgt 1.8 16v está doente
    as vezes quando vou dar partida no motor ele dá meia volta no motor de arranque e explode o coletor de admissao, daí eu coloco o coletor pro lugar devolta e viro arranque e ele pega perfeito, as vezes ele anda uma semana sem apresentar tal problema, ja foi feito retífica no cabeçote, trocado todas as valvulas e guias de valvula, o mecanico falou que esta bem no ponto(ele tem um aparelho) a bomba de gasolina foi trocada.

    nao sei o que fazer, se alguem ja passou por uma experiencia destas me ajudem, pois faz 6 meses q ta parado la no mecanico.

  104. Ed disse:

    Boa tarde. A pergunta é simples. Onde fica a localização do Interruptor de Inércia do Marea 2.4 20V 2002.. Dia desses bati o fundo do carro e o motor desligou. Não houve vazamento de nada e pesquisando na web verifiquei que é possível que seja o tal FPS que cortou o combustível do carro.

  105. EUZÉBO disse:

    TENHO UM MAREA 1.8 16V ANO 2002 QUANDO FUNCIONO O MOTOR ESTÁ FAZENDO UM BARULHO DE TUCHO POREM O MECÃNICO ABRIU O CABEÇOTE E OS TUCHOS ESTÃO NOVOS,ABRIU A PARTE DE BAIXO A BOMBA ESTÁ BOA E O EIXO NÃO APRESENTA DESGASTE O QUE PODE SER?

  106. gloria rosa esplugues disse:

    Olá… Boa tarde…
    Eu e meu namorado temos um marea 2.4 20v week 01…levamos no mecanico a um tempo atras e foi detectado problema no sensor de acelaraçao…ela anda acende a luz da injeçao o motor corta o giro e perde-se totalmente a acelaraçao mas ela faz um barulho como se estivese acelerando…as vezes no meio da br ela simplesmente desliga….e a luz da injesao aceza tem uma mangueira do ar rasgada e remendada com fita isolante pq nao se acha outra nova p trocar somente usada…eu gostaria na realidade de saber se alguem de vcs tem ideia de preço de sensor de aceleraçao p comprar usado…pq o novo eh R$ 3680,00 ( ja consultamos algumas lojas) se mais alguem tiver o msm problema com o marea q nao seja sensor de aceleraçao por favor me digam p q eu possa verificar com nosso mecanico a respeito…
    obrigada desde ja…bjinhuxxx

    • eu tbm tenho uma marea hls 2.4 20 v i acontece o mesmo problema …. a primeira coisa evite tirar o cabo da bateria …. olHA no meu caso eu troquei o acelerador e melhorou …. n ta mais lligando a luz … valeu t

  107. Marcos disse:

    Ola, amigo se puder porfavor me ajude:

    TEnho um MArea Turbo 99, totalmente original, bem conservado e estou com problema de temperatura.

    Após ligado por um tempo,a temperatura chega na metade da escala e estabiliza. Ao andar com o carro, em transito, anda e para (isso sempre acontece) a temperatura sobe até a metade do caminho entre a marcação central e o primeiro traço a cima. fica por cerca de 1 min e depois desce para amrcação central….e isso aocntece repetidas vezes.

    A Pouco tempo fiz uma boa revisão que passou por correias e tensores novos, limpeza de bicos, uma turbina nova original, freios e também pedi para trocar por um sensor de temperatura de água do motor novo, mas não troquei o sensor de temperatura do painel…

    Bom achando estranho esse comportamento do ponteiro, eu andei com o carro com o RASTER ligado monitorando a temperatura o tempo todo, e os valores que encontrei foram:

    (T = Temp. da água)

    Andando normalmente, T=92 – 95 graus.

    PArado em transito, T=95 – 99 graus. (Nesta hora o painel mostra o ponteiro marcando acima da metade da escala.

    Em via a mais de 80km/h ou Acelerando forte, T= 80-85 graus.

    MInha pergunta é se essas temperaturas estão normais,pois se estiverem OK, vou verificar os aterramentos do carro e sensor de temperatura do mostrado do painel, agora se estes valores estão muito altos, terei de partir para o lado de reduzir a temperatura ai também gostaria de dicas sobre por onde começar……

    grato pela atenção,

    Marcos

    • Luciano disse:

      Amigo…. leve seu carro até a oficina e mande o mecanico fazer um reforço no cabo massa …. pois as mareas tem esse problema, concerteza se não tiver mais nada no seu carro, fazendo este reforço, o problema com a temperatura estará resolvido…. verifique se não esta baixando aguá, pois poderá ser junta do cabeçote..

      Abraço

  108. LUIZ disse:

    Meu marea 1.8 16v esta estourando o coletor de admissão .ja levei em 3 mecanicos e nada.
    Alguem pode me ajudar.
    obrigado.

  109. elio rodrigues disse:

    marea 982.0, ate os 3.000 giros vai bem, apos os 3000 acende a luz indicadora da injeção e corta o funcionamento do motor (falha, pipoca), desacelera volta ao normal, o que é preciso fazer para tirar essa falha, já passou por varios mecanicos e nenhum deu uma solução

  110. elio rodrigues disse:

    marea 2.0, falha apos os 3.000 giros

  111. sandra perosso disse:

    tenho uma marea weekend 99,estava na rodovia e ela deu um estouro, parei e fui olhar no asfalto tinha água e óleo misturado,chamei o guincho.O mecânico acha que é o motor. Gostaria de saber se alguem já teve o problema desse.
    sandra

  112. marcio disse:

    li algumas dicas sobre a temperatura do marea e minha pergunta é a seguinte: se tirar a valvula termostatica nao da nunhum outro tipo de problema no carro?

  113. vanderson costa disse:

    boa noite.tenho um marea 2.0 20v ano 99 .comprei ele ja tem uns 6 meses e estou muito satisfeito,porem um notei que um mes atras tenho verificado que o marcador de conta giro vem oxcilando um pouco e quando ando na baixa ele dar umas falhadas e tenho que esquentar ele d manha pra sair com ele pela manha.quando ligo ele de manha dar um cheiro forte parecendo de afogado com catalizador depois que ele esquenta para o cheiro.sera que alguem possa me ajudar. obrigado

  114. israel disse:

    tenho um marea 1.8 16v fiz o motor quando focionor
    apresetou um pobrema de correnta ocarra paror e nao chega mais correnta ja tetamos fonciona depos corta a correnta e nao ves mais

  115. RAFAEL disse:

    Bom dia,

    O problema de aquecimento excessivo deste Marea pode estar ligado a VENTUINHA DO RADIADOR.
    Tive esse problema com meu Stilo Abarth 2.4 20v. Toda vez que eu andava em trânsito lento, o ponteiro ia direto pro vermelho. Percebi que o fio que ligava no conector da ventuinha do radiador estava mau colocado. Conectei e nunca mais deu problema.

    Rafael Abarth Goiânia

  116. James Willian disse:

    olá peso se alguém possa me ajudar vi logo no começo um defeito parecido com o da minha marea marcha lenta oscilando mas porem ela fica falhando tanto em baixo como em alto giro quando desligo e sensor de temperatura ela fica com uma resposta rápida mas passa um pouco de tempo volta a falhar sera QUE É O SENSOR SOMENTE?

  117. josé marcone santos disse:

    ola tenho um marea 2.4 cuido muito bem dele faço as trocas de oleo acada cinco mil km
    mais de repente o motor comesou a fazer um barulho um
    tec,tec;tec minha duvida o mecanico falou que pode ser a valvula reguladora de pressao de oleo do cabeçote
    mais eu pergunto sera que realmente pode ser ela ou algo mais serio

  118. marcos disse:

    tenho um marea 2.4 e ele em baixa rotação ele fica normal porem se eu andar com ele na estrada e eu desacelerar a rotação cai e ele morre, ja passei o scanner e nada foi detectado, troquei o sensor map por minha conta mais naum resolveu o problema. sera ki vcs podem me ajudar…

  119. jose crlos guilherme disse:

    ola amigo estou com um problema no marea 1.8 ele funciona redondo mas
    quando a temperatu chega aos 90 ele apaga e nao funciona mais
    ja troquei tds os sençores modulo de injeçao e nada resolveu e no scaner nao acusa nada
    ja to com ela parada a mais de um ano vc pode me ajudar……………..
    Carlos curitiba

  120. irineu disse:

    Tenho um marea 20 valvulas turbo, com fazer para trocar a junta, pois a mesma queimou por ele ter fervido e misturou água no óleo, tem alguma dica pra passar, sou mecanico mas nunca troquei do marea, ele esta no ponto pois não tirei a correa. Agraço se puder me dar umas dicas.

    at, Irineu

  121. celso disse:

    BOA TARDE
    TENHO UM MARÉA 99 2.0 20V. TENHO NOTADO UMA FOLGA NA CORREIA DENTADA AS VEZES.MUITO NATURAL EM DIA MAIS QUENTE. QUANDO EM FUNCIONAMENTO PARECE NORMAL. GOSTARIA DE SABER SE PODE SER O TENSOR, POIS TENHO ESTE CARRO A 2 MESES E O ANTIGO PROPRIETÁRIO ALEGA TER FEITO TROCA DE CORREIAS, ROLAMENTO E TENSOR, MAIS INDO EM UM MECÂNICO ELE SUGERIU A TROCA DE TUDO DE NOVO.

    • erica disse:

      Olá Celso,tb aconselho vc trocar o tensionador da correia pois vc não sabe de certo qts mil km o antigo proprietario rodou,e ir em um mecanico que tenha os gabaritos para travar os comandos de valvulas ,um mecanico de confiança pois só no olhometro não se coloca a correia no ponto.

  122. julio disse:

    Dae galera !!!
    Gostaria de saber se o painel da Marea 2003, 1.8 , cabe na Marea 99, 2.0 ??

  123. disse:

    boa tarde.

    eu tenho uma marea sx.00 1.8 e estou com um problema. eu mandei trocar a bomba de combustivel e limpar os bicos , mas agora a minha marea ta dificil de funcionar e quando funciona ela naum tem força para andar, sempre que eu piso no acelerador ela falha como se estivesse dando falta e eu tbm notei que a ventoinha do motor não esta mais ligando e ela só falha depois que a temperatura do carro sobe.
    alguem pode me ajudar?

    obrigado!

    • erica disse:

      Bom,em primeiro lugar vc deve mandar medir a bomba de combustível novamente no manômetro ,pois se não der um estaquiedade boa não adianta ,esses carros tem que trabalhar acima de tres bar estancado.tem que ter muita pressão ,caso não seja peça para passar o scaner e verificar os parametros da temperatura ,ok

      • disse:

        mais será que o problema dela estar fervendo tem haver com a pressão da bomba?
        é que ela só falha quando o carro ferve, e pq será que a ventoinha não liga?

        desde ja obrigado!

  124. marcos disse:

    pofavor ja to ficando louco adoro meu mareia 98 99 hlx me ajudem meu carro pega normal e so andar com ele ate ele fica quente ou medio nao inporta so anda 20 minuto e deligar ele nao pega so pega depois de 10 ou 20 minuto tem veiz que mais tem dia que ando dia todo nao da poblema mais tem dia que so deliga nao pega em ceguida ai tem que espera ja troquei bonba sensor de rotaçao rele dede bonba troquei modolo nao da jeito oque eu fasso me ajundem

  125. Renato Ribeirão Preto disse:

    Amigos , comprei um marea 2.4 20v 02/03 auto faz 4 meses, mas até hj não consegui entender .
    Meu carro muda de marcha com 2000 rpm no modo normal e 3000 a 3200 no modo sport, alguem sabe pq?
    Ta fraco sem força pra arrancar e tbm não esta funcionando o kick down.

  126. Kenedy disse:

    Tenho uma Marea Weekend 2.0 20v
    Toda vez que acelero o mesmo faz um barulho estranho parecendo que tem um gato no motor, o que poderá esta ocorrendo no mesmo?
    Obs: O motor foi feito completamente a 4 meses.

  127. FABIO disse:

    Ola amigos comprei um marea 2.0 20v estou adorando o carro , pois bem quando peguei o carro ele estava com um jumper no terminal do cebolao do radiador , mas como nao sou nenhum leigo verifiquei q o carro nao estava c junta queimada nem nada mais grave , fiz o q que tinha q ser feito reconectei o plug no devido local (cebolao) e aguardei ate q a ventuinha armasse , ate ai ok perfeito ,
    (o carro estava subindo a temperatura com a ventuinha direta no tal jumper feito pelo antigo dono) resolvi mandar varetar o radiador e agora esta perfeito nao aquece de jeito nenhum fica cravado no meio o ponteiro do painel o q e normal , mas quando ligo o ar cond. a temperatura depois de algum tempo sobe alem do normal , detalhe q nao ouço a ventuinha abrir o segundo estagio , agora a pergunta.
    o que pode ser ? a resistencia da ventoinha pode estar ruim , ou tem algum outro rele q eu possa verificar , lembrando q o plug do cebolao tem 3 pinos e jumpiei com um clips e tinha corrente em 2 pinos e 1 era aterramento obvio , isso descarta a condicao de rele queimado , sera q poderia ir direto na resistencia ? aguardo ai uma resposta e desde ja obrigado , obs : descrevi em detalhes o problema pra q fique facil o diagnostico , desculpem o trabalho, aguardo e boa sorte a todos !!!

  128. wander disse:

    Bom dia tenho um marea 2000/2000- 2.0 20v
    quando ele esquenta temperatura normal (92)g no painel, fica falhando, dando estouros na descarga ate desliga, passado algum tempo ele liga normalmente ate esquentar demovo.
    desde de ja agradeço

  129. Aurélio disse:

    Boa tarde eu tenho um marea 2.4 20 válvulas ano 2001/2001 que esta com 151000km rodados ,quando ele chegou nos 148000km ele começou há apresentar cheiro forte de gasolina no escapamento.Já foi feito troca de veles scaner troca da sonda lambda , filtro de ar ai agora no scaner não aparece nenhuma anomalia no sistema e o cheiro forte de gasolina continua observação o carro está sem catalizador 04 anos desde que ele tinha 82640km rodados e não apresentava cheiro de gasolina no espamento .
    Fico no aguardo de uma resposta e uma solução se possivél um abraço e fique com DEUS.

  130. CICERO disse:

    TENHO UM MAREA 2.0 20V 99, SÓ QUE ESTÁ APRESENTANDO UM PROBLEMINHA QUE NÃO CONSIGO DESCOBRI , EU LIGO O CARRO E SAI SÓ QUE DEPOIS NÃO PEGA MAIS SÓ DEPOIS DE MUITO TEMPO E AS FEZES A TEMPERATURA PASSA DO NORMAL O QUE SERÁ

  131. Luiz disse:

    Amigos, estou passando com algumas dificuldades com meu marea, se puderem ajudar agradeço, o meu é o HLX 2.4 20 V ano 2001 / 2001. É um carro fantastico, gosto muito do carro, e não gostaria de trocar por falta de mecânicos que saibam mexer, pois assim só poderiamos ter uno, celta e outros carros populares que arruma-se com uma chave de fenda e alicate… estava com ele impecavel, porém parei para fazer uma manutenção preventiva e trocar correia dentada já com todos os rolamentos, tensores e bomba dágua, bem como algumas outras peças para o carro ficar 2012. Porém ai começaram alguns problemas, pois junto com essa manutenção pedi para o mecanico verificar um erro em especifico: O carro tinha a rotação ruim em marcha lenta, ficava abaixo dos 500 rpm, e as vezes ele batia no zero, ia até 2000 rpm, voltava no zero e morria, as vezes ficava nos 500 rpm e trepidava. Na primeira vez que tentei reparar melhorou limpando um sensor do ar e filtros, porém rapidamente voltou a apresentar o problema. Retornei ao mecanico que trocou uma mangueira que ao apertá-la percebiamos que mexia na rotação do carro em lenta, não adiantou. Tentei novo mecanico, pois começou a morrer muito, e todas as vezes que soltava no ponto morto, em um farol ou para estacionar, ele morria. Nunca tive problema com ele em alta rotação, sempre me respondeu prontamente ao acelerar. Este novo mecanico abriu meu módulo e me trouxe novo problema disse que isso seria da sonda lambida, troquei, coloquei zero, pois me disse que estava uma do marea 2.0, troquei e nada, ele disse que tinha um chicote que recebe sinais do módulo que estava esquentando muito, e que eu deveria trocar meu módulo, e que devido aos sinais inconsistentes passados da sonda para o módulo, deveria abrir meu motor também, pois ele tinha certeza que esse motor vai me deixar na mão até os próximos 50 mil km. Pô desculpe o desabafo, fui só fazer uma manutenção preventiva após 1 ano e meio andando sempre com o carro, para ter tantos transtornos e diagnósticos improváveis. Não troquei o modulo nem abri o motor, depois disso, já tinha gastado em torno de 5000 com o primeiro mecanico e resolvi ir para a Fiat, a fiat me comentou que deverei trocar um tal de debimetro um componente do fluxo de ar, e um sensor (o mesmo que estava fazendo o chicote esquentar). O detalhe que tem subido um cheiro de queimado muito forte, o ar condicionado dispara as vezes, e há variação na rotação quando ligo o ar, permanece mais acelerado. Um outro detalhe e que depois dessa abertura do meu módulo, descobri que como ficava a luz da injeção acessa, ele apagou do meu módulo a luz para nao acender, e apagou também a chave amarela que aparecia quando ligava o carro no segundo giro da chave para não aparecer mais também, consigo fazer o dowloading desses componentes do painel novamente no meu módulo para aparecerem quando necessário? ou seja ao invés de eu conseguir a solução do problema, ele apagou a luz para dizer que não esta acendendo mais, meu carro que só morria, agora está ficando muito acelerado, as vezes no ponto morto ele para nos 3000 rpm. Não sei o que devo fazer, e nem na fiat mais estou confiando para mexer no carro. Tenho andado com o carro nestas condições e estou com medo de danificar outras peças, e agora de depois de tanta “fuçança” o carro mesmo em alta rotação quando desce o pé, não está respondendo como antes, eu fazia de 0 á 100 em 8 segundos, agora eu piso ele não responde como antes, sinto ele meio engasgado. Será que alguém conseguiria me ajudar? Caso necessário, podem me mandar email também. Desde já grato! Deus abençoe! luizhssoares@hotmail.com

  132. Wener disse:

    Boa Noite…..

    Tenho uma Marea 2.0 20V quando eu dou partida ela bate muito as valvulas logo depois ela normaliza e depois quando eu ando normal ela não acontece nada mais quando eu acelero um pouco o motor volta a bater novamente. alquem pode me ajudar.

    • Evaldo disse:

      Wener,

      Comprei também uma Marea HLX 99 e quando fria. o motor está com barulho lindo, não bate valvula nem nada, passado algum tempo e que esquenta, ela começa a piscar a luz do óleo e o barulho é intenso! Você já conseguiu sucesso com a sua? Dizem que pode ser bomba suja, fraca, bronzina, etc… Pode me tranquilizar e ajudar?

  133. verissimo disse:

    oi tenho uma saveiro turbo 2000 ta rodando com 1 kg mas ela nao passa de 120 km por hora chega nessa velocidade e começa a cortar a pipocar o motor o que poderia ser desde ja agradeço

  134. wilson disse:

    Tenho um maréa 1.8 03 16v de manhã ele liga mas não segura só depois da 4 texto

  135. WOLNEY DE OLIVEIRA BARROS disse:

    TENHO UM MAREA ELX 1.8. NA ÚLTIMA 3ª FEIRA COLOQUEI COMBUSTÍVEL E FUI FAZER UM FAVOR A UMA PESSOA. QUANDO VOLTEI P/ PEGAR O CARRO ESTE NÃO PEGAVA. O MOTOR ERA GIRADO PELO MOTOR DE ARRANQUE MAS DEMOROU A PEGAR. VOLTEI P/ CASA E PUS NA GARAGEM. AGORA NÃO PEGA DE JEITO NENHUM. O ARRANQUE GIRA O MOTOR MAS ESTE NÃO FUNCIONA. NOTEI QUE NO DIA QUE APARECEU A PRIMEIRA VEZ O PROBLEMA O GIRO ESTAVA OSCILANTE.

  136. Emerson disse:

    Tenho um marea 2.0 20v, e esta vasando agua em um lugar onde não consigo ver, por ser um lugar muito trancado, essa agua ela escorre do lado onde fica as correias, o que podera ser?

  137. AASantos disse:

    Troquei o sensor e continua com a oscilação o que mais pode ser ?

  138. roberthson ferreira disse:

    Ola amigos , sou mecanico e estou aki com um super problem! Um marea 2.0 20 v. e acabei de fazer o motor dele, mas ai vai o problema; a temperatura dele sobe,a agua não circula,no radiador ele esta fria,reservatorio frio,mas as mangueiras de traz do carro estão quentes! sim ja vi a valvula termostatica,esta sem ela. O radiador esta bom, não é a jun ta do cabeçote,a bomba de agua esta aki na minha mão,esta boa!! não tem mangueira de retorno entupida,esta no ponto correto,ele funciona mas a agua fica parada,ele fica quente sobe a temperatura e começa a sair aguea pelo reservatorio,por causa da pressão!! Alguem ai pode me ajudar????

  139. por favor me agude a saber porque o medidor do fluxo de ar esta estorando e quebrando ja tive que trocar 3 vezes ele e a gas sera que por causa do gas na gasolina nao acontece isso anda normal e um vectra 1994 cd 8v 2.0 por favor me ajude ja levei em varios mecanicos mas nao resolven so fala que o poblema esta no gas mas ja levei a onde estalei o gas eles falan que nao e o gas

  140. cristian kremer disse:

    gostaria de saber se o filtro de combustivel da marea 2.4 20v da p limpar pois o meu entupiu e me passaram o preco de 1200.00 e so tem na consecionaria nao existe fora preciso de um urgente pois ele fica dentro do tanque de combustivel.
    obrigado

    • wrm disse:

      no meu mareia eu serrei a tampa arranquei o filtrocoloquei direto dentro do tanque e adapitei um filtro comum de marea e um abissurdo mais e assim mesmo fitro dentro do tamque junto com a bomba e a fiat nao vende filtro separado mais no mercado livre voce acha essa bomba usada funçionando por 150.00

  141. George Salguette disse:

    ola amigos, tenho um marea 2000 1.6 16v, tive um problema com o carro em termos de avaria de lataria, levei o carro a oficina de pintura e antes disso, verifiquei nivel de oleo e agua como sempre, o oleo estava um pouco abaixo do nivel então completei, quando cheguei a oficina, o carro estava funcionando normalmente, desliguei o carro, liguei novamente para estacionar na oficina, enfim, quando fui buscar o carro, o carro não pega, parecia bateria baixa, chamei um mecanico e ele identificou que o motor estava preso. A vareta de oleo estava seca, sem nenhum oleo, perguntei ao mecanico sobre a possibilidade de vazamento de oleo e no final das contas ficou inexplicado o acontecimento.
    Encontrei tantas dificuldades em consertar o veiculo que no momento estou interessado em vender ou trocar, se alguem puder me auxiliar com dicas sobre como analisar o motor ou alguem interessado em compra de um veiculo assim, eu serei muito grato.

  142. ANTONIO LOURO disse:

    OLÁ TENHO UM MAREA 1.8 16V O CARRO DE HORA PRA OUTRA FICOU FRACO PRA DAR 100KM LEVA UM TEMPÃO, JA VI PONTO, BICOS , BOBINAS, VELAS,.E QUANDO PASSO O APARELHO ACUSA SONDA LAMBDA, SERÁ QUE É POR CAUSA DA SONDA? TEM MAIS QUANDO TA FRIO ELE DESENVOLVE UM POUCO MAIS, ESQUENTOU PERDE POTENCIA. ME AJUDA AI !

  143. victor disse:

    ola! tenho um marea sx 1.8 16v, ultimamente to tendo um problema no giro

    o carro funciona normal em lenta… fica pouco abaixo de 1rpm
    so que do nada a lenta sobe e fica em 2rpm!
    oque pode tar ocorrendo?

    grato.

  144. leandro bogo da silva disse:

    Meu marea é 1.8 e ta aquecendo muito chega bem rpoximo do vermelho, (não é cabo massa e quente mesmo) ja to com o carro parado faz 2 meses rodei um monte de mecanico e me disseram que é a altura do cabeçote que tá abaixo da minima, se for este o caso posso colocar uma junta sob medida? ou tenho que trocar o cabeçote?

  145. Bruno disse:

    Olá Antônio,
    A minha 1.8 estava com o mesmo problema, eu troquei um sensor se não me engano do combustível uma peça que faz a passagem da gasolina e ela ficou normal novamente.

  146. Caio disse:

    Olá amigos. Tenho uma Marea 2.4 e estou precisando de um mecânico que tenha experiência com o veículo(Estou com o motor desmontado e preciso de um mecânico que monte). Alguém poderia me indicar alguns aqui no ABC??? – por favor me pasem os telefones. Obrigado e forte abraço.

  147. edimar disse:

    Bom dia,

    Tenho um Marea 1.8, 8 valvulas ano2000, fiz o motor recentemente. Ocorre que hoje o motor parece que está sem força, oscila muito a marcha lenta e aparentemente está funcionando só com tres cilindros, o que pode ser?

  148. João disse:

    Será que alguém me ajuda! Tenho um marea 1.6 16v 2006, a tempos ele vinha apresentando um problema no reservatório do radiador, sempre que abastecia pedia para os frentistas olharem e os mesmos falavam que tinha de completar a água!, mas nun vi o sensor de temperatura oscilar!

    Enfim depois de um tempo, estava em uma estrada e o carro parou de funcionar do nada, quando olhei o sensor de temperatura estava no vermelho! Consegui encostar e esperei umas horas até esfreiar por completo o carro…abri o capô e estava todo seco o reservatório do radiador, e uma espécie de “terra” por todo o motor, como se tivesse jogado água por tudo e evaporado, deixando somente a “sujeira”.

    Depois que esfriou e completei a água, tenti ligar e nada! o motor de partida gira mas o carro não pega por nada!, Olhei todos os fios e não sinal de nada derretido!, o óleo esta com coloração normal!

    Alguns amigos dizem que o carro pode ter “auto-desligado” para evitar o pior, e que o módulo precisa ser resetado! o que faço!? Arrisco ligar o carro ou é melhor rebocar e mandar para a oficina!? O que pode ter acontecido!?

    Obrigado!

  149. Jessé Macedo Henrique disse:

    Bom dia

    Gostaria de saber onde fica o filtro de combustivel da marea 1.8 16v welkend 99/00?
    Grato pela atenção

    • wrm disse:

      voce procurou nao acho deve ser que nem o filtro do mareia 1.8 fica dentro tanque junto com a bomba se for nao tem como trocar so o filtro tem que compra a bomba completa e um abissurdo 1000 reais a fiat nao vende o filtro de combustivel separado tomara que nao seja se for vc tem que adapitar um fora pra poder trocar quando nessesario

      • wrm disse:

        desclpa foi assim comigo depois vc vai e procura o filtro se nao acha vai no mercado livre e procura la bomba de combustivel mareia 1.8 16 v ai vc vai entender

        • wrm disse:

          desculpa ai eque ta caindo o sinal uma ves deu pobrena no meu marea na bomba e meu mecanico quebrou o filtro levei uma paulada de 1.500 reais ai eu adapitei um filtro fora da bomba pra poder trocar quando nessesario infeslismente a fiat falhou colocando esse filtro junto com a bomda e eles nao vende esse fitro separado

  150. eduardo casaro disse:

    Boa tarde amigos tenho um problema aqui com meu marea 1.8 16v ano 2002 comprei esse carro com o motor fundido, troquei virabrekim, cabeçote, pistão, anéis, bomba de oleo, bronzinas e bielas e jogo de junta completo isso da parte mecanica ate ai td certo montaram o motor e ocoreu um defeito muito estranho que quando o motor esta frio funciona normalmente luz da injeção apagada e td mais.
    Mas quando o motor pega uma certa temperatura tipo assim uns 10m de funcionamento acende a luz da injeção e vomeça a falhar e cortar rotação do motor e se insistir em funcionar e acelerar ele começa a dar uns pipocos no escape.
    Passamos ele no raster e o equipamento acusou que o sensor de rotação estava com problemas comprei o bendito sensor e continua com o msm problema, ja foi trocado nele a sonda lambida, sensor de rotação, as velas, eo sensor de fase que vai na polia do comando.

    sera que alguem pode ajudar ae pq aqui ta dificil de achar o problema

  151. marcelo chagas disse:

    estou com um mareia 2.0 20v que não pega e esta com a luz de injeção acesa ja troquei o sensor de fase e teste no sensor de rotação ,ma também verifiquei que a bomba não para apos ligar a chave ,verifiquei que o 3 bico estava pulverizando antes de dar partida no carro e verifiquei que a sinal positivo e negativo nos fios do plugue do bico sendo que o normal e so o sinal positivo e o negativo sai da central apos a mesma receber informação da posição dos cilindros .sera que o modulo eta com problema.

  152. Haroldo Cosme disse:

    Bom dia, tenho um marea 2.0 20v 99 e final de fevereiro o carro morreu comigo do nada, batia na chave e não pegava, esperava esfriar um pouco e voltava a funcionar, porém não estava com excesso de temperatura. De inicio imaginei que o problema fosse bomba de combustivel, efetuei a troca e o carro voltou a funcionar por um tempo e morreu do nada novamente. Fizemos o rastreamento e apresentou falha no sensor de rotação, efetuei a troca do sensor e ai o carro não funcionou mais, então trocamos também o sensor de fase e colocamos o motor no ponto novamente, porém novamente o carro não funcionou, fizemos então a revisão nos aterramentos presentes na caixa de marchas e coletor de admissão. O carro funcionou, porém quando esquentava não pegava mais, dava falha como se a bateria tivesse descarregado. Descobrimos que o conector positivo da bateria estava com mau contato entre o cabo e o conector, efetuamos a troca dos conectores positivo e negativo, puxamos um outro cabo terra direto da bateria até o coletor de admissão para reforçar o aterramento do sistema de injeção. Entretanto o carro funciona, quando chega a sua temperatura de trabalho volta a apresentar falha no sensor de rotação porem o carro custa a pegar mas pega. Não sei mais o que fazer!!! Alguém poderia me ajudar.

  153. Erica de Abreu disse:

    Tenho um marea 2.4 quando vou dar uma esticada de marcha ele corta o giro
    e cai a rotaçao e fica osilando. Ai tenho que desligar a ingniçao e fica acesa a luz do cod ai
    sim posso esticar um pouco mais. O que pode ser ? Obrigada abraço

  154. vivian caroline disse:

    Tenho um marea wekeend 1.8 16 v que esta com o seguinte defeito : furou a mangueira do ar quente e o carro começou a aquecer, trocou e tirou o ar do sistema, mas continua aquecendo ….alguém pode me ajudar a solucionar esse problema q faz 2 meses q não consigo resolver ….obrigado desde já.

  155. Rogério disse:

    Bom dia, pessoal!!

    Tenho uma marea elx 2.0 20v, 99/99, fiz o motor recentemente, revisão elétrica. Em análises ao funcionarmos o mesmo atingindo a temperatura 90º ele começa a falhar, lembrando que esse modo de falha não apresenta com o motor frio, favor enviar comentarios, vcs que conhecem este problema….

    Att,

    Rogerio.

  156. daniel disse:

    ba tarde!bom tenho um marea,2.0.20 v,a questão e. levei meu carro para tracar o tensor do alternador, troquei todas correias, quando fui pegar o carro ele, estourou a bobina de força,troquei amesma, e estourou de novo.novamente fiz a reposição, fui em um especialista de marea , fizemos todos os testes,e nada foi detequitado,.então , vim em bora, quando volto de re em uma subida o danado rateia,,de frente em arrancada em morro não rateia, testei ate bomba , bico,troquei velas, e nada o carro não melhora , e de ves em quando para frente ele da uma rateada, acelero e para, de ratear e vai normal que sera pode ser?, aguardo r: att. daniel…

  157. EDEVALDO disse:

    quero comprar um marea 1.8 16v 2003 132 cv, e vi que qdo ligo tem um barulho como se batensse comando, e depois afirma e sai o barulho.
    obrigado pela a tenção. att.
    edevaldo

  158. wagner disse:

    estou com problemas em meu marea 1.8.16 v. o carro nao tem correntes nas velas. funciona tudo. os mecanicos aqui estao levando uma surra.
    m,e ajudem rsrsrsrsrsr

  159. wagner disse:

    meu marea nao tem correntes nas velas. ja testaram. ponto. sensor de rotaçao. e a central
    o que pode e star acontecendo

  160. lincoln disse:

    Ola,gostaria de uma ajuda de voces. tenho um marea 2.4 e do nada parou de funcionar o marcador temperatura, voces acham que poderia ser o sensor de temperatura do painel? grato.

  161. tenho um marea 99 2.0 a quase 2 anos desde que possuimos ele ele ferve acabou que tive de retificar o cabeçote a valvula termo; estava sem o miolo troquei por uma completa coloquei sensor de temperatura novo o carro ficou pior agora so nao troquei a bomba dagua o resto ja troquei tudo qual dica vcs me dao os mecanicos querem trocar a bomba dagua outro quer que eu mande ver se o carro esta no ponto os mecanicos que colocaram o cabeçote nao tem aparelho de teste ok qual dica vcs me dao quem passa por isso ou ja passou em nome de DEUS me ajude estou em tempo de desespero ok

    • wilson rod disse:

      …inverta o fluxo de agua do radiador usando as mangueiras do marea 2.4, pois o 2.0 tem dificuldade de manter a agua quente no sensor que arma a ventuinha. No lugar da mangueira sair da valvula termostatica e ir para o lado esquerdo do radiador cv coloca na entrada da direita e a outra no bloco, assim a ventuinha fica mais tempo ligada mantendo o motor na temperatura ideal.

  162. a sobre detalhes troquei radiador valvula termostatica sensor de temperatura mangueira traseira do motor e cebolao reservatorio de agua so nao troquei ainda a bomba dagua a sonda lambica ou universal foi trocada sensor de fluxo de ar foi trocado sensor da lente nao sei se e bem esse nome ja troquei tbm ok

  163. tenho um marea 2002 aut2.4 2ov o carro e perfeito, porem de um mes para cá, ao engatar a marcha re o carro dava um pulo, agora ao clolar a re o carro nao tem forca para andar, alguem ai sabe o problema.

  164. Tenho um marea aut 2.4 20v a marcha re ao colocar o carro nao anda, faz um barulho como se estivesse escapulido a marcha, o restante do cambio esta perfeito inclusive o sport, alguem pode me ajuda a resolver este problema. obrg.

  165. eduardo disse:

    tenho um marea 1.8 16v o carro esta embolando e dando uns estouros , o mecanico falou que podia ser vela , troquei e continou o problema , so que agora ele liga e logo depois desliga e ainda descarrega a bateria comforme eu fico tentando ligar . ele disse que pode ser bobina . queria saber se pode ser bobina mesmo ?

  166. Jader disse:

    Ola amigo, percebi que entende bastante do tal Marea… rsrs
    sera que pode me ajudar?
    o meu e motor 1.8 16v e esta esquentando… quando está parado ou andando abaixo dos 2mil giros demora muito a esquentar….
    mas se pisar um pouco esquenta rapido… e percebi que sai muito ar ao sangra. A bomba de agua foi trocada e gira normalmente até ele esquentar dai ela comeca a diminuir o fluxo de agua, e quando vou sangra, tem muito ar

    desde ja agradeço a atenção

  167. Dantas disse:

    Pessoal tenho um Marea 1.8L SX, estou com problemas de aquecimento indicação no painel vai até a marca vermelha, o mechanico recomendou trocar o radiador, fiz um teste peguei um radiador de um amigo que tinha um no desmanche e troquei o radiador, troquei o cebolão, e o problema ainda continua agora me disseram para trocar o sensor de temperatura.
    Quem puder ajudar fico muito agradecido.

  168. Israel de Araujo Vieira disse:

    Amigos, preciso de ajuda !!

    Tenho um Fiat Marea 2.0 20V ano 99, e fiz o motor completo troquei tudo…bomba dagua, todos os sensores, de injeção cebolinha do radiador de temperatura etc. levei meu cabeçote em uma retifica boa foi dado um trato geral e plainado era stander e ficou zerado, coloquei junta de cabeçote da marea turbo queé de aço que dizem que é a melhor que tem troquei o radiador “Novo” e valvula termostática tudo novinho e de boa qualidade, mais minha marea esta esquentando ja não sei o que faço, se ando com ela a temperatura fica normal, mais quando paro e ela fica em marcha lenta ela esquenta e retorna agua para o reservátorio chega a ferver…alguem já pegou um problema parecido e resolveu, com todas as peças novas e ela ainda esquentando ?? Aguardo ancioso resposta, grato Israel

    israel1002002@hotmail.com

    • wilson rod disse:

      …inverta o fluxo de agua do radiador usando as mangueiras do marea 2.4, pois o 2.0 tem dificuldade de manter a agua quente no sensor que arma a ventuinha. No lugar da mangueira sair da valvula termostatica e ir para o lado esquerdo do radiador cv coloca na entrada da direita e a outra no bloco, assim a ventuinha fica mais tempo ligada mantendo o motor na temperatura ideal.

  169. victor teixeira disse:

    Bom dia!

    tenho um marea sx 1.8 e pela 3º vez ao fazer pegar ele fica
    com a lenta em 2000rpm enquanto o normal seri 1000rpm ate mesmo
    menos q isso depois de aquecido.
    o estranho é que isso aconteceu sempre quando houve mudança de clima tipo
    de 30º caindo para 12º ex.

    notei tambem que quando isso acontece o motor aquece bastante e a ventuinha naum aciona
    passado um tempo alguns ligas e desliga volta tudo ao normal.

    desde ja GRATO a ajuda.

    atenciosamente
    victor teixeira

  170. Marck Nery disse:

    Ola galera..tenho um brava HGT 1.8 16v 2001..bem sou louco por esse meu carro,,,,mas porem to 6 meses sem ele…esta desde do final de feveiro no mecanico…ele fez o motor…entregou a mim..e com 15 dias ele “bateu” de novo..mas dessa vez quebrou o eixo vira-breaking uma coisa assim..mas ja comprei a parte completa do motor.. Mas minha duvida é o seguinte..levei ao eletricista e ele disse q minha ventuinha n esta armando por que meu modulo não esta funcionando corretamente,,,comprei um KIT-VERÂO será q vai adiantar? Abraço,,,me ajudem por favor

  171. nivaldo disse:

    tenho um fiat brava 1.8 16valvulas hgt 01, ele esta falhando quando eu piso no acelerador mas funciona normalmente, e tambem esta demorarando muito para ligar a ventuinha, ja ocorreu de quaze ferver.
    sera que voceis podem me ajudar?

  172. anderson cesar de oliveira disse:

    ola amigos ! tenho um marea sx 1.6 16v 2006 , meu problema começou qdo fui trocar a correia dentada por prevencao , dae o mecanico nao achou o ponto e o carro ficou morrendo em bx rotacao e qdo reduzia as marchas ,porem em alta rotacao funcionava normal ,levei em outro mecanico no começo do ano e foi resolvido o problema na epoca , só que agora voltou a dar problemas de bx rotacao , em reduzidas ele morre só q em alta rotacao ele vai normal ,o q eu notei de diferente agora foi que ele fica engasgando cm se tivesse faltando gasolina ,amigos me ajudem pois aki na minha cidade em Paranagua nao estou encontrando tecnicos capacitados pra resolver meu problema , acho que vou ter que leva lo ate curitiba se quizer arrumar meu carro.

    obrigado …

  173. Fernando disse:

    Comprei um marea 1.8 16v ano 00, esta tudo funcionando normalmente mais queria uma dica de alguém no rio de janeiro que conheça um mecânico bom, que tenha conhecimento em marea para quando eu precisar não ficar batendo cabeça e gastando sem saber o defeito correto se alguém conhecer me passa o contato

  174. Mário disse:

    Boa tarde,
    Preciso muito da ajuda de uma dica ou caso, vc possa efetuar o conserto seria ótimo, minha história com a Maarea é pior do que filme de suspense ou terror, quando ela anda vc nunca sabe q horas ela irá parar. Quando comprei, dei uma esticada e pronto, parecia que tinha saido do ponto, batia tudo e terminou indo pr retifica fazer o motor completo. Despois disso foram 4 vezes feito o cabeçote junto com a troca das dezesseis válvulas. A polia da correia do ar e alternador, deitava, entrava dentro da dentada, estourava tudo e voltava para a posição. Na quinta vez descobri na concessionária que havia ocorrido um recall e que todas as roldanas vendidas no paralelo nao obedecem a especificação nova com recall. Em outubro de 2011 , foi trocada a polia do alternador e feito todo o motor novamente, pois estava fumando muito. Rodei 30 dias, estacionei, fui ligar ela não pegava, derretia o automatico do motor de arranque e ela seguiu para a retifica, foi trocado 2 sensores de rotação a polia do cabeçote que comanda o sensor e nada. Sem autrorização foi levada para uma oficina mecanica. Este mecanico jurou que era corpo de borboleta, paguei tirei o carro , fui ate o posto abstecer, quando liguei estava do mesmo jeito , voleti la, trocou bico, fez sei la o que cobrou R$ 1.680,00 e desistiu do carro dizento que era roda fonica. Mandei o carro par outro mecanico , lá ele verificou todos os componentes de parte eletrica e alega que o cabeçote está etupido que eu deveria ir para a retifica. A retifica diz que não tem nada de errado e o carro esta com o motor de arranque sem automatico e parado desde dezembro. Não sei mais o que fazer , não dá pra vender sem andar e não tenho quem possa resolver. Caso voce JOse Carlos possa consertar , ou mater contato para que eu tenha a inidacação de como fazer o conserto . EU REALMENTE ESTOU DESEPERADO COM A ENCRENCA DE 4 METROS ESTACIONADA NA GARAGEM , TENDO PAGO 42.000 EM PRESTAÇÕES E GASTO UNS 11.000 E NUNCA CONSEGUI ANDAR COM O CARRO MAIS DO QUE 6 MESES, SEM FICAR NA MAO E VOLTAR DE GUINCHO.

    • Toni disse:

      Olá, Mário, Viu Faz o Seguinte: A Hora Que Foi Tirado o Cabeçote Foi Tirado Também Um Fio Terra, Chamado Fio Terra Do Cabeçote. Procura Aí Esse Fio Terra Vê Se Ele Está Bem Apertado ou Ele Pode Estar Fora, Tem Que Por Esse Fio Terra no Cabeçote Senão Não Vai Passar Corrente e Não Vai Funcionar. Eu Tenho Um Marea Sedan Hlx 2.0 20v Aconteceu a Mesma Coisa Depois de Motor Feito Tudo Novinho Funcionei Ficou Ligado 5 minutos e Desligou e Não Funcionou Mais. Só Era Mesmo o Fio Terra do Cabeçote. Espero Ter Ajudado. Um Abraço!

  175. Aelson Lemes disse:

    Olá amigos boa noite!
    Estou com dois problemas no meu Marea 2.4 ELX 02/03.

    1º Problema é; Quando acelero e ele chegar aos 4 á 5 mil RPM ele fica falhando como se se estivesse faltando gasolina, isso acontece sempre de 1ª a 2ª marcha.

    2º Problema é; O ponteiro de temperatura sobe que fica próximo ao vermelho. Quando desligo o carro e o ponteiro está próximo ao vermelho, na sequencia ligo o carro novamente e o ponteiro fica no lugar certo por pouco tempo, depois ele já sobe de novo. OBS. Foi trocado a válvula termostática e o sensor a mais ou menos a 1 ano. Quando ligo o ar condicionado parece que ajuda a manter a temperatura no ponteiro certo. O que pode ser?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att, Aelson Lemes

    • Haroldo Cosme disse:

      Amigo Aelson, pelo que interpretei sobre seu problema, aparentemente parece entrada de ar no sistema de arrefecimento, problema que vi na maioria das postagens acima, o marea realmente é chato de retirar a entrada de ar e causa sobreaquecimento. Espero ter ajudado. Meu problema já é mais grave um pouco, troquei sensores de fase, rotação, temperatura dágua, bomba de gasolina, relé principal e de bomba e o que acontece é que quando frio o carro pega normalmente, depois de algum tempo rodando e com a temperatura na casa do 90 ( ponteiro no meio do indicador) o carro simplesmente não pega, só depois de uma hora ou mais. Refiz e reforcei os aterramentos do sistema de injeção e nada. Se alguém passou por este problema e tiver solução ficarei agradecido. P.S. Rastreador não acusa este defeito.

    • Mauro disse:

      Aelson, troque o cabo negativo da bateria que o ponteiro da temperatura não irá mais ficar maluco.

  176. Almir Bezerra Barros disse:

    Desde que comprei o Marea tenho problema com o desempenho do carro. O marea é de 2002 HLX 2,4 20v.
    O carro não ia além de 4000 giros, chegando a isso ele parava de acelerar, algo prendia, mas dava para andar, até que um belo dia ela não pegava mais. O mecânico que mexeu no carro descobriu que em tirando o sensor de fluxo de ar o carro pegava e andava além de 4000 giros, mas tinha um problema, ele apagava de vez enquando do nada, parando em um semáforo ou uma pisada brusca do freio e etc.
    Agora o carro morre constantemente, em marcha lenta tenho que ficar acelerando para não morrer e também surgiu um novo defeito, do nada fico sem acelerador o motor sobe para 2000 giros e fico sem o acelerador, tenho que desligar o carro e ligar para ter novamente o controle do pedal. Ele frio o problema se repete com mais frequencia, depois que aquece melhora um pouco. Moro em Petroplois – RJ e trabalho no Rio a 60km da minha empresa, durante o percurso fico sem o acelerador umas 6 vezes.
    Tenho grande dificuldade de arrumar alguém que mexa no carro, gostaria muito que você podesse me ajudar com alguma dica.
    Grato

  177. Rafael disse:

    Amigo tenho um maréa weekend 1.8 SX 16 v, o que acontece é que ao ligar o carro com motor ainda fria ele liga mas em seguida morre, eu tenho que ficar acelerando ele por volta de 2 a 3 minutos para o motor esquentar e ele nao morrer mais… quando se liga ainda com motor quente ele fica normal… outra coisa é o escapamento que estava furado… troquei ontem pois estava fazendo um barulho tipo pirua, bem feio msm… a troca do escapamento amenizou o barulho mas nao o eliminou… o cara me informou que pode ser que na vasao de ar do motor pro escapamento, e essa area eh somente mecanico… pode me ajudar? Mais uma coisa! RPM nao funciona, Km/H varia e nao marca certo e há variaçao na lenta!

  178. EDSON disse:

    TENHO UMA MAREA WEEKEND 99 COM UM GRAVE PROBLEMA ! ELA SOBE A TENPERATURA ANDANDO EM BAIXA ROTAÇAO . JA FIZ DE TUDO TROQUEI O VALVUALA TERMOSTATICA , CEBOLAO E AGORA ELA NAO QUER ARMA O SEGUNDO ESTAGIO DA VENTUINHA SENDO QUE O CEBOLAO E NOVO . AGRADEÇO AJUDA EDSONCAVERNEIRO18@GMAIL.COM

  179. Leonardo disse:

    Galera, tenho uma brava hgt , e a temperatura fica subindo e descendo constantemente, as vezes chega até o vermelho, e quando sobe fica fazendo um barulho tipo “grilando” , quando a temperatura abaixa para o barulho ,mas fica nisso o tempo todo. Levei no mecanico e ele condenou cabeçote e tal , mandei fazer tudo, retifica, troquei anel, pistão, bronzina, retentor, sensor de temperatura, tuchos, mandou limpar o radiador, e o problema continua, não sei mais o que fazer já gastei uma grana e o problema não para, nem o mecanico sabe mais o que fazer…
    Alguém pode me ajudar ????

    Obrigado

    Att.

    Leonardo

  180. Evany Elton Gonçalves disse:

    Tenho um mareia 2.4 20v automatica 2003, quando acelero,ela parece nao passar da terceira marcha.
    Ja troquei a sonda lambida,e nao adiantou nada.
    Aluz da caixa de marcha ta acendendo e fica piscando.
    Gostaria de ajuda.
    Att Evany
    .

  181. jorge disse:

    Bom amigos eu tenho uma marea 1.4 12v de 98 e tinha todos esse problemas era um os anéis do cilindro 2 estava riscado a compercao andava maluca anéis novos está nova

  182. Geciel disse:

    Olá, tenho uma Marea 1.8 16v, ocorre que tive que fazer todo o motor dela, mas independentemente disto ela sempre foi meia manca e o ponteiro da temperatura meio doido, o marcador de temperatura fica no meio, quando se vê do nada ele sobe quase no vermelho, mas isso ocorre muito rápido quase que na velocidade do “conta giros” quando decide subi sobe rapidão mesmo e na mesma medida ele desce ao meio novamente, a ventoinha aciona o 1º e 2º estagio normal, reservatório de água novo, bomba nova, termostática nova, radiador novo e sensor da injeção novo original Fiat. Agora alem de estar muito quadrado motor ela deu em negar arranque, tenho que bater umas 3 a 4 vezes para ela pegar e quando ando com ela ao retomar ela custa a responder e fica “coiciando” depois despacha acima dos 4 mil RPM…

    Alguma dica?

  183. claudio disse:

    meu carro marea 1.8 da partida normal. as vezes quando ja está funcionando acende a luz de alarme da eletronica e não apaga. o motor continua funcionando normal, só que se eu desligar ele não pega mais. aí demora horas, vou dar partida de novo a luz apaga e o motor pega. se durante o funcionamento a luz acender de novo ( é intermitente não é toda vez que acende) aí o motor não pega mais se eu desligar. quando o motor está funcionando não acusa nada no computador do mecanico, e parado não da pra ver nada tambem. alguem tem alguma dica. obrigado.

  184. jaques glei disse:

    ola galera, vê se me ajudem, o meu marea é 1.8, 16 valvulas,,
    esta tipo falhando na baixa e na alta, como se cortasse corrente, e ficou um pouco ruim
    pra pegar frio, tem que da na chave umas 4 vezes, com se fosse carro a alcool,
    Ja troquei velas novas, tirei os bicos pra testa, segundo o mecanico as bobinas estão boas,
    agora desconfio que seja a bomba do tamque, …….e ai o que me dizem que jejam???
    se alquem tiver um palpite pode postar no meu hotmail…
    JYULIANO@HOTMAIL.COM

  185. Helcio Pereira Filho disse:

    Tenho um Maréa sedan 2.0 20 v, mod.Hlx ano 99.Já troquei 2 bombas de gasolina refil marca Bosch(só não troquei o pré-filtro,pois não consigo encontrar).Com a “bomba nova” o carro vira um foguete.Porém,depois de +ou- 50 km a 100 km rodados, ele começa a falhar denovo,tipo cortando a gasolina,chegando a morrer,aí eu desligo o motor,espero +ou- 10 segundos, ligo denovo, e ele funciona,como se nada tivesse acontecido(sendo que em baixa rotação,pois, em alta rotação ele morre denovo)e eu tenho que repetir isso várias vezes dependendo do percurso.Com o motor frio eu consigo, em baixa rotação,rodar sem falhar.Agora, depois que esquenta,principalmente no engarrafamento,e mesmo no plano(na subida nem pensar),começa tudo denovo.Já me falaram do pré-filtro(que eu não consegui achar compatível c/ a bomba Bosch)por isso não troquei,e também a bomba que eu comprei de acordo com tipo do carro,se é “4 bar”(esse é o correto),ou se me deram “3 bar”?aí… quantas colocar,quantas vai queimar,correto?.Nas bombas estão apagadas,pelo uso, as numerações.Em uma delas dá pra ler a marca “Bosch”,e uma parte da numeração;0 580 454,o restante está apagado.Alguém pode me ajudar?.Abçs

  186. Olá pessoal, tenho um marea 2002 16v, e meu problema é o seguinte: se eu pisar no acelerador lentamente ele responde normalmente, porém, se eu for “exigir” um pouco mais rapido do motor acelerando rapidamente (enfiando o pé) ele falha como se cortasse o combustível. quando tiro o pé e retomo acelerar lentamente ele responde normalmente! o que pode estar acontecendo??? por favor, o que devo fazer?!?!?

    meu e-mail é: diogo_grao@hotmail.com

    obrigado…

  187. Fabio disse:

    olá! tenho uma Marea 2.0 20V, troquei o radiador, deixei a valvula Termostatica com passagem livre, porem ando 2, 3, dias derrepente começa a subir a temperatura me obrigando a parar, …….o que posso fazer??

    • Mauro disse:

      Fabio, a água do radiador esta misturada com 50 por cento de paraflu?? O Marea não aceita água pura, ele ferve, se a água esta com 50 por cento de paraflu então troque o cabo negativo da bateria, compre o original na Fiat.

  188. MAURICIO disse:

    olha amigos não consigo encontrar o escapamento do marea de ano 2000
    nem sei o valor dele completo…comprei o carro a uma semana e o aternador acho q tambem
    não esta carregando a bareria ..queria aluma dica onde posso encontrar essas peças mais facil
    –atenciosamente obrigado

    • Carlos disse:

      Meu colega de Marea,1° vc tem uns dos melhores carro da Fiat,comprei escapamento original do Marea 2000 na avenida Luis Inácio Anhaia Melo,9050
      Telefone 2701-9859 valor de R$245,00

  189. Nilton Franco disse:

    tenho uma marea 99/2000 weekend HLX, gasolina e gás com problema de aquecimento, 1° mec. fez revisão preventiva. após 6 meses começou a aquecer, levei de volta trocou a bomba d’agua e nada. 2° mec. recuperou o radiador, trocou os sensores de temperatura, tirou valvula, revisou o painel de instrumento e trocou o cebolão, e nada. 3° mec. constatou problema no cabeçote, desmontou, plainou e trocou peças preventivas novamente, e nada. Trocou a valvula termostatica e agora quando liga a ventuinha o ponteiro pula imediatamente e aos poucos vai voltando o normal, constatando o aquecimento. Se alguém tiver alguma dica ficaria muito grato.

  190. eder disse:

    amigos tenho um brava 2001 1.6 16v tava tudo nrmal mas começou com umas falhas dando socos na lenta dai fui ver e trocaram as velas ficou blz agora ele esta de novo tipo dando falhas e o mtr fica sem força acelero ele tudo e parece que na sai do chão,as vezes sinto um estalo n acelerador e dai ele começa a andar bem novamente,entaum tem essse estalo e ai sim parece que ele levanta novamente alguém pode me dar uma dica

  191. Bruno Henrique de Sousa disse:

    Opa o meu também está com os mesmos sintomas, vou trocar o sensor.

    Quando ficar Ok eu aviso…

  192. Ivan disse:

    tenho um marea 99 2.0 a válvula termostática travou fechada na estrada ai eu destravei ela e tirei a válvula pra chegar em casa andei bem por uns 200 km mas depois ela ficou fraca não passava dos 170 quando piso e o giro chega em 5 rpm ela em baralha como faz os carros carburados que dão excesso de combustível oque pode ser ?

  193. tenho um marea sx 16v e estou a transferir o documento mas nenhum mecanico na cidade acxhou o numero do motor gostaria de uma dica ou de preferencia um video demonstrando onde se encontra o numero do motor? pois nada e nem ninguem resolveu meus problemas

  194. Bruno Quadros disse:

    Olá!.!!Comprei um maréa sx 1.8 16 vs sem o módulo e tinha acabado de fazer o motor.Comprei o módulo desbloqueado e mesmo assim ele não pegou!Já está parado a uns 5 meses!O que pode estar acontecendo?

  195. Elyomar disse:

    ALGUEM ME AJUDE !! Tenho um marea 1.8 16v que ha alguns dias começou a esquentar mesmo com ventoinha armada e agua circulando normal, e percebo que quando ele eleva a temperatura o óleo parecesse que passa para as velas e começa a engasgar, o intrigante é que quando ligo ele pela manha frio funciona normal até que a temperatura ultrapasse o meio, pronto aí volta o problema… Já verifiquei óleo pra ver se tá passando agua e nada, já tirei a valvula termo e nada…O QUE SERÁ ?

  196. Carlos disse:

    Boa noite!

    Tenho Marea 1.8 16V,preciso fazer algumas manutenções no veículo,tem alguma oficina mecânica especializada em FIAT MAREA em São Paulo?

  197. Boa noite!!Compramos um Maréa 1.8 16vs. Trocamos o módulo, anel de segmento, filtro da bomba de combustível. limpamos o pescador, o escapamento, já colocamos no ponto e o carro liga normalmente, porém não tem força para nada e ainda fica falhando ao acelerar um pouco.O que pode ser?Desde já agradeço!

  198. alexandre disse:

    ola amigos comprei uma marea 98 2.0 20v sedan muito inteira mas a ventuinha ta ligada direto os dois estágios quando ligo a chave e um consumo elevado de combustível me ajudem obrigado

  199. Anderson Soares disse:

    Tenho um problema igual a do gol que marcava altas temperaturas quando ligavA faróis AC pisava no freio troquei sensor de temperatura coloquei original comprei na cancessionaria FIAT mas naum resolveu meu problema o meu carro é um Marea 2.4 2002 automático que vc recomenda fazer pra testar alguma coisa sou de Florianópolis SC obrigado sou fã de vcs abraço.

    • Mauro disse:

      Anderson, troque o cabo negativo da bateria e mande verificar também a tensão de amperagem da bateria, veja também se as conexões e polos da bateria não estão oxidados, se estiverem limpe-os com uma lixa, com o tempo o cabo negativo da bateria cria resistência baixando a tensão elétrica de todo o sistema do carro, o ponteiro da temperatura fica maluco por causa da baixa tensão, compre um cabo novo na concessionaria, com o desconto da concessionária vai custar menos de 100 reais. Se a bateria estiver com baixa tensão de amperagem compre uma bateria nova. Qualquer dúvida estou à disposição.

  200. clayton disse:

    caros amigos estou com um problema…tenho um marea 1.8 16v 2002 e dsd ontem assim q ligo a chave a ventoinha ja liga automaticamente e a luz d injeçao fica toda a hr acessa…oq seria? pode ser sensor de temperatura? c alguem souber qual o defeito eu agradeço….vlw

  201. ola boa noite tenho um Fiat Marea 2.4 20v esta com um consumo excessivo de combustível alguém ai tem alguma dica do que seja. já troquei velas filtros de combustível filtro de ar. espero uma resposta obrigado.

    • Mauro disse:

      Marcos, comece pelo mais simples de ser trocado, troque o sensor de temperatura, ele fica no corpo da válvula termostática, verifique também se esta válvula não precisa ser trocada, com o tempo ela costuma travar no sentido aberto e não cumpri com seu papel de manter a temperatura ideal do motor. Qualquer dúvida estou à sua disposição. Não compre peças que não sejam as originais de fabrica do Fiat Marea, tem que comprar pelo código de fábrica da peça. Me pergunte. Estes dois itens também fazem a injeção trabalhar desregulada provocando excesso de consumo.

  202. Enoque M. Fonseca disse:

    Olá amigos!
    tenho uma Brava SX 2000/2000, ao dar partida o fusível que regula o painel de contagiro/temperatura/conbustível e luz interna esta queimando, o que é cabuloso é que nem sempre queima, quanto o veículo esta ligado não queima, isso ocorre somente quanto é feita a partida.
    alguns eletricista falam que a fiação esta em curto, porém, acho que não, caso fosse sempre queimaria, e isso ocorre somente na partida, as vezes…

  203. leandro disse:

    montei o motor d marea turbo 2.0 e ta tudo certo nao baixa oleo e nao baixa agua e quando funciona 2 minutos o motor começa a sair vapor no escapamento , agua e fumaça, o que deve ser/?

  204. fabio disse:

    Tenho um marea 2.0 20v 98-99 quando a rotaçao chega a 2500 a 3000 corta e tenho que anda entre 1500 a 2500 se nao da trote ,ta ate com apilido eguinha pocoto!!!
    oq sera?

  205. Mariane disse:

    Olá, estou com um Marea 1.6 16v no meu oficina. Este carro é difícil de funcionar, e ainda da uns estouros que cospe fora o coletor de admissão. Já conferi ponto e verifiquei o básico. Será que alguém tem alguma dica para me ajudar

  206. carlos alberto gonçalves da costa disse:

    meu marea esta acendendo uma luz, no meio do painel (parece um sol) ele esta fazendo meu carro morre. so pega quando a luz apaga. o que eu faço

  207. jose disse:

    o meu estava assim depois que foi aberto o cabeçote não pegava de jeito nenhum resolvi compra a ferramenta de posicionamento e nada resolvi troca o sensor de fase e o sensor de massa de ar pronto foi resolvido agora esta pegando em uma boa vai ai a dica

    se alguém pode ajudar ai com outro problema quando o quando a temperatura souber para sem o carro fuma muito preciso dessa ajuda ai galera

  208. Rosane disse:

    Oi tenho um Marea 2003 1.8 e agora ele começou do nada com um barulho estranho até pensamos que fosse o escapamento pelo barulho neh, mas não é o escapamento (fomos na oficina de escapamento e disseram que esta tudo certo com ele)….Ele faz um barulho estranho e parece que engasga, não sei oq pode ser….fica parecendo barulho de carro velho e engasgando alguem pode me ajudar?????????

  209. Cláudio José Jacyntho disse:

    Olá amigos, possuo um Fiat Marea 2.4 20V 2001/2002 e a temperatura começou a subir chegando ao pico máximo de a tampa do reservatório chegar à apitar de tão alta. Diante das primeiras verificações me foi sugerida a troca da tampa do reservatório de arrefecimento porque a mesma estava com características duvidosas o que fiz porém não resolveu.
    Novamente busquei algumas opiniões inclusive do mecânico dos veículos da empresa em que trabalho e o mesmo sugeriu várias hipóteses.
    Válvula termostática, cebolinha de temperatura, interrupções repentinas no funcionamento da ventoinha e por fim o rompimento do celo permitindo assim a entrada de água no óleo do motor, nesta última aparentemente nada pude constatar.
    Como hoje é 30/12/2013 e raramente eu encontrarei uma oficina aberta, resolvi buscar opiniões dos amigos proprietários ou conhecedores dos sintomas citados acima para tentar me direcionar á um ponto mais precisamente.
    Gostaria que alguém me ajudasse á fim de quando eu puder ir a uma mecânica, já estar mais ou menos definido sobre o possível problema.
    Agradeço á todos e desejo um ótimo 2014 e aguardo um opinião!
    Obrigado

  210. Edson Ribeiro Junior disse:

    Camaradas, está ocorrendo um problema igual, e o pior o carro está esquentando muito e a ventuinha está demorando a disparar. O carro está perdendo força, e embola toda vez que piso fundo em todas as marchas. Já troquei os cabos de vela, fiz limpeza no sistema de resfriamento, limpeza do corpo borboleta e nada. Podem me ajudar?

  211. alvaro disse:

    tenho um fiat marea quando ligo os medius pasando um pouco liga os linpa vidros de qui sera?

  212. Elyomar disse:

    AMIGO, mandei troquei as velas e e bobinas do meu marea 1.8 16v e parou de marcar o RPM, já peguei um painel de um amigo pra testar e nada, e o eletricista não soube dizer o que houve… O QUE PODE SER ?
    Obs: Já me disseram que poderia ser sensor de rotação, mas tá tudo funcionando redondinho só não marca RPM no painel….. SOCORRO !!!!

  213. Marcos disse:

    Amigo tem conserto ? CÓDIGO : 46781434 GE112147 C489 JI JI HCU162 MFI – 162 CDE0418 12 V – HITACHI – BRAVA HGT 1.8 16V.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: