Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Sensores (parte2)

Publicado por Guilherme Lopes 

Os sensores são componentes que conseguem de alguma forma transformar sinais mecânicos e físicos em sinais elétricos. Existem vários tipos de sensores usados nos sistemas de Injeção Eletrônica, vou dar um breve resumo de alguns deles:

 

sensor de rotação SENSOR DE ROTAÇÃO: este sensor tem por função indicar à unidade de comando se existe rotação no motor, sendo ele um dos componentes mais importante para o funcionamento do motor, pois sem seu sinal a U.C.E. não consegue identificar se há necessidade de injeção de combustível ou sinal de ignição.

 

sensaor velocidade SENSOR DE VELOCIDADE: Tem por finalidade informar a velocidade do veiculo, proporcionando assim um melhor controle da marcha lenta e das desacelerações.

 

 

sensor map uno SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA (MAP): Indica a unidade de comando as variações de pressão provenientes do coletor de admissão com o carro em funcionamento, e a pressão barométrica (altitude) apenas com a chave virada. A U.C.E. usa essas informações para calcular a massa de ar que esta sendo admitida.

fluxo de ar maf MEDIDOR DE FLUXO DE AR (MAF): Este tipo de sensor mede a vazão de ar admitido no coletor de admissão por meio de uma palheta sensora que se move de acordo com o volume de ar que é aspirado pelo motor. Esse sensor tem importância principal , para a dosagem de combustível.

 

 

massa de ar SENSOR MASSA DE AR: Utiliza um elemento de sensor quente que é mantido a 100°c acima da temperatura do ar, a medida que o ar é aspirado este sensor perde calor para a massa de ar alterando assim a sua resistência. Para este fio se manter aquecido constantemente, uma corrente passa por ele e a mesma é medida por uma ponte de wheatstone, que envia esses números para a central realizar os cálculos de ar admitido.

Mais sensores no próximo post desta serie.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em injeção eletrônica,Materias

Comentários

81 Comentários para “Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Sensores (parte2)”
  1. bete disse:

    meu gol bolinha 1.6 ano 96 esta acelerando sozinho e o e quando viro a chave ele custa a pega as vzs nem pega ja troquei o motor de arraque mais ñ resolveu na bateria tudo ok e aluz do oleo acende tbm quado ele esquenta , por favor me de uma noção do q pode ser …… adorei as outra dicas obrigado

  2. marcondes disse:

    tenho um palio 97 1.0 a injeção eletrônica, notei que ele esta acelerando e desacelerando sozinho, vez ou outra não é sempre, o que poderia ser? já fiz a lipeza dos bicos.

  3. roberto carlos gomes da silva disse:

    tenho um fiat uno sx 1997, sempre quando o motor esta frio ele apresenta uma alta aceleraçao e volta ao normal quando o motor esquenta. ja troquei a sonda lambda, sensor de rotaçao, bomba de combustivel e regulei a injeçao. agradeço quem mandar uma sugestao.

    • wilder henrique disse:

      bem amigo de uma olhada no sensor de temperatura da aqua …tenho 16 anos ..tenho pouca experiencia mas nao custa nada tentar mas vai no mecanico e pede pra fazer teste nao compre nada de uma vez .flw amigo

  4. edemir carlos da silva disse:

    tenho meu primeiro carro da fiat que é um strada 1.6 16 valvula gostaria de pedir a ajuda de vcs ao iniciar a aceleração ele falha como se afogasse só responde na alta não tenho coragem de fazer nenhuma ultrapassagem porque ele não responde de imediato na baixa.

  5. Cleomar Guzzo disse:

    tenho um palio 97 1.6 a injeção eletrônica, notei que ele esta acelerando e desacelerando sozinho, principalmente com o motor quente, partida da normal o restante ta ok, só isso quando vou descer uma descida o motor segura mais larga, segura mais larga….quando piso a embreagem, ele aumenta a marcha lenta e aos poucos vai baixando lentamente, ate ficar em torno de 10

  6. Marcello disse:

    Tenho uma doblo 2004 1.3 16v, que esta apresentando o seguinte problema : a luz de injeção esta acendendo e a ventoinha armando, quando a luz apaga a ventoinha desarma o que pode ser?

    não sei se a luz acende por causa da ventoinha ou a ventoinha liga por causa luz acesa

    • wilder henrique disse:

      bom amigo arrumei uma palio com esse msm defeito sensor temperatura da aqua ..o poblema so esta começando vc vai ver ele ainda vai armar o eletroventilador com o carro frio ee nao vai pegar pois o sensor de temperatura da aqua vai manda enriqueçer a mistura e faznedo o carro afogar ..tenta pra ver amigao

    • fabricio disse:

      meu velho a luz que acende no seu carro é da injeção e não faz parte do sistema de arrefecimento do carro e por se tratar de doblo e difícil dar esse problemas a ner ser se for fire e nao o mpfi
      vc deve passar o Scanner pra identificar o defeito real

  7. claucio disse:

    Tenho um gol 1000 8V 99 quando ele atinge a temperatura de trabalho ideal, se vc desligar ele e em seguida querer ligalo ele nao pega se vc der uns 10 minutos ele pega normal ja foi passado no scaner e nao tem nenhum erro registrado na U.C qual seria a dica.obrigado

    • wilder henrique disse:

      bom amigo me apareçeu aki foi um gol AT 8V.2003 so que aconteçe o carro na parte da manha nao pegava de forma alguma me precipitei e logo pedi que o meu cliente compra-se um sensor de temperatura da aqua pois e mto comum ee nao resolveu ae pois entaum começei a procurar detalhe no rastreador nao acusava defeito algum ate que quando desliquei a valvula do canister akela que vem com os gases la do tanque nao sei o que aconteceu com ela mas com ela desligada o carro funcionava normalmente
      era ligar ela e o carro voltava com o msm defeito tenta ae pode dar certo..flw

  8. Deise Brandão disse:

    Olá

    Espero que possam me ajudar.
    Tenho um Uno mille EX 1998. Tudo começou quando troquei a bateria e meu carro começou a acelerar muito, não andava direito, morria, na subida era um desastre.
    Levei ao mecânico para ver o problema. Ele passou o scaner e, segundo ele era problema no atuador da marcha lenta e outra peça que não me lembro agora, mas também responsável pela marcha do carro. Acabei nessa brincadeira deixando R$650,00 (ele também fez o freio).
    O problema e é que não resolveu nada! Levei em outro mecânico que disse que o atuador da marcha lenta estava com defeito. Voltei no 1º mecânico e ele trocou a peça com muita má vontade.
    Ele disse que as trocas das peças não resolveram porque o problema estava no módulo.
    E o problema continua. Me orientaram a resetar a central. Então deixei o carro a noite noita desconectado da bateria com os dois pólos ligados entre si. No dia seguinte conectei a bateria e virei a chave (somente para acender as luzes do painel, mas sem ligar o motor), contei até 20. Fiz isso três vezes e liguei o carro, sem pisar no acelerador. Deixei ele funcionando por 5 minutos. O carro teve uma leve melhora. O problema é que acelera muito, de repente, no nada, por alguns minutos, depois volta ao normal. Sem falar que depois de alguns km rodados ele morre umas cinco vezes e demora para ligar, aí volta ao normal de novo.
    Não sei o que fazer e estou com medo de voltar de novo no mecânico e ele tentar me arrancar mais dinheiro.
    Alguém será que pode me dar uma dica. Gostaria de ter uma idéia de qual é o problema para não ser enganada.
    Agradeço a todos!

    • Guilherme Lopes disse:

      Deise,
      ao fazer a troca da bateria não tentaram ligar a mesma invertida? pois este tipo de procedimento pode causar problemas na central de injeção eletronica e quando isso ocorre, os defeito podem ser muitos. Acredito que ao rastrear esta acusando sempre defeito no atuador de marcha lenta é possivel que o problema esteja na central…. Procure um bom profissional que possa realizar testes na central.

    • joel disse:

      troca o sensor mapim

    • Leandro Ribeiro disse:

      Deise, confira se a conexão dos cabos da bateria não estão oxidados e se estão bem apertados. Confira o positivo e negativo na bateria e a conexão do negativo que funciona como terra. A falta de voltagem adequada pode causar uma pane no módulo da injeção e acusar vários erros. Confira também os demais aterramentos (manual do veículo consta). Seria uma boa opção antes de comprar peças.
      No mais, confira também, se tem alguma mangueira furada ou rasgada.
      Vai a dica.

      • Leandro Ribeiro disse:

        Outra dica, verifique se seu carro esta com a válvula termostática. Veículos com injeção eletrônica jamais podem andar sem devido a constante circulação de agua no radiador. A temperatura do motor não chega no padrão que gira em torno de 82º (uno ex 98), sendo assim a injeção fica injetando gasolina/álcool além do normal pra esquentar o mesmo, fazendo o carro acelerar principalmente com motor frio ou em alta velocidade com aceleração baixa ou marcha alta.

  9. Deise Brandão disse:

    Acrescentando:

    Já troquei um monte de peças, dentre elas: sonda lambda, cabo do acelerador, bomba de gasolina.

  10. nivaldo ferreira dos santos disse:

    O velocimetro de meu carro nao funciona nao estou achando o sensor de rotação. para comprar Onde poderei achar para fazer a reposição ?

    Meu carro é POLO CLASSIC 98/99 1.8

    Moro no Rio de Janeiro

  11. franklin disse:

    tenho um siena 1.0 ele estar apresentando um defeito na rotacao , quado estar em macha lenta o ponteiro do rpm fica oxilando ,quado ligo o ar condicionado piora

  12. felipe disse:

    bem,meu problema e meio complikdo,minha quantum esta semi nova,quase desmontei o krro todo e refiz, estou com uma duvida que nao se cala,eu ligo o carro,ando uns 10 minutos, dai,a luz da inj fica pisc,intermitente,nao sei o q fazer me ajum?

  13. roni disse:

    tenho um problema no corsa 1.0 16 valvulas as vezes na aceleraçao de tres mil giros ele parece que fica afogado e perde a força vc pode pisar no acelerador que nao tem aceleraçao nenhuma fica parado e as vezes ate chega a morrer , ja fis de tudo e tudo parece estar em ordem pressao de bomba, ja troquei varias peças para teste e nada, bobina ,cabo de vela, velas,tps,map,verifiquei o ponto,filtro,limpei o tbi,soltei o escape para ver se estava entopido,troquei os bicos estava dando uma vazao um pouco menos do que a tabela agora so falta o sensor de fase e rotaçao e que estou esperando chegar nao consegui encontrar alguem tem alguma sugestao uma dica pode ser que passei por algun detalhe e fiquei perdido por gentileza se tiver alguem que tenha uma dica me passe obrigado.

    • Paulo Saiki disse:

      Já sei que faz muito tempo, porém conseguiu arrumar o seu problema? Tenho uma Doblo 2002 1.3 e tudo começou quando tive que fazer a adaptação do kit da injeção de combustivel, já que é praticamente impossível encontrar um original, mesmo nas concessionárias. Foi inutilizado o filtro interno e colocado um externo (embaixo do carro), porém o sensor de pressão fica “doido” com esta alteração. O filtro externo se transforma em um funil e compromete totalmente a leitura do sensor da bomba. A “resistência” que o filtro não original faz deixa o sensor de pressão enlouquecido. O carro engasga nas acelerações de alta, quando necessita potência (para ultrapassar, por exemplo). Tirei o filtro externo e o veiculo surpreendentemente andou muito bem. O problema agora é que pode ir muita sujeira para os bicos. Talvez colocando o filtro novamente (não original), porém com uma bomba de boa qualidade “bosch” com alta vazão além da pressão adequada, o problema melhore.

  14. ANDRÉ disse:

    Tenho um fiat uno mile ex 1998, estou com um problema pois não conheço nada de mecânica e o carro ficou doido, acelera sozinho, quado estou andando tiro o pé do acelerador e o carro continua acelerado, já troquei o cabo do acelerador pois pensei que ele estive-se engalhando mas o problema continua e quando ele está acelerado sozinho tenho que desliga-lo pra ele voltar a aceleração normal, só que com alguns minutos depois ele volta a ficar acelerado. Algume poderia me dizer qual é o problema e como resolver, pois estou pensando em levar pra algum mecânico e ele ficar me enrolando só pra ganhar dinherio.

  15. liu disse:

    como saber a hora de trocar o sensor de rotação. quais os problemas que o carro apresenta.

  16. paulo disse:

    golf 1.6 2001 raramente o motor da um corte rapido e volta ao funsionamento normal

  17. reinaldo disse:

    estou com um problema e presiso resover urgente hoje estu com um gol bola 1000 mas ele nao pega ven corente no pe da bobina no fio preto nas nao sai sentelha e no sensor de rotaçao nao tem corente nem uma creio eu que o problema esta no fios do sensero de rotaçao

  18. fernando disse:

    sou novato em injeção e estou quebrando a cabeça em um escort xr3 ap 2.0 efi ano 93 q ñ da pulso negativo nos bicos injetores ja reparei tudo e ñ consigo achar o defeito o carro ñ da pra rastrear via escanner só no multimetro msm se alguem puder me dar umas dicas eu desde ja agradeço.

  19. julio disse:

    tenho um escort racer 96 motor ap 2,0 problema na injeção. quando ligo o carro ele fica acelerado e depois fica normal só que meu problema maior não é esse.quando fica ligado por um tempo ele começa a falhar como se estivesse engasgando tipo cortando a gasolina entende. se eu acelerar um polco ele apaga de vez.para andar melhor só em alta rotação ele anda que é uma beleza mas quando desse a rotação ai que começa a engasgar.já limpei bico,filtro,troquei a bomba,pressão e nada.obs: comprei o carro sem este problema,começou depois que pus gnv ai queimou a primeira bomba coloquei outra nova e ai já foram umas 3 e ninguém resolve o problema.se puder me ajudar agradeço desde já

    • marcelo disse:

      Dessa vez o problema pode não estar na bomba de gasolina, mas no TBI do seu carro! Tambem seria bom uma limpeza nos bicos injetores. Se não quiser gastar, experimente pôr um aditivo p/ o sistema de injeção eletronica, no tanque de combustível e veja se ele faz uma limpeza parcial dos bicos.

  20. christyan disse:

    Bom dia?! gostaria de saber a cor dos fios e a ligação correta dos mesmos, do sensor map do motor ap com quatro fios, sendo que vou ligar um modulo de injeção programavel? obrigado…

  21. manoel dos santos filho disse:

    boa noite,tenho um kadett 94/95 monoponto 2.0, não sei q é o sensor de velocidade,porem os 3 fios estão quebrado,será q pode ser isso? agradeço a ajuda,abraço a toda equipe.

  22. titones disse:

    bom dia, tenho 01 Gol 1.0 Flex – Ano 2008, sou o 2ª dono, estava com ± 42.000 km desde dezembro/2011 – só foi instalado nele o alarme positron com sensor de presença e mais o anti-furto, só que o anti-furto está ligado direto na bomba de gasolina, e ± no mês de março ele apresentou o seguinte problema = quando ligo a ignição costuma não rodar o velocimetro, o carro fica murriando e depois ele volta a funcionar, se eu desligar ele e voltar a ligar o problema não aparece mais, as demais luzes no painel acende normal e apaga ( isso acontece de vez em quando ), por exemplo, no mes de maio foi rastreado e achou possiveis problema, verificar as velas, os cabos. Os cabos estavam normal e as velas não estavam boas e foram trocadas, no ultimo dia 16/06/2012 aconteceu novamente, voce teria alguma solução, vou desligar o anti-furto para ve se o problema resolve. mesmo assim espero uma dica sua , muito obrigado.

  23. tenho uma sprinter a qual foi feito o motor , porem ela esta com um probleminha na saida, pois nao adianta pisar mais forte que ela nao obedece, ela sai muito lentamente so depois ela acelera e desevolve dando assim a velocidade exigida , qual sera o provavel defeito.

  24. carmen disse:

    Tenho uma pick up corsa 95, tem acontecido ultimamente do carro morrer , parece nao injetar combustível, depois de alguns minutos ele pega normalmente. Já mandei testar a bomba de combustível e está perfeita, foi trocada velas e cabos , sensor de temperatura e não adiantou, me disseram que pode ser o sensor de rotação, por favor preciso de ajuda…

  25. Juanderson Mendonça disse:

    Olá amigo! Tô com uma duvida cruel! Tenho um Gol Mi 1.6 97, motor AP! Sempre que desconecto a bateria o ar condicionado não entra, fica estalando como se o compressor quizesse entrar, mas não entra! O que devo fazer!? Quando isso acontece tenho q ir em qualqer contro automotivo e pedir pra ele conectar o scanner e resetar o sistema. Só q pra isso tenho q pagar R$ 30,00 e no momento não to com essa grana! Sei que tem um macete de ligar todos os equipamentos elétricos disponíveis e dar um volta pra que a central faça a releitura do sistema! Gostaria de saber se isso procede e se sim, gostaria de saber a maneira exata de fazer isso! Tem outro macete de virar a chave sem ligar o carro algumas vezes, isso é verdade! Agradeço a atenção, aguarado resposta!

  26. Joaquim kraus disse:

    Caro amigo… o cliente mandou seu fieta98, com problema na chave não virava mais livre, saquei a igniçao e troquei algumas peças da igniçao onde a chave palito faz o giro,coloquei e funcionou muito bem, dias depois o cliente me procurou dizendo que depois que mexeu na igniçao o carro endoido, na partida, nas luzes, piscas, até trocou a bateria. PERGUNTA… Pode fazendo esse conserto da igniçao dar esse problema?… obrigado até mais.

  27. bruno disse:

    tenho um santana 1.8ap ano1995 ele no gâs e ecelente. Na gasolina ele falha muito no giro alto ja troquei bico,filtro de gasolina atuador de marcha lenta e ate agora nada me ajudem por favor.

  28. Suzana disse:

    Ola se alguém puder me ajudar agradeço desde já, tenho um Peugeot 307 feline 2.0 2005, só que o ar condicionado dele não está acionado o ventilador ele até liga, mais pouco tempo depois ele desliga e não gela mais, passei no escanner e diz que O Sensor do climatizador está com curto circuito em massa, o que devo fazer , qual a função deste sensor, se alguém puder me responder. Aguardo

  29. CESAR disse:

    Boa Tarde
    Se não for pedir muito, alguem poderia me dizer a localização destes sensores no motor Ap do Ford Escort 1995 mono ponto.
    Sensor de rotação, sensor de velocidade, sensor de presão absoluta.
    Fora os da injeção em si: O de posicionamento da borboleta, o atuador de lenta entre outros, se esqueci algum poder dizer tambem, e que vou desmontar o motor e preciso saber onde estão todos eles.
    Um tempo atras comprei um cd sobre mecanoca ford, o que não me esclareceu em nada sobre estes sensores e compania.
    Agradeço desde já qq ajuda!

  30. denis disse:

    estou com um palio 98 e os bicos não pulsam ,será q pode ser central?

  31. amaral disse:

    tenho um uno Faire 2004 foi trocado disco e prensa depois logo o velocimetro funcionava de vez em quando o que pode ter acontecido.Obrigado

  32. Aldo disse:

    por favor sou novo por aqui tenho um vectra 2.2 8v e nao chega alimentação no atuador de macha lenta ja revirei tudo e nada
    não sei o que faser

  33. jose tarcisio da silva cardoso disse:

    onde eu posso comprar o sistema de injeção eletronica completo do santana 2.0 GL 93.

  34. ronaldo disse:

    meu corsa wind 2000 quando fica um serto tempo parado quando ligo funciona normal quando baixa a rotação fica falhando depois volta o normal o que sera por favor memande a resposta para meu Email, obrigado.

  35. adelvan disse:

    boa tarde amigos ,tenho um golf 2001 mi 1.6 quando forço ele numa subidar o motor fica crilando o que pode ser obrigado

  36. paulo disse:

    tenho um xsi 1.6Cc 8v

  37. paulo disse:

    tenho um xsi 1.6Cc 8v e o carro cortava as 7.500 +/- e agora ele xega as 6.000 ou 5.000 e tal. e corta fazemdo um barulho eskixo nada a ver com um som de corte parece abafar eu ja vou fazendo 2 anos e o k m dizem é k é da centralina ja conprei 3 e nada fica igual se alguem tiver alguma idea do k sera agradecia a ajuda axerio ja tou a ficar maluco com ele =D

  38. paulo disse:

    perdi velocidade na rotaçao tmbm e muita.

  39. CARLOS LIMA disse:

    Caros colegas boa tarde não sou mecanico + mi virava muito bem quando meu carro era com carburação + agora com a injesção mi deparei com meu primeiro desafio meu carro é um santana quantum 95/96 2.0 a gasolina. du nada comesou a falhar nas altas rotaçoes, desmontei odestribuidor e vi q estava um pouco oxidado fis a limpesa e tudo voltou au normal, +nesta terça feira dia 29 fui dar a partide e ele não funciono nãi sim ouvia o barulho da bomba injetora então descobri q o fuzivel de nº 23 estava queimado subistitui o menmo e o carrovoltou aligar porem com problema ele naõ segura a lenta tem corrente no soquete do motor de passo + não tenho certesa si ele esta funcionando . ja levei em um mecanico e ele fes um serviço q não mi ageadou pois ele mecheu no avanço da borbuleta colocando um calço para acelerar o motor . FINALMENTE A PERGUNTA. tem como testar o motor de passo na bancada? pois tenho conhcimento em eletronica i vi q no motor tem um diodo interno da para medir o motor injetando uma corrente direta nele?

    Fico no aguardo de uma dica, uma lus nu fim do tuneo.

    Atenciosamente Carlos Lima.

  40. Eduardo disse:

    meu uno sx 1997 nao pega ja troquei relen de bomba sensor de rotaçao e nada q faço

  41. fiat idea disse:

    meu carro tem alcool e gas o mesmo enguiçou .quando fui ligar o alcool ligava mas nao tinha força pporque embolava.
    liguei direto na bateria o gas e consegui trazelo para casa.
    no dia seguinte estava no tunel eo carrro passou do gas para o alcool e morreu nimguem consegue fazer o carro pegar ja troquei os bicose nada o que pode ser

  42. GilBM90 disse:

    Meu fiat palio 97 MPFI denora para pegar e da alguns estouros. Quando pega até esquentar anda tranquilo, posterior a isso, quando paro em uma sinaleiro por exemplo se não ficar acelerando o veículo, ele apaga. Demora alguns segundos após algumas tentativas epega novamente. Quando chego ao destino fica acelerado.

    Grande abraço!

  43. Abel disse:

    Boa noite.
    Tenho um Siena HLX 2008 8 válvulas 1.0.
    O carro pega facilmente e tem aceleração normal quando parado.
    Em movimento vai bem até que seja exigido força do motor, como uma subida ou ultrapassagem por exemplo.
    Não há registro de falhas na central e não acende a luz de indicação de defeito na injeção no painel.
    Quando exigido força do motor não há falha de funcionamento, apenas o mesmo não desenvolve força, fica dando solavancos no veículo. a impressão que dá é que falta ar ou combustível suficientes ou ambos ao motor.
    Se puderem me ajudar, agradeço.

  44. manoel antonio disse:

    caros colegas não sou mecânico,mas tenho alguma noção de em manutenção de autos, estou com o seguinte desafio, tenho um corsa ano 94 1.0 8 valv., quando dou a partida ele não pega e para que isto aconteça tenho que pisar no acelerador,com ele funcionando ,piso no acelerador a rotação começa a cair, e ai foi trocado os sensores temperatura de ar , água, M.A.P e por ultimo a bomba de combustivel,e o defeito persiste, e agora resolvi soltar o catalisador e ai aceleração voltou a funcionar normal ,e fazendo o teste de falhas acusou o código 33 tensão alta no sensor M.A.P ,minha pergunta é sera tudo isso que esta acontecendo , é tudo culpa do catalisador com defeito ,por favor me ajudem .

  45. André L. Q. disse:

    Possuo uma Parati Track & Field 1.8 TotalFlex ano 2006. No transito da cidade, após rodar por meia hora mais ou menos, ela começa a falhar chegando a parar o motor como se houvesse corte de corrente. O conta-giros zera mesmo com o carro engrenado em movimento e ouço estalos no quadro de relês. Então encosto e o desligo a ignição por alguns segundos (não adianta insistir em pô-lo em funcionamento que não pega). Depois de uns 30 segundos torno a liga-lo e funciona por mais alguns minutos antes da próxima crise. Com certeza tem a haver com aquecimento, porém o sistema de resfriamento funciona perfeitamente armando a ventoinha e não há nada de errado com a bomba d’água. Um mecânico sugeriu trocar o sensor de rotação.
    Gostaria de saber se procede tal afirmação, levando em conta que é uma peça difícil de ser encontrada.
    Grato.

  46. Bianca disse:

    Boa noite.
    A minha pergunta: cade as respostas dos questionamentos dos camaradas acima?
    As duvidas de um podem sanar as dos demais, concordam?
    Att.
    Bianca

  47. Bianca disse:

    Boa noite.
    A minha pergunta: cade as respostas dos questionamentos dos camaradas acima?
    As duvidas de um podem sanar as dos demais, concordam?
    Att.
    Bianca

  48. Bianca disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se algum dos questionamentos acima foram respondidos, caso positivo, qual o motivo de nao terem sido pubicados visto que a duvida de um pode sanar questionamentos de muitos, concordam? Ha duvidas genericas: meu caso eh simio ao camarada que argumentos sobre o velocimetro.
    O meu parou de funcionar juntamente ao leitor de combustivel-o conector esta ok, mas creio que o painel nao tenha sido afetado-qualquer concessionaria vai querer empurrar um painel novo, mas acredito que haja um segundo teste ou uma substituicao do csbo antes de um dispendio de R$700,00 num novo painel. Passei batido numa lombada, tenho um Celta 2011, mas eh dificil uma dica mais precisa.
    Grata desde ja, caso haja retorno.
    Atenciosamente,
    Bianca Cruz
    Curitiba PR

  49. Joel disse:

    Bom dia!
    to com um problema no meu corsa 98 mpfi 1,0.
    De manhã é normal na primeira partida o sistema aumentar a rotação para que o carro não fique afogando quando em movimento. Só que no meu caso isso não está acontecendo, e o carro tá fraco e consumindo muito. às vezes ele reponde ao sistema e anda certinho, quando nao percedo que a rotação aumentou, dá tudo errado novamente.

    Me ajudem por favor!
    Mandem no meu email: joeljob80@gmail.com

  50. Leonardo disse:

    Tenho um vectra 2.2 mpfi o problema está no sensor de rotaçao troquei coloquei marca original coloquei pegou montei tudo e fui bater na chave não pegou mais tirei fora denovo fui lá auto peças troquei a peça achando que o sensor estava com problema coloquei outro sensor de rotaçao bati na chave pegou normal montei tudo denovo bati na chave denovo e não pega mais o que faço?

  51. jorge disse:

    ola tenho um Honda civic 1.3 16v ex e não corta quando a rotação vai ao masimo eu gostava meter a cortar que devo fazer?
    a algum sistema de corte pa meter nestes carros?

  52. Maique disse:

    Amigo esses dias meu carro começo aparecer uns problemas, eu verifiquei os cabos dos sensores e o de detonação estava com um fio partido, já fiz a troca mais ainda continua acendendo a luz da injeção, ligo normalmente só que a luz acende quando estou andando, o que pode ser feito para resolver isso, o carro fica normal so que do nada acende a luz o carro começa a tipo batendo pino não sei a palavra certa.

  53. mustafá el kadri disse:

    por favor, tenho um golf ano 2000 2.0 a cerca de 3 meses venho só gastando dinheiro e nada, nenhum mecânico descobre o defeito, o carro ao funcionar de manhã ou depois de um tempo desligado, ao ligar liga embaralhando, como se estivesse falhando um cilindro mas na realidade está dando excesso pq o óleo até fica com gasolina nele pelo excesso, somente depois de muito tempo ligado e bem aquecido, isso depois de cerca de 10 minutos aproximadamente é que começa a normalizar e volta ao normal, já foi trocado: sensor de temperatura, sensor de fase, correia dentada, bobina (bosch), bomba de combustível, filtro de combustível, velas, cabos de vela, limpeza de bicos e troca do kit (anéis de vedação e peneiras), troca juntas do coletor de admissão, filtro de ar, enfim tudo isso depois de passar por 4 mecânicos e nada resolvido, o último mecânico pediu pra eu fazer um teste, pq com ele não apresentou este defeito ao ligar o carro frio e me pediu: para desligar o negativo da bateria por 15 minutos, depois religar o cabo e ligar a chave e aguardar uns 3 minutos pra dar a partida e ver se irá ligar falhando, e disse também precisar verificar o sensor map, já que checou a sonda lambda, meu amigo por favor me de uma luz, sou de sp capital mas estou no inteiror do rio de janeiro e esgotou-se minhas opções por aqui. OBS: a 1 mês atrás depois do penúltimo mecânico mexer fui a sp fiz o controlar voltei e assim que chegar voltou o problema, me ajuda, o que pode ser ? sensor map, maf, sonda lambda ? que dica posso seguir por aqui pra poder arrumar e levar o carro de volta a sp ? desde já agradeço.

  54. Bianca disse:

    Olá, gostaria de saber porque a luz do injetor do painel fica aceso?

  55. Marco Aurélio disse:

    Tenho um Golf 1.6 2001 que derepente do nada não pega, pode da partida atè descarregar a bateria,mais não pega de maneira nenhuma,depois de algumas horas ele pega normalmente,mas do nada da o mesmo defeito.Já levei na autoeletrica trocaram o sensor de partida mas não resolveu .Alguém pode me dar uma dica para resolver este problema,desde já agradeço.

  56. Roger disse:

    bom dia.como eu faço pra tiro a resistecia do corsa sedan ano 1998 a 1999 .fica di baixo do painel

  57. Roger disse:

    bom dia.como eu faço pra tiro a resistecia do corsa sedan ano 1998 a 1999 .fica di baixo do painel e por favor

  58. wilian gomes disse:

    tenho um gol 1.0 ar e direção 2003 quando estou viajando
    em alta ele funciona normal mais quando pego transito ele
    começa a ratear e perder as forças ae eu paro em um estacionamento
    desligo e espero uns segundos dou a partida e ae volta a funcionar
    normalmente o que pode ser? me ajude nao consigo solucionar o problema!!!!!

  59. meu corsa 2004 a gasolina joy, ele começa a morrer e depois acelerar sozinho, para parar e preciso desconectar o cabo da bateria e recolocalo de novo e volta tudo ao normal por mais um bom tempo. peço ajuda pois os mecanicos so enrolan.

  60. Marcos sarmento disse:

    Ola, tenho um Fiesta 1.6 2007 e o mesmo apresentou um problema mecanico ke ate agora ninguem conseguil detectar. Quando o carro ta em funcionamento em marcha “N” tem uma boa rotacao, mas quando engrenamos uma marcha 1,2,ou 3 o carro perde força como se estivesse trabalhando somente com 2 ou 3 cilindros…Ja trocamos BOBINA,VELA,CABOS,SENSOR DE BORBOLETA, LIMPEZA DE BICOS, REPARO DA BOMBA DE COMBUSTIVEL,SONDA LAMBD.Alguem pode me ajudar??

  61. Adolfo disse:

    Boa, pessoal. Tenho um siena 2009 que quando mantenho uma certa aceleração, ele pula feito um cavalo bravo! Já passaram o scanner e não deu nada. Resetaram marcha lenta (foi isso que o cara falou), também nada. Ele mandou eu colocar somente gasolina aditivada do posto ipiranga, aí já começou a viajar.. Na minha ignorância, pensei que fosse bomba de combustível. Quando o ar tá ligado, piora. Já troquei cabos de vela e as velas. Fiz limpeza de bico (melhorou muito pouco) mas logo fica ruim de novo… o que poderá ser? Quando eu acelero e tiro o pé do acelerador com o carro em movimento com marcha engatada, tipo, passo segunda e acelero, mas o sinal fecha, aí eu tiro o pé. O carro dá uma cortada no combustível, que eu acho que não é normal, pois ou outro carro nosso (um clio do mesmo ano) não faz isso… nem sei mais o que fazer..

  62. Adolfo disse:

    Oi pessoal, esqueci de comentar aqui também. Esse mesmo siena 2009 acabou a bateria e liguei para o socorro 24h que trouxe uma nova. Quando trocou, reparei que o velocímetro está ficando abaixo do zero e está marcando cerca de 10km a menos da velocidade normal. O que poderá ser?

    Agradeço a todos.

  63. rodrigo disse:

    tenho uma palio 97 que estar saindo forte cheiro de combustivel e nao pega o que pode ser?

  64. jose augusto disse:

    tenho um kadett completo e ele esta tanto falta ja troquei tudo e nao resolvel nada

  65. jefferson fernandez disse:

    ola amigos uma boa tarde! minha duvida e o seguinte estou com um golf 2.0 aultomatico do ano de 2001 e ele esta apresentando o seguinte problema quanto na primeira partida ou depois de um tempo q o carro fica desligado o motor vira mas não pega sendo q se alimentar o motor com combustível pela tbi ele pega foi verificado a vazão e presao da bomba esta normaul .se alguém poder dar uma luz ficarei muito grato obrigado des de já .

  66. Flávio M. Carvalho disse:

    Olá amigos, tenho um Corsa Wind 95/96 1.0 8v. Desde que comprei o carro, a 9 meses tem apresentado alguns problemas, ele às vezes acelera sozinho, posso tirar o pé do acelerador que ele continua por mais de quilômetro, às vezes quando viro a chave na ignição ele não pega, vira mais não pega, acredito que o problema não é bateria, ele só funciona quando piso no acelerador, mas se tirar o pé ele afoga e morre, às vezes funciona mas sempre que reduz a rotação ele morre. Quando estava olhando o carro, para comprá-lo, ele estava com problema na injeção, a luz de injeção ficava acesa no painel constantemente e o carro morria quando reduzia aceleração, o proprietário me disse que resolveu o problema e a luz da injeção não fica mais acesa. Levei ao mecânico, ele trocou a bomba de combustível, o problema diminuiu mas agora retornou novamente. Pensei em limpeza dos bicos, não sei, não entendo muito de mecânica. Me ajudem, por favor. Já gastei uma grana e estou com medo de levá-lo novamente no mecânico, gastar mais dinheiro e não resolver meu problema.
    Muito obrigado.

  67. valdomiro disse:

    AMIGO,TENHO UM SANTANA COMFORTLINE 2006 1.8 COM GNV,O SAFADO DO CARRO QUANDO LIGO PEGA NORMAL E TENHO QUE ACELERAR FORTE PARA ELE PASSAR PARA O GNV,MAIS NA GASOLINA ELE SÓ MANTÉM SER ESTIVER EM VELOCIDADE MAIS ALTA ,SE EU REDUZIR ELE FICA FRACO ATE MORRER,POSSO PISAR NO ACELERADOR ATE NO FUNDO E ELE CUSTA A RESPONDER,SE EU LIGAR ELE NA GASOLINA E NÃO ACELERAR ELE FICA OSCILANDO E QUASE MORRE,O QUE DEVO FAZER, O MECÂNICO DIZ QUE A CENTRAL ESTA SUJA,SERÁ,O RAPAZ QUE MEXE NO GNV,DIZ QUE É EMULADOR DE SONDA LÁMBDA,,TROQUEI BOMBA GASOLINA,ATUADOR DE MARCHA LENTA E NADA,NO GNV TA BOM

  68. diego roberto rua disse:

    Amigo ..tenho um peugeot 206 sw presence 2005….esta com um defeito ..quando o velocimetro para de funcionar ele fica afogando em marcha lenta…e tbem acende uma luz no painel do cinto de segurança e o velocimetro tbem para e fica afogando aew só parar o carro desligar tudo e esperar uns 10 minutos ele volta tudo ao normal funcionando tudo o que pode ser……..aguardo respostas pois ja estou doido… pq ja passei o aparelho varias vezes e nada acusa!!!

  69. helio disse:

    boa tarde

    minha saveiro 1.6 2005 esta oscilando a rotacao, fizeram todos os testes e o mecanico disse que como nao e mais original o sensor de rotacao, que na hora da troca ele ligou os fios errados, voce sabe me dizer qual as combinacao correta dos fios????

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: