Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Estratégia de Funcionamento (parte1)

Publicado por Guilherme Lopes 
Vou tentar explicar alguns conceitos básicos sobre Injeção Eletrônica e decidi começar pela Estratégia de Funcionamento, por ser um fator primordial na hora de se obter o diagnóstico de um defeito.
Existe 4 tipos de estratégia mais difundidos no mundo, são elas:

ÂNGULO X ROTAÇÃO

Nesse caso a central identifica os cálculos para o tempo de injeção ( tempo em que o bico fica aberto) e avanço de ignição ( momento no qual a centelhamento nas velas),colhendo informações do grau de abertura da borboleta, e os compara com valores obtidos em laboratório em conjunto a números fixos de temperatura do ar e rotação.
Os sensores em grau de importância para este tipo de injeção:
1-Potenciômetro da borboleta

2-Sensor de Temperatura do ar

3-Sensor de Rotação
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MONOMOTRONIC


DENSIDADE x ROTAÇÃO

Esse sistema é o mais usado no Brasil,e determina o tempo de injeção, calculando a quantidade de ar que entra no motor, pelo volume ar (usando cálculos do sensor de rotação feitos em laboratório, pela temperatura do ar e pressão do ar que é lida pelo sensor de pressão absoluta (MAP). Um detalhe importante neste tipo de estratégia é que toda vez que se vira á chave a UCE calcula a pressão barométrica ou seja a qual altitude o carro se encontra.
Os sensores em grau de importância são:
1-Sensor MAP
2-Sensor Temperatura do ar
3-Sensor de rotação
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MOTRONIC – FIC EEC-IV – MARELLI-G7

FLUXO DE AR

Neste caso a central determina o tempo de injeção, calculando o volume de ar, através de um medidor de fluxo de ar (vazão),que também incorpora o sensor de temperatura do ar. O sensor de rotação também é importante, pois ajuda nestes cálculos com seus valores nominais memorizados.
Os sensores em grau de importância são:
1-Medidor de Fluxo de Ar (MAF)
2-Sensor de Temperatura do ar
3- Sensor de Rotação
Exemplos de U.C.E.:BOSCH JETRONIC

MASSA DE AR

Esta é a forma de estratégia mais precisa que há no mercado hoje, mais também é a mais cara por isso só é lançada em carros de valor mais elevado. Seu processo de funcionamento é o parecido com do item 4, porem o calculo de massa de ar é obtido por um sensor de massa de ar bem mais preciso e eficaz, capaz de ter medidas precisas do volume de ar admitido. Esse sensor trabalha juntamente com o sensor de temperatura do ar.
os Sensores em grau de importância são:
1-Sensor de massa do ar
2-sensor de temperatura do ar
Exemplos de U.C.E.: SIEMENS

Esse é o primeiro passo para um diagnostico rápido, então saibam distinguir qual destes citados esta sendo usado no carro.
Até a parte 2

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em injeção eletrônica,Materias

Comentários

71 Comentários para “Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Estratégia de Funcionamento (parte1)”
  1. paulo disse:

    OLÁ PESSOAL!!! TENHO UMA KOMBI QUE A INJEÇÃO NÃO RECONHECE O CILINDRO 1 E NÃO ENTRA EM SEQUENCIA NA LENTA SÓ FUNCIONA QUANDO ACELERA, CONSUMO DELA É ELEVADO.
    ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    • G. Lopes disse:

      Paulo,
      Este tipo de defeito necessita de mais detalhes como: modelo da kombi (1.6 ou 1.4), ano, o que já foi conferido.
      Toda informação que tiver é bem vinda

  2. paulo disse:

    ESSA KOMBI É 1.6 ANO 2005, TUDO NELA ESTÁ OK, SENSOR DE TEMP, SONDA, MAP, ATERRAMENTOS, PARECE QUE NÃO CONSEGUE RECONHECER A JANELA MAIOR DO DISTRIBUIDOR QUE INFORMA O CILINDRO N1. ISSO SÓ NA LENTA SE ACELERAR ELE RECONHECE E ENTRA NO MODO SEQUENCIAL, SE NÃO ACELERAR E NÃO TIVER NO MODO INJ. SEQUENCIAL APARECE AVARIA ;0561-PARAMETRO AUTO ADAPTIVO.
    ISSO JA É A SEGUNDA KOMBI COM ESSE PROBLEMA OS BICOS FORAM LIMPOS E NÃO RESOLVEU VELAS TAMBÉM FORAM TROCADAS.
    VALEU ATÉ MAIS PESSOAL!!!!!

  3. gerson disse:

    gostaria de saber se o motor ap vw tbi ou mpfi tem sensor
    de rotação?onde fica?

  4. C.Walter disse:

    Boa tarde!
    Pessoal gostaria que vocês pudessem resolver o meu grande problema, ou melhor, do carro.O meu Kadett GSI 2.0 1993/1994 estava com um grande problema no sistema de injeção (Fluxo de ar), mas consegui desempenar as palhetas deixando-as soltas novamente.Porém o carro agora, não sustenta a aceleração. Troquei o sensor de temperatura. O que mais devo fazer? Seria possível substituir o sistema de injeção dele por outro mais simples? Tenho que eliminar o fluxo de ar. É preciso trocar a central toda? O que devo trocar por uma mais simples? Quero trocar até o distribuidor e a bobina. Um forte abraço à todos e fico no aguardo dessa preciosa ajuda.
    Att, C.Walter.

  5. C.Walter disse:

    Esqueci de relatar o que já troquei:
    Cabos de velas NGK, velas NGK e limpeza dos quatro bicos, distribuidor e rotor.
    Att, C.Walter.

  6. oziel disse:

    tenho um golf 95/1.8, ele esta com oscilando a aceleração e esta cortando a aceleração quando anda, já troquei atuador de marcha lenta e o sensor de aceleração e os dois problemas ainda continuam. Neste final de semana fui a um mecânico e ele falou para mim trocar uma placa (chapa) que tem acoplado na injeção conectando com um cabo. Gostaria de saber se alguém já esteve com esse problema e como resolveu?

    • Aloisio disse:

      Alo Oziel, possuo um Seat Cordoba 95, 1.8, (mesmo motor/sistema do Golf), e também está com o mesmo problema, mas, ao acontecer isso, eu descobri que se vc esperar por uns 30 segundos e ligar novamente o carro pega. Quando em marcha/carga, não posso manter o acelerador pressionado levemente so para manter a andamento do carro, tenho que estar constantemente alterando a pressão no pedal, se não, ele morre e tenho que desligar a chave, esperar os 30 segundos e acionar novamente. Na oficina fizeram um teste com o scaner que indicou que o sensor de temperatura do ar marcava 54 graus negativos ! … nem no polo norte… (e Hall e atenuador ruins–vc trocou e não deu certo– pode ser código falso devido a outro ítem ruim), mas, o problema é que não acharam o tal sensor. Eu acredito que seja esse que vc está falando que fica embaixo do coletor de admissão, protegido por uma chapa, de difícil acesso para ser retirado e tem apenas um fio. Acho que temos o mesmo abacaxi para resolver. Quem puder nos ajudar será bem chegado. Continuo andando assim com o carro. Tem que ter paciência.

  7. Fabiano Paim disse:

    Tenho um passat alemão 95 2.0 8V o carro funciona redondinho na leta, porém quando é acelerado ele embrulha tem dificuldade de subir e manter a aceleração e da estouros no coletor de admissão que volta ao filtro de ar. foi substituidoe bobina, verificado ponto de de ignicão bicos sensor de de detonaçao e temperatura do ar da agua e não acho o problema peço ajuda para temtar sulucionar este problema

  8. Fabio Lessa disse:

    Estou com o mesmo problema que o Fabiano.

    Tenho um passat 95 2.0 que esta uma bosta,não consigo acertar o carro de forma alguma.

  9. sidelma disse:

    deixei meu carro numa oficina para fazer algumas trocas,como por ex;correia dentada,amortecedores,vazamentos de óleo,quando peguei ele de volta percebi que estava acessa a luz da ignição,voltei lá para saber o que era, e os mecanicos me mandaram ir até uma pessoa que colocava numa máquima para ver o defeito,este me disse que estava com problema no sistema de ar do carro,me mandou voltar no mecanico e disse que era da parte de eletricista,este por sua vedz disse que não era problema dele e sim da injeção,resolvi ir num terceiro que mexia com injeção e ele ,retirou o módulo fora, e disse qua falta dois elementos que são responsáveis pelo ar que entra no motor,disse inclusive que pareçe que alguém quebrou de propósito com a chave de fenda ou coisa parecida,resultado quer me cobrar 650;00 um um outro módulo que ele tem lá usado,eu queria saber se é preciso codificar,uma vez que o carro é de sistema code,o que eu faço ?? será que ele está me enganando??quando ele colocou o outro módulo a luz apagou e o carro andou normalmente.será que o primeiro mecanico fez isso de propósito ou quebra sózinho,pelo amor de Deus, me diga o que fazer.

    • megathor disse:

      SIDELMA , preste atenção existem pessoas de ma fé em todas as funções se teu carro não tinha nada pode entrar com uma ação contra a oficina pois pode ter sido feita a troca desse modulo quando o carro e montado na fabrica existe uma relação de códigos e números de centrais confira se teu modulo bate com o que foi colocado na fabrica provavelmente pode ter sido trocado veja se teu carro tem pra um mecânico trocar tudo pra usar em outro carro e moleza coisa de meia hora corra atrás dos seus direitos espalhe a todos para não ir nesse lugar diga não a mecânico safado e como tem que envergonha a profissão. “Um modulo só queima quando o profissional não sabe o que esta fazendo”

  10. sidelma disse:

    o carro em questão é um uno fire 2004.

  11. Vagner Nunes disse:

    Sou Tec. automotivo tenho uma oficina mecânica e me deparei com um problema que não consigo resolver, estou com uma kombi 98 1.6 injetada e ela liga ,fica na lenta , não falha mas vai acelerar ela falta combustivel e não levanta o giro, para levantar o giro tem que ficar pedalando o acelerador. Ja testei bobina, map, sonda, pelo aparelho de diagnostico esta tudo certo e sem falhas, mas notei que a sonda não faz leitura fica sempre em 04v pelo aparelho. Alguem tem alguma dica? Estou desconfiado do modulo.

  12. Anderson disse:

    Tenho um uno 1.6R argentino 1993, ele esta piscando a luz da injeção, e quando acende começa a falhar, o mecanico disse que é o motor de passo que esta com defeito e como não consegui encontrar a peça para substituir ele sugeriu trocar a injeção por carburação, alegando que seria a melhor solução ,ja que esse tipo de injeção não aceita o escaneamento segundo ele ,a lenta dele eu regulei sozinho o distribuidor dele esta com defeito e foi provisoriamente substituido por um de carburação ai o mecanico disse que o carro esta desrregulado pois o ponto só pode ser ajustado com o distribuidor original. ah ja ia me esquecendo, quando ligo o ar condicionado na estrada o carro perde toda a força começa a falhar e vai até parar. Estou precisando da ajuda de um profissional, pois meu uno esta em perfeitas condições, muito bem comservado desde ja agradeço a quem possa me ajudar….obrigado!

  13. hamilton disse:

    tenho um marea 1.8 sx 2000, acontece que testando uma das bobinas de vela a mesma centelhou em cima da tampa dos tuchos, na mesma hora armou a ventoinha do radiador ( motor frio), desliguei a iginição e recoloquei a bobina no lugar, depois liguei novamente o motor mas ele não deu partida – já testei as bobinas e estão normais, os injetores tambem funcionam, so que quando ligo a chave não vai corrente para a bomba de combustivel obs: continuando os testes alimentei a bobina diretamente e ela esta funcionando, porem com o motor ligado ele oscila, não funciona o conta giros e nem arma o ar condicionado, todos os reles e fusiveis estão bons, se alguem puder me ajudar eu agradeço de coração

  14. vitória patriota siqueira disse:

    gostaria de saber quando uma doblo adventure 2006 1.8 16v, o motor funciona mas não tá acelerando, o acelerador eletronico já foi trocado e o problema persiste,qual seria os procedimentos q devo tomar. as dias atras a bateria foi trocada e foi a partir daí que apareceu esses problemas.

  15. diogo disse:

    ola fui fazer um honda civic ano2000 funcionar e nao pega bate arranque mas nao da nem sinal de funcionamento bateria tem carga tem corrente nas velas ta chegando conbustivel ate na flauta mas nao da ne sinal pode me ajudar a resolver esse problema
    grato pela atençao

  16. lucar disse:

    sou mecanico, e eletricista. vivo disso tenho muita experiençia em carros com carburador,a dois anos começei a mecher. em carros a injeção.mas me deparei com uma dor de cabeça.nesses dias fui socorrer um carro fiat mille.que parou de funçionar andando.antes de min o propietario chamou um outro mecanicó.esta pessoa ispetou a bomba. pois o carro funçionol.depois da ligaçáo direta na bomba. mas o carro andou uns metros, e parou,dai eu fui chamado.depois de examinar, conclui, que era o alarme do carro pois não ia corrente, até a bomba.resolvi este defeito de corrente troquei a bomba, a outra queimou foi desligado todo o alarme, mas o carro não tinha aceleração so funçionava na lenta testado outro modulo e nada outros e nada bobinas em dia voltagen 11,9 erra pra funçionar não consequi resolver o defeito. pedi para o propietario levar o carro para outra pessoa mas experiente. preciso de dicas de profiçional experiente sobre este caso. pode enviar e mail, para lucarssvp@hotmail.com desde ja agradeco.

  17. Wessily disse:

    gostaria de saber o que fazer com um fiat uno mille eletronic, quando fanta corrente, pois já fiz testes no sensor de rotação, verifiquei alarme, substituir a cental, bobinas, e não chegou corrente. fiz um teste colocando um fio direto do positivo da bateria no pino 14 da cental e apenas uma das bobinas chegaram corrente, alguem pode me ajudar.

  18. victor disse:

    tenho um fiat uno 98 ja fiz limpeza de injeção mas quando estou dirigindo o carro a aceleração aumenta repentinamente depois estabiliza o que fazer?

  19. luizney bessa teixeira disse:

    alo amigos, o meu problema e no omega 3.0cd 1994 alemao,o carro estava bom ate eu ir fazer uma pequena viajem e por isso eu desliguei a bateria,que ficou uns cinco dias desligado,ai começou o problema ,ele desregulou,gostaria de saber se tem algum macete ,ou algum jeito de valtar como estava.aguardo resposta ,muito obrigado,ah ele esta ratiando e nao quer entrar na alta.mais uma vez obrigado .ney

  20. luizney bessa teixeira disse:

    alo amigos, o meu problema e no omega cd 3.0 1994 alemao,o problema começou quando eu fiz uma pequena viajem ,e por isso eu desliguei o cabo da bateria, que ficou uns cinco dias desligado,desregulando o carro,agora ele esta ratiando morrendo e nao quendo entrar em alta fica estourando no medidor de fluxo de ar.gostaria de saber se tem algum macete ou modo de consertar,gostaria de alguma dica para resolver o problema,aguardo resposta ,muito obrigado.ney

  21. esmael disse:

    Tenho um monza gls tubarão motor 2.0 injeção,ano 93. Que me apresentou o seguinte problema,parou de funcionar,da partida,vira o motor mas não funciona,ja trocaram velas,não funcionou,trocaram cabo de velas,não funcionou,trocaram bubina do distribuidor,tambem não resouveu.O que posso faser? Aguem pode me ajudar? pois preciso muito do carro sou doente,
    não posso andar.OBRIGADO ESMAEL.

  22. FRANCISCO MOREIRA disse:

    Tenho um Fox 2005 , que que varias vezes calha de não pegar de manha na hora de sair pra trabalhar. Geralmente ele dá um aviso que vai vai falhar. fica sem força , acelera e ele não avança.
    Chamo o mecanico ele consegue botar o carro pra pegar , mas dai a alguns dias , volta a acontecer de novo. Ja foi trocado bateria , velas, bomba de gasolina. sempre tem alguma coisa pra fazer.
    O mecanico me disse que tenho que consertar a Central . O cara cobra 350,00 , mas disse que o problema podera voltar a acontecer

    Ja pensei em me desfazer do carro. O que deve ser ?
    grato
    chico moreira

  23. jeferson rota disse:

    bom dia pessoal , tenho um passat alemão 1.8 20V aspirado 98/99 , toda vez que vou ligar ele de manhã cedo , ou quando se encontra muito frio , ele eleva sua aceleração sozinha e fica muito ruim sem potencia no motor , querendo meio que afogar ,até que se atinja uma certa temperatura , depois disso ele volta ao normal oque pode estar acontecendo ?

  24. Mauricio Rabello disse:

    Comprei 1 marea 2.0 20 valvulas, motor feito recentemente, tudo bem, acontece que mandei limpar os bicos ejetores, foram limpos, mais o mecanico ao colocar quebrou um deles, que teve que ser substituido, por 1 novo, ai começou os problemas, a luz da ignição acendeu, quando desligava so pegava depois de um grande tempo,agora quando eatou levando para oficina o carro, continua com a luz da ignição acasa, acelera sozinho,, mais se desligar ele pega normalmente na hora, mais ao andar ratea, para não ser enganado mais uma vez, pois existem profissionais que enganam em TODAS profissoes, peço que me oriente para poder saber se o que o mecanico esta falando tem sentido, pois não entendo nada, faço todas mautenções vigorosamente ate com certo exagero, troco oleo com 5000KM, filtro de ar co 5000KM filtro de oleo com 5000, filtro de combustivel com 5000, e peço por gentileza quais as trocas que devem ser feitas na manutenção preventiva, agradeço desde ja, atenciosamente Mauricio Rabello PS. tenho 60 anos, ja passei da fase de piloio,cuido muito do carro Obrigado

  25. Marcio disse:

    olá tenho uma passat alema variant 95 ela se corta andando e não pega mais depois de uns 20 minutos ela pega normal ja troquei bomba combustivel sensor hall,sensor temperatura,bubina,velas,cabos e tampa distribuidor não sei mais o que faço ninguem acha o defeito se puderem me ajudar agradeço

  26. tulio disse:

    oi!
    tenho um goff 2000/01, 2.0 , fiz o motor a alguns meses e ele esta com uma falha muito brusca agora, tive que trocar o sensor do fluxo de ar e continua com a falha , o mecanico acha que deve ser por que a peça nao é original, ele esta com exesso de combustivel e sai muita agua pelo cano, esta gastando demais, o que deve ser?

  27. rodrigo disse:

    ola fui dar uma de mecanico eretira um cabo vela com o motor fumcionando eo meu carro morreu e não pega mais o que seria.sou grato por alguma informacão…

  28. www.dicasmecanicas. disse:

    ola .Tenho um Honda civic 99 motor 1.7,fui dar uma de mecanico eretira um cabo vela com o motor fumcionando eo meu carro morreu e não pega mais o que seria.sou grato por alguma informacão…

  29. leandro pereira almenara disse:

    tenho uma tempra 16v ouro2.0 ela esta com um defeito na injecao que mecanico nenhum descobre meu carro frio corta asseleracao e quente ele fica normal quero uma dica posso passar meu carro para carburador

  30. estou com problema seat codobara ano 95 ele fucioana mais quando estou andando com ele na rua ele para derepente ja troquei o atoador de macha lenta mais nada ……gostaria de saber o q dever ser????

  31. Renato disse:

    Olá! gostaria de saber porque o meu passat alemão 95, motor 2.0 está morrendo e não pega?

  32. antunes disse:

    meu carro quebrou um bico injetor e quando fui olhar o porque ele tava rateando o fio se soltou e jogou faisca na flauta apagando na hora e nao funcionou mais oque sera que queimou com este curto, é um gol g3 16v 2001.

  33. Kitty disse:

    Boa tarde !
    estou com um peugeot 206 1.4 aqui na oficina com modo eco , não funciona , ja desliguei o polo positivo da bateria , e liguei novamente , em seguida abri a chave e desliguei umas cinco vezes e tentei dar partida mas ele não funciona . e agora o que faço???

  34. Aldo disse:

    olá amigos preciso de ajuda estou com um monza 94 tubarão um bico só e ja troquei tudo e nada ele fuciona normal na lenta quando asselera ele corta si pedalar o asselerador ele vai ja troquei tbi boma e nada por favor alguem pode me ajudar

  35. Luciel disse:

    Boa noite pessoal.tenho um siena 1.8 flex ano 06/07 com kit gnv de geração 3 aspirado.O problema começou a duas semanas, quando vou dar a partida de manha ou ao final do dia ele só pega apos varia tentativas, notei que pega só após afogar, sai muita fumaça azul ao pegar e fica pipocando até normalizar, sempre só o abasteço com gasolina comum.foi feito testes de Scanner, verificado pressão bomba, bicos injetores, sonda tudo certo sem erros.percebi que o problema ocorre ao andar anteriormente com gnv e apenas quando motor esta frio, quando ando na gasolina no outro dia pega normalmente na primeira.

  36. Cláudio Antônio Ribeiro Camargo disse:

    olá!
    Estou com um problema sério! Minha Doblô Adventure, 2006, 1.8, 8 válvulas,parou de uma hora para outra. Não virava na chave. Pediram para eu trocar o sensor do corpo de borboleta, isso foi feito. Agora, o carro funciona mas não acelera! Onde pode estar o problema???

    AGARDO COM URGÊNCIA UMA SOLUÇÃO!

    MUITO GRATO!

  37. julcemar fernandes da rosa disse:

    boa tarde
    tenho um kadett gls98 q de uns dias pra ka começou a me dar problemas as vezes quando vou fazer pegar ele não pega da partida tudo mas não ten jeito parece q ele afoga, ja troquei sensor de temperatura,sonda lambda.sensor de rotação,ja fiz limpeza nos bicos e nada da certo so pega quando eu desconecto os sensores dos bicos oq pode ta ocorrendo
    desde ja agradeço pela atenção!!

  38. bruno felipe ismael de a. pereira disse:

    Por favor me de uma luz- tenho um astra 2004/2005 serie MULTIPOWER (GAS/ALCOOL/GNV)ORIGINAL CHEVROLET. o veiculo cortou derrepente, e afogou ao ligar o veiculo pega e fica ocilando entre 2.000rpm a 3.000rpm e pisando no acelerador ele não da sequer sinal de aceleração, ja faz 20 dias levei numa oficina especializada em injelçao trocou TBI e o MODULO PEDAL ELETRONICO, tudo foi testado e não achou o defeito. o que devo fazer.

  39. Wilson disse:

    Tenho uma palio wekeend adventure 1.8 8v 2005, ela acende a luz da injeção e perde a aceleração, desligo e ligo o carro volta ao normal ja levei a uma oficina e condenaram o corpo de borboleta, o mesmo foi trocado, passaram-se 2 meses e o problema retornou, condenaram de novo o corpo de borboleta, como estava na garantia voltei e troquei, resetou a central, passaram-se alguns meses e o problema retornou, percebi que so acontece isso em tripidações, e em engarrafamentos, achei que poderia ser chicote, mas ja sacudimos o chicote todo com carro quente e não estimula o problema, o scanner so acusa falha no corpo de borboleta, é muita coencidencia 3 corpos de borboleta com mesmo problema, agora fico sem saber o que fazer, troco chicote, problema na central, novo tbi, são todas peças caras pra trocar sem resolver o problema, se puderem me ajudar fico agradecido.. Obs. ja foram trocados sonda labda, velas, cabos, sensor de temperatura, não sei se influenciam no problema.

  40. careca disse:

    meu carro e um monza tubarao 93 ele pega nomal mas depois de andar uns km comessa a falhar e morre ai pode dar na partida que nao pega mais . Ai depois de te matar de raiva ele pega meio falhando e frima . eu ainda nao tive como mecher ainda nao hora que descubrir passo para todos ok fiquem com deus ????????????

  41. noeli ricci mota disse:

    tenho montana 2004 sport quando esta andando ela começa apular vai dando soco s parrece que nao sai do lugar e o barulho pesado sera vela ou bico

  42. Maria Celeste disse:

    Olá! Tenho um peugeot 16v 1.0, ano 2003. Há 3 anos venho tentando resolver um único problema: A Luz no painel da injeção acende, o carro perde aceleração. O problema ocorre exporadicamente, em velocidades ou marchas diferentes. Não consigui relacionar o problema com nada. O que me peocupa é que NENHUM mecânico até hoje resolveu , e eu posso fazer a lista de tudo o que já trocamos (imaginem o prejuízo)…

    1. Módulo recondicionado (configuração)
    2. Corpo de injeção
    3. Programação, limpeza de TBI e Limpeza dos bicos
    4. Bobina com cabos
    5. Velas NGK
    6. Diagnóstico computadorizado
    7. Silencioso trazeiro
    8. Catalizador com Tubo motor
    9. Via tanque p/ limpeza do sistema alimentação

    Sempre que o carro volta da ofinicina o problema parece estar “resolvido”, mas depois de 2 dias a luz volta a acender, ora sem segurar a aceleração, ora segurando a aceleração… O problema começa menos frequente e vai aparecendo cada vez mais vezes por dia, até se tornar insuportavelmente frequente denovo!

    Alguém poderia me orientar a respeito? Será que é tão dificil assim descobrir a causa real do problema? Já viram algo parecido?

    • Guilherme Lopes disse:

      Maria,
      não sei se é o seu caso, mas já peguei um problema parecido e no meu caso era o conector do tbi que estava com os terminais relaxados. Quando ocorria um mau contato o carro perdia a aceleração.

      • Maria Celeste disse:

        Obrigada pela ajuda Guilherme! O carro finalmente voltou da oficina sem maiores problemas… Vou esperar pra ver se volta e com certeza vou pedir pro mecânico dar uma olhada nos conectores!

  43. Christian Medeiros disse:

    Olá, tenho um Passat Variant 1998/99 1.8 20v motor ADR e sempre que dou a partida ele tem dificuldade para pegar, tem que insistir para pegar e fica um cheiro forte de gasolina. quando o motor esta frio, é a primeira vez do dia que dou a partida ele pega de primeira. O consumo está muito alto e suspeito que esta sempre afogado o carro, mesmo depois de quente o motor. Suspeito que seja a adaptacao do corpo de borboleta, meu mecanico disse que somente resetou a injecao e parou de dar esse problema, mas no outro dia volta o problema novamente. terei que ficar resetando todos os dias?

  44. Ricardo disse:

    Ola, tenho uma passat variant 1.8T 2004/2005, ocorre um problema intermitente, quando rodo em dias de muito calor, com transito intenso e, com o ar condicionado ligado, apos 1 ou duas horas, o carro morre, simplesmente apaga, espero uns 30 segundos, desligo o ar e o carro volta a ligar normalmente. Esse defeito ocorre sempre em dias de muito calor, com transito e com o ar condicionado ligado. O que pode ser? Alguem poderia me ajudar?

  45. Rejane Mangelio disse:

    Olá !!

    Tenho um Palio ano 2000 1.0, elx mfpi. O consumo dele é de 8,5km por litro (ALTISSIMO).
    Serviços ja executado para tentar resolver o problema que ainda persiste
    1 – escaner computadorizado tudo ok
    2 – troca de cabos e velas ngk ok
    3 – troca do filtro de combustivel ok
    4 – limpeza do bicos ok
    5 – troca do sensor de combustivel ok
    6 – troca da sonda lambanda=> colocamos um nova e continuava a mesma coisa, ai devolvemos e colocamos a que estava nele.

    o que devemos fazer agora??? SOCORROOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

  46. jorge disse:

    tem como passar distribuidor injeção pra carburado com avanço

  47. jorge disse:

    eu tenho uma parati quadrada, e coloquei um motor ap 2.0 injeção, mas montei com carburador, coloquei bobina no distribuidor mas não tem o avanço no distribuidor. sem o avanço o motor não tem velocidade final. oque eu posso fazer? obrigado…

  48. Marcos quadros disse:

    Preciso de ajuda pois tenho um uno 1.6 R mpi, bom é o seguinte o carro estava em ótimas condições
    Deixei ele parado por 4 dias e quando peguei ele para sair percebi que a lenta estava estranha
    Mais assim mesmo sai com ele e lá por umas tantas passei por um quebra mola e ele apago, bati chave e ele pegou só que ficou em aceleração mínima como se estivesse afogado
    Então retirei o plug do dosador de ar e ele volto a funcionar e acelerar normalmente mais com uma falhaceira coloquei o cabo no local novamente e ele torno a apagar, e tão resolvi abrir a tampa do dozador de fluxo pra ver se tinha algo anormal, mais não estava tudo ok, minha ultima tentativa de descobrir o de defeito seria o escaniamento mais ai danouse eu e o mecânico reviramos o carro e nada de encontrar o plug para escaniar o modulo gostaria de saber se pode ser realmente problema de injeção e onde fica o plug para escaniar o uno 1.6 R mpi 1994

  49. Iago Pereira Da Silva disse:

    Olá , tenho um Passat Variant 98 modelo 99 1.8 20v Aspirado não vem corrente no segundo e no terceiro cilindro , de primeiro momento pensei que fosse a bobina , comprei uma nova e continuou com o mesmo problema , pedi a garantia duas vezes e a mesma coisa .. Desconfio do sistema de injeção dele , O problema pode estar no sistema de módulo ou de injeção dele ??

  50. Paulo, voce pode me ajudar, porque que as vezes a temperatura do ar condicinado do meu carro se mostra negativa no painel de controle do ar digital? o carro é um passat alemão. Já troquei o painel, troquei o sensor do ar e ainda continua com o mesmo problema. Obrigado amigo.

  51. eduardo disse:

    Bom tenho um passat 1995 2.0 o defeito e que quando o motor esta frio ele fica falhando depois que esquenta ele fica normal só que quando exijo mais dele ele da uns estouros acho que na caixa de ar e ele não rende muito parece que não tem forca fora que tenho que esperar ums 5segundos depois que giro a chave para poder bater o arranque para que ele pegue mais. Ou menoso normal e depois que desligou tenho que esperar um estalo.numa rele para poder ligar
    novo que pode ser isso?ja troquei o sensor de fluxo de ar e passei o scanner e não acusou u que era a central dai eu a retirei e o mecânico fez os teste e disse que a central estava ok. Que fasso?

  52. Israel disse:

    Passat alemão importado
    Apresento algumas falias após 18 anos é pouco rodado 92mk
    Quebrou a correia dentada teve que guinchar e trocar tudo da parte de cima válvulas, correia.ficou 100%
    2º outro defeito com combustível misturado não queria pegar limpar a TBI e os bicos.ficou 100%
    3º Não pegava trocado a Bobina Ok sanado o problema
    4º Marcha lenta baixa tem que regular com equipamento para 1000rpm
    5ºdificel de pegar com o motor frio e rpm baixa 750rpm esquentado fica normal. ???
    Pode ser sensor da borboleta, ou rotação da temperatura sujeira na TBI ???

  53. Thiago disse:

    Boa noite. Tenho um Peugeot 307, equipado com a U.C.E. MM6LPB. Gostaria de saber qual o sistema em que ela trabalha. Obrigado!

  54. dao disse:

    boa noite,tenho um tiggo que nao consigo funcion-lo nao consigo ninguem para codificalo porem encontrei,as seguintes peças dele.chave com o modulo colde,modulo de injeçao,centralina e antena de outro carro.alguem me infoema se coloca no meucarro essas peças sera que funciona desde ja agradeço atencao

  55. pedro luis disse:

    tenho um Monza gsi 95 e ele apresenta o seguinte sintoma quando estou andando com o carro ele so fica acelerado e quando paro o carro ele volta a ter marcha lenta

  56. paulo-paulino disse:

    boas tenho um seat Ibiza de 95 parou de repente e não trabalha mais já mudei a bomba e nada depois de algum tempo reparei que não chega corrente ao injetor tem velas novas reles a corrente não chega ao fusível .alguém me pode ajudar obrigado

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: