Como obter o código de falhas do ABS do Vectra /96

Publicado por Guilherme Lopes 

Este sistema de ABS (2E) que integra o Vectra até 96 foi produzido pela Bosch e é bem simples de se conseguir os códigos de falhas, não se faz necessário o uso de equipamento de diagnose. Tendo que ter em mãos um pedaço de fio para fazer um jumpear e a tabela de falhas para identificar qual o erro que a central de ABS esta enviando.

  • Para conseguir os códigos lampejantes (as piscadas da lâmpada do ABS), devemos interligar os pinos A e K do conector de diagnostico do ABS (que fica localizado proximo ao coxim do amortecedor esquerdo). Como na figura abaixo:                   

                                       Conector de diagnostico

  • Estes códigos consiste em piscadas na lâmpada indicativa do ABS e funciona da seguinte forma:
  1. Após fazer a ligação dos pinos do conector, vire a chave ( ascender o painel).
  2. A luz do ABS vai começar a piscar de forma ordenada e crescente, sempre do menor código para o maior.
  3. Sempre vai iniciar com o código 12. A falha 12 ficaria assim: PISCADA (1), pausa curta, PISCADA, PISCADA (2), pausa longa, cada falha é repetida por três vezes.
  4. Anote todos o erros e confira na tabela:

    tabela codigos falhas abs

    Após corrigir o defeito deve-se apagar á memória da central do ABS, para realizar este procedimento é fácil.

    Retire o jumpear e vire a chave, aguarde a luz do ABS apagar, repita este processo por 20 vezes.

    Esta técnica simples pode ser muito útil, pois com as falhas que você obter fica mais fácil de se fazer o diagnostico.

    Eu mesmo já utilizei, e funcionou perfeitamente.

    Você já teve problemas com ABS? Divida sua experiência com os leitores do Dicas Mecânicas.  Abraços…

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em ABS,GM,Vectra

Comentários

33 Comentários para “Como obter o código de falhas do ABS do Vectra /96”
  1. Adriano Rocha disse:

    Comprei um Blazer 2.2 1998 e a luz do ABS acende quando chego aos 60km/h , sempre .
    Isso é normal ?

    • Meu vectra 2.0, modelo 2007, com 50 mil km rodados, desenvolvia em pistas apropriadas, 80 km na 2ª marcha, 130 km na 3ª e chegava a 180 km na 4ª marcha, fato que lhe dava muita estabilidade. Na 5ª marcha, com 185 km, a dirigibilidade ficava muito leve, dando a impressão que o carro flutuava. Com 80 km na 2ª, ou com 130 km na 3ª, o arrefecimento do motor sofria forte redução. Por que baixava a temperatura em vez de subir quando em alta rotação?
      Esse carro era o mais rápido e mais corredor da frota de João Pessoa, PB. De um instante a outro, mudou completamente. Na 2ª, não passa de 60 km; na 3ª não passa de 80 km, apesar de ser bom e rápido até atingir as velocidades acima indicadas.
      Troquei velas e cabos de velas e mandei limpas os bicos. O carro ficou mais ligeiros nas velocidades referidas acima, mas não passa do lime exposto no começo deste texto.
      Mandaram que mandasse trocar o sensor de velocidade. Será que a causa da velocidade limitada, seria o sensor de velocidade colocado junto à caixa de marcha?
      A uma resposta atenciosa e gentil, ficarei deveras gratificado.

  2. Jean disse:

    Tenho um Polo hatch e a luz do ABS fica ligada o tempo todo, mais o carro freia normal, sera que isto pode dar algum problema no futuro:????

    • G. Lopes disse:

      Jean,
      o melhor é não facilitar.
      procure uma boa oficina e de uma olhada no sistema de freios.

      • Jean disse:

        procurei uma oficina e fiz o diagnostico, acusou falha no sensor de rotacao da roda diant esq, a peça nova e bem cara, comprei uma em um desmanche por $ 100,00, fiz a troca mais a luz ainda continua acessa mesmo depois da oficina limpar a memoria,
        o rapaz da loja falou q vai ter q fazer um processo de verificaçao total, ver cabos, desligar a bateria etc. espero q resolva.
        abs

  3. jefferson disse:

    ola o meu vectra 2.2acende a luz do abs fica acesa depois de um tempo ela se apaga isto quando andando uma coisa que eu observei e quando eu pisso no freio de leve umas das rodas dianteira da uma freiada e solta segura e solta dai ela acende o que pode ser

  4. edilson jose da silva disse:

    Se motores turbinados ganham potência porque recebem um volume maior de ar e consequentemente um melhor enchimsnto dos cilindros Por que então em carros como fox fiesta e outros a entrada de ar do filtro de ar é estrangulada; mais ou menos 1 polegada de diâmetro. Teóricamente se fosse maior não teriamos um volume de ar maior entrando no motor? Me expliquem este mistério.

    • Guilherme Lopes disse:

      Edilson,
      não entendo muito de motores turbinados, mas pelo o que sei o turbo força a entrada do ar para o cilindro, ou seja, el condições normais o motor não conseguiria aspira tanto ar como acontece quando o motor é tubinado. Acredito que por este fato as mangueiras oridinais são dimensionadas para a quantidade de ar que o motor consegue aspirar. Não faria sentido o carro ter uma mangueira com um diametro enorme se o motor não consegue sugar tanto ar para usar toda a capacidade de vazão da mangueira.
      Já no caso dos turbos a coisa muda de figura, pois após o cilindro sugar todo o ar que ele consegue o turbo enfia mais ar guela abaixo do cilindro comprimindo mais a mistura dentro da camara de combustão.
      Não sei se consegui explicar direito, mas caso não entendeu visite este link aqui. Para ter mais informações.

  5. Eder disse:

    Olá!!
    Tenho um vectra CD 2.2 16v ano 2000. De vez em quando ele não marca a velocidade no painel e quando isso ocorre se acende as luzes do ABS e TC.

  6. Jorge disse:

    Tenho uma Blazer 2000 2.2 e ela vem apresentando um problema com relação ao ABS cuja lampanda vive acendendo e é claro o sistema traseiro do ABS deixa de funcionar. Já mandei na concessória e lá eles trocaram o sensor de velocidade, ficou por um bom tempo sem acender e agora voltou a ocorrer novamente o mesmo sintomas.
    Já passei por varios eletricistas e oficinas de freios e não chegam a nenhuma conclusão, já mandei e-mail para a Fabrica da Chevrolet e nem se deram o trabalho de responder ao menos para dizer alguma coisa.
    Você por gentileza teria alguma solução para ou procedimento que devo fazer para sanar este problema.
    Grato

  7. Jorge disse:

    Tenho uma Blazer ano 2000 versão 2.2, e ela vem apresentando um problema com relação ao ABS cuja a lampada vive acendendo, e é claro o sistema traseiro do ABS deixa de funcionar. Já mandei na concessória e lá eles trocaram o sensor de velocidade, ficou por um bom tempo sem acender e agora voltou a ocorrer os mesmo sintomas.
    Já passei por varios eletricistas e oficinas de freios, e não chegam a nenhuma conclusão, já mandei e-mail para a Fabrica da Chevrolet, e nem se deram o trabalho de responder ao menos para dizer alguma coisa.
    Você por gentileza teria alguma solução ou procedimento que devo fazer para sanar este problema.
    Grato

  8. cleder santos disse:

    tenho uma blazer 2001 executive automatica,sempre quando ando a luz do abs acende dai algum tempo apaga,as vezes fica acesa o tempo todo ,levei na concessionaria passaram no scanner nao acusou nada olharam tudo até a bateria trocaram pois já estava fraca , passaram limpa contado em todos interruptores , o modulo ta normal,ao freiar ta normal levaram em um especialista em sistema eletronico para descobrir o que pode ser e nada. o que vc acham?

  9. aldo disse:

    tenhoum vectra gls 2.28v tudo funcionava perfeito anter eu lavar o motor depois disso eli pega pipocando e fumassando preto depois desliguei o senssor da posição da borboleta e ele ficou quase normal só que agora a bomba de combustivel não desliga mesmo com inguinição desligada alguem pode min ajudar des de já muito obrigado

    • aldo disse:

      pois então galera era o conector da central que estava cheia de água e apodrecerão os pinos da central tirei e soldei os que quebrarão e sanei o problema

  10. Rafael Arcanjo disse:

    Esse sistema é o mesmo do Corsa GSi?

  11. flavio disse:

    Tenho vectra 2.0 elegance 2010. E stou com problema no freio,quando eu piso no freio o pedal vai ate em baixo como se estivesse ar no sistema, mas depois vc tira o ar e o freio continua do mesmo jeito. O mecanico disse que talvez seria o cilindro mestre, fui e troquei e ainda continua do mesmo jeito. Agora ele disse que e o ABS , que tem que trocar. Levei em outro mecanico e ele disse que tem que trocas as pincas. Estou na duvida oque eu devo fazer.

  12. carlos disse:

    Estou com um problema parecido, tenho um vectra cd 97 automatico. Pode ser coincidencia, mas quando o carro aquece, ou passa por terrenos tortuosos, a luz do TC acende e posteriormente aparece no Comp. bordo TRANSMISSAO AUTOMATICA, Aee o carro fica fraco e Tenho que desligar o carro e ligar de novo para o carro voltar ao normal. UM mecanico me disse que isso é problema no ABS e faz com que a caixa entre em modo de EMERGENCIA, . NAO consigo descobrir o problema, alguem ja teve um problema semelhante.
    aguardo a ajuda de vcs.
    abcs

  13. Antonio Hercilio disse:

    Tenho um vectra 1994 CD 2.0 m.p.f.i. e vez por outra acende a luz do ABS. ai tenho que desligar o motor e religar novamente par que apague. o mecanico disse que é o sensor dianteiro, tem que ser trocado … mas quando eu mesmo faço a manutenção dele ( limpesa ) fica um bom tempo sem acender .. como devo fzer a manutenção, tem algum liquido especial para isto ou . tenho mesmo que trocar

  14. wisder disse:

    [b][color=#400000]BOA TARDE A TODOS QUE SE INTERESSARAM EM DAR UMA OLHADINHA NA/NO MARIA FUMAÇA, BOM ESTOU PRECISANDO QUE TIREM UMA DUVIDA MINHA ANTES QUE EU VENHA A LEVAR O BICHÃO PRA OFICINA, BOM VAMOS LA ENTÃO…

    Tenho um VECTRA CD 2.2 16V AUT CINZA E BLINDADO A3, e o seguinte, em setembro, fui pra casa do meu pai em BURITIZAL-SP( proximo de FRANCA-SP), sou de LONDRINA-PR, uma viagem de 650KM, pois bem, meu carro não tinha nenhum barulho no motor e nem fumava nada, um espetaculo, ai andando por la percebi que o mesmo mudou um poco, parei em casa e notei que um bico injetor estava travado, mandando alcool a doidado pro 2.2(tenho nele aparelho bi-flex da PLANA), entao tirei o bico e levei pra cidade pra fazer limpeza(eu estava de “folga na fazenda”), o cara que fez a limpeza condenou um bico, ai fui a procura do mesmo, comprei troquei e tambem troquei o oleo(olealcool)e filtro, deixei esgotando por mais de 2 horas, pois bem, depois de fazer tudo isso dei partida, e ficou tudo maravilha, uma harmonia([color=#0000BF]EU NEM ESPERAVA O POR VIR[/color])[color=#400000]fui dar uma volta na cidade a 15KM, foi onde a luz do oleo piscou 2 vezez,por menos de 1 segundo, foi quando eu desci e abri o capô, e adivinha oque aconteceu antes de desligar o carro TRAVO(AI CHOREI) paguei R$150,00 de guincho pra levar na outra cidade onde tem um mecanico que conheço, e adivinha parte de baixo, gastei R$2000,00, so pedi pra fazer o mais rapido possivel pois minhas ferias estava acabando, ai ele pediu pra eu ficar de olho no oleo, pois poderia baixar se tiver afetado outras coisas, pois bem em 650KM gastei 2,5l de oleo, e ele esta fumaçando muito, ai nao sei se é retentor de valvulas ou anel, bom tirer a tubagem de ar e abaixo da borboleta esta uma possa de oleo, e na mangueira da tampa do comando, ela fica soprando, e quando tiro a fareta do oleo ele tambem sopra, e tampando a mangueira o canote da fareta enche de oleo…
    UFA ACABEI AMIGOS, POIS BEM OQUE ACHAM E SO RETENTOR DE VALVULAS OU TEREI QUE MEXER NO PISTAO E ANEL…
    GRATO PELA ATENÇÃO…
    WISDER

  15. Lennon Marques disse:

    Estou com um problema no painel do meu vectra 97, todos os ponteiros não estão funcionando e aonde marca a hora esta escrito: Pr 09 ou P 09, não sei oque é isso e não consigo resolver, me ajude nessa por favor.

  16. Bruno disse:

    Olá amigo, tem como fazer este teste de diagnóstico no omega 4.1 ano 95 CD? ligo o carro e a luz apaga, mas assim que começo a andar ela acende e fica direto. Obrigado.

  17. samuel disse:

    Bom Dia
    Tenho um vectra gls 2.2 8v 2001 e de vez em quando a luz do abs acende ai eu paro desligo o carro e religo, ai a luz apaga. Isso ja aconteceu algumas vezes oque pode ta acontecendo
    abçs

  18. Alexandre disse:

    Boa note, tenho um Vectra 2.4 Elite 2008, ocorre que ao ligar a luz do ABS apaga, alguns minutos depois ela acende e o ABS para de atuar, o que pode ser? Desde já obrigado.

  19. Alexandre disse:

    Completando, ele é 16V automático.

  20. Tiago disse:

    tenho um vectra cd 95 e alguns dias a luz do abs acendeu levei a um mecânico e no escaner acusou erro no rele da solenoide direita! até ai tudo bem ai fui a um desmanche e comprei a centra inteira e no escaner não acusa erro nenhum e a luz do abs continua acesa!!! o que faco para resolver?

  21. Tiago disse:

    tenho um vectra cd 95 e alguns dias a luz do abs acendeu levei a um mecânico e no escaner acusou erro no rele da solenoide direita! até ai tudo bem ai fui a um desmanche e comprei a centra inteira e no escaner não acusa erro nenhum e a luz do abs continua acesa!!! o que faco para resolver?
    desde já agradeco

  22. Fabio disse:

    Como interligo os dois pontos? Com um clips?
    Outra coisa, Se meu cilindro mestre com abs estiver com problemas posso trocar por um sem abs e simplesmente desligar o abs? Grato.

  23. Jhonny Fonseca Neto disse:

    Bom dia amigos. Por favor me ajudem, tenho um vectra 16v ano 2000/01 e estou com serio problema as lampadas do abs e tc ficam acessa e o velocimetro nao funciona .,

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: