Adeus "tanquinho" de gasolina!!!

Publicado por Guilherme Lopes 

Abrir o capo, descer do carro no posto de combustível para completar o reservatório de partida à frio é coisa do passado. A Bosch pioneira na área de eletrônica embarcada, desenvolveu um sistema denominado Flex Start que vai eliminar de vez por todas o tanquinho de gasolina.

reservatorio de partida a frioO flex Start que já esta em uso no Polo E-flex da VW, tem como finalidade fazer com que os carros flex tenham uma partida a  frio usando 100% de álcool.Este sistema funciona no caso da Bosch usando quatro resistências aquecedoras, conhecidas também como velas aquecedoras, que eleva a temperatura em uma rampa injetora para 80 a  120°C, que é faixa de temperatura na qual o álcool trabalha melhor.

Este sistema se assemelha muito com o que é usado no carro a disel, quando se vira a chave de ignição para a posição MAR uma luz indicativa na forma de uma resistência se acende no painel, após alguns segundos esta luz se apaga ,este tempo varia de acordo com a temperatura em que o motor se encontra,  quanto mais frio maior o tempo de aquecimento podendo chegar até a 12 segundos. Depois deste processo pode ser dado a partida sendo que não é necessário permanecer com a chave virada, basta um toque que o motor de partida ficar ativo tempo suficiente para o funcionamento do motor. Um detalhe deste sistema é que o carro só pode ser ligado com o pedal de embreagem acionado por motivos de segurança.

A DELPHI e a M.MARELLI não ficaram para trás nesta disputa, a DELPHI lançou um sistema que se baseia no aquecimento dos bicos injetores por meio de uma resistência, e a MARELLI apostou no aquecimento de forma controlada de uma parte do combustível facilitando assim as partidas em dias frios.

As tecnologias sem duvida vieram para facilitar nossas vidas e com os automóveis não poderia ser diferente, a eliminação do do reservatório de partida à frio é um ótimo exemplo disso. Demorou muito para se resolver este problema dos dias frios, mais antes tarde do que nunca.

Comente no DICAS MECÂNICAS.

Até já…

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Materias

Comentários

4 Comentários para “Adeus "tanquinho" de gasolina!!!”
  1. luiz paulo disse:

    tenho um santana 93 2.0 glsi gas/gnv;
    DEFEITO INTERMITENTE
    RARAMENTE QUANDO FAÇO UMA VIAGEM E ESTACIONO PARA UM LANCHE, AO RETORNAR NÃO DÁ PARTIDA (ACIONO A CHAVE NA IGNIÇÃO E NÃO TENHO RESPOSTA DE PARTIDA) O PAINEL ESTA TODO ACESO, VIRO A CHAVE E NÃO TENHO PARTIDA; AGUARDO CERCA DE 10 MINUTOS E TUDO FICA NORMAL.
    O MOTOR FUNCIONA E SIGO VIAGEM. CONTINUANDO A VIAGEM NA GASOLINA O MOTOR PERDE POTENCIA E VOU REDUZINDO A MARCHA ATÉ PARAR EM MARCHA LENTA COM DISTURBIO (RATEADO) ENTÃO PASSO PARA GNV E TUDO SE REGULARIZA.

    DESDE JÁ AGRADEÇO SUAS DICAS.

    • G. Lopes disse:

      Luiz,
      me parece que são dois problemas diferentes:
      o fato do carro não pegar me parece que esta ligado com o motor de partida, já a perca de potencia eu daria uma verificada no funcionamento da bomba de combustivel.

  2. Jefferson disse:

    Tenho um Santana 93 Alcool

    Como funciona o sistema de partida a frio em carros carburados à Alcool especificamente pro Santana 2.0 GLS Carburado à Alcool?

  3. julio disse:

    Eu odeio esses tanquinhos,
    1º que hoje em dia so abasteço com gasolina,
    2º que a cidade que me encontro normalmente é quente (ou seja nunca vou usar)
    3º ouvi dizer que esses tanquinhos devem sempre estar cheios mesmo que não utilizemos ( por questão da temperatura).
    4º a gasolina com o tempo envelhece, dai a necessidade de fazer a extração depois de um tempo..
    Ou seja alem de não fazer uso do reservatório ainda me dá muito trabalho.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: